quarta-feira, 15 de maio de 2013

A importância do Sono



A IMPORTÂNCIA DO SONO NO NOSSO DESEMPENHO FÍSICO E MENTAL

O sono e os hormonios:

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormonios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormonio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

As Fases do Sono:
- Fase 1:
Melatonina é liberada, induzindo o sono (sonolência).
- Fase 2:
Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e desce a temperatura corporal.
- Fases 3 e 4:
Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.
- Sono REM
Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.

Qual é o papel do GH? Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita a acumulação de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em consequência, a fabricação do hormonio do crescimento.
A leptina, hormonio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina.

Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.
Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta. A falta de sono inibe a produção de insulina (hormonio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormonio do stresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito.


por, Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, médica formada pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Endocrinologia e Metabologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário