segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fisioterapia é saúde

O tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgia ou traumas ósseos e musculares. Isso ocorre porque a fisioterapia ajuda a recuperar a função dos membros lesados e o movimento. Mas, além do poder de reabilitação, a fisioterapia proporciona bem-estar físico geral e vida mais saudável e ajuda a prevenir lesões.

Dessa forma, pode fazer parte do roteiro de atividade física. "A fisioterapia é mais que uma prática para aqueles que precisam recuperar movimentos ou tratar algum problema musculoesquelético. A atividade pode ser uma forma de se exercitar e manter a saúde", afirma Márcio Marega, fisioterapeuta e responsável pelo Projeto Anti-Sedentarismo do Einstein.
O ideal não é substituir a atividade pela fisioterapia, mas conciliá-las, principalmente quando o exercício físico é muito rigoroso. "Essas duas atividades se completam e, por isso, os resultados são melhores quando praticadas em conjunto", aconselha Márcio Marega. De acordo com Marega, caso seja necessário optar por uma atividade, deve-se analisar qual o resultado desejado: se a pessoa quiser desenvolver performance, a atividade física sistemática e programada é mais indicada; se a busca for por mais qualidade de vida, a fisioterapia pode ser uma ótima opção.
"A fisioterapia pode auxiliar na programação do educador físico para melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, diminuir as dores e, mais do que isso, auxiliar na condição de postura promovendo maior qualidade ao aparelho locomotor", completa o fisioterapeuta. Esse último benefício é, aliás, de grande importância para quem pratica exercícios como musculação e condicionamento físico.
Nesses casos, boa parte dos exercícios envolve trabalho com peso o que, às vezes, pode prejudicar a coluna, especialmente quando não há acompanhamento de um profissional. Quando aliada à prática dessas atividades, a fisioterapia – além de trabalhar a postura e alinhar a coluna – ajuda na prevenção de lesões que podem ser causadas por exercícios mais intensos. "Quem consegue aliar as duas práticas tem como resultado uma atividade mais segura e com maior qualidade", diz Marega.

Para todos os gostos

O tratamento fisioterápico, seja ele de cura, de prevenção ou como atividade do cotidiano, utiliza diversas técnicas para tratamento, que são escolhidas de acordo com os objetivos do paciente ou indicação médica. Conheça as práticas mais comuns:

RPG (Reeducação Postural Global)

Essa técnica tem por objetivo alongar a musculatura, trabalhando o sistema respiratório e fortalecendo os músculos para a melhora da postura.

Massoterapia

Massagem utilizada contra o estresse, para o alívio de dores musculares e articulares, além de melhorar a circulação.

Alongamento

Elimina e/ou reduz os encurtamentos do sistema muscular; evita o encurtamento musculotendíneo; elimina ou reduz nódulos musculares; diminui os riscos de lesões musculoarticulares; aumenta o relaxamento muscular e melhora a circulação sanguínea; melhora a coordenação e a postura; evita esforços adicionais no trabalho e no esporte.

Rolfing

Técnica eficiente no combate às dores resultantes da má postura e das síndromes dolorosas, como as miofasciais (encurtamento das fibras fasciais, causado por traumatismo, processos inflamatórios, má postura, entre outros); a fibromialgia (síndrome que causa dor pelo corpo todo, começando pelos membros superiores e se espalhando pelos ossos, tendões, articulações e músculos); e, por fim, a enxaqueca (doença crônica e ocasional que provoca dor latejante e unilateral e muitas vezes causa náuseas, vômitos, intolerância ao barulho, a odores fortes e à luz).

GDS (Godelieve Denys Struyf)

São manobras que associam alongamentos a posturas e massagens com o objetivo de ajustar as articulações e tratar tensões musculares.
Como em qualquer prática de atividade física, antes de se inscrever na academia ou se submeter a um acompanhamento fisioterápico, deve-se consultar um médico e fazer uma boa avaliação de saúde.

Fonte: http://www.einstein.br/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mate: o chá da hora


A erva nativa do Brasil ganha destaque no meio científico. E não é para menos: ela ajuda a prevenir envelhecimento precoce, diabete, doenças cardiovasculares e tumores.




Quando os colonizadores ibéricos aportaram na América do Sul, aboliram muitos ingredientes que faziam parte dos hábitos indígenas por associá-los a rituais pagãos. Um dos únicos que caíram no gosto dos europeus e não sofreram retaliação foi a erva-mate. É que, além de saborosa, a bebida apreciada pelos índios — é o que está registrado! — se mostrou uma boa aliada nas manhãs de ressaca. Com o aval dos conquistadores, o chá foi assimilado em todo o Brasil, onde sua forma de consumo muda de acordo com cada região. Seja como tererê, chimarrão, seja como chá quente ou gelado, o fato é que a infusão dessa erva proporciona muito mais benefícios do que atenuar os efeitos de uma bebedeira. E, graças ao interesse da ciência na planta, a cada dia suas vantagens ficam mais evidentes.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, um estudo mostra que tomar o chá-mate barra o envelhecimento celular e, assim, prolonga a juventude. Os pesquisadores selecionaram um grupo de filhotes de camundongos e os acompanharam por um ano, até se tornarem idosos saudáveis. Daí, eles foram divididos em três grupos. Por dez meses, uma turma recebeu chámate natural — encontrado no mercado —, outra bebericou a versão diet e a terceira ficou à base de água.

"No décimo mês, quando o estudo acabou, identificamos vários genes relacionados ao envelhecimento em todos os grupos", conta o professor Samuel dos Santos Valença, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. "Porém, eles estavam muito mais ativados nos roedores que beberam apenas água. Aliás, alguns desses camundongos morreram no nono mês." Já entre os que sorveram mate natural e especialmente o diet, os genes da velhice ficaram em silêncio. Além disso, a pelagem desses bichos era mais bonita e sedosa.

Apesar de a análise dos genes ter ficado restrita ao pulmão, os estudiosos acreditam que o resultado vale para outras estruturas. "Os animais que beberam mate viveram mais e melhor. Portanto, dá para supor que os benefícios não estão ligados apenas ao sistema respiratório. Nosso próximo passo é repetir o experimento para avaliar as condições dos outros órgãos", informa Valença. E só para constar: estamos falando de genes que também existem no homem. Ou seja, a chance de os efeitos se repetirem em seres humanos — prolongando a vida e mantendo a pele jovem por mais tempo — é bem alta.

Ainda é cedo para afirmar qual substância específica da erva está por trás da ação pró-juventude. Por enquanto, a hipótese é de que o ácido clorogênico é o maior responsável pela façanha. "Trata-se do principal antioxidante encontrado no mate", aposta o pesquisador da UFRJ. Aqui cabe ressaltar que ser fonte desse e de outros compostos antioxidantes dá à planta mais superpoderes, como a capacidade de proteger contra o surgimento de tumores. Pelo menos foi o que notaram estudantes do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, em Santa Catarina.

Com a orientação da professora Sandra Soares Melo, eles usaram uma droga para induzir a genotoxicidade em 36 cobaias. Isso significa que o DNA delas ficou suscetível a alterações, favorecendo a produção descontrolada de células cancerosas. Enquanto um punhado de ratos foi tratado antes e depois com a infusão da erva, preparada a 80 °C e resfriada em seguida, outros só a receberam após a doença ter sido induzida. "O melhor resultado apareceu no grupo que foi tratado previamente e continuou ingerindo a bebida, já que alguns animais nem chegaram a desenvolver o câncer", aponta a professora. Ficou claro, portanto, que é possível driblar fatores potencialmente danosos ao DNA — como a exposição à radiação ultravioleta ou ao cigarro — quando se deliciar com o chá-mate se torna um hábito.

É também da Univali outro trabalho que reforça essa recomendação. No caso, os cientistas estimularam os bichos a se empanturrarem de gordura. Mas apenas uma parcela deles ganhou, durante 21 dias, goles da infusão do mate. "O tempo de tratamento foi curto, mas já identificamos uma tendência à perda de peso em relação ao grupo que não tomou mate. A diferença seria bastante significativa se o período de intervenção fosse maior", reflete Sandra.

Ao que tudo indica, a substância amiga da silhueta é a cafeína, que aparece em níveis consideráveis na planta e possui ação lipolítica. Isto é: dá uma baita força à quebra daquelas gorduras teimosas. Nunca é demais frisar que ela também é conhecida por ativar o sistema nervoso central e, assim, estimular o estado de alerta. Fica um conselho: para quem tem dificuldade para cair no sono, é melhor evitar o mate após as 5 da tarde.

De volta à investigação, olha que maravilha: o pessoal do laboratório ainda detectou uma queda nos níveis de glicose circulante na corrente sanguínea dos ratinhos. Esse efeito, mais do que bem-vindo entre os portadores de diabete, que vivem às voltas com o sobe e desce do açúcar, também foi comprovado por um time de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC. Só que, nesse projeto, os voluntários eram seres humanos: 29 considerados prédiabéticos e os outros 29 portadores de diabete do tipo 2, que usavam remédios para controlar os picos de glicose. Toda essa gente foi separada em três grupos, sendo que o primeiro tomou 330 mililitros de mate, três vezes ao dia. O segundo só contou com orientação nutricional e o terceiro combinou a ingestão do chá com o acompanhamento especializado.

Nos pacientes diabéticos, houve uma redução de 17% na glicose sanguínea e de 0,85% na hemoglobina glicada após o consumo de chá, sem orientação nutricional. Esse último dado é obtido por um exame laboratorial que mostra a quantidade média de açúcar na circulação nos últimos três meses. "Estudos mostram que a queda de 1% de hemoglobina glicada está associada a uma diminuição de 14% nas paradas cardíacas e de 37% nas complicações microvasculares, que causam dormência nos membros, pé diabético, problemas renais e oculares", revela Edson Luiz da Silva, professor de bioquímica clínica da UFSC. Para desfrutar dessa benesse, o chámate deve ser consumido preferencialmente após as grandes refeições.

Nos indivíduos pré-diabéticos, a ingestão da bebida, associada ou não ao acompanhamento por nutricionistas, não derrubou as taxas de glicose. "Isso sugere que, provavelmente, a erva-mate é capaz de reduzir a glicemia somente dos indivíduos que já usam medicação, promovendo, assim, um efeito sinérgico ou somatório", cogita Silva. No entanto, consumir a bebida e seguir uma dieta adequada trouxe outros ganhos para quem não tinha a doença: os níveis de triglicerídeos despencaram 21,5% e os de colesterol LDL, conhecido como maléfico, 7,5%.

O nocaute no colesterol ruim não foi exatamente uma surpresa para o pessoal da UFSC. Em outra ocasião, eles mostraram que o mate é tiro e queda contra esse inimigo silencioso. É que, depois de oferecer o chá a um grupo de aproximadamente 100 pessoas — os mesmos 330 mililitros, três vezes ao dia —, o time verificou uma redução média de 13% no colesterol LDL. Até agora, evidências levam a crer que as saponinas são as principais oponentes das moléculas gordurosas que entopem as artérias. "Trata-se de um grupo de fitoquímicos que rouba as gorduras e toxinas do nosso corpo, retirando-as do fígado e do sangue para serem eliminadas pela urina ou fezes", explica Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, de São Paulo.

Por causa dessa propriedade, não é exagero colocar o chá-mate no posto de protetor do coração. "Como não é um remédio, ele precisa estar associado a outros hábitos saudáveis", lembra Deborah Markowicz Bastos, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Para não deixar passar nenhum benefício, o ideal é molhar a garganta com 500 mililitros a 1 litro de chá-mate todo santo dia. E, como em geral o indicado é consumi-lo depois do almoço ou do jantar para dar força extra ao intestino, espere pelo menos uns 30 minutos antes de dar uns goles. "Caso contrário, a cafeína pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais", esclarece Sandra, da Univali. Recado dado, não hesite em incorporar a infusão no seu cotidiano.

A bebida dos pampas
No Rio Grande do Sul, o mate faz sucesso em forma de chimarrão. Normalmente, ele é preparado assim: coloca-se 1 colher de erva na cuia e, sobre ela, água bem quente. Depois, é só completar com mais erva. Com um canudo, o conteúdo é imediatamente ingerido. "Uma cuia rende de 2 a 4 litros da bebida", conta Pedro Schwengber, diretor do Instituto Escola do Chimarrão, em Venâncio Aires, no interior gaúcho. Coincidentemente, esse estado é o campeão brasileiro em um quesito nada legal: incidência de câncer de esôfago. De olho nisso, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, fizeram uma investigação e concluíram que a bebida pode estar relacionada à doença. "Uma das causas seria a temperatura elevada, que lesa o órgão e cria um ambiente propício para os elementos cancerígenos", conta Renato Fagundes, professor de ciências em gastroenterologia e hepatologia da UFRGS. Além disso, o chimarrão em excesso reúne substâncias que podem induzir o surgimento dos tumores. Segundo a nutricionista Sandra Soares Melo, da Univali, a temperatura é realmente prejudicial e, por isso, a água não deve ser aquecida a mais de 70 °C. Com esse cuidado, não há o que temer. "Existem outros fatores de risco entre os gaúchos, como o fumo excessivo e o consumo abundante de carne vermelha", lembra a especialista.

O mate na estética
O extrato da erva já faz parte de uma variada gama de cosméticos. É que sua propriedade antioxidante garante proteção da pele, inclusive contra cânceres provocados por radiação solar. A ação anti-inflamatória ajuda a aliviar queimaduras do sol. E a cafeína ativa a circulação e combate a celulite. Por fim, as saponinas têm efeito bactericida. "Ainda assim, tomar o chá traz mais benefícios", avisa a dermatologista Letícia de Chiara Moço, da Clínica Dermatológica Paula Bellotti, no Rio de Janeiro.

E os chás prontos?
De acordo com Deborah Harkowicz Bastos, professora da USP, o chá-mate industrializado também carrega os compostos que fazem a fama da bebida preparada em casa, por infusão. "A diferença é que apresenta sacarose ou adoçante, além de conservantes químicos."

Preparo correto
A nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo, ensina a fazer e conservar o chá sem que ocorram perdas importantes

1. Esquente 500 mililitros de água a 65 °C
2. Coloque 1 colher (sobremesa) cheia de mate em uma jarra
3. Despeje a água quente sobre a erva
4.Deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos
5.Depois, o chá pode ser consumido quentinho ou ir à geladeira
6.Tome a bebida em até 24 horas. Além disso, ela perde suas qualidades

Ficha da planta


Nome científico: Ilex paraguariensis
Origem: Brasil, Argentina e Paraguai
Desde quando é usada: Quando os europeus chegaram por aqui, a erva já fazia parte dos hábitos indígenas


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Stimulus Physio - Interferencial, Russa, TENS, FES, MENS, Heteródina, Galvânica e Microgalvânica




STIMULUS PHYSIO
Registro ANVISA: 80212480014

Aparelho totalmente microcontrolado com as correntes excitomotoras:

Corrente Interferencial 4.000 Hz nas seguintes opções:
- Tetrapolar   Bifásica   Vetor Automático   Vetor Manual
Com programação dos parâmetros:
- Modo de batimento da freqüência: Fixa ou Automática em 5 opções:
AT1: 1 a 40 Hz   AT2: 50 a 90 Hz   AT3: 100 a 140 Hz   AT4: 150 200 Hz   AT5: 1 a 200 Hz
- Freqüência de batimento variável de 1 a 200 Hz.

Corrente Interferencial 2.000 Hz nas seguintes opções:
- Tetrapolar   Bifásica   Vetor Automático   Vetor Manual
Com programação dos parâmetros:
- Modo de batimento da freqüência: Fixa ou Automática em 5 opções:
AT1: 1 a 40 Hz   AT2: 50 a 90 Hz   AT3: 100 a 140 Hz   AT4: 150 200 Hz   AT5: 1 a 200 Hz
- Freqüência de batimento variável de 1 a 200 Hz.

Corrente Russa 2.500 Hz nas seguintes opções:
- Contínuo   Sincronizado   Recíproco   Facial
Com programação dos parâmetros:
- Freqüência de recorte variável de 1 a 200 Hz.
- Controle da rampa de subida (Rise) variável de 1 a 10 segundos.
- Controle da rampa de descida (Decay) variável de 1 a 10 segundos.
- Controle da sustentação da rampa (ON) variável de 1 a 60 segundos.
- Controle do intervalo da rampa (OFF) variável de 1 a 60 segundos.

Corrente Heteródina 4.000 Hz nas seguintes opções:
- Contínuo   Sincronizado   Recíproco   Facial
Com programação dos parâmetros:
- Freqüência de recorte variável de 1 a 200 Hz.
- Controle da rampa de subida (Rise) variável de 1 a 10 segundos.
- Controle da rampa de descida (Decay) variável de 1 a 10 segundos.
- Controle da sustentação da rampa (ON) variável de 1 a 60 segundos.
- Controle do intervalo da rampa (OFF) variável de 1 a 60 segundos.

TENS com as seguintes opções:
- Normal   Variação Automática de Freqüência (VF)   Variação Automática de Intensidade e Freqüência (VIF) /  Convencional   Acupuntura   Burst   Breve e Intensa
Com programação dos parâmetros:
- Freqüência de emissão variável de 1 a 200 Hz.
- Largura de Pulso variável de 50 a 800 ms.

FES com as seguintes opções:
- Sincronizado   Recíproco   Disparo Manual
Com programação dos parâmetros:
- Freqüência de emissão variável de 1 a 200 Hz.
- Largura de Pulso variável de 50 a 800 ms.
- Controle da rampa de subida (Rise) variável de 1 a 10 segundos.
- Controle da rampa de descida (Decay) variável de 1 a 10 segundos.
- Controle da sustentação da rampa (ON) variável de 1 a 60 segundos.
- Controle do intervalo da rampa (OFF) variável de 1 a 60 segundos.


MENS (Microcorrentes) com as seguintes opções:
- Normal (Positiva) / Inversa (Negativa) / Automática (Inversão Automática da Polaridade)
Com programação dos parâmetros:
- Freqüência de emissão variável de 0,5 a 1.000 Hz.

Corrente Galvânica nas seguintes opções:
- Normal (Polaridade Positiva)   Inversa (Polaridade Negativa)

Microgalvânica nas seguintes opções:
- Normal (Polaridade Positiva)   Inversa (Polaridade Negativa)

DEMAIS CARACTERÍSTICAS:
- Design inovador e revolucionário;
- Visualização dos parâmetros em display LCD Blue Light e programação em teclado soft touch;
- 20 Protocolos de tratamentos para utilização rápida;
- Gabinete em ABS de alto impacto com painel em ângulo;
- 04 canais de saídas com controles independentes de intensidade;
- Intensidade variável de 1 a 120 mA (carga de 1k);
- Temporizador eletrônico regressivo variável de 01 a 60 minutos;
- Alimentação bivolt 110/220 V;

ACESSÓRIOS:
02 cabos duplos para correntes bifásicas;
02 cabos duplos para correntes polarizadas;
08 eletrodos de silicone 5 x 5 cm
04 eletrodos de alumínio com esponja 10 x 8 cm
04 eletrodos de alumínio com esponja 5 x 5 cm
02 canetas para estimulação facial
02 ponteiras martelo
01 tubo de gel
01 cabo de força
02 cintas elásticas grandes
02 cintas elásticas pequenas
01 CD com Manual
01 Guia Rápido