sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aprenda a detectar problemas de saúde pelas unhas


Você sabia que algumas doenças podem ser detectadas através de uma simples análise nas unhas? E que uma mínima alteração nelas podem servir de alertas a especialistas, inacreditável não? Bem, se você ficou um tanto curioso aqui vão algumas dicas para ensinar você a fazer um auto-exame nas suas próprias mãos. Alterações nas unhas como cor, descamação e até mesmo uma alteração no formato das unhas são pequenos fatores que podem indicar de uma pequena micose até a uma grave doença cardíaca.
As unhas são compostas por queratina uma substância também pode ser encontrada em nossos cabelos. As unhas são feitas e compostas por várias camadas como a Lâmina ungueal, o leito ungueal, matriz ungueal, lúnula e por fim a Cutícula.
Existem muitas crendices populares brasileiras a respeito do aspecto das unhas. Por exemplo, e algumas partes do país dizem que aquelas manchinhas que surgem na unha significa que algo bom esta por vir, em outras regiões do Brasil pessoas garantem que essas manchinhas surgem conforme a proporção de mentiras que contamos. Mas o que essas pessoas não sabem é que essas manchinhas esbranquiçadas só surgem devido a algumas pequenas batidas na unha, que causam uma pequena lesão na matriz ungueal que é responsável pela produção de queratina nas unhas.
Uma unha saudável tem a aparência transparente, lisa, e suave, sempre colada no leito e sempre apresentando um crescimento contínuo. As unhas das mãos demoram em média de cinco a seis meses para crescer da base até a ponta. Mas isso pode variar de pessoa a pessoa devido a algumas características relacionada à idade, raça, clima, entre outros. Outras alterações relacionadas à aparência das unhas, como cor, superfície, crescimento podem significar problemas internos de saúde. Confira então:
• Unhas com ondulações: para as mulheres que usam esmaltes estas ondulações ficam aparentes mesmo se usando mais de uma camada de esmalte na superfície da unha afetada. Mas estes tipos de alteração nas unhas podem indicar traumas na hora da retirada da cutícula. E mais grave ainda, pode indicar problemas como anemia, também alguma doença cardíaca ou pulmonar.

• Unhas amareladas: unhas amareladas ou com manchas amarelas são mais freqüentes em pessoas fumantes, mas também pode indicar um uso contínuo ou uma ingestão em excesso deste tipo de medicamento. Também podem indicar diabetes, micoses, problemas no fígado.

• Unhas arroxeadas: Pode indicar micoses, tumores, problemas no coração, lúpus, eritematoso. O uso de medicamentos usados para corrigir defeitos de coagulação (coagulantes).

• Manchas brancas: podem indicar falta de proteínas com o zinco, alergias a produtos químicos com esmalte, sabão, detergente, cremes. Dermatites como micose, intoxicação por alguns metais pesados, insuficiência renal, e até mesmo uma anemia.

• Unhas com inchaços e doloridas: Geralmente o tipo de alteração na unha apresenta manchas esverdeadas ou um tipo de vermelhidão, dor que se expande ao redor dos dedos, pode indicar algumas infecções bacterianas e algumas micoses.

• Uma parte da unha branca e a outra avermelhada: Podem indicar alguns problemas renais, como nefrite, infecção urinária, cálculo ou insuficiência renal, entre outros.

• Unhas fracas e com descamação: a falta de proteínas como o cálcio, zinco, e vitaminas E, B e A que ajudam na composição da unha devido à carência destes nutrientes podem fazer com que as unhas se enfraqueçam e fiquem secas e quebradiças. Estes sintomas também podem indicar anemia e hipotireodismo.

• Unhas escuras: unhas com faixas negras, que se esticam da base até a ponta podem significar disfunções hormonais como Hipotireodismo, micoses, melanoma, que é mais conhecido por câncer de pele. Também algum tipo de problema na matriz ungueal como já dita acima uma substancia que é responsável pela produção de melanina.

Fonte: http://www.guiadicasgratis.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário