segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Incentivadores Respiratórios

Muitos são os incentivadores respiratórios sobretudo os inspiratórios.Esses incentivadores são exercitadores respiratórios que tem como objetivo reexpansão pulmonar, aumento da permeabilidade das vias aéreas e fortalecimento dos músculos respiratórios.

Esses exercitadores ou incentivadores respiratórios são recursos mecânicos da fisioterapia respiratória, normalmente destinados a auxiliar o desempenho muscular respiratório e a eficiência do trabalho mecânico da ventilação pulmonar, proporcionando aumento da oxigenação arterial.

Normalmente, esses incentivadores respiratórios caracterizam-se por serem equipamentos portáteis, em geral de plástico ou material semelhante, e de baixo custo.

São de fácil manuseio, e podem ser utilizados tanto em adultos como em crianças. Todos os incentivadores respiratórios fundamentam-se no oferecimento de uma resistência (carga) à respiração espontânea do paciente. Essa resistência pode ser exercida por carga pressórica alinear ou por carga pressórica linear.


Incentivadores Respiratórios de Carga Pressórica Alinear

Apresentam uma resistência desconhecida, durante o ciclo respiratório, pois não há conhecimento prévio da força a ser exercida pela musculatura do paciente, porém alguns aparelhos fornecem escalas de fluxo ou volume.


Incentivadores Respiratórios de Carga Pressórica Linear

São considerados fluxo-dependentes, pois o fluxo de ar só é gerado quando uma pressão inspiratória é realizada pelo paciente. Possuem uma mola (spring loaded) ou por sistema de peso.


RESPIRON (Inspirômetro de Incentivo a Fluxo)



Para que serve o Respiron ?
Para melhor condicionamento respiratório antes de cirurgias. Para prevenção e tratamento de atelectasias pulmonares. Para prevenção de infecções pulmonares nos idosos, acamados ou em outras situações segundo orientação médica ou fisioterápica.

Como usar o Respiron ?
. Mantenha o aparelho na embalagem quando fora de uso.. Lave o bocal antes e depois de cada sessão de exercícios.. Ajuste o bocal aos lábios e inspire (não sopre) através do mesmo de modo a elevar seqüencialmente as três esferas do aparelho, mantendo-as elevadas por alguns segundos.ATENÇÃO: a inspiração deve ser enérgica e profunda mas não repentina, isto é, o tempo de inspiração não pode ser muito curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniforme e não bruscamente.. Retire o bocal dos lábios quando concluir a inspiração e expire naturalmente.

Como graduar a dificuldade do exercício com o Respiron ?
Para graduar a dificuldade do exercício, gire o anel regulador, usando a alavanca anterior, a posterior ou ambas. A alavanca anterior move-se sob uma escala (0-1-2-3) e funciona como um ponteiro, indicando o grau de dificuldade do exercício.
Ponteiro posicionado no “0” = fácil
Ponteiro posicionado no “1” = regular
Ponteiro posicionado no “2” = difícil
Ponteiro posicionado no “3” = muito difícil
O sistema é de variação continua: todas as posições intermediárias são possíveis, proporcionando dificuldades também intermediarias. A critério do médico ou fisioterapeuta, a dificuldades do exercício pode ser aumentada sempre que a etapa anterior for vencida. Isto facilita o acompanhamento da recuperação conseguida. Após vencer a última etapa, a dificuldade do exercício ainda pode ser aumentada: basta elevar as esferas e mantê-las elevadas por alguns segundos.
 
Recursos adicionais: Como facilitar o exercício com o Repiron ?
A facilitação do exercício é especialmente útil para pacientes debilitados ou crianças, que não conseguem elevar as esferas do aparelho padrão. O insucesso pode ser desestimulante e , para  manter o incentivo, convém diminuir a dificuldade do exercício. Basta obstruir as entradas de ar (fendas retangulares situadas bem próximas da base) do cilindro 3, ou dos cilindros2 e 3, com as  etiquetas adesivas.
RESPIRON. Note que cada cilindro apresenta duas fendas, uma na frente e outra atrás do aparelho. Comece fechando as duas fendas do cilindro 3. Isto diminui bastante o esforço exigido pelo exercício e, eventualmente, o paciente conseguirá elevar até a esfera do cilindro 2. Se o exercício ainda estiver muito difícil, feche também as duas fendas do cilindro 2. O exercício ficará ainda mais fácil, mas só a esfera do cilindro 1 se elevará. A medida que o paciente apresentar melhoras, as etiquetas podem ser removidas, gradativamente, até restituir ao aparelho sua configuração original.
 
Recursos adicionais: Como simular um respirador volumétrico com o Respiron ?
Este aparelho é um EXERCITADOR respiratório mas apresenta recursos que permitem realizar o exercício com fluxo de ar homogêneo, como num respirador volumétrico de custo muito maior. Para conseguir este efeito proceda da seguinte maneira:. Feche todas as fendas dos cilindros 2 e 3. Inspire através do bocal com intensidade suficiente para elevar a esfera do cilindro 1 até a “janela” demarcada pelas duas faixas de textura diferente.. Mantenha a esfera nessa posição por tanto tempo quanto puder, ou pelo tempo determinado pelo médico ou fisioterapeuta. O exercício realizado desta maneira é mais eficaz na prevenção das atelectasias pulmonares pois o volume de ar inspirado é maior, inflando mais os pulmões. O anel regulador continua utilizável pois determina a vazão necessária para manter a esfera na “janela”, aumentando ou diminuindo a dificuldade do exercício. Este recurso permite obter, com boa aproximação, o volume de ar inspirado pelo paciente dependendo do tempo que durou a inspiração e da posição do anel regulador.
 
Quem garante a qualidade do Respiron ?
Este produto é garantido contra defeitos de fabricação. Constatada alguma irregularidade, devolva-o para o seu fornecedor ou remeta-o para a NCS com todos os seus componentes (inclusive embalagem). Informe seu nome, endereço completo e o defeito constatado. A NCS fará o concerto ou reposição do seu aparelho, gratuitamente, desde que o defeito nãotenha sido causado por queda ou uso indevido.

ATENÇÃO
O RESPIRON não é um produto descartável; entretanto destina-se a uso individual, não devendo ser utilizado por mais de um paciente. Por esta razão recomenda-se que seja recusado o aparelho cuja a embalagem interna (envelope de plástico) tenha sido violada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário