quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quick Massage - Benefícios



O que é?

Quick Massage
é uma técnica de massagem realizada em uma cadeira, especialmente projetada para essa finalidade, onde a pessoa fica em uma posição confortável e relaxante, proporcionado logo no primeiro atendimento, o alívio imediato de dores musculares das regiões cervical, dorsal, lombar e membros superiores e das tensões e cansaço do dia-a-dia.
História da Quick Massage

A Quick Massage é uma massagem derivada das técnicas orientais Shiatu e Anmá. 


A Quick Massage foi levada para os EUA e divulgada no início da década de oitenta, pelo terapeuta David Palmer. Seu trabalho começou a ganhar notoriedade atuando junto aos funcionários da Empresa Apple, fabricante de computadores. A empresa estava encontrando dificuldades em relação ao alto índice de afastamentos em decorrência dos casos de L.E.R e D.O.R.T. Em pouco tempo, os ótimos resultados obtidos fizeram com que a técnica ganhasse o devido reconhecimento, evitando inúmeros casos de doenças relacionadas ao trabalho. Atualmente, David Palmer mantém clínicas e escolas licenciadas em seu país e na Europa.

A quem se destina a Quick Massage?

A Quick Massage
ou traduzindo,“Massagem Rápida” como o próprio nome diz, é indicada para quem possui pouco tempo disponível, pois cada sessão dura de 15 a 20 minutos.
Benefícios da Quick Massage

* Alivia a tensão muscular;
* Ativa a circulação sanguínea;
* Melhora a disposição;
* Prevenção de doenças relacionadas ao stress como dores de cabeça, insônia, irritabilidade, ansiedade, depressão, gastrite, enxaquecas, tendinites etc.
Benefícios para a empresa contratante

* Funcionários motivados e saudáveis;
* Redução nos casos de LER/DORT;
* Diminuição de custos com assistência médica;
* Redução no absenteísmo;
* Retorno positivo do investimento;
* Baixo custo para implantação


Fonte: www.sosfisio.com.br

quarta-feira, 13 de abril de 2011


A Vacuoterapia tem um campo de aplicação bem definido dentro da Fisioterapia e da Estética. No Oriente a ventosa é usada desde a antigüidade tendo como base a troca gasosa, ou seja; visa produzir um efeito paralelo ao dos pulmões pois tem, em princípio, a mesma fisiologia da respiração.
Na limpeza do sangue pela respiração, o sangue venoso com PH entre 7,2 a 7,3, passa para sangue arterial com PH entre 7,3 e 7,5. Esta diferença aparentemente pequena é parte da base de sustentação da vida, sendo, portanto, fundamental.
O volume de gás que é trocado na respiração situa-se em 20,9% de O2 na inspiração e 16% na expiração. Portanto, aproximadamente 4% de O2 retirado do ar é absorvido pelo organismo.
Por outro lado, a quantidade de CO2 na inspiração é de 0,03% e na expiração 4%. Este fato mostra que através da respiração o CO2 é retirado do sangue e o O2 distribuído pelo mesmo aumentando o seu PH. Como já dissemos, o mecanismo da respiração é fundamental e é a primeira condição para se manter um ser vivo.
Seguindo este princípio, desde os tempos antigos usa-se a ventosa baseando-se no fato de se ocorrer a troca gasosa ao nível da pele, eliminando-se os gases corpóreos e promovendo a limpeza do sangue.
Novas técnicas, instrumentos e aparelhos foram introduzidos no decorrer do tempo, que propiciaram a aplicação do efeito ventosa de modo mais seletivo e seguro, onde podemos destacar:
Depuração do sangue

A superfície da pele em pessoas normais tem em média 1,6 m² e a sua constituição é muito complexa dividida em Epiderme, Hipoderme e Derme. Podemos dizer que a pele é o maior "aparelho" do corpo humano se considerarmos que ela tem também como função promover a respiração corporal, não absorvendo grandes quantidades de O2 como os pulmões, mas eliminando constantemente células envelhecidas, suor e gases tóxicos. Estas excreções são promovidas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas. As glândulas sudoríparas são constituídas de células exócrinas e apócrinas das glândulas maiores. Existem no organismo humano cerca de 200.000 glândulas sudoríparas pequenas que conseguem eliminar as toxinas gasosas, com PH em torno de 4,5 a 6,5, como se fosse a eliminação de CO2 dos pulmões.
O corpo humano está constantemente submetido a uma pressão isométrica de 1 ATM ou 735,5mmHg. Aplicando-se um vácuo numa determinada região da pele, a pressão externa é diminuída ao passo que a pressão interior desta mesma região é aumentada, fazendo com que as toxinas e gases celulares que ficam na camada inferior da pele sejam mecanicamente expelidos com rapidez. Quanto maior for a pressão negativa (vácuo), maior será o diferencial de pressão entre a Derme e a Epiderme e, conseqüentemente, maior e mais rápida será a eliminação destas toxinas.
Podemos concluir que com a Ventosa pode-se induzir uma rápida hiperoxigenação dos tecidos, bem como uma intensa eliminação de toxinas, em função de uma maior vascularização dos mesmos e uma melhor restauração do intecâmbio metabólico celular.
A aplicação da Ventosa em pontos denominados "gatilhos" determinados por áreas caracterizadas como locais doloridos e duros na musculatura afetada do paciente, costumam situar-se no centro do músculo ou em outras regiões do corpo, provocando a chamada dor reflexa em uma zona alvo distante da mesma. Suas localizações e suas referidas zonas alvo de dor foram popularizadas por Sanet Travell (1983) e seus colaboradores graças ao exame de 1.000 pacientes. Esses locais e os pontos doloridos são considerados como resultantes de traumatismos agudos ou de ferimentos mínimos, micro-traumatismos repetidos da vida cotidiana ou tensão crônica da vida sedentária. A palpação local pode provocar esta contração muscular e resposta eletromiográfica. Os pontos gatilhos podem provocar dor nos músculos, nas estruturas faciais, nas pontes de inserção de ligamentos e alguns pontos com gordura subcutânea. Podem também surgir em distúrbios inflamatórios sistêmicos ou ainda em infecções. Edemas visíveis são raros nestes casos.
A aplicação desta técnica é simples, não havendo portanto contra-indicações aparentes. O objetivo é o de simplesmente ativar e aumentar o fluxo sangüíneo no local tratado. Em alguns casos podem surgir hematomas nos locais tratados, o que não chega a representar uma contra-indicação para o método (Xi Wembu 1993). No entanto, os modernos equipamentos desenvolvidos para a aplicação da Ventosa dispõem de regulagens precisas e confiáveis da pressão negativa do vácuo, as quais propiciam um trabalho confortável, seguro e livre deste tipo de problema.
Drenagem Linfática
No corpo humano, além do sistema circulatório sangüíneo, temos o sistema linfático formado por um conjunto de canais que formam uma densa rede capilar por todo o organismo tendo seu ponto "início-fim" nos coletores pré e pós-linfáticos (gânglios linfáticos).
O sistema linfático não possui um elemento de bombeamento tal como o sistema circulatório sangüíneo. A circulação linfática é promovida por meio de contrações do sistema muscular ou de pulsações de artérias próximas aos vasos linfáticos. Em função de uma baixa aitividade física, muscular portanto; pode-se provocar uma circulação linfática pouco intensa e um conseqüente aumento da viscosidade do fluido linfático, criando-se um aumento das áreas inflamadas que podem, com o passar do tempo e sem os cuidados necessários, colaborar intensamente para o aumento da lipodistrofia localizada (celulites).
Aplicando-se a Ventosa com movimento (não estática) e com a pressão negativa do vácuo regulável entre 0 e 500 mBAR, criamos um efeito de drenagem linfática constante e muito eficiente que promove uma melhor eliminação dos dejetos metabólicos. Este processo gera uma "prega móvel" na pele com tamanho e intensidade variável de acordo com a regulagem da pressão negativa do vácuo, determinada pela necessidade do tratamento, e cria um efeito de massagem e bombeamento do sistema linfático saturado por toxinas, revolvendo-o em movimentos helicoidais, drenando as toxinas para os gânglios linfáticos e produzindo verdadeiros períodos de purificação para o organismo.
A massagem a vácuo deve ser efetuada de maneira muito suave e superficial, proporcionando excelentes resultados em casos de celulites associados com um edema ou uma deficiência circulatória. Ela regenera os tecidos, cria uma revitalização celular natural e o organismo então, passa a contribuir com as funções metabólicas de imunidade.
Uma vantagem do tratamento por drenagem linfática com ventosa é que ela se apresenta como uma verdadeira terapêutica dos edemas.
A técnica ainda pode ser aprimorada, potencializada e melhorada por meio do uso associado da Terapia Ultra-sônica com Ultra-Som de 1MHz e 3MHz.
Com este tipo de drenagem linfática e seqüêncial, somam-se os efeitos tonificadores que facilitam o transporte de substâncias nutritivas que melhoram o tônus muscular e o aspecto da pele, aumentando ainda consideravelmente o efeito da diurese nas pacientes que sofrem da retenção hídrica, e eliminando ainda os excessos de líquido intersticial.

CONCLUSÃO

Podemos concluir resumindo os efeitos da Vacuoterapia em:
• Redução dos edemas.
• Melhoria dos mecanismos de defesa imunológica.
• Melhoria da elasticidade da pele.
• Diminuição da retenção hídrica e das infiltrações celulíticas.
• Redução do estado fibrótico dos tecidos.
A técnica de Ventosa com nova configuração (ventosa móvel), por meio de aparelhos modernos com regulagens precisas; associada à Terapia Ultra-Sônica, poderá culminar em uma nova técnica para tratamentos fisioterápicos e estéticos expandindo as possibilidades de sucesso nas terapias nestas áreas.
Fonte: Industra

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOVA OFERTA - VÁLIDA ATÉ 08/04!!!

SABER CONSUMIR ÁGUA

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.

Todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.
Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si.
O próprio corpo humano é constituído em 70% POR ÁGUA que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia...
Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora enquanto estiver acordado. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa.
E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.
Estudos mostram que o estomago capacita apenas 12ml/kg/hora,  ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal”.
Se você ainda não se convenceu, observe:
Cabelos - falta de vitalidade;
Couro cabeludo - descamação;
Concentração -  distúrbios;
Sono e Memória – com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso" e de circulação mais lenta;
Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas - que com a baixa de umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções:
conjuntivites;
sinusites;
bronquites;
pneumonias;

Queda e enfraquecimento dos pelos;
Baixa produção de saliva;
Distúrbios no aproveitamento adequado;
Lesões da pele - com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e sua acumulação local;
Vitaminas e sais minerais - com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a câimbras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
É certo que há água nos alimentos, mesmo nos sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente.
Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor.  Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.
Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.
Mais problemas por falta d'água
Respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
Obstipação e por vezes, sangramento rectal (devido ás fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
Impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.
Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes das refeições, para não prejudicar a digestão.
Depois de tudo o que leu ainda não lhe deu sede??
O mecanismo da sede é tão débil que com frequência 37% das pessoas confunde-a com fome?
Uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em  cerca de 3%.
Um copo de água acalmará a fome durante a noite em cerca de 95% dos casos de dieta de emagrecimento,  segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.
A falta de água é a causa nº 1 da fadiga diurna
Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de  água por dia, poderão aliviar significativamente as dores lombares e das articulações  em 80% das pessoas com estes problemas.
Uma descida de apenas 2% de água no corpo, pode causar perda momentânea de memória, dificultades com os cálculos básicos e problemas de focalização da vista  no monitor do computador ou sobre uma página impressa?
Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de cancro do colon em cerca de 45% e baixa o risco de cancro  da mama em cerca de 79% e reduz a metade as probabilidades  de desenvolver cancro da bexiga.

Diariamente, você está bebendo a devida quantidade de água?
Revista UNICEUB
Ícaro Alves AlcântaraContribuição José Carlos Andersen (Zelão) – SPFormatação: GRH/DSS


segunda-feira, 4 de abril de 2011

CORRENTE RUSSA

O que é Corrente Russa
A Corrente Russa é uma forma de eletroterapia (terapia com impulsos elétricos), associada a movimentos musculares, desenvolvida pelo russo Yakov Kots nos anos 80. A corrente elétrica utilizada é assimétrica, de baixa freqüência, baixa voltagem e pequena intensidade. O estímulo elétrico da Corrente Russa é aplicado por 10 segundos, seguido por intervalo de 50 segundos, com um tempo de tratamento recomendado de 10 minutos por sessão de estimulação elétrica.
Vantagens da Corrente Russa
O argumento de Yakov Kots para o uso de estimulação elétrica em conjunto com exercícios voluntários é que os programas comuns de atividade física constroem volume e força muscular ou resistência física, porém ignoram o papel da habilidade e coordenação motora na performance atlética. Já a estimulação elétrica recrutaria fibras de contração rápida, unidades motoras rapidamente fatigáveis associadas a movimentos rápidos, coordenação motora precisa e graciosidade do movimento, e também as fibras de contração lenta de maior capacidade para gerar energia aerobicamente. 
Ao contrário da ginástica passiva, na Corrente Russa existe a participação direta da pessoa. Desta forma, com a combinação de exercícios e estimulação elétrica da Corrente Russa, poderia-se obter mais vantagens. Embora seja comprovado que a Corrente Russa estimula fibras de rápida contração, é questionado até que ponto isso ajudaria na precisão do controle motor e graciosidade do movimento.
Aplicações da Corrente Russa
As aplicações de corrente russa visam enrijecer e tonificar a musculatura. O objetivo da Corrente Russa é elevar a capacidade muscular, porém muitas vezes é esquecido que ela deve ser usada em conjunto com exercício físico e não como uma alternativa a ele. A estimulação elétrica é usada extensivamente na fisioterapia, porém na Corrente Russa defende-se sua aplicação para elevar a força muscular. Atualmente muitos centros de estética utilizam a Corrente Russa. Como aplicações atuais da corrente russa pode-se citar: combate à flacidez muscular, recuperação de força muscular, reabilitação de atletas, melhoria do fluxo sanguíneo e do sistema circulatório.
Contra-indicações da corrente russa
A Corrente Russa pode ser contra-indicada para:
* Portadores de marca-passo.
* Doenças cardiovasculares.
* Problemas de pressão.
* Problemas renais crônicos.
* Epilepsia.
* Patologia pulmonares.
Tempo de duração do tratamento com Corrente Russa
As aplicações de Corrente Russa têm duração de 10 a 20 minutos. O número de sessões por semana é variável e a quantidade total de sessões também. Geralmente o tratamento com corrente russa é feito duas ou três vezes por semana iniciando-se com um total de 10 a 20 sessões.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/corrente-russa.html