sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Coisa de Pele




Dermatologista fala sobre micoses e como tratá-las corretamente

Praia, calor, sombra e água fresca. O verão é maravilhoso, não é mesmo? Mas é nessa estação do ano que também é muito comum surgirem as incômodas micoses. E quem pensa que essas afecções cutâneas provocadas por fungos se resumem a pequenas manchinhas brancas na pele está muito enganado. Segundo especialistas, esses micro-organismos podem até afetar órgãos internos do corpo. Então, se você apresenta alguma micose não perca tempo e procure um dermatologista.

As micoses são muito indesejadas. Existem dois tipos delas: as superficiais e as profundas. Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Dra. Paula Dadalti, os tipos mais comuns são as formas superficiais como a pitiríase versicolor, as dermatofitoses ou tíneas e a candidíase. Elas costumam aparecer na pele, nas unhas e no couro cabeludo. “As dermatofitoses clássicas apresentam-se na forma de lesões em placa, com bordas ativas, popularmente chamadas de 'impingem'. Costumam causar comichão e podem acometer qualquer parte do corpo. Já a pitiríase versicolor, conhecida como 'pano branco', aparecem na forma de manchas brancas ou podem possuir uma coloração acastanhada coberta por descamação fina. Quando atingem as unhas causam descolamento e espessamento da lâmina ungueal. Nos cabelos, provoca queda deixando as áreas com pelos curtos e descamação.”

“No caso da pitiríase versicolor, as regiões mais comuns são o pescoço, tórax e os ombros. As impingens acometem frequentemente as regiões inguinais, como as virilhas, e plantares, que são as solas dos pés. Além disso, são bastante prevalentes nas unhas, conhecidas como onicomicoses. Os micro-organismos podem afetar várias outras partes do corpo, como, por exemplo, o couro cabeludo de crianças. É o caso da tinea capitis.” - explica a médica.

Mas, existem outros tipos de micoses que não são tão simples e vão além da pele e das mucosas. De acordo com a dermatologista, os fungos podem afetar órgãos internos do corpo, como os pulmões e o sistema nervoso central. Ela cita uma espécie de micose profunda localizada no tecido subcutâneo que, hoje em dia, tem sido muito tratada. "A esporotricose, antigamente, se pegava por arranhão em roseira, mato e palha. Mas, atualmente, as pessoas têm contraído por arranhão de gato. O animal geralmente vai ao jardim, se contamina e passa para as pessoas. Ela é tratada com antifúngicos por via oral, tomado, claro, com acompanhamento médico."

Pessoas de todas as idades estão sujeitas a esses micro-organismos. E o calor e a umidade tornam o ambiente mais favorável à proliferação de alguns fungos. “Fatores locais como mãos sempre úmidas, por exemplo, podem dificultar o tratamento e favorecer as recidivas. Para evitar o contágio, é importante arejar as regiões mais propícias e secá-las bem após banho.” - aconselha Dadalti.

Se você foi acometido por micoses, não fique preocupado. Elas podem ser tratadas com antifúngicos tópicos ou sistêmicos. “A escolha do tratamento vai depender do grau de extensão da doença e do tipo dela. Por outro lado, devem ser respeitadas as limitações de cada indivíduo, já que as drogas sistêmicas são muitas vezes hepatotóxicas - tóxicas para o fígado - e apresentam grande frequência de interações medicamentosas.” - finaliza a dermatologista.

Fonte: maisde50.com.br


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estica e puxa




Sete exercícios de relaxamento para preparar os músculos antes do exercício físico

Estica, alonga, contrai e solta. Todo mundo já ouviu falar que antes de praticar exercícios físicos deve-se aquecer os músculos com um bom alongamento, certo? Errado. De acordo com especialistas no assunto, o relaxamento – termo correto para este tipo de atividade física – deve ser feito após o exercício. E, atenção, sempre com a orientação e indicação de um profissional capacitado.

Segundo o chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Dr. Beny Schmidt, o termo alongamento é usado de forma equivocada no Brasil e fora do país. Ele explica que o correto é dizer relaxamento. "O músculo não possui propriedade de aumentar o seu comprimento. Não existe alongamento muscular. Toda vez que estico um braço, não estico os músculos do membro, eu faço relaxamento."

Outro mito acreditado pelas pessoas é o de que seja necessário fazer o "alongamento" antes da prática de exercícios físicos. Dr. Beny explica que, em atividades de alto rendimento, o relaxamento somente possui valor depois da atividade física, porque a pessoa relaxa a musculatura, entrando em piores condições de obter uma vitória do aquela que está mais preparada, com certo grau de contração muscular. "Eu vou lutar boxe com alguém. Eu vou ficar treinando e a outra pessoa vai ficar relaxando. Quem vai levar vantagem? Eu, que estava treinando." – conta o médico, que exemplifica quais são os exercícios de alto rendimento: "O boxe, o vôlei e o futebol são os principais."

Saiba também que a prática não é importante somente para quem faz exercícios de alto rendimento. Ela pode ser boa para quem leva uma vida agitada e ainda sim não tem muito tempo para ir para academia. "Hoje em dia todas as pessoas precisariam fazer os exercícios de relaxamento por causa da vida estressante. É uma arma poderosa para relaxar e pensar na nossa saúde. O principal benefício é o alivio do estresse, da dor muscular e, sobretudo, é uma boa forma de prevenção das lesões musculares produzidas por atletas e por não atletas."

Além disso, o médico faz um alerta a aqueles que já passaram dos 45 anos. "Depois dessa idade, todo ser humano começa a perder massa muscular. Não adianta praticar somente atividades aeróbicas. Elas devem fazer atividades com carga de peso. Então, o relaxamento deve ser feito após esses exercícios." Quem se interessou pelo relaxamento deve ter em mente que a prática deve ser recomendada por um profissional que conheça inteligência muscular e sempre com orientação.

Confira na próxima página sete exercícios para relaxar e preparar os músculos para o exercício físico:

1) Em pé ou sentado, mantendo as costas retas, em postura correta, apoie uma das mãos no ombro oposto e, com a outra, puxe o braço pelo cotovelo, com o pescoço virado para o ombro do mesmo lado, mantendo por alguns segundos.

2) Com as duas mãos na nuca, alongue o pescoço suavemente para frente. Com a mão na lateral oposta da cabeça, dobre o pescoço em direção ao ombro. Depois, gire lentamente o pescoço sobre os ombros, invertendo o sentido após alguns segundos.

3) Sentado, com a postura ereta, coloque uma das pernas dobrada sobre a outra. Com as duas mãos na parte externa do joelho, puxe-o para a sua direção. Não precisa forçar muito. Segure por 10 segundos, respirando normalmente. Dê uma pequena pausa e faça o mesmo com a outra perna. Faça rês repetições com cada perna.

4) Para aliviar as tensões dos ombros e da coluna cervical, basta mexer os ombros em movimentos circulares para frente e para trás por alguns segundos. Mantenha sempre as costas apoiadas no encosto da cadeira e os pés no chão.

5) Com os pés descalços, pegue uma bola de tênis ou outra com resistência parecida e pressione-a com diferentes partes do pé, como calcanhar e os dedos, por exemplo. Role a bola pela sola do pé. Repita os movimentos por cerca de 30 segundos para cada pé, mas faça uma pausa entre um pé e outro. Isso vai provocar um relaxamento em toda a coluna e nas coxas.

6) Em pé, com os joelhos levemente dobrados, ou sentado, mantendo a postura ereta, cruze os dedos das mãos acima da cabeça, com as palmas viradas para cima e promova a extensão dos braços até o limite, mantendo por cerca de 15 segundos. Faça uma pausa e repita e o exercício.

7) Em pé, mantendo a perna de apoio apontada para frente, apoie o pé da outra perna em superfície segura e da altura da sua coxa ou quadril e, com o joelho dobrado, leve gentilmente o quadril à frente, mantendo a posição por cerca 20 segundos. Faça o mesmo com  a outra perna.


Fonte: www.maisde50.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Laticínios integrais podem reduzir risco de diabetes tipo 2



De acordo um estudo publicado este mês na revista científica Annals of Internal Medicine, dos Estados Unidos, os laticínios integrais – geralmente malvistos por muitos especialistas em nutrição e saúde – contêm um ácido graxo que pode diminuir o risco do diabetes tipo 2.


A pesquisa descobriu que pessoas com altos níveis do ácido trans palmitoleico no sangue têm probabilidade 62% mais baixa de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, “pessoas com níveis mais altos deste ácido graxo no sangue apresentaram melhores níveis de colesterol e triglicérides, resistência mais baixa à insulina e níveis mais baixos de indicativos de infecções”, afirmou Dariush Mozaffarian, um dos diretores do programa de epidemiologia cardiovascular do Hospital Brigham and Women e da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos.


O ácido palmitoleico é naturalmente encontrado no corpo humano. Também é encontrado em pequenas quantidades em produtos derivados do leite. Quando encontrado em fontes fora do corpo humano, ele leva o nome de ácido trans-palmitoleico. O leite integral tem maior teor deste ácido do que o semidesnatado. A versão com menos quantidade desse ácido graxo é o leite desnatado.


“A quantidade de ácido trans-palmitoleico é proporcional à quantidade de gordura do leite”, disse Mozaffarian.


Estudos realizados com animais sobre o ácido palmitoleico que ocorre naturalmente no organismo já mostraram que esse tipo de gordura pode proteger contra a resistência à insulina e o diabetes, disse Mozaffarian. Em humanos, pesquisas sugeriram que o consumo maior de laticínios está associado ao risco mais baixo de diabetes. Entretanto, o motivo de tal ligação ainda não foi esclarecido.


Para avaliar se este ácido graxo relativamente raro e menosprezado pode contribuir para o efeito aparentemente protetor dos laticínios, pesquisadores revisaram dados de mais de 3.700 adultos registrados no Estudo da Saúde Cardiovascular, realizado nos Estados Unidos.


Todos os participantes tinham mais de 65 anos de idade e eram residentes de um dos seguintes quatro estados americanos: California, Maryland, Carolina do Norte e Pensilvânia.


Foram analisadas amostras de sangue para detectar a presença do ácido trans-palmitoleico, assim como os níveis de colesterol, triglicérides, proteína C-reativa e glicose. Os participantes também deram informações de seus hábitos alimentares.


De acordo com o estudo, as pessoas com níveis mais altos do ácido trans-palmitoleico no sangue apresentaram níveis levemente mais baixos de gordura corporal. Elas também apresentaram níveis mais altos de HDL, o “bom” colesterol, e taxas mais baixas dos outros tipos de colesterol e da proteína C-reativa, um indicativo de infecções. Elas também apresentaram evidências de níveis mais baixos de resistência à insulina.


Entretanto, o dado mais significativo foi que os participantes com os níveis mais altos de ácido trans-palmitoleico no sangue foram também os que apresentaram menor probabilidade de desenvolver o diabetes tipo 2. Para este grupo, a redução de tal risco foi de quase dois terços.


Mozaffarian disse que é difícil saber exatamente quantas porções de laticínios seriam necessárias para atingir os níveis mais altos do ácido no sangue, mas ele diz que é provável que o ideal seja de três a cinco porções diárias, dependendo do tipo de laticínio consumido.


Entretanto, ele adverte que é ainda cedo demais para fazer quaisquer recomendações nutricionais com base nos resultados de apenas uma descoberta.


“Este estudo confirma a existência de uma relação muito forte entre algum componente dos laticínios e um risco menor de desenvolver o diabetes, porém, um único estudo não é o suficiente para alterar as normas vigentes”, disse ele, complementando que espera que o estudo dê origem a novas pesquisas.


Sue Kirkman, vice-presidente sênior de assuntos médicos e informação à comunidade da Associação Americana do Diabetes, concordou que é cedo demais para alterar as normas nutricionais, mas afirmou que as descobertas realmente sugerem “que as coisas podem ser mais complicadas do que talvez se possa imaginar. Parece que não podemos afirmar que qualquer gordura trans é ruim, já que esta foi associada à diminuição do diabetes, da resistência à insulina e dos níveis de proteína C-reativa”.


Joel Zonszein, diretor do Centro Clínico do Diabetes no Centro Médico Montefiore, de Nova York, concordou, ressaltando: “Essa foi uma associação muito interessante e consistente. Talvez o leite integral não seja tão ruim. Mas não acredito que existam evidências suficientes para mostrar que deveríamos começar a tomar este tipo de leite. Precisamos compreender o mecanismo que está por trás desta associação. As mudanças dos hábitos alimentares costumam ser bastante drásticas neste país, mas este estudo não deve ser usado para fazer mudanças na dieta. Por enquanto é só uma observação”.


* Por Serena Gordon


Fonte: www.saude.ig.com.br

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Negatoscópio 2 corpos - Visualizador de Raio-x



Por R$ 295,00

Parcele em 10x de R$ 29,50 sem juros
ou 7% à vista R$ 274,35      (Veja Mais)




Negatoscópio 2 corpo


Composto em aço carbono: promove maior resistência mecânica, impede a corrosão e exerce forte apelo visual;
Pintura branca em epóxi: garante impermeabilização total da da superfície, facilita a limpeza, melhora a estética do local e acrescenta resistência química e à abrasão (raspagem);
Frente de acrílico leitoso, possui fixadores p/ raio-x.
2 lâmpadas de 20 watts cada.
Chave seletora: 127/220 volts
Dimensões do aparelho: 50cm x 70cm x 10cm

Indicação


Aparelho utilizado na avaliação e interpretação de exames radiológicos.

Conservação


A limpeza deve ser feita apenas com panos limpos levemente umedecidos com sabão neutro;
Não utilizar produtos químicos, pois o mesmo poderá causar danos ao equipamento.


Fonte: www.sosfisio.com.br

quarta-feira, 22 de agosto de 2012



As mulheres  estão cada vez mais vaidosas, e uma parte do corpo que merece atenção, justamente pela grande exposição, são as mãos.

Alguns cuidados são fundamentais para mantê-las sempre jovens e bonitas. O primeiro deles é o uso do protetor solar  todos os dias, mesmo no inverno. O mais indicado é usar aqueles com filtro solar hidratante, com FPS 30, e o ideal é que seja passado pela manhã e após o almoço. Outra dica é evitar o contato prolongado com detergentes, sabonetes e solventes, que danificam a pele. Quando o contato for inevitável, o dermatologista aconselha passar um hidratante sem perfume logo após, para hidratar a pele.

A exposição ao frio ou calor exagerados também faz mal, pois agride a gordura que está abaixo da pele e os vasos sanguíneos delicados das mãos, e por isso deve ser evitada. As mulheres também devem evitar ao máximo movimentos de torção com as mãos (torcer roupas, panos, abrir tampas de potes), pois esses movimentos fazem mal às articulações, causando artrose e articulações tortas e grossas.

No caso de manchas, é aconselhável as mulheres a ficarem longe das fórmulas caseiras que se dizem milagrosas, indicadas pela avó ou pela vizinha. O ideal é procurar uma orientação qualificada com um dermatologista com título pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois há vários tratamentos para uso domiciliar e complementados com procedimentos médicos, que, quando indicados pelo dermatologista, podem ter ótimos resultados.

No caso das manchas senis, que aparecem com a idade, os tratamentos  são diversos e acabam melhorando também a firmeza da pele. São tratamentos que agridem a pele para remover as manchas e que causam produção de colágeno como um bônus. São tratamentos químicos (peelings), luminosos (laser e luz intensa pulsada) e termoelétricos (radiofrequência fracionada). Há também um tratamento clássico e eficaz que é a crioterapia com nitrogênio líquido, com o inconveniente de ter a cicatrização arrastada no tratamento das mãos, geralmente com uma vermelhidão nas regiões tratadas que dura meses.

Um tratamento que está sendo procurado com muita frequência nos consultórios dermatológicos é o tratamento da perda do volume das mãos, aquelas mãos que ficam muito magras, com aparência "cadavérica", com vasos muito aparentes, ossos e músculos, aquela mão que perdeu a aparência gordinha da juventude. Para estes casos, é realizado preenchimento, com o material de escolha de cada dermatologista.O preenchedor mais seguro é o à base de ácido hialurônico, aplicado através de microcânulas. Tem um resultado imediato, com pouca chance de ficar roxo ou dolorido. No caso do ácido hialurônico, o tratamento é realizado a cada 12 a 18 meses e os efeitos são muito bons.

terça-feira, 21 de agosto de 2012



Por R$ 1.390,00  

Parcele em 10x de R$ 139,00 sem juros
ou 7% à vista R$ 1.292,70      (Veja Mais)

Reg.ANVISA N°80348960003


Ultrassom

Sistema eletrônico acoplado a um transdutor piezoelétrico que transmite a peça de mão movimentos oscilatórios conjugados, atingindo freqüências na faixa de 29KHz a 32KHz proporcionando vibrações perfeitas no plano longitudinal, sem traumas, sem agressão ao esmalte e sem gerar calor.



Características Técnicas


* Chave liga / desliga;
* Sintonia automática de freqüência;
* Ajuste do nível da potência ultra-sônica;
* Escala dos níveis de potência por cores facilitam os trabalhos em periodontia, endodontia ou geral;
* Caneta do ultra-som com sistema de capa removível e autoclavável, aumenta a vida útil do trandutor;
* Reservatório para acondicionar líquidos como elementos de irrigação;
* Pressurização do líquido através do terminal de entrada acoplado a uma linha de ar comprimido;
* Válvula pneumática utilizada no preenchimento do reservatório interrompe a pressurização do líquido, evitando vasamento de ar quando houver remoção da tampa;
* Sistema eletro-pneumático sincronizado com válvula solenóide para proporcionar cortes e aspirações da água e ar instantaneamente;
* Registro de ajuste fino para controle de água possibilita adequar à necessidade de cada operação;
* Peça de mão anatômica com mangueiras lisas, leves e flexíveis;
* Pedal para acionamento;
* Kit para esterilização,acompanha o suporte, (03) três insertos e
chave de aperto;
* Gabinete confeccionado em plástico resistente;

Aplicações


* Destartarização;
* Remoção de pinos e coroas;
* Condensação de amalga;
* Condensação de inalys-onlays;
* Condensação de guta percha;
* Endodontia;
* Periodontia;
* Micro-retro cirurgia

Fonte: www.sosfisio.com.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A saúde dos homens





Confira uma lista com os cinco médicos essenciais ao homem com mais de 50
Os homens, desde sempre, são conhecidos por serem fortes e resistentes. Mas, apesar dessas qualidades, eles também precisam cuidar da saúde. Por medo e até mesmo por vergonha ou preconceito, muitos ainda deixam de ir ao médico e realizar exames importantes. E é depois dos 50 que, segundos especialistas, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com relação às doenças cardiovasculares. A seguir, especialistas citam os médicos e exames essenciais aos homens com mais de 50 anos.

A partir dos 50 anos, algumas doenças comuns da idade podem surgir, fazendo com muitos homens procurem um médico somente nessa faixa etária, inclusive até mesmo depois do surgimento de sintomas graves. Porém, de acordo com o clínico geral Alexandre Giandoni Wolkoff, todo homem deve fazer um check-up básico e procurar um clínico geral, nutricionista e educador físico, antes de chegar a essa idade. "É importante para manter a saúde e fazer a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e sedentarismo. Para tratar esses males deve-se procurar um clínico geral, além de fazer uma avaliação com um nutricionista e um educador físico. Pois, hoje em dia, já se sabe que os distúrbios nutricionais e o sedentarismo matam mais que o tabagismo, por exemplo, e, nesse caso, o educador físico pode orientar a escolha da atividade física."

Agora, além dessas orientações, ao chegar à fase madura, o homem também deve fazer um exame laboratorial básico e procurar especialistas, como o urologista e oftalmologista - médicos específicos para tratar doenças típicas da idade. E, apesar de tantos especialistas, por que muitos homens deixam de ir aos consultórios? Segundo Wolkoff, há razões para o sexo masculino visitar menos os médicos. "Existem fatores culturais para isso, como preconceito com exames urológicos, medo de agulha e falta de informação sobre a importância de um check-up periódico."

A seguir, confira as principais especialidades médicas que o homem maduro deve procurar:

Urologia

Os homens devem procurar o especialista para examinar a próstata periodicamente após os 45 anos. O urologista Fábio Pessanha Henriques explica que nessa faixa etária podem surgir doenças como a hipertrofia benigna da próstata e o câncer de próstata. "É importante visitar esse especialista para saber se não há um tumor maligno. A hipertrofia benigna pode causar dificuldade para urinar e, às vezes, tem que ser operada. Já o câncer pode ser operado também quando está no início - período no qual há a possibilidade de tratar com êxito. Caso a doença já esteja avançada, o tratamento será feito com medicamentos para isolar os hormônios masculinos." – explica o urologista.


De acordo com Henriques, o urologista deve ser visitado geralmente uma vez por ano. Porém, surgindo algum sintoma grave, o paciente deve procurar o médico imediatamente.

Oftalmologia

Aos 50 anos, é comum o surgimento de doenças como o glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doenças genéticas - como a retinose pigmentar - e a retinopatia diabética, doença na qual o paciente não tem controle clínico do diabetes, levando à cegueira total.


Segundo a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, a retinopatia diabética deve ser tratada precocemente, ou seja, antes que os sintomas de perda da visão sejam efetivos. Já o tratamento da DMRI deve ser o controle clínico sistêmico das inflamações. Ainda de acordo com a médica, quem sofre de glaucoma não possui os sintomas nas fases iniciais, a dor somente ocorre em pressões muito elevadas. Por isso, o paciente deve ir ao oftalmologista para ser examinado. “O tratamento inicial é feito com colírios que controlam a evolução do processo.”

A médica explica que a consulta ao especialista pode ser feita a cada dois ou três anos, caso o resultado dos exames oftalmológicos seja normal e a pessoa não tenha doenças como diabetes e hipertensão. "Agora, se houver fatores de risco, a consulta deve ser anual ou semestral." - finaliza Carvalho.
Otorrinolaringologista

A especialidade é importante porque, nessa faixa etária, pode haver perda auditiva.

"Isso é comum. Assim como há desgaste das articulações, ocorre a perda auditiva. Deve-se medir anualmente a audição para saber se isso está acontecendo" - conta o clínico geral Alexandre Giandoni Wolkoff.

Ortopedista

Esta área médica deve ser procurada, pois é comum nessa idade haver desgaste de ossos e articulações, além de enfermidades associadas, como a perda de massa muscular e a mudança na postura. - explica o clínico geral Alexandre Giandoni Wolkoff.

O ortopedista Marcelo Campos explica que, a partir dos 40 anos, a massa muscular começa a declinar e a prática de atividade física é fundamental
para a manutenção do músculo e da massa óssea. “Com isso, consequentemente, há a diminuição do risco de fraturas.” - conta Campos, que também é e coordenador do laboratório de artroscopia para cirurgia de ombro e cotovelo do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe).

Segundo ele, um homem nessa idade não precisa visitar um ortopedista sistematicamente, e sim, quando há queixa no sistema músculo esquelético. "As pessoas têm praticado mais atividades, se expondo mais a lesões. Isso tem aumentado, principalmente, com as atividades esportivas. Mas o desenvolvimento dos tratamentos ortopédicos tem permitido a reabilitação mais precoce de lesões no tendão, nos ossos ou ligamentos. O resultado disso é a melhora da qualidade de vida."

Dermatologista

Assim como as mulheres, os homens também deve dar atenção especial à pele. "Nós moramos em um país com incidências de raios UVA e UVB e as pessoas costumam frequentar praia e piscina se expondo a esses raios solares. Isso aumenta a incidência de câncer de pele e, por esse motivo, os homens devem procurar esse especialista." - conta o clínico geral Alexandre Giandoni Wolkoff.

Além das especialidades citadas acima, os homens nessa faixa etária devem fazer uma avaliação laboratorial, segundo o clínico geral Alexandre Giandoni Wolkoff. São elas:
 

• Colesterol
• HDL
• Triglicérides
• Glicemia desjejum
• Hemograma
• TSH
• Creatinina
• Urina tipo 1 (no Rio de Janeiro esse exame é chamado de EAS)
• Exame de urina básico
• Pesquisa de sangue oculto nas fezes
• PSA (Avalia se há câncer de próstata)

Fonte: maisde50.com.br

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sedentarismo tardio


Pesquisa conclui que brasileiras com mais de 60 anos passam muito tempo sentadas


Muita gente sabe que a atividade física faz muito bem para a saúde e que todos deveriam praticá-la, não é mesmo? Mas, ao contrário disso, um estudo brasileiro mostrou que mulheres acima de 60 anos passam muito tempo em atividades sentadas. Saiba que deixar de praticar atividades físicas pode desencadear o surgimento de doenças, como a osteoporose, entre outras.


Realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, o estudo analisou 271 entrevistas com mulheres acima de 60 anos frequentadoras de um centro de lazer e de um Ambulatório de Menopausa. O objetivo era avaliar o nível de atividade física, a qualidade de vida e os fatores associados a elas. A pesquisa apontou que um terço delas era pouco ativa e que realizavam predominantemente atividades na posição sentada (ouvir rádio e assistir televisão) e poucas atividades de intensidade moderada ou vigorosa no trabalho, transporte e lazer.

De acordo com o geriatra e especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Roberto Lourenço, o sedentarismo está associado a problemas de saúde em qualquer faixa etária, mas nas pessoas acima de 60 anos, existem males comuns. "O sedentarismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, pode levar a depressão. Os indivíduos acabam tendo menos atividade social, ficando mais restrito ao ambiente em que eles vivem. O sedentarismo também acentua algo que faz parte do envelhecimento: a sarcopenia, que é a perda natural de massa muscular."

O estudo mostrou, ainda, que as mulheres maduras menos ativas ficavam de 10 a 15 horas sentadas, enquanto as mais ativas entre 5 e 9 horas. De acordo com o geriatra não existe um número de horas adequadas em que o indivíduo possa permanecer sentado. Ele recomenda a prática de exercícios físicos, embora isso dependa da condição de saúde da pessoa. "Se é uma pessoa preservada, pode fazer a maior parte de exercícios que as pessoas jovens podem fazer. Os indivíduos acima de 60 anos podem praticar exercícios físicos, três vezes por semana, 30 minutos por dia”.

Para fisioterapeuta e pós-graduada pela USP em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Doença, na Saúde e no Envelhecimento Adriana De Bortoli, uma boa opção de atividade física é a musculação. De acordo com a especialista, a atividade é excelente para pessoas dessa faixa etária. "A musculação para com a perda de massa muscular, contribuindo para o ganho de músculos. Assim, as pessoas conseguem ter uma qualidade de vida melhor, conseguem se locomover melhor, executam as atividades diárias melhor. Além disso, ela é um dos fatores que protege contra a osteoporose, pois ela ativa a musculatura que estimula a remodelação óssea." – explica a especialista.

Ela conta que, além da musculação, as pessoas dessa faixa etária devem fazer uma atividade ao ar livre, que também contribui para a melhora da saúde. "Quando a pessoa faz uma atividade como caminhada ou andar de bicicleta, consequentemente é trabalhado o condicionamento cardiorespiratório." – explica a fisioterapeuta, que completa: "A atividade física promove bem estar, diminui a incidência de depressão, melhora a autoestima, porque você também tem também um retorno estético, apesar disso ser uma consequência do exercício."

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CERVICALGIA





O que é Cervicalgia?

A cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular). O paciente com cervicalgia geralmente relata uma melhora quando está em repouso e exacerbação da dor com o movimento.

Sintomas e sinais

O paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.
Em relação à dor, o paciente pode queixar-se desde uma dor leve local e uma sensação de cansaço, até uma dor mais forte e limitante. O braço, além de doer, pode apresentar alterações de sensibilidade e força muscular, são as chamadas “alterações neurológicas”.
O paciente refere adormecimento de alguma área ou de todo o membro, podendo ser contínua ou desencadeada por algum fator. A fraqueza muscular acontece em casos mais graves ou prolongados sendo geralmente progressiva. Podem existir também alterações nos reflexos encontrados em algumas inserções musculares no punho, cotovelo e ombro nos casos mais graves.

Causas da Cervicalgia

As cervicalgias podem ser decorrentes, de desordem mecânica, fatores posturais e ergonômicos ou ao excesso de sobrecarga dos membros superiores. A dor cervical resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e à idade. A cervicobraquialgia caracteriza-se por dor cervical com irradiação para membro superior, normalmente devido à compressão da raiz nervosa proveniente da região cervical sub-axial. Trabalhos que envolvam movimentos repetitivos de membros superiores e flexão da coluna cervical estão relacionados à dor cervical.

Diagnóstico e exames

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada

Tratamento
  • RMA da Coluna Vertebral
É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.
  • 5 Etapas do tratamento (Fisioterapia manual, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Flexão-Descompressão, Estabilização Vertebral, Musculação ou Pilates).

  • Fisioterapia Convencional

Fonte: itcvertebral.com.br

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Evite o mau hálito alimentando-se bem





Que alimentar-se bem é bom, todos já sabem! Mas e que alguns alimentos - até mesmo a Água - pode contribuir para um hálito mais gostoso, você sabia?

Embora alguns alimentos, como alho e cebola, possam causar mau hálito, a razão mais comum para esse mal quando ele se torna frequente é a falta de higiene bucal, principalmente da língua. A dentista Michelle Davanço, especializada em estomatologia e profissional da Clínica Steticlin, conta que, muitas vezes, a halitose torna-se tão habitual que o portador nem a percebe mais. Nesse caso, fique atento ao alerta de colegas e procure um dentista.

Mas, quando ela é resultado de um simples imprevisto que nos impede de escovar os dentes, você pode investir em alguns alimentos para deixar sua boca mais agradável. Confira:

Maçã, cenoura e pepino
Quando comidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Dessa forma, impede o acúmulo de bactérias e livra de possíveis odores indesejados.

Para se ter noção de como é imediato o resultado dessa interação, experimente consumi-los quando sentir que os seus dentes estão um pouco ásperos, o que evidencia a formação da placa bacteriana. Após o consumo, passando a língua por eles novamente, você os sentirá lisinhos. Não é à toa que, como explica a dentista Michelle, esses alimentos são comumente chamados de "detergentes".

Chá de boldo
Embora façamos uma associação direta e exclusiva entre o mau hálito e a boca, segundo Marcio Augusto, dentista especializado em halitose, o odor exalado também pode ser potencializado pela má digestão. Isso ocorre quando gases produzidos no intestino são incorretamente desviados para o estômago e, então, liberados pelas vias respiratórias, situação comum em pessoas de mais idade. Nesse caso, o chá de boldo pode ser de grande ajuda, uma vez que estimula esse processo, prevenindo, consequentemente, essa situação desagradável.

Gengibre
Você provavelmente já viu o gengibre presente na categoria de alimentos antioxidantes, anticoagulantes, entre outras. Acontece que ele também atua como um ótimo adstringente natural, por estimular alguns processos digestivos, como explica a nutricionista Daniela Cyrulin. Desse modo, levar balinhas de gengibre na bolsa ou na mochila ou até mesmo acrescentá-lo às refeições pode ser uma estratégia para combater o mau hálito.

Iogurte natural sem açúcar
Uma causa bastante comum do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo. Ele é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos - que ocorrem na ausência de ar - do nosso corpo. "Nesse caso, o iogurte natural sem açúcar pode ser a grande solução, uma vez que ele age reduzindo os níveis desse gás que tem odor similar ao de ovo podre", aponta Daniela.

Suco de limão
O limão tem poder adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Essa fruta ainda atua como reguladora do intestino, responsável por produzir diversos gases que muitas vezes acabam sendo eliminados pelas vias respiratórias. Para facilitar o seu consumo, vale acrescentá-lo às refeições e até pedir um suco adoçado.

Hortelã
A hortelã é amplamente utilizada em tratamentos medicinais, mas também é dotada de diversas propriedades que estimulam o sistema digestivo, além, é claro, de ter um aroma agradável. Dessa forma, ao mastigar as folhas dessa planta, você direciona o suco formado pela saliva para o estômago, acelerando a digestão, e ainda fica com aquele gostinho de frescor na boca. Precisa explicar por que ela está presente em balas, enxaguantes bucais e pastas de dente?

Água
Você provavelmente já percebeu que, mesmo escovando os dentes antes de dormir, sempre acorda com mau hálito. De acordo com a dentista Michelle, isso é completamente normal, pois, quando dormimos, os processos fisiológicos do nosso corpo desaceleram, diminuindo o ritmo até mesmo da salivação, o que promove a proliferação de bactérias bucais.

Por isso, beber bastante água durante o dia é uma ótima saída para evitar a halitose, pois estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo, inclusive, da boca.

Fonte: Laura Tavares

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dualpex 961 URO - Gerador de Correntes - Uroginecologia Eletroestimulação




Por R$ 1.699,00  

Parcele em 10x de R$ 169,90 sem juros
ou 7% à vista
 R$ 1.580,07      (Veja Mais)




    Equipamento versátil, de fácil manuseio e eficaz para o tratamento uroginecológico. Controlado por microprocessador é indicado para o tratamento de:
  • Períneos dolorosos do pós-partum ou pós-operatório
  • Instabilidades vesicais
  • Incontinências sobre imperiosidade
  • Incontinência urinária de esforço 
  • Prolapso
  O Dualpex 961 Uro é dotado de diagnóstico eletrônico (avisa quando há algum problema na emissão de corrente para o paciente).


  • Comutação automática de tensão 110-220V
  • Central de controle com microprocessador
  • Corrente bipolar com compensação simétrica
  • Possui mais de 20 programas
  • Corrente máxima: 60mA
  • Tempo de Terapia: 0 a 60 minutos

  • Cabo de força
  • Eletrodo anal
  • Eletrodo vaginal 
  • Manual de operação

  • Mínimo: 2 watt
  • Máximo: 20 watt