quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Yoga: A preparação para praticar


Muitas pessoas se lançam à prática sem haver preparado o alicerce que fará com que possam efetivamente aproveitar as técnicas. Elas podem por momentos achar que fizeram grandes progressos mas na verdade pode acontecer que nem sequer tenham conseguido se preparar para começar.

Imagine a chegada no samádhi como a tarefa de construir uma casa. A iluminação aconteceria quando, construído o alicerce, levantadas as paredes e o teto, você entra na casa já pronta e liga o disjuntor da rede elétrica. Algumas pessoas começam alegremente a construir as paredes esquecendo que elas se sustentam pelo alicerce.

Sem as preparações preliminares, sem a ética (yama e niyama), sem a purificação do corpo e do pensamento (kriyá, bhúta shuddhi, chitta shuddhi e alimentação correta), sem exercício adequado (ásana e pránáyáma), não pode haver progresso no sádhana. Sobre esse alicerce se elevam as paredes: a discriminação entre o eterno e o perecedouro (viveka), o desapego do fruto das ações (vairágya) e o desejo de libertação (mumukshutva).

Depois, vem o telhado: controle dos órgãos sensoriais e motores (shama e dhama), cessação das ações desnecessárias (uparati), paciência (titiksha), concentração (samadhana) e fé (shraddha). Se você nem sequer pensou nessas coisas ao fazer um balanço da sua prática, é bem provável que não esteja ainda preparado para ir além das práticas introdutórias. Quando não há nada disto, diz David Frawley que a única resposta possível àquela pergunta 'quem sou eu?' é 'o mesmo idiota de sempre'.

A competência para atingir a iluminação se chama em sânscrito adhikara e se consegue pela purificação do corpo e da mente. Essa competência não deve subestimar-se. Não adianta apenas querer. É essencial estar preparado, da mesma forma que não qualquer surfista pode surfar as maiores ondas do planeta. Aqueles que não estiverem física e psicologicamente preparados, os que não tiverem a habilidade técnica, a resistência, a experiência e o sangue frio necessários, correm o sério risco de morrerem afogados. Às vezes confundimos a possibilidade de fazer alguma coisa, com a habilidade necessária para fazer essa coisa.

A competência e a purificação corpo/mente de que falamos antes pode comparar-se com a preparação pela qual o surfista precisa passar antes de ousar surfar ondas que poderiam matá-lo. Yoga é um caminho para a libertação. A verdadeira dimensão desse caminho só pode vislumbrar-se com a prática constante. Quanto mais você sabe, mais você é consciente da sua ignorância e do que há para se conhecer. As práticas mais simples, com ásana e respiratórios são benéficas para todos mas têm pouco a ver com o que há no final do caminho. Entretanto, até mesmo na prática de ásana ou pránáyáma há perigos: quem se machucou na primeira tentativa de fazer uma invertida sobre a cabeça sabe disso.

Quanto mais o praticante avança no sádhana, mais aumenta a auto-exigência. O Yoga é para todos, mas, a partir de um certo ponto, são poucos os que seguem mesmo além. Um ditado hindu diz: o verdadeiro heroísmo está em conquistar sua própria natureza (svabhavo vijayati iti shauryam). Por isso a tradição yôguica dá tanta ênfase às técnicas preliminares, da mesma forma que se recomenda aprender a nadar antes de aprender a surfar. Não importa onde você está, senão para onde está indo. Para saber exatamente onde estamos no sádhana, basta olhar para as nossas atitudes no dia a dia. Somos capazes de controlar os pensamentos indesejáveis? Conseguimos concentrar-nos no que fazemos? Conseguimos controlar as emoções negativas ou somos controlados por elas? As nossas debilidades são mais fortes que nós?

Para saber onde estamos exatamente na prática, Shivananda propõe acompanhar o nosso sádhana cotidiano levando um registro num diário. Esse diário de sádhana não deve servir apenas para anotar os respiratórios, ou sobre o que meditamos e durante quanto tempo, mas também deve incluir as nossas atitudes do dia a dia: as mais e as menos felizes. Desta forma você se dá a chance de acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.

Fonte: http://bemzen.uol.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Medicina Ortomolecular Para Emagrecer

A medicina ortomolecular promete mudar a vida de quem quer perder peso, fazendo com que os quilos a mais deixem de existir e, ao mesmo tempo, proporcionando uma bela pele e cabelos viçosos. A dieta vem fazendo sucesso entre as celebridades brasileiras, sendo que conhecidas atrizes optaram pelo método para ficar de bem com a balança. Com simples medicação direcionada, o resultado poderá ser atingido, como garantem os especialistas. Por exemplo, uma mulher que ingere mais doces durante o período menstrual, para saciar um desejo natural do organismo, deverá tomar doses extras de minerais, que controlarão essa vontade.
Um outro exemplo é o controle dos efeitos da TPM, pois há mulheres que incham muito durante o período, devido à retenção natural de líquidos  no organismo. Elas conseguem encontrar o equilíbrio repondo aqueles nutrientes perdidos durante este período.
O uso da medicina ortomolecular vai além dos quilos que se deve perder, porque garante mais vida aos cabelos, melhora a pele e garante unhas fortes. Tudo assegurado pelas vitaminas e mineiras ingeridos na dose certa. Algumas mulheres chegam a perder mais de 3 quilos em somente um mês e garantem que não sentem a diferença no cotidiano com mudanças de hábitos, mas sim uma sensação de reequilíbrio do organismo.

Como Funciona a Dieta Ortomolecular

Segundo os especialistas, é feita para a paciente uma correção da carência e dos excessos de vitaminas e minerais no organismo, e desta forma, os radicais livres são neutralizados e o envelhecimento é controlado. Os excessos a serem controlados são resultado dos fatores externos, como a poluição, a má alimentação, o stress, o cigarro e o álcool, pois todos fazem com que as moléculas desnecessárias ao corpo sejam produzidas em grande escala.
Uma vez feito o controle dos excessos e ajustando-se a alimentação, o metabolismo irá funcionar de forma eficiente, melhorando também o funcionamento do intestino, deixando mais fácil a queima de gordura e, em consequência, a eliminação de toxinas.


Uma pessoa que decide seguir a medicina ortomolecular para emagrecer deve estar ciente que deverá deixar de lado alguns maus hábitos, como as refeições rápidas e a ingestão de muitos alimentos industrializados, pois  o desequilíbrio da alimentação é o grande responsável pela formação de radicais livres. A sua dieta deverá ser rica em alimentos integrais, frescos, funcionais e orgânicos.
Associados à boa alimentação, na medicina ortomolecular são usados suplementos de vitaminas, minerais, lactobacilos, aminoácidos e ácidos graxos. A ingestão deles é recomendada de acordo com o caso de cada paciente.


Segundo os especialistas, para emagrecer e colher bons resultados com a medicina ortomolecular, isto é, unhas e cabelos fortes e uma bonita pele, é preciso seguir rigorosamente todo o plano traçado pelo seu médico. As exceções não são concedidas e nem bem vindas para quem precisa perder peso.

Fonte: http://www.dicasdesaude.info/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Kit Peeling Diamante - Caneta Diamantada com 5 Ponteiras



 

A Caneta Peeling Diamante HTM para microdermoabrasão pode ser acoplada no aparelho BeautyDermo e na maioria dos aparelhos de vacuo existentes no mercado.
 
- 1 caneta peeling diamante aplicadora com encaixe para mangueira de 6mm, corpo em aço e acrílico e filtro para limpeza. Para mangueira de 8mm é necessário conector;
- 1 ponteira diamantada pequena com abrasão de 75 mícrons;
- 2 ponteiras diamantadas pequenas com abrasão de 100 mícrons;
- 1 ponteira diamantada pequena com abrasão de 150 mícrons;
- 1 ponteira diamantada grande com abrasão de 75 mícrons;
- Escova para limpeza.
Apresenta excelentes efeitos sobre seqüelas de acne, cicatrizes hipertróficas, quelóides e de queimaduras, linhas de expressão e rugas superficiais e profundas, hipercromias em geral, estrias e peles seborreicas. Realiza o rejuvenescimento da pele.
 
São utilizados nas rugas superficiais de fotoenvelhecimento, em rugas de envelhecimento cronológico, em ceratoses actínicas que seriam lesões pré-cancerosas (indicação exclusivamente médica), na tentativa de removê-las, nas ceratoses seborréicas, etc. Utilizam-se também, nas discromias, sardas, lentidos, melasmas, pigmentações pós inflamatórias decorrentes de dermatoses, viroses, em cicatrizes superficiais de acne, acidentes, cirurgias, em acne vulgar, acne rosácea, radiodermites, amenizar estrias e etc.
 
É realizada uma microdermoabrasão superficial, com uma ponteira de diamante, que substitui os tradicionais ácidos e lixas. De acordo com o grau da estria, o especialista regula a abrasão para fina ou grossa. "A ponteira é conectada a um aparelho de vácuo que puxa a pele e a comprime contra o diamante, tornando a esfoliação ainda mais efetiva. É ideal para eliminar estrias novas, ainda vermelhas. Mas também diminui bastante a visibilidade das brancas, mais antigas", revela a cirurgiã plástica Helena Lima (MG), membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

 
Duração do tratamento
As sessões acontecem a cada 15 dias e o tratamento leva cerca de três meses.