quarta-feira, 30 de maio de 2012

Faringite






A faringite é uma inflamação do faringe, a área situada entre as amígdalas e o laringe (onde se forma a voz). Normalmente é chamado de garganta.
A faringite é um outro nome para dor de garganta (ou garganta arranhada).

Como ocorre?

A faringite que acontece subitamente, a faringite aguda, pode ser causada por bactérias, virus, ou ambos. A faringite que dura um longo tempo,a faringite crônica, ocorre quando uma infecção respiratória, sinusal (dos seios da face) ou da boca se "espalha" para o faringe. A faringite pode ser o primeiro sintoma de uma doença simples como a gripe ou o resfriado, ou de um problema mais grave como a mononucleose ou a escarlatina.
O cigarro, o consumo grande de álcool, a inalação de ar muito poluído ou contendo fumaças industriais ou vapores químicos, ou o fato de engolir substâncias que queimam, corroem ou arranham a mucosa que reveste a garganta, todos podem causar faringite.

Quais são os sintomas?


Os sintomas incluem:

Garganta avermelhada, com sensação de arranhado, que torna a respiração, a deglutição e a fala dolorosas
Febre
Pus na sua garganta
Dor de ouvido
Gânglios do pescoço aumentados e dolorosos à palpação.

Como é diagnosticada?

Seu médico examinará sua garganta e perguntar que tipo de dor e sintomas você está sentindo. Seu médico também vai examiná-lo para ver sinais de outras doenças como infecções dos seios da face, dos ouvidos ou no tórax.
Apenas olhando sua garganta fica difícil para seu médico decidir se sua faringite é causada por infecção bacteriana ou viral. Seu médico pode solicitar uma cultura de material retirado da garganta caso ele suspeite de uma infecção estreptocócica.

Qual é o tratamento?

Não há necessidade de qualquer tratamento específico se você tem uma faringite por vírus. Ela geralmente melhora sozinha em 5 a 7 dias.
Para uma faringite bacteriana aguda, seu médico poderá prescrever um antibiótico, provavelmente por via oral. Os antibióticos não ajudam no caso de uma faringite viral. Para a faringite crônica, seu médico tentará descobrir e tratar a fonte primária da infecção.

Quanto tempo duram os efeitos de uma faringite?

A faringite viral desaparece em cerca de 5 a 7 dias.
Se você tem uma faringite bacteriana, você se sentirá melhor após cerca de 24 hs do início dos antibióticos. Você deve, no entanto, ainda usar esses antibióticos pelo tempo prescrito pelo médico, senão sua faringite poderá voltar.

Como posso me cuidar?

Você não deve fumar e precisa de repouso. Você também pode fazer sua garganta "descansar", ingerindo uma dieta líquida ou pastosa por um ou dois dias.
Pastilhas e lavagens bucais podem ajudar a diminuir o desconforto. O gargarejo com água morna e a ingestão de líquidos mornos também podem ajudar. Um analgésico comum também pode melhorar as dores (evite aqueles aos quais você seja alérgico).
Se sua dor de garganta durar mais que alguns dias, vá ao médico.

Como posso me prevenir de uma faringite?


As sugestões são as seguintes:

Não compartilhe talheres ou copos com outros.
Não deixe que seu nariz ou boca toquem telefones ou bebebouros públicos.
Evite contato próximo de pessoas que estejam com dor de garganta.
Fique em ambientes fechados em dias de muita poluição.
Não beba álcool em demasia.
Não fique em locais onde haja muita fumaça de cigarro.
Se o ar estiver muito seco, umidifique o ar.


Fonte: www.alergias.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário