quinta-feira, 3 de maio de 2012

Harmonizadores Ambientais


Sinergia dos aromas, das cores e das essências florais

"A produção de doenças ambientais não está relacionada somente com a exposição de substâncias nocivas a níveis superiores aos limites de segurança estabelecidos pelo FDA, que não levam em conta os efeitos vibracionais sutil das substâncias tóxicas." Existem muitos tipos de fatores estressantes invisíveis que representam ameaças para a saúde do indivíduo, tais como o stress psicológico, o stress nutricional, o stress cronobiológico (alterações nos ciclos do sono), o stress ambiental, produzido por substâncias químicas (medicamentos, poluentes, reações de sensibilidade a alimentos e toxinas sutis), bactérias e vírus, a radiação eletromagnética, o stress geopático (energias terrestres anormais) e, até mesmo, os campos psíquicos negativos.
Essas várias influências nocivas são de fato a causa oculta de muitas doenças, algumas com sintomas específicos e outras resultantes simplesmente de uma diminuição geral da vitalidade. A suscetibilidade a doenças em conseqüência de exposição a poluentes ambientais depende em parte do vigor dos mecanismos imunológicos, fisiológicos e energéticos de defesa do corpo. A Medicina Vibracional e sua capacidade de proporcionar soluções para os problemas causados pelas toxidades sutis serão muito importantes nos anos vindouros." (Richard Gerber em MEDICINA VIBRACIONAL - Uma medicina para o futuro).
Até os mais céticos percebem que alguns ambientes são aconchegantes, outros hostis, "carregados" e que algumas pessoas irradiam positividade, outras drenam energia e força vital dos que estão em torno delas. Isto acontece, muitas vezes, pelas energias estagnadas nos ambientes pelos computadores e outros equipamentos elétricos, na poluição em geral ou no acúmulo de objetos que deixamos sem arrumar ou organizar e pela desestabilização emocional das pessoas que freqüentam o local.
Os HARMONIZADORES AMBIENTAIS são sinergias cuidadosamente preparadas utilizando as propriedades equilibradoras, preventivas e curativas dos ÓLEOS ESSENCIAIS, das CORES e das ESSÊNCIAS FLORAIS com o intuito de ajudar a criar ambientes de moradia e trabalho equilibrados, físico e energeticamente, utilizando propriedades da natureza. Sinergia é o processo pelo qual misturamos elementos que se acentuam, potencializando suas funções. A soma de suas partes resultará numa nova composição.
Utilizando a delicada combinação da Aromaterapia, da Cromoterapia e da Terapia Floral teremos uma ação reforçada de seus componentes físicos e energéticos criando espaços vibrantes e sadios. As sinergias podem ser elaboradas para atuarem em locais e ocasiões como reunião de trabalho ou de família, para criar atmosfera favorável ao relaxamento, ao estudo ou festas , para serem usados em asilos ou orfanatos e outras utilidades que tenham como principal objetivo o bem-estar do homem como um todo, corpo e mente equilibrados e em harmonia com o meio em que vive causando, também, um efeito positivo em todos que por ali passem.

O QUE SÃO E COMO AGEM OS ÓLEOS ESSENCIAIS, AS CORES E AS ESSÊNCIAS FLORAIS Os ÓLEOS ESSENCIAIS
São extratos altamente concentrados, que são extraídos de partes específicas das plantas, como sementes, raízes, folhas, madeira, resina, flores, cascas de árvores e de frutos. Seus componentes químicos atuam no corpo físico produzindo efeitos psicológicos e físicos. Os aromas podem ser calmantes, estimulantes, sedativos ou eufóricos. Agem na recuperação de memória ou aumento do estado de alerta, pois têm uma ação reflexa.O cérebro reage aos estímulos olfativos nos sentimentos, emoções, memórias e reações aprendidas e arquivadas.
Nos ambientes agem como higienizador, anti-séptico, bactericida e purificador entre outras qualidades. As ESSÊNCIAS FLORAIS são extratos do campo vibracional, altamente refinados, feitos exclusivamente de plantas florescentes. Não são alopáticos, homeopáticos ou fitoterápicos. São compostos energético cujos princípios ativos não são químicos, mas eletromagnéticos.
Agem diretamente nos campos de energia emocional, mental e vital que circundam o corpo físico. Atuam especialmente em um contexto psicológico altamente específico em resposta ressonante às qualidades vibracionais das flores, não pelos sentidos físicos mas pelo corpo sutil. A COR age através de um intercâmbio ressonante de energia. Sua freqüência repercute nos centro energético (chakra). A escolha leva em conta o poder de cada cor: estimulante (amarelo e alaranjado), calmante ( azul), transmutador (violeta) e purificador (verde), potencializando a sinergia.
As Terapias Vibracionais trabalham as emoções e os padrões de pensamento em desarmonia, mudando suas polaridades. Esta mudança ajuda a pessoa a passar da tristeza para a alegria, do desânimo para o entusiasmo, da indiferença para a compaixão, do conflito para o discernimento, da desatenção para a concentração, etc. Segundo os ensinamentos do Dr.Edward Bach, médico inglês criador dos Florais de Bach, as doenças acontecem a partir das emoções reprimidas ou em desarmonia e que sempre há uma virtude correspondente a esse desequilíbrio. Esta virtude deverá ser desenvolvida para neutralizar a emoção negativa.

COMPONDO UMA SINERGIA
O Harmonizador Ambiental "Dormindo com Anjos" tem o objetivo de resgatar o merecimento por uma noite de sono reconfortante e restaurador, tranqüilidade mental e relaxamento físico, sem "brigar" com a insônia, mas promovendo condições favoráveis ao sono. Sua composição contém a energia suave e serena para o corpo e para o ambiente do composto "Calling All Angels" do Sistema do Alaska.O óleo essencial de Lavanda, por seu aroma delicado e agradável e sua propriedade de diminuir a ansiedade.A cor azul por inspirar calma e tranqüilidade completa a sinergia que é ideal para ser usada antes de se deitar, inclusive em quarto de crianças.
As propriedades dos sprays apresentadas nesta matéria, não pretendem substituir cuidados médicos e sim de serem aliados aos tratamentos visando a melhoria da qualidade de vida. Em tempo. Foi com a Terapia Floral que resgatei o prazer de pintar, ousando até fazer as aquarelas que ilustram esta matéria.

ILUSTRAÇÕES
(por Fátima Midões)

LAVANDA (Lavandula officinalis L.) Seu óleo essencial, com múltiplas propriedades, é o mais versátil entre todos os outros usados com finalidades terapêuticas.Sua capacidade de reequilibrar estados mentais e físicos, favorecendo os processos de cura, faz com que seja um dos mais utilizados na Aromaterapia.
ALECRIM (Rosmarinus officinalis) - A busca da cura da alma, através do Alecrim, também revelou aos povos antigos o caminho para a cura do corpo físico, pela sua poderosa ação anti-séptica, reequilibrador físico e mental. É um excelente estimulante e revigorante.
PAINEIRA (Schorizia speciosa) - Os compos-tos desenvolvidos pelo sistema floral Filhas de Gaia, para serem usados em instituições e projetos sociais que acolhem crianças, adolescentes e idosos, utilizam a essência floral da PAINEIRA para preencher, com sentimento de aconchego e proteção, o vazio criado pelo abandono.
LIMÃO (Citrus limonum) - O óleo essencial do limão tem aroma refrescante e reanimador. O óleo é obtido por prensagem da casca da fruta. Tem ação purificadora, anti-séptico e adstringente.
Fonte:    Fátima Midões Shiatsuterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário