sexta-feira, 27 de abril de 2012

Roller Massage


Durante séculos alguma forma de Massagem ou de sobreposição de mãos tem sido utlizada com o objetivo de proporcionar conforto e aliviar a dor, tornando-se, assim, o mais antigo e simples tratamento terapêutico conhecido. Embora no Oriente a Massagem seja aceita naturalmente como uma forma de intervenção terapêutica, no Ocidente, só recentemente é que esta técnica se tem-se estendido a outros campos.

   A evolução da Massagem tem sido acompanhada pelo crescimento da tecnologia moderna. Com o desenvolvimento desta técnica tentou-se minimizar o desgaste do profissional, não deixando, entretanto, de obter resultados maravilhosos com os cilindros aquecidos, pois o equipamento faz com que o cliente sinta-se extremamente relaxado.

   O efeito principal da Roller Massage consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão, velocidade e estiramento ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. Ao estimular o tecido aumenta o fluxo dos vasos sangüíneos e espaços dos vasos linfáticos. Estas forças afetam a circulação capilar e a micro-circulação periférica e linfática.

   Os Cilindros foram desenvolvidos com material, peso e tamanhos espe-ciais para proporcionar conforto tanto ao cliente quanto ao profissional.

   Alguns dos efeitos fisiológicos e terapêuticos obtidos com a massagem são:
• Aumento da circulação sangüínea e linfática;
• Amento do fluxo de nutrientes;
• Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
• Estimulação do processo de cicatrização;
• Redução de edemas;
• Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
• Auxílio no alívio da dor;
• Facilitação da atividade muscular;
• Estimulação das funções viscerais;
• Aumento da temperatura periférica da pele e do corpo;
• Promoção do relaxamento local e geral;
• Estimulação da pele e dos tecidos subcutâneos.

   Podemos utilizar vários tipos de cremes ou óleos, de preferência produtos que tenham na composição princípios ativos redutores, tais como o Bio Cream, que possui em sua formulação Argisisl C, algas vermelhas, algas douradas e, principalmente, o gengibre que é um ativador da micro-circulação periférica.

   A posição do cliente é muito importante para se obter um bom resultado, pois é preciso que o cliente se encontre bem relaxado, para que a massa-gem seja bem sucedida. O cliente deve ser aquecido durante a massagem e a parte que não for massajeada deverá ficar coberta. A sala deve estar aquecida, sem barulho e, de preferência, o cliente deverá ser tratado individualmente.

Dentre outros movimentos, as manobras básicas da Roller Massage são:
Deslizamento Superficial: Consiste em movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves e rítmicos. A direção das manobras é indiferente, uma vez que a pressão exercida é insuficiente para afetar a circulação. Mantendo-se um ritmo uniforme, assegura-se um bom relaxamento. O seu principal efeito se faz via reflexa, produzindo uma analgesia neuromuscular. Provoca uma diminuição da excitabilidade das terminações nervosas livres e auxilia na regeneração da pele. Deve-se iniciar e finalizar a massagem pelo deslizamento superficial, que tem a função de aumentar o limiar de sensibilidade, tornando mais agradáveis as manobras subseqüentes.


Deslizamento Profundo: É o movimento exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos. É indispensável que o grupo muscular a ser submetido ao deslizamento profundo esteja relaxado e que seja observado o sentido da drenagem venosa e linfática, favorecendo o esvaziamento venoso e linfático. Atua sobre a pele e o tecido celular subcutâneo, melhorando as condições de circulação, nutrição e drenagem dos líquidos. O músculo sofre compressões alternadas no sentido da dispo-sição de suas fibras. A pressão exercida é intermitente.



Fricção: São movimentos circulares ou transversais. O seu principal objetivo é quebrar as aderências por acção mecânica nos tecidos mus-culares.


Extreme: É o impulso vibratório transmitido à área a ser tratada. Técnica de difícil execução devido à dificuldade em se manter os tecidos a uma freqüência constante de vibração. Dentre os seus defeitos está a diminuição da excitabilidade nervosa.


Percuty: Técnica de massagem na qual os tecidos são submetidos a golpes ritmados, utilizando-se o cilindro na lateral. Auxilia na drenagem das linfas.


Relaxem essence: Movimento de relaxamento do trapézio.


  Esta técnica pode ser adaptada a protocolos cosméticos, dando prefe-rência, a princípios ativos específicos, sejam redutores ou relaxantes como óleos essenciais, banhos de espuma ou sais de banho.

Conheça e aprenda esta nova técnica!!!


Fonte:
Sandra Pellicciotta
Diretora Técnica da Bioessenziale - São Paulo

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Proseven 977 - Ultra-som 1 MHZ



DETALHES DO PRODUTO

Ultra som 1 Mhz

Equipamento inteligente, dotado de diagnóstico eletrônico (avisa quando há algum problema na emissão ultra-sônica). Controlado por microprocessador, seus limites de evolução tornam-se quase infinitos, garantindo sempre a utilização de um equipamento eficaz, confiável e versátil. Display de fácil visualização, com back-ligth (iluminação interna). Ultra-sonoterapia de maneira simples e amigável, com o máximo de recursos. Emissão de onda ultra-sônica, indicada atravéz de barra gráfica no display (VU digital). Possui mais de 50 programas pré- definidos, que permitem o tratamento de diversas patologias. Independente dos programas, o Proseven 977 permite que você altere os parâmetros (frequência, modulação, etc.) para aplicações mais variadas.



Características técnicas:
Comutação automática de tensão 110-220V;
Central de controle com microprocessador;
Freqüência acústica de trabalho: ultra-som de 1Mhz;
Possui mais de 50 programas;
Área útil do cabeçote: ERA 3,8 cm2;
Forma de onda: contínuo e pulsado;
No modo pulsado oferece opções para freqüência de 16, 48 e 100Mhz;
Duty Factor: 10, 20 e 50%;
Tempo de terapia: 01 a 30 minutos;
BNR < 6.
Acessórios:
Cabo de força, cabeçote emissor, bisnaga de gel e manual de operação do ultrasom.
Estimativa do consumo de energia:
Mínimo: 3 Watts
Máximo: 40 Watts

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O corpo fala





Compreender e expressar nossas emoções é o primeiro passo para prevenir enxaqueca, dor nas costas, alergias e outras doenças.


A cura está em entender as mensagens do corpo e olhar para dentro de você mesmo.



Isso que os orientais sabem há milênios só recentemente a medicina ocidental reconheceu: os males que afetam o corpo também têm raízes nas emoções e no estado de espírito. 'Nosso corpo é formado de matéria e energia.
As doenças se instalam quando o fluxo de energia está desequilibrado, e as causas são tanto externas quanto internas', explica Mauro Perini, ginecologista e especialista em medicina tradicional chinesa, de São Paulo.
Portanto, não são apenas os vírus, os maus hábitos alimentares e o abuso de álcool e fumo que prejudicam a saúde mas também a tristeza, o desânimo e a raiva.
Para entender como os sentimentos negativos podem se transformar em algo tão pesado e até desencadear doenças, é possível compará-los à chuva. A princípio, há apenas uma certa umidade no ar - que corresponde, no ser humano, a sentimentos que incomodam sem que se perceba.
A umidade começa a se condensar em nuvens leves - idéias, pensamentos e emoções já perceptíveis, mas ainda pouco consistentes. As nuvens se adensam até se transformar em chuva (sentimentos negativos, como ressentimentos e tensões), que cai sobre o solo - nosso corpo. Quanto mais forte a chuva, mais problemas ela é capaz de provocar.
A comparação está no livro francês Dis-Moi Où Tu As Mal, Je Te Dirai Pourquoi (Diga-Me Onde Dói e Eu Direi Por Quê, Editora Campus), de Michel Odoul.
O organismo dá sinais que evidenciam o problema antes que ele se manifeste. 'Percebê-los nem sempre é fácil, pois exige olhar para dentro de si', afirma Susana de Albuquerque Lins Serino, médica e psicoterapeuta de São Paulo que trabalha com psicossomática (o estudo das influências psíquicas nos problemas orgânicos), Muitas vezes, basta notar as pequenas contrariedades do dia-a-dia para descobrir o que não vai bem. 'Se alguém apressado bate o joelho em uma cadeira e não pára para pensar por que vive distraído a ponto de não ver onde pisa, vai se machucar o tempo todo', exemplifica Susana. 'Se não damos atenção à dor de cabeça, ao cansaço, à irritação permanente, o problema vai sempre seguindo adiante até que, a certa altura, o corpo trava.'

estado emocional fragilizado pode até abrir espaço para ataques de agentes externos, como vírus e bactérias. O médico Mauro Perini dá o exemplo da tuberculose: 'Atualmente, apesar dos antibióticos e das vacinas, a doença, que estava controlada, volta a crescer, exatamente quando vivemos uma época de desemprego, fome e guerras.
A tristeza enfraquece o pulmão, e um órgão fraco não consegue se defender'.

Chave da cura
Seja qual for o problema, ele geralmente exige um mergulho em nossa sombra, no lado escuro, que nos recusamos a encarar. Se o mal-estar tem uma causa interna e profunda, o restabelecimento só virá quando aquestão for resolvida. 'Não existe cura se não tentarmos identificar dentro de nós o que está errado e lutar para resolver o problema', ressalta a terapeuta Susana Serino. 'Ficar doente é uma oportunidade de conhecer e encontrar nossa própria capacidade de cura', conclui. Saiba como funcionam as relações entre as partes do corpo, os sentimentos e as doenças mais comuns, segundo o médico e psicoterapeuta alemão Rüdiger Dahlke, autor dos livros “A Doença como Linguagem da Alma” e “A Doença como Símbolo” - Pequena Enciclopédia de Psicossomática (ambos da ed. Cultrix).

PELE – o maior órgão do corpo serve como barreira aos agentes externos. Além de delimitar nosso corpo, é por meio dela que fazemos contato e recebemos carinho. Problemas cutâneos são sinais de dificuldade em nos comunicar. Em estabelecer e respeitar limites e se relacionar com as pessoas. 
COLUNA - todo peso do corpo e por extensão do mundo é sustentado pela coluna. Se você agüenta um fardo extra , como uma responsabilidade que não deveria ser sua, é a coluna que sofre. Quando nossas crenças são abaladas, esse sistema de sustentação do corpo enfraquece. Quem anda com as costas curvadas e o rosto voltado para o chão, mostra desgosto em viver e sentimento de inferioridade. Para encarar a vida de frente e olhar para cima, o primeiro passo é endireitar a coluna.
ARTICULAÇÕES: movimentos difíceis e dolorosos sinalizam dificuldade de seguir em frente em algum ponto da vida, ou ainda que o corpo pede descanso. Dores nas articulações são frutos de rigidez de pensamento, do bloqueio de manifestações de choro ou raiva por exemplo, e da negação de lidar com assuntos antigos, mas que causam incômodo. Quem acorda travado, sem condição de levantar da cama, pode estar exigindo demais do corpo que acaba providenciando o repouso forçado.
ESTÔMAGO: quem se preocupa de forma exagerada ou por antecipação e rumina ressentimentos está propenso a problemas nesse órgão, que recebe e processa as impressões vindas do exterior assim como faz com os alimentos. Uma das doenças mais comuns em executivos é a úlcera. Eles costumam ser obrigados a aceitar uma contrariedade atrás da outra no dia-a-dia.
SISTEMA IMUNOLÓGICO: quando as defesas do corpo estão debilitadas, uma manifestação comum é a alergia. O organismo confunde uma partícula inofensiva, pólen por exemplo, como um agente perigoso como um vírus ou uma bactéria, e ataca causando sintomas como espirros e coceira. Isso reflete agressividade inconsciente, de alguém que luta contra tudo sem saber diferenciar o nocivo do inócuo.
PULMÕES: o ar entra nos pulmões e traz com ele o que é exterior ao corpo. Quem tem dificuldade em assimilar o que vem de fora e age como se tudo que acontece de errado fosse culpa dos outros, pode apresentar problemas como pneumonia e asma. Solidão, melancolia, tristeza e dificuldade de perdoar, agem negativamente sobre o pulmão, pois significam falta de intercâmbio e comunicação com o mundo exterior.
INTESTINO: não é à toa que se diz que gente mal-humorada é enfezada. Intestino preso é sinal de raiva acumulada, tensão e falta de flexibilidade para deixar as coisas fluírem, por medo, timidez, ou dificuldade de perdoar. Já a diarréia, mostra a falta de capacidade de absorver informações e elaborá-las. Quem rejeita tudo o que se apresenta e não consegue assimilar novas experiências está sujeito a intestino solto.
CABEÇA: é o sistema central do organismo, por onde passam emoções, pensamentos e impulsos nervosos, por isso uma dor de cabeça pode refletir algo que esteja acontecendo em qualquer parte do corpo. Enxaquecas estão associadas a dificuldade de tomar uma decisão ou aceitar algo que incomoda. Quem pensa demais e não quer fazer algo, muitas vezes usa a dor de cabeça como desculpa.

Fonte: www.vivaemharmonia.com


terça-feira, 24 de abril de 2012

Maleta Facial 6 em 1 - Alta Frequência, Ionizador, Desincrust, Eletrolifting, Corrente Galvânica e Corrente Farádica





 Maleta 6x1 (Equipamento 6x1 - Eletroestimulador facial)

Nº Ministério da Saúde: Pro.n. 001/0101/12463/2003


Multi-correntes


ALTA FREQUÊNCIA

O Alta Freqüência Fismatek produz uma corrente alternada de elevada freqüência ( superior a 100 KHz ) e de alta tensão ( 1000 a 2000 Volts ), porém de baixa intensidade. Em estética usamos a corrente de Alta Freqüência através de eletrodos de vidro, de formatos variados, conforme o local onde será aplicado. A aplicação da Alta Freqüência é mono polar, ou seja, utiliza-se apenas um eletrodo. Não existe um segundo eletrodo para fechar o circuito, que se faz através da impedância de aterramento do corpo sobre o qual se aplica. Os eletrodos contêm um gás que tem a função de induzir o fluxo de corrente. Este gás, excitado pela passagem da corrente elétrica produzirá uma luz, cuja cor depende do tipo de gás utilizado.
As moléculas de gás são ionizadas pela alta tensão e permitem a passagem de corrente elétrica, tornando o bulbo de vidro fluorescente. Esta alta tensão provoca a formação de Ozônio (O3).
Efeitos práticos:

· Térmico: a elevação branda da temperatura é capaz de aumentar o metabolismo, incrementar a oxigenação celular e auxiliar a eliminação de anidrido carbônico.
· Bactericida: capaz de destruir algumas bactérias, devido a reação com diferentes compostos provocando uma oxidação, que explica suas propriedades anti-sépticas e germicidas.
· Bacteriostática: diminui a proliferação de bactérias aeróbicas. Ex.: estafilococos.
· Fungicida: elimina fungos, como por exemplo, o tinea capitis.
· Oxigenante: melhora a oxigenação tissular.
· Hemostática: estanca o sangramento e auxilia na cicatrização local.
· Diatérmico.
· Destrutiva.

Eletrodos:

· Pente: é especifico para o tratamento do couro cabeludo. Gerador de ação estimulante, dos vasos capilares que irrigam os bulbos e a raiz do cabelo, utilizado para tratamento de alopecias no couro cabeludo aplicado nele já lavado.
· Saturador: é o único que pode ser usado com cosméticos, aumenta a vascularização da pele.
· Standart: (cebolinha) utilizado para aplicação por Fluxação e Faiscamento direto.
· Forquilha: éutilizado no pescoço, nos braços, nos antebraços e mamas em Fluxação Direta.
· Fulgurador: éutilizado para hemostasias em acne por Faiscamento Direto.

Contra-indicações:

· Gestantes,
· Portadores de Marca-passo,
· Pressão Alta Descompensada,
· Epilipsia,
· Problemas Renais,
· Neoplasias,
· Antecedentes Cancerígenos,
· Portadores de Pinos e Placas,
· Problemas Ginecológicos, entre outros.
OBS: Não utilizar, em hipótese alguma, produtos de natureza alcoólica ou inflamável. A cliente deve retirar todos os acessórios metálicos.

IONIZADOR
A preparação da pele é muito importante. Ela deverá estar limpa, sem o produto algum, ainda sem lesões dermatites ou dermatose. A pele deverá ser aquecida para ocorrer uma ionização uniforme. As vias de penetração não poderão ser feitas, por via transepidérmica ou via trans-anexial; na ionização será feita a nutrição e a Hidratação da pele. Após preparo da pele, utilize o eletrodo nas linhas de expressão.

Modo de usar:
Com o bastonete seguro pela cliente ponha o eletrodo em contato com o rosto da mesma; movimentar lentamente o eletrodo em contato com o rosto.
*Tempo de aplicação será de 05 a 07 minutos.
Após a aplicação com o eletrodo de ponta, ionizar com o rolinho procedendo da mesma forma, ou se for no corpo usar o rolinho maior (corporal) obs o mesmo não acompanha o aparelho
*Tempo de aplicação será de 07 a 10 minutos.
Tratamento mínimo 10 aplicações.
Peles sensíveis uma vez por semana.

DESINCRUST
Procedimento estético: A desincrustação é um procedimento Estético, cujo objetivo é retirar da superfície da pele, a gordura nela incrustada. O processo de desincrustação se compõe classicamente de duas fases; SAPONIFICAÇÃO E REMOÇÃO.
A saponificação consiste em transformar a gordura em sabão.
Nesta transformação a gordura amolece nos óstios e é posteriormente removida na Segunda fase.
No fim do processo, obtêm-se uma limpeza profunda da pele.
Estas duas fases são aceleradas e potencializadas com o uso adequado da corrente Galvânica, obtida por um circuito próprio de desincrustação, que não é o mesmo da ionização, como até bem pouco tempo se pensava.
O Desincrust Fismatek age através da ação do sódio por um processo chamado eletrílise, separando substâncias gordurosas da pele. Utilizam-se produtos para o desaparecimento pilo sebáceo. Os mais utilizados são:
Salicilato de sódio à 02% para peles lipídicas e seborréicas.
Lauril Sulfato de sódio à 02% para peles acnéicas.
Carbonato de sódio à 02% para peles sensíveis.

Modo de usar:

PRIMEIRA FASE: O eletrodo deverá ser envolvido com algodão e embebido com loção desincrustante.
A chave que indica a polaridade deverá estar na posição POSITIVA.
Deste modo, o íon de sódio (Na+) contido na loção desincrustante, penetrará superficialmente na pele, reagindo quimicamente com a gordura incrustada, transformando-a em sabão (saponificação).
Durante o procedimento descrito, verifica-se a formação de um ensaboamento na pele, provocado pela emulsão do sabão contido pela reação química. Ao terminar esta fase, o aparelho deverá ser desligado e o rosto do(a) paciente deve ser limpo com água.

SEGUNDA FASE: (REMOÇÃO), o aparelho deverá ser utilizado da seguinte forma: o eletrodo com algodão deverá ser umedecido só com água. A chave que indica a polaridade deverá estar na posição NEGATIVO. Deste modo, a atração elétrica sobre o sabão positivo que ainda permanece nos óstios, terá sua remoção facilitada.
O algodão umedecido deverá ser trocado quantas vezes forem necessárias, até que se perceba que a pele está sem nenhum resíduo e totalmente limpa.
Com este procedimento de desincrustação, o resultado obtido da saponificação será realmente eficaz.
O(a) cliente que receberá a solução, terá que segurar o bastão negativo. Movimenta-se lentamente em círculos o algodão já no eletrodo aumentando a intensidade de acordo com a pele da pessoa.
·        Fraca – para peles sensíveis.
·        Médio – para peles lipídicas e seborréicas.
·        Forte – para peles acnéicas ( de graus 01 e 02 ).

Aplicar em toda à face. Deixar sempre o eletrodo em contato com a pele e não parar os movimentos, tempo de aplicação 05 minutos.
Para retirar basta abaixar a intensidade e só após retirar o eletrodo em contato com a pele.
Pulverizar a pele com água destilada.
Umedecer outro algodão com a mesma solução inicial.

TABELA DE TRATAMENTO

IONIZAÇÃO E DESINCRUSTAÇÃO

Tipo de pele                  
        Primeiras aplicações
                         Após
Sensíveis
30 dias
-
Lipídicas Seborréicas
Semanalmente durante 30 dias
20 em 20 dias
Acnéicas de graus 01 e 02
Semanalmente
Controle da acne 20 em 20 dias

ELETROLIFTING
O aparelho eletrolifting ou galvanopuntura funciona através de puntura, isto é, penetração de agulha de calibre 0,20 e 4 milímetros de comprimento.
Esta técnica é muito usada para atenuar linhas de expressões profundas ou superficiais e também para melhorar quadros de estrias, dando resultados visíveis logo na primeira aplicação.
O tratamento pela técnica do eletrolifting produz um estímulo significativo da micro circulação cutânea, com a sua subseqüente melhoria na nutrição e na oxigenação dos tecidos, o que, em última análise, gera um efeito de revitalização dos tecidos. Da mesma forma, produz-se uma estimulação dos fibroblastos (responsável pela melhoria - quer ao nível da qualidade, quer ao nível da quantidade - do colágeno por eles sintetizado), ativa substancias das proteínas albuminóides do tecido conjuntivo (elastina e reticula) e do sistema linfático, assim como das suas funções.

Modo de usar:
Para tratamento fazer 10 aplicações, pois a pele deve estar bem hidratada e nutrida.
Limpar a pele com produto à base de azuleno.
Tonificar com substâncias analcoólicas.
Peeling tipo gomage bem suave sem sílica.
07 minutos de aplicação Eletrolifting.
Compressas para descongestionar e acalmar por 05 minutos.
Limpar totalmente a pele.
05 minutos de Vaporização de Ozônio.
Ionizar por 10 minutos.
Para pele jovem usar produto à base de uréia e MMF.
Para pele envelhecida usar produtos à base de colágeno e elástina.
Fazer mesoterapia com movimentos suaves.
Máscaras com substâncias firmadoras ou clareadoras que tenham caolin ou magnésio e que sejam descongestionantess e calmante.

CORRENTE GALVÂNICA
Definição: A corrente GALVÂNICA, é uma corrente contínua de baixa amperagem, isto da ordem de miliampere e de baixa voltagem. Os elétrons se deslocam em único sentido e devido a essa particularidade, é utilizada pela sua propriedade, de desloca íons. Em medicina, fisioterapia e estética esta corrente é utilizada para introduzir na pele determinadas substâncias consideradas curativas, esta energia é um das mais conhecidas em ELETROMEDICINA e destacaremos os pontos mais importantes:
A CORRENTE GALVÂNICA possui a propriedade de determinar efeito térmico, químico e efeitos fisiológicos e de formar um campo magnético.

CORRENTE FARÁDICA
Definição: A corrente Farádica é um fluxo de Elétrons pulsátil que penetra nas musculaturas contráteis. O estimulador é uma ginástica progressiva que massageia o paciente na inatividade, relaxando a musculatura. O estimulador é um auxiliador mecânico que economiza e substitui a força física das esteticistas e fisioterapeutas nos tratamentos nas musculaturas e nos nervos profundos.
Ação física: Provoca uma vibração interna de dentro para fora, estimulando constantemente a circulação sanguínea central e periférica, contraindo e descontraindo a musculatura e nervos ritmicamente com intervalos compassados.
Contra indicações relativas:
Gestação em qualquer fase.
Próteses metálicas no local de aplicação.
Doenças cardiacas, como arritmias severas,insuficiência cardíaca congestiva.
Encurtamento funcional do músculo.
Traumas locais.
Perda da integridade da pele no local da aplicação.
Sensibilidade alterada.

Acessórios

· Cinco eletrodos de vidro, af.
· Um bastão alta frequência.
· Um bastão negativo.
· Um rolinho ionizador.
· Um gancho desincrustador.
· Uma caneta para eletrolifting.
· Dois cabos pararelos rca bipolares.
· Quatro eletrodos condutores.
· Manual de instruções.
· Certificado de Garantia da Maleta 6 em 1. 

Dados Técnicos

Alimentação: 110/220v
Dimensões da caixa:
Largura: 400mm
Comprimento: 270mm
Altura: 155mm


TREINAMENTO GRATUITO NA FÁBRICA DA FISMATEK. É NECESSÁRIO AGENDAMENTO COM 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pindas Chinesas




Pouco se sabem sobre as pindas, ainda não encontramos uma bibliografia que nos fala sobre essa técnica milenar, que nos foi legada, e que no decorrer do tempo foi esquecida. Hoje em dia é moda falar das pindas chinesas, mas a maioria das pessoas ainda não sabem como manuseá-la.
Na verdade não existe apenas as pindas chinesas, existem outros tipo de pindas que foram resgatadas principalmente pela medicina Ayurveda. Falaremos um pouco de cada uma delas e principalmente das pindas chinesas.


Pindas chinesas
São saquinhos de linho, que no seu interior contém ervas aromáticas e sal marinho.
Quais são as ervas aromáticas que existem dento das pindas chinesas?
Lavanda: erva medicinal para acalmar pessoas estressadas, no emocional trabalha a insônia e estados nervosos, é altamente hidratante, atua como cicatrizante e regenerado celular.
Camomila: erva medicinal que trabalha principalmente dores musculares, queimadura, ajuda a regular o aparelho digestivo, trabalha a impulsividade, é calmante e principalmente poucas pessoas sabem, mas a camomila é altamente bactericida.
Jasmim: esta erva tem como um dos seus maiores benefícios trabalhar a ronquidão peitoral, principalmente pessoas gripadas ou com bronquite, auxilia nas dores do parto, alivia cólicas, no emocional podemos trabalhar depressão, nervosismo e perturbações.
Flor de laranjeira: também conhecido como néroli, tem como sua principal função desintoxicação, diarréia e cãibras, no emocional trabalhamos a depressão, apatia, fobia, estresse, medo e tenção. Dentro da estética podemos contar com os óleos essenciais cítricos que nos ajudam muito na desintoxicação, queima de gordura localizada e nos auxilia na prevenção de celulite.
Capim Limão: Erva medicinal que é muito utilizada para enxaqueca, é relaxante, trabalha pessoas que tem dificuldade de concentração, esgotamento mental.
Canela: anti-séptico, artrite, reumatismo, tônico cardíaco, e trabalha a circulação do sangue no corpo, é estimulante mental e antidepressivo.
Alecrim: dores de cabeça, dores musculares, cansaço mental, ótimo para trabalhar dermatite seborréica.
Artemísia: erva medicinal que tem o poder de aliviar cólicas menstruais e dores abdominais.
Eucalipto: Trabalha principalmente o sistema respiratório, é anti-séptico, estimula a concentração, limpa a mente e conseguimos fazer trabalhos relacionados com a obesidade.
Sal marinho: é indicado principalmente para tratamentos de flacidez e celulite na estética, fazendo a talassoterapia. No caso das pindas utilizamos pelo fato do sal ser um elemento condutor de calor para aliviar does musculares, fadiga para recuperarmos a vitalidade da pessoa em tratamento.
Essas são as principais ervas que contém dentro de uma pinda chinesa, essa terapia constitui uma forma saudável e natural para equilibrarmos o sistema respiratório, mas não poderemos esquecer do relaxamento profundo que nos proporciona.
Como se trata de uma terapia que lida com o calor, não poderemos esquecer de falar sobre um dos seus principais objetivos:
Fortificar o Yang enfraquecido – pessoas desanimadas, deprimidas, gripadas, com renite, bronquite, são pessoas que estão em desequilíbrio, na verdade o Yin esta prevalecendo e a tornando mais úmida, por esse motivo as pindas chinesas tem um trabalho maravilho, para fortificar o Yang enfraquecido, expelir o frio e a umidade e aumentar a energia defensiva.
Como todas as outras terapias também temos contra indicações:Cistite na fase aguda, gravidez, infecções agudas, ferimentos na pele e câncer.




Pindas Chinesas X Estresse
O estresse e a tenção tem efeitos acumulativos no organismo humano e podem provocar mais problemas de que se imagina. O desequilíbrio energético evolui de forma gradativa, e isso não é nada bom. O primeiro reflexo é o cansaço mental e físico, depois surgem sutilmente dores no corpo todo.
O ponto de tensão do paciente determina o local da dor, as regiões mais problemáticas são os ombros (cervical) pescoço, tórax e lombar. Nessas áreas podem até aparecer nódulos, resultado de energia bloqueada.As pindas chinesas vem para nos auxiliar, traz o alívio das dores musculares, relaxamento profundo e diminuição do estresse.
É importante ressaltar que como a tensão e a ansiedade acentuam o ritmo respiratório, aumentam também a produção de radicais livres, contribuindo para o envelhecimento precoce, ou seja, o surgimento de rugas, a flacidez e a falta de tônus da pele.


Protocolo de relaxamento profundo:
Quando seu paciente entra em seu consultório, ou cabine de tratamentos, tente recebê-lo sempre um sorriso, ofereça a ele um chá, de preferência relaxante, escalda pés para aliviar as tenções nos pés e também no corpo pelos pontos reflexos nos pés.


Escalda pés relaxante para homens:
• Água morna;
• Folhas de sálvia e hortelã;
• 5 gotas de óleo essencial de manjerona;
• 5 gotas de óleo essencial de hortelã;
• 5 gotas de óleo essencial de lavanda;
Escalda pés para mulheres:
• Água morna;
• Folhas de colônia e pétalas de rosas brancas;
• 5 gostas de óleo essencial de gerânio;
• 5 gotas de óleo essencial de lavanda:
• 5 gotas de óleo essencial de alecrim;
Massagem realizada com as pindas chinesas:
Primeiro: Deveremos aquecê-las
Segundo: O toque com seu paciente/cliente é muito importante, por isso passaremos óleo vegetal em seu corpo para realizarmos a massagem. Qual óleo essencial deveremos utilizar para a massagem com as pindas chinesas? Vamos induzir o paciente ou cliente a um relaxamento profundo, no caso demulher poderemos utilizar:
Óleo essencial de gerânio e lavanda.
Gerânio: trabalhará o lado feminino, a mulher, por se tratar de um óleo essencial que além de fazer regeneração celular, trabalha também os hormônios, reequilibrando todo fisiológico feminino.
Lavanda: já contém nas pindas chinesas, mas em forma de flores, associando mais o óleo essencial podermos induzir nossa paciente / cliente ao relaxamento.
Para homens:
Óleos essencial de manjerona e lavanda.

Manjerona: trabalha o masculino, relaxamento de todo corpo do homem.
Terceiro: A massagem propriamente, poderemos fazer movimentos superficiais, profundos, sempre obedecendo o sentido das linfa, poderemos inclusive acionar os lifonódos para realizarmos uma massagem relaxante com uma pequena drenagem linfática.
Opcional: Podemos harmonizar os chakras com as pindas, trabalhar pontos de acupuntura, nódulos de tensão e dores musculares.
Como disse antes as pindas nos foram legadas pelos nossos ancestrais, traz para nós todos os ensinamentos de como trabalhar com o ser humano como um todo. Hoje em dia mais do que nunca temos a necessidade de trabalharmos o ser humano, para aliviá-lo de dores, ressentimentos, medos, culpas, trazê-los de volta para a realidade com um pouco mais de tranqüilidade e paz interior.
O milagre do cuidado energizante, relaxante, mimoso e terno do bem-estar baseado na medicina asiática e ayurveda. Na próxima edição falaremos um pouco mais sobre as pindas de café.

Fonte: Dra. Luciana Marques
Terapeuta Holística, Profa. em Estética Corporal e Facial


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Gabinete 7 em 1 Facial - Alta Frequência, Ionizador, Desincrust, Eletrolifting, Galvânica, Farádica e Micro Corrente







Equipamento 7x1 (Equipamento conjugado 7x1 - Eletroestimulador facial)

Nº Ministério da Saúde: Pro.n. 001/0101/12463/2003

Multi-correntes

 
ALTA FREQUÊNCIA
O Alta Freqüência Fismatek produz uma corrente alternada de elevada freqüência ( superior a 100 KHz ) e de alta tensão ( 1000 a 2000 Volts ), porém de baixa intensidade. Em estética usamos a corrente de Alta Freqüência através de eletrodos de vidro, de formatos variados, conforme o local onde será aplicado. A aplicação da Alta Freqüência é mono polar, ou seja, utiliza-se apenas um eletrodo. Não existe um segundo eletrodo para fechar o circuito, que se faz através da impedância de aterramento do corpo sobre o qual se aplica. Os eletrodos contêm um gás que tem a função de induzir o fluxo de corrente. Este gás, excitado pela passagem da corrente elétrica produzirá uma luz, cuja cor depende do tipo de gás utilizado.
As moléculas de gás são ionizadas pela alta tensão e permitem a passagem de corrente elétrica, tornando o bulbo de vidro fluorescente. Esta alta tensão provoca a formação de Ozônio (O3).
Efeitos práticos:

· Térmico: a elevação branda da temperatura é capaz de aumentar o metabolismo, incrementar a oxigenação celular e auxiliar a eliminação de anidrido carbônico.
· Bactericida: capaz de destruir algumas bactérias, devido a reação com diferentes compostos provocando uma oxidação, que explica suas propriedades anti-sépticas e germicidas.
· Bacteriostática: diminui a proliferação de bactérias aeróbicas. Ex.: estafilococos.                    
· Fungicida: elimina fungos, como por exemplo, o tinea capitis.
· Oxigenante: melhora a oxigenação tissular.      
· Hemostática: estanca o sangramento e auxilia na cicatrização local.                        
· Diatérmico.
· Destrutiva.

Eletrodos:

· Pente: é especifico para o tratamento do couro cabeludo. Gerador de ação estimulante, dos vasos capilares que irrigam os bulbos e a raiz do cabelo, utilizado para tratamento de alopecias no couro cabeludo aplicado nele já lavado.
· Saturador: éo único que pode ser usado com cosméticos, aumenta a vascularização da pele.
· Standart: (cebolinha) utilizado para aplicação por Fluxação e Faiscamento direto.
· Forquilha: éutilizado no pescoço, nos braços, nos antebraços e mamas em Fluxação Direta.
· Fulgurador: éutilizado para hemostasias em acne por Faiscamento Direto.

Contra-indicações:

· Gestantes,
· Portadores de Marca-passo,
· Pressão Alta Descompensada,
· Epilipsia,
· Problemas Renais,
· Neoplasias,
· Antecedentes Cancerígenos,
· Portadores de Pinos e Placas,
· Problemas Ginecológicos, entre outros.

OBS: Não utilizar, em hipótese alguma, produtos de natureza alcoólica ou inflamável.  A cliente deve retirar todos os acessórios metálicos.

IONIZADOR
A preparação da pele é muito importante. Ela deverá estar limpa, sem o produto algum, ainda sem lesões dermatites ou dermatose. A pele deverá ser aquecida para ocorrer uma ionização uniforme. As vias de penetração não poderão ser feitas, por via transepidérmica ou via trans-anexial; na ionização será feita a nutrição e a Hidratação da pele. Após preparo da pele, utilize o eletrodo nas linhas de expressão.

Modo de usar:
Com o bastonete seguro pela cliente ponha o eletrodo em contato com o rosto da mesma; movimentar lentamente o eletrodo em contato com o rosto.
*Tempo de aplicação será de 05 a 07 minutos.
Após a aplicação com o eletrodo de ponta, ionizar com o rolinho procedendo da mesma forma, ou se for no corpo usar o rolinho maior (corporal) obs o mesmo não acompanha o aparelho
*Tempo de aplicação será de 07 a 10 minutos.
Tratamento mínimo 10 aplicações.
Peles sensíveis uma vez por semana.

DESINCRUST
Procedimento estético: A desincrustação é um procedimento Estético, cujo objetivo é retirar da superfície da pele, a gordura nela incrustada. O processo de desincrustação se compõe classicamente de duas fases; SAPONIFICAÇÃO E REMOÇÃO.
A saponificação consiste em transformar a gordura em sabão.
Nesta transformação a gordura amolece nos óstios e é posteriormente removida na Segunda fase.
No fim do processo, obtêm-se uma limpeza profunda da pele.
Estas duas fases são aceleradas e potencializadas com o uso adequado da corrente Galvânica, obtida por um circuito próprio de desincrustação, que não é o mesmo da ionização, como até bem pouco tempo se pensava.
O Desincrust Fismatek age através da ação do sódio por um processo chamado eletrílise, separando substâncias gordurosas da pele. Utilizam-se produtos para o desaparecimento pilo sebáceo. Os mais utilizados são:
Salicilato de sódio à 02% para peles lipídicas e seborréicas.
Lauril Sulfato de sódio à 02% para peles acnéicas.
Carbonato de sódio à 02% para peles sensíveis.

Modo de usar:
PRIMEIRA FASE: O eletrodo deverá ser envolvido com algodão e embebido com loção desincrustante.
A chave que indica a polaridade deverá estar na posição POSITIVA.
Deste modo, o íon de sódio (Na+) contido na loção desincrustante, penetrará superficialmente na pele, reagindo quimicamente com a gordura incrustada, transformando-a em sabão (saponificação).
Durante o procedimento descrito, verifica-se a formação de um ensaboamento na pele, provocado pela emulsão do sabão contido pela reação química. Ao terminar esta fase, o aparelho deverá ser desligado e o rosto do(a) paciente deve ser limpo com água.
SEGUNDA FASE: (REMOÇÃO), o aparelho deverá ser utilizado da seguinte forma: o eletrodo com algodão deverá ser umedecido só com água. A chave que indica a polaridade deverá estar na posição NEGATIVO. Deste modo, a atração elétrica sobre o sabão positivo que ainda permanece nos óstios, terá sua remoção facilitada.
O algodão umedecido deverá ser trocado quantas vezes forem necessárias, até que se perceba que a pele está sem nenhum resíduo e totalmente limpa.
Com este procedimento de desincrustação, o resultado obtido da saponificação será realmente eficaz.
O(a) cliente que receberá a solução, terá que segurar o bastão negativo. Movimenta-se lentamente em círculos o algodão já no eletrodo aumentando a intensidade de acordo com a pele da pessoa.
·        Fraca – para peles sensíveis.
·        Médio – para peles lipídicas e seborréicas.
·        Forte – para peles acnéicas ( de graus 01 e 02 ).

Aplicar em toda à face. Deixar sempre o eletrodo em contato com a pele e não parar os movimentos, tempo de aplicação 05 minutos.
Para retirar basta abaixar a intensidade e só após retirar o eletrodo em contato com a pele.
Pulverizar a pele com água destilada.
Umedecer outro algodão com a mesma solução inicial.

TABELA DE TRATAMENTO

IONIZAÇÃO E DESINCRUSTAÇÃO

Tipo de pele                 
      Primeiras aplicações 
          Após
Sensíveis
30 dias
-
Lipídicas Seborréicas
Semanalmente durante 30 dias
20 em 20 dias
Acnéicas de graus 01 e 02
Semanalmente
Controle da acne 20 em 20 dias


ELETROLIFTING
O aparelho eletrolifting ou galvanopuntura funciona através de puntura, isto é, penetração de agulha de calibre 0,20 e 4 milímetros de comprimento.
Esta técnica é muito usada para atenuar linhas de expressões profundas ou superficiais e também para melhorar quadros de estrias, dando resultados visíveis logo na primeira aplicação.
O tratamento pela técnica do eletrolifting produz um estímulo significativo da micro circulação cutânea, com a sua subseqüente melhoria na nutrição e na oxigenação dos tecidos, o que, em última análise, gera um efeito de revitalização dos tecidos. Da mesma forma, produz-se uma estimulação dos fibroblastos (responsável pela melhoria - quer ao nível da qualidade, quer ao nível da quantidade - do colágeno por eles sintetizado), ativa substancias das proteínas albuminóides do tecido conjuntivo (elastina e reticula) e do sistema linfático, assim como das suas funções.

Modo de usar:
Para tratamento fazer 10 aplicações, pois a pele deve estar bem hidratada e nutrida.
Limpar a pele com produto à base de azuleno.
Tonificar com substâncias analcoólicas.
Peeling tipo gomage bem suave sem sílica.
07 minutos de aplicação Eletrolifting.
Compressas para descongestionar e acalmar por 05 minutos.
Limpar totalmente a pele.
05 minutos de Vaporização de Ozônio.
Ionizar por 10 minutos.
Para pele jovem usar produto à base de uréia e MMF.
Para pele envelhecida usar produtos à base de colágeno e elástina.
Fazer mesoterapia com movimentos suaves.
Máscaras com substâncias firmadoras ou clareadoras que tenham caolin ou magnésio e que sejam descongestionantess e calmante.
Hidratar com foto protetor.

CORRENTE GALVÂNICA
Definição: A corrente GALVÂNICA, é uma corrente contínua de baixa amperagem, isto da ordem de miliampere e de baixa voltagem. Os elétrons se deslocam em único sentido e devido a essa particularidade, é utilizada pela sua propriedade, de desloca íons. Em medicina, fisioterapia e estética esta corrente é utilizada para introduzir na pele determinadas substâncias consideradas curativas, esta energia é um das mais conhecidas em ELETROMEDICINA e destacaremos os pontos mais importantes:
A CORRENTE GALVÂNICA possui a propriedade de determinar efeito térmico, químico e efeitos fisiológicos e de formar um campo magnético.

CORRENTE FARÁDICA
Definição: A corrente Farádica é um fluxo de Elétrons pulsátil que penetra nas musculaturas contráteis. O estimulador é uma ginástica progressiva que massageia o paciente na inatividade, relaxando a musculatura. O estimulador é um auxiliador mecânico que economiza e substitui a força física das esteticistas e fisioterapeutas nos tratamentos nas musculaturas e nos nervos profundos.
Ação física: Provoca uma vibração interna de dentro para fora, estimulando constantemente a circulação sanguínea central e periférica, contraindo e descontraindo a musculatura e nervos ritmicamente com intervalos compassados.

MICROCORRENTE
Definição: A função da micro corrente é revitalizar a pele e também melhorar a circulação local.
Aparelhos eletro terapêuticos que se constituem em poderoso recurso para completar o trabalho do profissional de saúde e estética, através de estimulação elétrica fisiológica, e não-invasiva. As Micro correntes diferenciam-se de outros tipos de eletroterapia pelas suas características básicas de intensidade e freqüência: a intensidade está compreendida entre 10 a 100 micro Amperes e a freqüência de 0,3 a 300Hertz.
Esta estimulação, com sinal elétrico compatível às trocas iônicas que ocorrem em nível celular, ativa o metabolismo e aumenta produção do trifosfato de adenosina (ATP), energia atuante na célula, em 500% restabelecendo o equilíbrio biológico celular.
Acelera a síntese de proteínas, a absorção de nutrientes, as trocas iônicas, a reabsorção de líquidos e toxinas e estimula a perfusão tissular do oxigênio e do fibroplasto, aumentando a produção de colágeno.
Promove uma revitalização tecidual.
Micro corrente renovador celular indicado para flacidez da pele do rosto. Ativa o metabolismo das células, tonifica a pele, potencializa a hidratação e a ionização dos produtos. A flacidez pode surgir ainda na juventude, pois, assim como a acne e a olheira, tem forte componente genético.

Contra-indicações:
· Portadores de marca-passo;
· Patologias circulatórias como flebites, embolias, varizes, tromboflebites;
· Gestantes;
· Hiper e hipotensos descompensados;
· Processos infecciosos e inflamatórios;
· Clientes portadores de neoplasias;
· Renais crônicos;
· Patologias pulmonares descompensadas como enfisema pulmonar;
· Epilepsia mal maior;
· Regiões com dermatites e dermatoses;
· Lesões musculares;
I· nflamações articulares em fase aguda;
· Fraturas não consolidadas;
· Espasticidade;
· Miopatias que impeçam a contração muscular fisiológica;
· Sobre o seio carotídeo (pode desencadear um reflexo vagal provocando bradicardia, vasodilatação periférica, hipotensão arterial, etc.).

Indicações:
 · Trabalhar na estase circulatória, sem comprometimento patogênico e infeccioso;
· Auxiliar na reabsorção dos líquidos no espaço intersticial;
· Beneficiar a eliminação dos dejetos da metabolização celular, diminuindo a fibrose tissular;
· Promover analgesia em regiões com celulite dolorosa;
· Auxiliar no pré e pós-cirurgico;
· Aumentar e manter a força muscular;
· Melhorar a estabilidade articular;
· Melhorar o rendimento físico em esporte de alto nível;
· Manter a qualidade e quantidade do tecido muscular.;
· Aumentar a circulação sanguínea no músculo ou mantê-lo em um nível ótimo.

Contra indicações relativas:
· Gestação em qualquer fase.
· Próteses metálicas no local de aplicação.
· Doenças cardiacas, como arritmias severas,insuficiência cardíaca congestiva.
· Encurtamento funcional do músculo.
· Traumas locais.
· Perda da integridade da pele no local da aplicação.
· Sensibilidade alterada.

Acessórios
· Cinco eletrodos de vidro, af.
· Um bastão alta frequência.
· Um bastão negativo.
· Um rolinho ionizador.
· Um gancho desincrustador.
· Uma caneta para elétrolifting.
· Dois cabos pararelos rca bipolares.
· Quatro eletrodos condutores.
· Duas canetas esferas.
· Dois bastões duplo.
· Manual de instruções do equipamento 7 em 1  
· Certificado de garantia do gabinete facial

Dados Técnicos
· Alimentação: 110/220v
· Dimensões da caixa:
Largura: 460mm
Comprimento: 310mm
Altura: 220mm

 TREINAMENTO GRATUITO NA FÁBRICA DA FISMATEK. É NECESSÁRIO AGENDAMENTO COM 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.