quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mitos e verdades sobre o colesterol



As altas taxas de colesterol ruim no sangue (LDL) estão entre as principais causas de mortes por infarto. Para diminuir os riscos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia reduziu a taxa considerada saudável de 100 para 70, o que aumenta o número de pacientes em tratamento para o colesterol alto. Mas você sabe como evitar que o problema? A seguir, veja mitos e verdades do colesterol:
1 O ovo é o grande vilão do colesterol alto
Mito. De acordo com o nutrólogo Mohamad Barakat, estudos indicam que o ovo, por tanto tempo acusado de ser o grande vilão do colesterol alto, pode ser consumido moderadamente. “Ele é rico em ácido láurico, importante para a memória e o bom funcionamento dos músculos. Recomendo apenas que ele não seja frito em óleo quente. Quem não apresenta níveis altos de mau colesterol (LDL) no sangue pode consumir até dois ovos inteiros por dia. Já as pessoas com taxas alteradas devem seguir a recomendação médica para mantê-las equilibradas", orienta o especialista. 
2 A prática de atividades físicas ajuda a controlar as taxas de colesterol
Verdade. Segundo o cardiologista  Antonio Carlos Till, “atividades físicas aeróbicas regulares, como natação, corrida, tênis, futebol e andar de bicicleta, ajudam no controle do peso e dos níveis de colesterol. Estes exercícios aumentam o colesterol bom e ajudam na redução do colesterol ruim, equilibrando as taxas”. 
3 Para ter saúde, preciso excluir todos os alimentos com colesterol da dieta
Mito. O colesterol não pode ser eliminado completamente, já que é utilizado pelo organismo para produzir hormônios esteroides, essenciais ao bom funcionamento das funções do corpo. Entre eles, estão os hormônios sexuais estrógeno e progesterona nas mulheres, e a testosterona nos homens. Ainda existe o cortisol, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e defende o corpo de infecções. Já a aldosterona é importante para reter sal e água no organismo. O corpo ainda utiliza o colesterol para produzir uma quantidade significativa de vitamina D, responsável por ossos e dentes fortes, fabricada quando a pele é exposta à luz do sol”, explica Suzete. 
4 O colesterol alto pode ter fatores genéticos
Verdade. Infelizmente, alguns casos de colesterol alto não podem ser controlados com alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. “Há três causas para a alteração do colesterol. A primeira é o fator genético, em que os genes determinam essa alteração nas taxas. A segunda é a alimentação, com consumo elevado de alimentos ricos em gordura e a terceira possibilidade para a elevação do colesterol são doenças, como hipotireoidismo, diabetes e alterações nos rins. A idade também é um fator de risco, já que o colesterol se eleva conforme ela avança. Nos homens isso ocorre a partir dos 45 anos e, nas mulheres, tem início aos 55 anos”, explica a médica ortomolecular Suzete Motta.
5 Evitar o consumo de gorduras evita a elevação das taxas de colesterol
Verdade. Para evitar taxas altas de colesterol é preciso praticar exercícios físicos regularmente e controlar a alimentação. “Bacon, toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsicha, salame, linguiça e carne em geral são os principais alimentos que contém uma significativa quantidade de colesterol”, diz Suzete. 
6 Quem tem colesterol alto só precisa tomar remédio para controlar o problema
Parcialmente verdade. Em casos que não correspondem ao fator genético para elevação das taxas de colesterol, é possível tentar controlá-las com exercícios físicos e mudanças na alimentação, antes de fazer uso do remédio. “As gorduras boas, insaturadas, ajudam a diminuir o colesterol, mas são calóricas e precisam ser consumidas com moderação. Elas estão presentes no abacate, nozes, avelãs, margarina e óleos vegetais, como os de oliva, canola, soja, milho e girassol”, explica Suzete. É preciso controlar as taxas para toda a vida, mas só o especialista poderá avaliar a necessidade de medicação.

vida10.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário