quarta-feira, 9 de maio de 2012

ATIVOS TERMOGÊNICOS NA ESTÉTICA

Fonte:
Gustavo Galves
Consultoria em Estética e Cosmetologia, Cabeleireiro, Terapeuta Capilar, Massoterapeuta e Terapeuta Holístico




É um fato indiscutível que as pessoas hoje em dia se preocupam cada vez mais com a sua imagem corporal, mas por outro lado, optam por um estilo de vida que as afasta dessa silhueta, e lhes gera graves problemas em nível de saúde; falamos da alimentação rica em gorduras saturadas e açúcares, e da falta de exercício físico.
Apesar de sabermos da enorme importância da dieta e da atividade física no que concerne ao controle do peso, vamos falar de uma importantíssima ajuda no combate aos quilos a mais, os suplementos termogênicos!
Termogênicos
Antes de entrar no mundo dos termogênicos, vamos esclarecer alguns conceitos importantes:
Emagrecer – significa perder gordura (massa gorda), enquanto perder peso significa diminuir o peso bruto não só através da redução da percentagem de massa gorda, mas principalmente, à custa da degradação dos nossos ossos, músculos e pele. É isto que acontece muitas vezes quando se faz uma dieta muito restritiva e mal seguida.
Metabolismo – É um conjunto das transformações físico-químicas sobre os constituintes da matéria viva, que ocorrem em todos os tecidos do corpo humano.
Termogênese – Produção de calor pelo nosso organismo devido a um aumento do metabolismo.
Caloria – Representa a quantidade de calor necessária para elevar 1g de água à pressão atmosférica normal de 14,5º para 15,5º C.
Em relação aos alimentos:
- Uma grama de hidratos de carbono fornece 4 calorias
- Uma grama de proteínas fornece 4 calorias
- Uma grama de gordura fornece 9 calorias
Como funcionam então os termogénicos?
Qualquer processo metabólico necessita de energia para ocorrer, energia essa proveniente dos alimentos na forma de calorias (unidade de medida de calor), à qual está associada uma libertação de calor (Termogênese).
Os suplementos termogenicos têm a capacidade, por si só, de aumentarem o metabolismo; a grande particularidade é que a fonte dessa energia / calor provém quase totalmente da degradação das gorduras acumuladas no nosso corpo (Beta-oxidação). O resultado final é que de fato se gasta energia, e queima-se gordura simultaneamente.
Outra das grandes particularidades destes suplementos, é a de aumentar este gasto, mesmo sem recorrer à atividade física; contudo os seus efeitos podem ser ainda potenciados se for associado com o exercício físico, tratamentos estéticos ou eletroestética.
Quais são os principais ativos presentes num bom térmogenico?
Um termogênico por excelência, para além de conter compostos termogênicos, deve possuir um conjunto de constituintes inibidores do apetite (nomeadamente por doces e gorduras) e que facilitem o transporte de gorduras para a mitocôndria das células, onde estas vão ser degradadas.
Muitas vezes associam também determinados componentes que ajudam a eliminar o excesso de líquidos.
Abaixo estão inseridos os principais constituintes que deve conter num bom termogênico:
Guaraná

O Guaraná é uma planta rica em cafeína. A cafeína atua diretamente no tecido adiposo e, indiretamente, estimulando a libertação de hormônios que promovem a utilização da gordura, tal como a adrenalina.
Citrus aurantium
O Citrus aurantium (laranja amarga verde) tem uma potente ação termogenica. Os seus constituintes mais importantes são os flavonóides, vitamina C e um alcalóide natural chamado sinefrina.
Este alcalóide, é usado com o propósito de ajudar a controlar o apetite em programas de controlo de peso. A sinefrina, pela ativação dos receptores adrenérgico beta-3, ajuda também a aumentar a Termogênese, a taxa metabólica basal e, conseqüentemente, promove a degradação da gordura.
Chá verde (Camelia sinensis)
O Chá verde é uma planta termogenica por excelência, que aumenta o metabolismo do nosso organismo, permitindo que este queime mais gordura quer em repouso quer durante a atividade física. Estimula também o sistema nervoso central, fato que permite obter mais energia.
De acordo com estudos recentes, a cafeína contida no extrato de Chá verde é mais eficaz em promover a oxidação da gordura corporal do que a cafeína isolada, isto devido à associação desta com os polifenóis presentes no Chá verde.
Coleus forskohlii
É uma planta originária dos climas subtropicais da Índia e da Tailândia. O Coleus forskohlii é padronizado em forskolina. Muitos estudos sugerem que esta substância ao aumentar a quantidade de CAMP (adenosina mono fosfato cíclica), estimula a degradação das gorduras no interior das células e aumenta a termogênese.
Erva Mate (Ilex paraguensis)
É uma planta que se revelou muito eficaz na redução da gordura corporal. Rica em xantinas (cafeína, teofilina), Erva Mate funciona como um termogênico, aumentando o gasto energético, e simultaneamente, promove a lipólise, ou seja, a degradação das gorduras no nosso organismo.
Cromo
Oligoelemento que potencia a ação da insulina, controlando assim, o nível de açúcar no sangue e, conseqüentemente, o apetite. Alguns estudos referem que o Cromo pode ajudar a manter uma composição corporal saudável.
Griffonia simplicifolia
Planta concentrada em 5-HTP. Este composto é a matéria-prima para a síntese da serotonina. Freqüentemente, o apetite desmesurado por doces, está relacionado com a presença de baixos níveis de serotonina no cérebro. A Griffonia simplicifolia pode aumentar os níveis de serotonina e, deste modo, diminuir o apetite por doces.
L-Carnitina
Transporta os ácidos gordos (unidade básica dos lipídios) para o interior das mitocôndrias, onde são transformados em energia. Está comprovado que a L-Carnitina aumenta a metabolização de gordura.
Citrimax
Este composto é formado por um sal e AHC (ácido hidroxicítrico). O AHC é proveniente de uma boa fonte de ácido hidroxicítrico (AHC), proveniente de uma planta, a Garcínia cambogia. Vários estudos demonstraram que o AHC tem a capacidade de diminuir o apetite diminuindo também os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Fucus Vesiculosus
Alga rica em iodo, um oligoelemento indispensável ao bom funcionamento da tiróide. Uma das funções desta glândula é aumentar o metabolismo, ou seja, o dispêndio calórico. O Fucus ajuda ainda a diminuir a retenção de líquidos no corpo.
Pimenta Caiena
Planta termogênica, com uma capacidade extraordinária de transformar as gorduras em energia! Desfrute a partir de agora desta poderosa ajuda no combate aos quilos em excesso, olhe para a sua balança, e fique seguro que os quilos que está a perder são provenientes da gordura!
A utilização de suplementos termogênicos, cremes ou produtos com estes ativos potencializarão os resultados em cabine. Aposte na associação de recursos, otimização de resultados, esta é a palavra chave para um ótimo resultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário