terça-feira, 30 de abril de 2013

Hidrate e ilumine seu rosto com a máscara de ouro



Um dos metais mais preciosos do mundo tem também o poder incrível de deixar a pele mais firme, hidratada e iluminada. A moderna máscara de ouro tem sido usada nas melhores clínicas de estética do país e melhorando a aparência de homens e mulheres.

Feita a base de ouro 24K, ela é uma excelente opção para quem quer preparar a pele para o verão, período em que a pele mais sofre com a exposição ao sol. "Devido ao seu alto poder de hidratação profunda, ela se tornou uma das opções mais eficazes para quem quer manter a pele bonita e livre dos danos geralmente causados pelo verão", explica a esteticista Marília de França Gonçalves, do Zahra Spa & Estética.

Além de hidratar, a máscara melhora a textura, elasticidade e firmeza da pele.

As máscaras podem ser usadas por homens e mulheres com a pele estressada e que estão com a aparência abatida. Elas também dão novo ânimo ao semblante de pessoas que fizeram dietas rigorosas porque sempre aumentam a luminosidade e a vitalidade.

São recomendadas, cerca de quatro a cinco sessões para um resultado excelente. Primeiro, a esteticista faz uma higienização da pele, seguidos por uma esfoliação e massagem. Com a pele limpa, é feita a aplicação da máscara. Após a remoção do ouro, finaliza-se o tratamento com a aplicação de filtro solar.
Segundo Marília, que é especialista em estética facial, o ouro é um importante elemento porque tem virtudes energizantes.

"Graças aos seus benefícios, a pele se revitaliza e permanece imunizada contra os efeitos do tempo. Dessa forma, ele é eficaz na regeneração celular e na proteção contra os radicais livres que acabam provocando o envelhecimento precoce".
A máscara de ouro possui uma espécie de lifting, é tem base na oligoterapia ou terapia ortomolecular que tem o objetivo de repor os minerais do organismo, perdidos com o tempo.

Além do rosto, a máscara de ouro pode ser aplicada também no colo e pescoço, deixando nessas áreas uma aparência mais clara, sedosa e hidratada, além de claro, reduzir linhas de expressão.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Como Ocorre o Soluço e de Onde Ele Veio?




Contração involuntária do diafragma que pode se repetir várias vezes por minuto. Na medicina é conhecida como vibração síncrona do diafragma para o ato de pegar a própria respiração enquanto soluçava. Representa ação involuntária envolvendo arco reflexo. Soluços podem ocorrer de modo individual ou em ataques. O ritmo tende a ser constante.

Em geral os ataques de soluços se resolvem sem intervenção, embora remédios caseiros sejam por vezes utilizados para tentar encurtar a duração. O tratamento médico é necessário em casos de soluços crônicos. De fato existem hipóteses diferentes sobre como ocorre os soluços.
Hipóteses Filogenéticas
Tem sido proposto que o soluço é um resquício evolutivo de respiração anfíbia. Girinos engolem o ar e água através das guelras, semelhante aos mamíferos. As vias motoras permitem tipos precoces durante o desenvolvimento fetal antes de permitirem forma de ventilação normal.
A teoria da recapitulação do soluço antecede à respiração moderna do pulmão. Além disso, soluços e anfíbio são inibidos por elevada presença de CO2 e pode ser parado por GABAB e receptores agonistas, ilustrando possível fisiologia compartilhada e evolutiva na herança.
As propostas podem explicar por que bebês prematuros gastar 2,5% do tempo soluçando, engolindo como anfíbios de modo possível porque os pulmões ainda não estão formados por completos.
Soluços fetais intrauterinos são de dois tipos. O fisiológico ocorre antes de 28 semanas após a concepção e tendem a duração de cinco a dez minutos. Esses soluços são parte do desenvolvimento fetal e estão associados com a mielinização do nervo frênico, responsável por controlar o diafragma torácico.
A hipótese de filogenia explica como o reflexo do soluço pode ter evoluído. A ideia é questionável devido à existência da alça aferente do reflexo, o fato de ele não explicar a razão para o fechamento da glote e devido à contração curta do soluço improvável que tenha efeito com reforço significativo para contrair os músculos da respiração.
Liquidação do Ar no Estômago
Explicação que surgiu em 2012 sugere que os soluços podem ter evoluído junto com outros reflexos desenvolvidos em mamíferos que lhes permitam coordenar a respiração e leite de sucção.
Soluços são encontrados apenas em mamíferos, comuns em crianças, tornando-se mais raro como o passar da idade. Isto pode sugerir que evolui para permitir fuga do ar retido no estômago, o que permite leite a ser ingerido.
A hipótese sugere que a bolha de ar no estômago estimula a parte sensorial do reflexo de receptores no estômago, esôfago e ao longo da membrana. Isto provoca soluço, que criado por sucção no peito, puxando o ar a partir do estômago para cima e fora através da boca. A teoria é suportada pela tendência forte das lactentes em obter soluços.
Sintomas e Causas do Soluço
Série única com respiração e espasmos do diafragma, com espaçamento de duração variável. Está acompanhado de tremor corporal no abdômen, ombro ou pescoço. A vítima pode reclamar de interrupções breves, com dor ocasional na respiração, garganta, peito ou abdômen.
Quem come de modo rápido pode desenvolver soluços. Álcool, pães secos e alguns alimentos picantes também são responsáveis por desenvolver. Pessoa que consume alimento em excesso de uma só vez traz chances significativas de desenvolver ataques de soluços. Desencadeados por série de condições-humanos. Raramente, podem ser sinal de problemas médicos sérios.
Irritação da Medula
Relatos de casos clínicos mencionam que a lesão da medula que envolve a área pouco ventral e lateral para o trato solitário causa soluços. Explicação ao achado é que tal machucado “irrita” descendo do núcleo solitário ao núcleo frênico.
O núcleo frênico consiste de grupo relacionado de modo funcional aos corpos celulares no corno ventral. Axônios decorrentes do núcleo frênico compõem o nervo frênico que inerva o diafragma.
O resultado de soluços espasmódico rebaixa o diafragma, causando tosse acentuada e inspiratória. Tronco cerebral traz lesões envolvendo a área ventral e lateral para o núcleo e resultado do trato solitário em soluço.
Tratamento ao Soluço
Inúmeras soluções médicas existem, mas nenhum tratamento especial é conhecido por ser eficaz. Fármacos são usados com vários inibidores da bomba de protões. Soluços podem ser causas secundárias de outra doença, como o refluxo gastroesofágico ou membranas esofágicas tratadas no distúrbio subjacente.
Tratamento simples envolve o aumento da pressão parcial de CO2 e atividade no diafragma inibindo a respiração em saco de papel. Estimulação do nervo vago pode melhorar soluços, como engolir pão seco, gelo picado ou a aplicação de tração para a língua, estimulando o reflexo de vômito.
O nervo frênico pode ser bloqueado de modo temporal com a injeção de 0,5% em procaína, de modo bilateral ou de outras formas de destruição cirúrgica.
Uma abordagem anedótica médica é a instalação de lidocaína no ouvido externo. De alguma forma, isso cria um nervo vago, provocando reflexo através das extensões para o ouvido externo tímpano. O efeito pode ser imediato e duradouro depois de expirar o efeito de lidocaína em cerca de duas horas.
Soluços são tratados medicamente apenas se estiverem em níveis graves e persistentes (denominados “intratáveis”), como no caso de Jennifer Mee, uma mulher de 19 anos que, em 2007, soluçou de modo constante por cinco semanas em sequência.
Tratamento eficaz com sedativos requer dose que torna a pessoa inconsciente ou letárgica. Medicar usando sedativos pode ser apropriado apenas no curto prazo. O indivíduo afetado não pode continuar com as atividades normais de vida.
Soluços persistentes e intratáveis devido ao desequilíbrio eletrólito podem beneficiar ao beber uma bebida gaseificada contendo sal para normalizar o equilíbrio de potássio de sódio no sistema nervoso.
A administração nasal de vinagre foi encontrada para aliviar os soluços crônicos e graves de uma menina de três anos de idade japonês. O conteúdo pode estimular a parede dorsal da nasofaringe, onde o ramo faríngeo do glossofaríngeo nervoso está localizado.
Bryan R Payne, neurocirurgião da Universidade Estadual de Louisiana, obtém sucesso com procedimento experimental em que um nervo vago estimulador é implantado no peito do paciente para casos de soluços intratáveis. O tratamento envia rajadas rítmicas de energia elétrica para o cérebro por meio do nervo vago, que passa através do pescoço.




quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como Hidratar os Calcanhares




Se você passa muito tempo usando sandálias, provavelmente está intimamente familiarizado com pés secos e calcanhares rachados. As sandálias de calcanhar aberto também não suportam a almofada de gordura por baixo do calcanhar, o que pode causar calos para dividir e rachaduras. Outras causas de calcanhares rachados incluem pele seca, psoríase, obesidade e diabetes. O melhor tratamento para calcanhares rachados é impedi-los de se desenvolver em primeiro lugar. Há algumas coisas que você pode fazer para reduzir a dor e o desconforto e ter calcanhares mais bonitos.
Homens e mulheres podem desenvolver rachaduras profundas nos calcanhares por conta da pele seca, psoríase, eczema, excesso de peso e ficar em pé o dia todo ou usar sapatos de salto aberto na parte de trás, que muitas vezes ate faz a pele do calcanhar tocar no chão. Fatores como carregar peso em excesso ou ficar de pé durante todo o dia no trabalho pode fazer com que as bolsas de gordura sob os calcanhares se expandam para os lados. Quando isto acontece, se a pele que cobre o calcanhar não é maleável, ou se um calo já existe, a pele é mais provável de rachar. Além de ser feio, se as rachaduras são graves, elas podem causar dor e incomodar seu andar.

Rale os Pés com a Ajuda de uma Lixa em Casa
Ralar os pés para evitar e remover rachaduras é uma medida antiga, dos tempos dos seus avós. O ato simples pode ser feito em casa com a pele mole depois do banho e dura apenas alguns minutinhos. Você pode deixar os pés na água por algum tempo e aplicar o produto. Compre lixas para ralar os pés em lojas de produtos para manicure ou produtos de beleza em geral. Custa menos de R$ 5 um bom ralador ou uma pedra pomes e use até que ele não tenha mais efeito. A pele deve cair no chão, então fazer isso no banheiro é a melhor pedida ou sobre um pano.
Use um ralador de pés delicadamente ou uma pedra pomes para ajudar a remover alguns dos calos que normalmente causam rachaduras e se abrem em resposta à redistribuição da gordura abdominal em seu pé. Isso pode ser muito doloroso de fazer se você tiver rachaduras ou fissuras profundas em seu calcanhar, mas aqueles que possuem rachaduras leves, ainda em desenvolvimento, não devem ter nenhum problema. Tal hábito deve reduzir o desenvolvimento de rachaduras adicionais.
Não rale demais, ou você vai ter problemas. A proteção do seu pé será removida se você exagerar na ralação e podem surgir doenças de pele na região.
Evite deixar seus pés de molho por longos períodos em água quente e sabão. A água quente e sabão aumentam a secura da pele e pode tornar as rachaduras ainda piores. O melhor é usar apenas água se você quer ralar os pés e quer apenas amolecer a pele da região.


Faça uso de Hidratantes nos Calcanhares
Aplicar hidratante nos calcanhares é uma medida simples e sempre apresenta um bom resultado em curto espaço de tempo. Bons produtos estão no mercado hoje, alguns voltados apenas para os cuidados com os pés. Para ter um bom efeito em pés já danificados, hidrate os calcanhares com rachaduras duas ou três vezes ao dia. Alguns especialistas recomendam a aplicação de hidratantes mais consistentes, que fazem o máximo para manter a pele hidratada, ou usar um óleo cde bebê após o banho para ajudar a manter a umidade do pé.
Evite usar hidratante ou óleo ao colocar sapatos fechados. Isso vai deixar o seu pé úmido. Com a ação do calor, podem surgir fungos e bactérias, causando doenças de pele sérias. Também não coloque no solado do pé, ou o sapato ou sandália pode ficar deslizando(principalmente se for um óleo).
Esfregue o creme em seus calcanhares, certificando-se de massagear nas rachaduras para os produtos serem absorvidos de forma melhor pela pele. Pressione o hidratante que você escolheu com os dedos para que ele penetre nas fissuras completamente, e só então coloque meias para fazer o produto agir por um período mais longo.
Se você costuma tratar seus pés à noite, use meias para dormir para potencializar o uso do produto. Lave seus pés suavemente pela manhã para remover qualquer excesso de creme. Seque suavemente e pode calçar seus sapatos para sair no dia seguinte sem qualquer problema.

Trate do Problema se ele já Estiver Instalado
Se você já possui um pé rachado a longos anos, não há problema. Aplique um gel ou bandagem de pulverização na região com regularidade. Tente fazer isso em fissuras profundas para proteger a pele, reduzir a dor e incentivar a rápida cicatrização. Qualquer coisa que você pode fazer para ajudar a reduzir o movimento da pele em torno de seu calcanhar, incluindo o uso de pastilhas e sapatos fechados confortáveis, também vai ajudar a encorajar uma cicatrização mais rápida.

Faça Uso de Sapatos Fechados
Para evitar o problema, uma boa pedida é evitar sapatos com calcanhar abertos, que tendem a deixar a região mais seca e causar rachaduras. Sapatilhas são substitutos bacanas para o uso do dia a dia e podem evitar problemas de coluna por não saber andar. Tênis são os ideais se você caminha bastante no seu dia a dia.

Caso o Problema Seja mais Profundo e Antigo, Vá a um Profissional
Se seu problema é antigo e medidas caseiras não ajudaram, faça uma consulta médica. Consulte um podólogo se as rachaduras em seus saltos foram desenvolvidas em fissuras profundas ou se o calcanhar não melhorar depois de uma semana de hidratação. Leve os produtos usados para que ele saiba como você tratou e possa lhe indicar um tratamento mais eficiente.


Higienize os Pés Para Evitar Doenças
Uma boa dica para manter os pés bem limpos é usar uma solução de peróxido de hidrogênio ou vinagre com água e levar os pés a imersão para matar os germes ou fungos que podem estar dentro das rachaduras do calcanhar. Faça isso ao menos uma vez por semana para garantir a manutenção da região enquanto as rachaduras não somem.

Cuide do Seu Peso, e Você Estará Cuidando do Seu Pé Também
Perder peso é uma boa pedida se você estiver com sobrepeso ou obeso. Carregar peso em excesso pode colocar muita pressão sobre a almofada de gordura sob seu pé e causar rachaduras no calcanhar. Também não faz bem para a pele e joelhos, que estão trabalhando sobrecarregadas.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Clínica Básica de Fisioterapia I - Maca Antares + TENS/FES 4 canais + Ultra-som 1Mhz + Escada 2 Degraus + Mesa Auxiliar c/ Rodízios



Por R$ 2.730,00  

Parcele em 12x de R$ 227,50 sem juros
ou 7% à vista
 R$ 2.538,90      (Veja Mais)
    


Consultório Básico  de Fisioterapia

Esta clínica/consultório foi montado levando-se em consideração a experiência de profissional de fisioterapia e vendo a necessidade básica para atuação do mesmo.


Características Técnicas:

Maca Antares

Maca em madeira para massagem com um design que privilegia a força e a resistência, sem abrir mão da leveza, este modelo de maca massagem pode ser usado para várias atividades, sendo especialmente indicado para trabalhos mais vigorosos,de maior impacto.
- Nosso modelo mais resistente e versátil (Maca de madeira).
- Especial para trabalhos mais vigorosos de maior impacto.
- Dimensões fechada: 90x70x20 cm.
- Dimensões Aberta : 180 x 65 cm.
- Peso : 14 Kg.
- Altura regulável : 55 a 80 cm.
- Capacidade Estática: 300 kg.


TENS/FES HTM Clínico 4 Canais


Equipamento de eletroestimulação TENS FES HTM com a mais alta tecnologia em microcontroladores.
Design inovador que revoluciona o mercado de equipamentos eletromédicos. Considerado um dos mais modernos equipamentos para fisioterapia.
Controle através de teclas soft touch e visualização de todos os parâmetros em display LCD.
Possui 04 canais de saídas independentes e 09 modos de operação. Controles variáveis de todos os parâmetros de estimulação das correntes TENS / FES.
Possui 11 protocolos pré-programados para otimizar os tratamentos e a utilização.


Sonic Compact 1mhz (Ultrasom 1mhz)

Ultra som digital fisioterápico portátil com freqüência de 1,0 Mhz.
Design inovador que revoluciona o mercado de equipamentos eletromédicos. Considerado um dos mais modernos equipamentos para fisioterapia.
Todos os parâmetros são visualizados em display LCD e operados por teclas soft touch.
Com emissão contínua e 30 opções de pulsados na opção multi-freqüências, abrangem todos os tratamentos terapêuticos através da micro-massagem profunda. Oferece, ainda, 10 protocolos de tratamento ultrason para auxiliar as aplicações.


Escada 2 Degraus


 
Escada hospitalar de aço tubular redondo, 2 degraus , com anti-derrapante e ponteira nos pés.


Mesa Auxiliar com Rodízios

Mesa de consultório com duas plataformas para colocar aparelho;
Tamanho 40 x 40 x 80cm;
Possui rodíziose:


quinta-feira, 18 de abril de 2013

O cochilo pós-almoço que desestressa




Recostar-se depois de comer e se entregar a alguns minutos de sono bota o sistema cardiovascular para descansar, aplaca os ânimos e, de quebra, renova a concentração para enfrentar o segundo turno no trabalho

Sábios são os espanhóis, que, diariamente, fecham as portas de seus estabelecimentos comerciais por volta da 1 hora da tarde para as reabrir somente lá pelas 3, quando retornam revigorados do sagrado período da siesta. O costume, que para nós brasileiros se traduz em tirar uma soneca depois de almoçar, se tornou alvo da ciência. Um time de psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, avaliou os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular após uma situação tensa. Para isso, separaram 85 pessoas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos durante o dia enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse. Os cientistas também aferiram a pressão arterial e constataram que ela se apresentou mais baixa entre a turma que repousou. Em outras palavras, o impacto negativo do nervosismo sobre as artérias foi revertido mais rapidamente.

"Outros trabalhos já demonstraram que descansar após o almoço diminui a pressão sistólica", confirma o cardiologista Marco Antônio Gomes, do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sem se espantar. Ao falar em pressão sistólica, ele se refere ao número de maior valor que aparece registrado no aparelho de medição.

Os especialistas especulam que esse fenômeno seria comandado pelo cérebro, mais precisamente pelo sistema nervoso central, que é dividido em simpático e parassimpático. O primeiro acelera e o segundo coloca um freio nas funções fisiológicas. "Quando dormimos, há redução da atividade simpática, o que relaxa os vasos e diminui os batimentos cardíacos", explica o pneumologista especialista em sono Pedro Genta, do Hospital do Coração, em São Paulo. Entendeu então a lógica de uma soneca como sobremesa?

A curta duração de um cochilo não desmerece suas qualidades. "Em 45 minutos, é possível atingir a fase três do sono", diz Pedro Genta (veja infográfico na página 70). Ou seja, dá tempo suficiente de ele se aprofundar a ponto de proporcionar vantagens ao corpo.

Vale reforçar, porém, que é na escuridão da noite que o cérebro secreta um hormônio fundamental para que se adormeça bem pra valer: a melatonina. "Uma venda nos olhos ou um quarto escuro ajudam a simular o descanso noturno, potencializando a ação positiva da sesta", ensina Marco Antônio.

Como a medicina está longe de ser uma ciência exata, a recomendação de deitar depois do almoço não é incontestável. "Há um estresse ao despertar, que intensifica a coagulação e a descarga de adrenalina, acelerando o coração", avisa Gomes. Segundo ele, suspeita-se que isso aconteça tanto no sono noturno como na sesta. "Por isso, ela não é indicada a quem tem alto risco cardiovascular, como diabéticos, obesos e fumantes", alerta.

A essa advertência soma-se outra: "O cochilo pode diminuir a duração do repouso à noite, gerando sonolência e fadiga no dia seguinte, o que faz a pessoa sucumbir à sesta novamente, entrando em um círculo vicioso", diz a neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, em São Paulo. Isso não significa que ela seja radicalmente contra a pausa em pleno expediente. "Quando o sujeito é privado do sono regular, muitas vezes precisa complementá- lo", opina. Nesses casos, aconchegar- se na poltrona seria bem-vindo.

E, para quem quer mais um argumento para se render à moleza vespertina, aí vai: a tentação de mergulhar no sofá logo que acaba a refeição atende a uma necessidade natural do organismo. "Durante a digestão, a circulação sanguínea se concentra na região visceral", explica Gomes. Daí que, carentes de abastecimento, o cérebro e o coração trabalham em marcha lenta e a sonolência impera. Assim, quando surgir um ímpeto irresistível de tirar uma pestana, ninguém deveria acusá-lo de preguiçoso! Afinal, há um bom motivo fisiológico.

O despertar da memória
Se você puder se dar ao luxo de se entregar ao travesseiro por 90 minutos à tarde, sua capacidade de reter informações aumentará. Foi o que o pesquisador Avi Karni, da Universidade de Haifa, em Israel, verificou ao finalizar um experimento em que também comparou indivíduos que fizeram a sesta com outros que se mantiveram em vigília no período vespertino. "Quando dormimos depois de uma tarefa de leitura, por exemplo, as áreas cerebrais responsáveis pela consolidação da memória permanecem ativas", diz Karni a SAÚDE!. "A vantagem é que essa região fica inteiramente dedicada ao registro, sem interferência de fatos ou experiências externas que desviam nossa atenção o tempo todo quando estamos em alerta", completa.

As fases do adormecer
Como os períodos do sono repercutem no organismo

O sono cumpre ciclos de 90 minutos em que se alternam as etapas classificadas como NREM e REM. A primeira é subdividida em quatro estágios. Os dois iniciais se caracterizam pela liberação da melatonina, que marca o início do relaxamento, a redução do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Nos dois últimos, ocorre o aprofundamento do descanso. No sono REM, nós sonhamos e processamos as informações assimiladas durante o dia. Acredita-se que os 45 minutos de cochilo diurno sejam capazes de contemplar pelo menos as três primeiras fases do sono NREM, promovendo os efeitos descritos abaixo.

1. No sistema nervoso central, cai a atividade do sistema simpático, aquele que agita o organismo, e predomina o parassimpático, que faz o coração trabalhar mais devagar e a pressão baixar.

2. A calmaria induz a queda dos níveis de cortisol no sangue, o hormônio do estresse. Daí, o nervosismo e a ansiedade vão embora.

E o almoço?
Tirar uma pestana após uma refeição pesada, especialmente quando o indivíduo fica deitado, pode fazer com que o conteúdo estomacal retorne para o esôfago, provocando mal-estar, como azia ou enjoo. Sesteie, sim, mas como complemento de uma refeição mais leve.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Benefícios e Propriedades do Chá de Folha de Pitanga





A pitangueira é a uma arvore nativa encontrada na Mata Atlântica, nas florestas semidecidual (as árvore trocam apenas parte da folhagem) e em regiões de clima subtropical. Apitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), sendo também conhecida como cerejeira-brasileira, pitanga-vermelha, pitanga-do-mato, brazilian cherry ou surinam cherry (inglês). Essa árvore é famosa por sua capacidade de produzir uma das frutas mais versáteis do Brasil, sendo a pitanga conhecida por chefes de cozinha do mundo todo. Atualmente, a pitangueira faz parte do RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS), devido à suas propriedade medicinais.
A pitangueira é uma planta cultivada em muitos países, sendo adequada para a produção de sumo, polpa congelada e chá. Os óleos essenciais das folhas de pitanga contêm substâncias que são uteis em cosméticos, sobretudo em cremes anti-acne e loções e cremes para revitalização. Um simples chá de folhas de pitanga pode ajudar no combate à febre e problemas gastrointestinais, bem como dores reumáticas.
O óleo da folha da pitanga possui fortes propriedades adstringentes (teor de tanino naturalmente elevado), sendo muito útil para normalizar a produção excessiva de sebo no couro cabeludo (cabelos oleosos) e a dermatite seborreica. O óleo da folha de pitanga é rico em vitaminas que ajudam a rejuvenescer o cabelo, além de ser muito rico em ácidos alfa-hidroxi. Os ácidos alfa-hidroxi possuem benefícios no tratamento para o rejuvenescimento da pele, sendo conhecido por sua capacidade ajudar no tratamento de acne a rugas. De acordo com pesquisas, os ácidos hidroxi-alfa possuem a capacidade de penetrar a haste do cabelo e causar um impacto na estabilidade da queratina, proteína que forma a estrutura do cabelo e contribui para a sua força.
O óleo da folha de pitanga também possui propriedades repelente. As folhas da pitanga são usadas na medicina popular brasileira ao longo de centenas de anos. Os extratos e óleo da folha de pitanga são consideradas eficazes contra muitas doenças, e são utilizados na medicina alternativa em remédios contra a febre, reumatismo, doenças do estômago, diarreia, perda de peso, hipertensão arterial, febre amarela, gota, malária e também como estimulante menstrual. Devido às suas propriedades alcalinas, também é utilizada como expectorante e digestivo.
A folha de pitanga também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, ferro e iodo. Tem ação anti-diarreica. O óleo da folha de pitanga é composto de quantidades substanciais do antioxidante licopeno, beta-criptoxantina, gama-caroteno e rubixantina. Esta planta é utilizada na medicina tradicional da America do Sul como um anti-hipertensivo, porque possui propriedades vasodilatadoras, e também tem um efeito diurético. O óleo da folha ainda tem propriedade antibacteriana.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Urticária Aquagênica: Um Banho Pode Ser Uma Experiência Terrível





Todo mundo já ouvir falar em alergias bizarras, mas é bem provável que se surpreenda com a Urticária Aquagênica. A doença que pode ser descrita como urticária em que a alergia seria a água. Dessa forma, um simples banho pode ser uma experiência bem desagradável para as pessoas que sofrem com essa doença.
Para quem ficou curioso vamos descrever o que é e como funciona essa doença, saiba também como é a vida de uma pessoa que sofre com a Urticária Aquagênica.
Afinal, é Alergia?
A Urticária Aquagênica, apesar de ser classificada como um tipo de alergia, não é uma reação alérgica tradicional. Numa reação alérgica convencional existe a liberação de histamina, porém, no caso específico dessa doença, não existe essa liberação.
Muitos estudiosos classificam a Urticária Aquagênica como uma hipersensibilidade a água. Seria uma forma de hipersensibilidade a íons que estão presentes na água não destilada. As pessoas que sofrem com essa patologia podem ter crises de urticárias com apenas 15 minutos de contato com a água. Essa crise intensa de coceira pode demorar até 2h para passar.
Além disso, coisas comuns de nossas rotinas como tomar banho de piscina, chorar ou mesmo sair na chuva podem ser provações terríveis para as pessoas que sofrem dessa doença. Já pensou o motivo de sua alergia escorrendo por seus olhos? A dor é terrível.
Quando Virou Doença
A Urticária Aquagênica nem sempre foi tratada como uma doença e pelo fato de não existir nem 50 pessoas diagnosticadas no mundo todo, demorou muito para que esse problema recebesse o “status” de problema de saúde.
A primeira citação da Urticária Aquagênica como uma doença aconteceu no ano de 1964 por cientistas chamados Shelley e Rawnsley. A descrição deles a respeito foi a de uma doença que era um tipo de alergia a água. Quando as pessoas que sofriam desse mal entravam em contato com a água, em qualquer temperatura, apresentavam lesões pelo corpo.
Essas lesões eram um tipo de urtica e cada uma apresentava em torno de 2 cm a 3 cm. Quase sempre as lesões aparecem na parte superior do corpo e a região dos ombros é uma das mais prejudicadas.
Após alguns estudos, percebeu-se que as urticas podiam durar de 10 a 50 minutos. Atualmente, existem casos em que as urticas podem durar até 2h após o contato com a água.
Quem é Mais Atingido
Essa é uma patologia bem mais comum em mulheres do que em homens, geralmente começa a se manifestar durante a puberdade. Dificilmente, se encontra uma criança sofrendo de Urticária Aquagênica, mas não é impossível tendo sido relatado um caso infantil aqui no Brasil mesmo.
Durante muito tempo acreditou-se que os casos não era hereditários e que atingiam uma pessoa de forma isolada na família. Isso está sendo posto em cheque pelo caso de uma mãe e um filho que sofrem dessa doença.
Porém, não se pode ter certeza de que é hereditário podendo ser que no caso dessa mãe e desse filho, eles tenham passado pela mesma situação estressante que gerou a doença. Além disso, alguns casos dessa urticária podem estar ligados a existência de outras urticárias como a colinérgica, causada pelo frio e o dermografismo.
Como é Feito o Diagnóstico da Urticária Aquagênica?
Uma curiosidade a respeito dessa alergia é saber como é feito o diagnóstico uma vez que é difícil imaginar que alguém possa ter alergia à água. Infelizmente, a Urticária Aquagênica não é uma doença muito conhecida e dessa forma, alguns médicos podem nem pensar nessa possibilidade por simples desconhecimento.
Antes de se ter certeza de que o problema do paciente é esse tipo de urticária é importante descartar a possibilidade de outras formas de alergia. Além de descartar outros tipos de alergias convencionais, é necessário realizar o teste de provocação com água.
Esse teste, apesar de causar dor e sofrimento ao paciente, é necessário para que seja comprovada a reação alérgica a água. Nesse tipo de teste, o médico realiza o contato da pele do paciente com água e observa se há o aparecimento de lesões na região logo após esse contato.
Detalhes Sobre a Urticária Aquagênica
Incidência
A seguir vamos detalhar um pouco mais a doença misteriosa que leva as pessoas a desenvolverem erupções cutâneas devido ao contato com a água. Para começar, é importante que se destaque o quão rara é essa enfermidade, a incidência é de 1 em 230 milhões de nascimentos.
Mortalidade
No mundo todo foram relatados cerca de 40 casos de Urticária Aquagênica, muitas pessoas podem ter essa doença e não fazer ideia de qual é o seu problema devido a pouca informação que existe a esse respeito. Porém, não existem casos de morte devido a essa alergia, apesar de causar muita dor.
Tratamento
O tratamento para essa doença é um só: ficar o mais longe possível da água. Porém, é claro que as pessoas precisam tomar banho e para que isso não seja um sofrimento sem fim, é necessário usar truques como usar vaselina, por exemplo. A vaselina cria um tipo de película protetora para evitar que o contato seja muito intenso e cause muita dor.
Nem precisamos dizer o quanto essas pessoas sofrem devido a alergia ao líquido precioso da vida, não é mesmo?
Como é a Vida de Uma Pessoa Com Urticária Aquagênica?
Uma das principais perguntas que surgem quando ficamos sabendo do que se trata essa doença é como vive alguém que tem essa enfermidade. Katie Dell, de 26 anos, é uma das pessoas que sofre com esse problema. A rotina da jovem é bastante diferente da nossa, pois até mesmo para tomar banho ela precisa da ajuda do marido.
A moça contou ao mundo que não assiste a filmes que podem emocioná-la, pois se ela chorar sentirá dores insuportáveis nos olhos. Isso sem contar o preconceito pelo qual Katie passou e também a dificuldade de ser diagnosticada, sobre isso ela disse “Os especialistas olhavam para mim como se eu estivesse dizendo mentiras e as pessoas me diziam que era tudo na minha cabeça. Eu pensei que estava enlouquecendo”.
Não Ao Beijo e ao Copo de Água
Tudo o que envolve contato com a água é prejudicial para quem sofre de Urticária Aquagênica. Isso inclui beijar, já que existe troca de saliva também é beber água.



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Trate a incontinência urinára pós-gestação por meio do pilates






A perda de urina involuntária é chamada de incontinência urinária (IU), condição esta relatada como um problema higiênico e social. A IU ocorre por diversos fatores, sejam eles primários ou os que se agravam com a mesma. A idade avançada, obesidade, menopausa, constipação intestinal, gravidez, entre outros, levam ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico e períneo, que é um conjunto de músculos que tem como função, sustentar os órgãos pélvicos, mantendo assim, o controle dos esfíncteres, principalmente a micção (urina).

Durante a gestação, a incontinência urinária normalmente ocorre devido à pressão na bexiga, comprimida pelo útero aumentado. No entanto, assim que termina a gravidez, a mulher tende a recuperar o controle da urina.

O problema também pode acontecer se a mulher apresentar uma composição genética fraca de seu colágeno (uma proteína importante para unir e fortalecer tecidos do organismo), o que pode já acarretar na frouxidão dos músculos que envolvem a bexiga e assoalho pélvico. Ou também pelo simples motivo do estiramento e/ou relaxamento desses músculos devido à gravidez. Outros fatores agravantes podem ocorrer durante um parto normal: se o bebê for muito grande, o parto for mal assistido ou se for utilizado fórceps de maneira errada. Nessas condições, os músculos que apóiam a bexiga podem ser lesionados permanentemente.

Muitas mulheres não sabem, mas existem exercícios específicos, com o objetivo de melhorar e/ou restaurar esses músculo, devolvendo-a uma melhor condição ou solução do problema. O pilates pode ajudar a combater e a tratar a incontinência urinária, pois tem como objetivo principal, o controle e fortalecimento da musculatura pélvica. Através das aulas de pilates, a paciente pode trabalhar dando ênfase a musculatura de sustentação : abdômen, lombar, glúteos e toda região pélvica, especialmente o períneo (área entre o ânus e a uretra), explica o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética. Vale salientar que é o Pilates é a única atividade completa, quando se pensa em fortalecer todos esses grupos musculares associados, e de forma não invasiva. O mesmo aumenta a consciência corporal e muscular, e todos os exercícios são associados com respiração e controle abdominal.

Pode-se ter excelentes resultados quando se utilizam exercícios específicos para a musculatura do assoalho pélvico, adquirindo maior controle da urina. É muito importante que cada aluna seja avaliada quanto ao grau de força do assoalho pélvico e o nível de consciência da ação dessa musculatura.

Também vale ressaltar que os casos de incontinência urinária devem ser acompanhados por um médico ginecologista e/ou obstetra, o qual em parceria com o fisioterapeuta indicará o exercício ideal. Ao fisioterapeuta caberá a tarefa de desenvolver e aplicar um plano de reeducação da musculatura de assoalho pélvico, através de um processo individualizado e que dê resposta às necessidades de cada paciente.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Você sabia que as bebidas vegetais substituem o leite?


Muitas pessoas tem intolerância a lactose e as bebidas vegetais são ótimas opções para esse público


Pesquisas apontam que grande parte da população adulta tem, em maior ou menor grau, intolerância a lactose. A lactose é um açúcar presente no leite que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerida, porém a produção desta enzima vai diminuindo com a idade tornando o leite um alimento de difícil digestão, causado desconfortos como distensão abdominal, flatulência e diarréia.
Segundo a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contra indicar seu consumo. “Apesar de ser considerado por muitos um excelente alimento, o leite não é bom para todo mundo” conta Flávia.
A proteína do leite é de difícil digestão. Não digerida faz com que o sistema imunológico responda e crie anticorpos contra essa proteína acarretando em alergias que podem se manifestar na forma de rinite, sinusite e outras inflamações. “Quando a proteína do leite não é digerida não conseguimos absorver o cálcio disponível nesse alimento” explica.
De acordo com a especialista, é possível substituir o leite por bebidas vegetais de digestão mais fácil, como as de arroz, quinua, aveia e amêndoas e incluir no cardápio alimentos fontes de cálcio melhores absorvidos pelo organismo, como o gergelim, o painço e as folhas verdes escuras, como o couve.
As bebidas vegetais são isentas de lactose ou proteína do leite, além de conter baixo teor de gorduras. “Podem substituir o leite de vaca em receitas de vitaminas de frutas, pães, biscoitos, bolos, panquecas, sopas cremosas, purê de batata entre outros” afirma Flávia.

Conheça os tipos de bebidas vegetais


  • Bebida vegetal de arroz – é hipoalergênico, não contém glúten (indicado para celíacos). Tem pequeno teor de gordura e poucas calorias. Normalmente é adicionado de minerais e vitaminas.
  • Bebida vegetal de aveia – sem lactose e sem proteína do leite. As fibras solúveis presentes na aveia são eficazes na redução dos níveis de colesterol e também no controle das taxas de açúcar no sangue.
  • Bebida vegetal de soja – é livre de lactose, sendo um substituto ideal do leite de vaca para as pessoas com intolerância. Traz os benefícios já reconhecidos da soja: é boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e também de isoflavonas que diminuem os sintomas da menopausa. Estudos mostram que o consumo regular de soja reduz os riscos de câncer de mama e próstata. Não contém glúten.
  • Bebida vegetal de quinua – a quinua é um cereal com um bom perfil de proteínas além de ser fonte de vitaminas do complexo B e fibras. Não tem glúten e pode ser consumido por pessoas de todas as idades. Não contém glúten.
  • Bebida vegetal de amêndoas – as amêndoas são oleaginosas ricas em proteínas e em ômegas 3 e 6. Não contêm colesterol e tem alto teor de vitamina E, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e previne contra o surgimento de doenças como câncer.

Receita de bebida vegetal de quinua


  • Ingredientes
  • 05 colheres (sopa) de grão de quinua
  • 1 L de água
Modo de preparo
Ferver a quinua na água, em fogo baixo, durante 15 minutos. Desligar. Bater no liquidificador Coar em peneira bem fina, para obter o leite.
Adoçar com açúcar mascavo ou mel. Pode ser guardado na geladeira por 24h.

Fonte: vidaequilibrio.com.br

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Respirador bucal x postura






A síndrome do respirador oral, também conhecida como síndrome de Pierre Robin , é o conjunto de sinais e sintomas de quem respira parcial ou totalmente pela boca. É causada por algum tipo de obstrução nas vias aéreas superiores, má oclusão dentária ou maus hábitos, levando a um padrão suplente de respiração que, por sua vez, vai gerar uma série de outras alterações importantes na dinâmica corporal.

O respirador bucal desenvolve uma postura típica, que pode ser identificada pelos pais, levando em consideração os seguintes aspectos:

- ombros para frente e “enrolados” ombros rodam internamente, deprimindo o tórax, levando a alterações no ritmo e na capacidade respiratória, a respiração é mais rápida e curta, criando uma deficiência de oxigenação
- cabeça projetada para frente- (protusão de cabeça) visando a manutenção da via respiratória pela necessidade de uma melhor respiração, através da retificação do trajeto das vias, favorecendo a chegada mais rápida do ar aos pulmões.
- pés supinados (pisada com a borda interna do pé)
- joelhos em X (joelhos estão mais próximos e os pés mais separados)
- A flacidez e a distensão da musculatura abdominal e do estômago ocorrem pela excessiva deglutição de ar, podendo provocar dores na região lombar.

Tratamentos:

Aconselha-se o trabalho postural que pode ser realizado basicamente por 2 técnicas:

-RPG: tratará da postura de uma forma global, é um tratamento mais passivo onde a atuação do fisioterapeuta é bem importante.
-Pilates: Trabalha-se mais ativamente através de exercício posturais, é lúdico ,e as crianças costumam gostar bastante.

Fonte:  Ana Paula Outsubo

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Perguntas e respostas sobre o Botox (toxina botulínica)






Em que consiste o Botox?

“Recomendaram para mim que eu fizesse uma aplicação de botox para eliminar as rugas que tenho na testa e entre as sobrancelhas. Gostaria de saber como funciona o botox.”
Primeiramente você deverá passar por um dermatologista para avaliar as indicações. Se o botox for indicado, o procedimento consiste na realização de pequenas injeções de Toxina Botulínica nos músculos que provocam as rugas de expressão. O medicamento irá agir sobre esse músculo relaxando-o, assim as marcas de expressão serão suavizadas e, em alguns casos, temporariamente eliminadas.

Para que tipos de rugas o Botox é apropriado?

“Tenho 35 anos de idade e começaram a se formar rugas finas ao redor dos meus olhos. As dobras nasolabiais são cada vez mais profundas, do mesmo modo que as rugas que eu tenho entra as sobrancelhas. Para que tipo de rugas é apropriado o Botox?”
A aplicação da toxina botulínica (nomes comerciais: Botox®, Dysport®, entre outras), é apropriada para rugas de expressão, principalmente, como as que acontecem na região frontal (testa), na região glabelar (entre as sobrancelhas) e região peri-orbicular (ao redor dos olhos, “pés-de-galinha”). Algumas técnicas utilizam a aplicação para algumas rugas na área do pescoço e do colo. Para os sulcos, pregas e dobras nasolabiais é mais comum e com melhores resultados o uso do preenchimento, não estando indicado o uso do botox.

Por quanto tempo a pele fica livre de rugas após o tratamento com Botox?

Estou pensando em eliminar as minhas rugas com Botox. Dado que não é o procedimento mais barato, me pergunto por quanto tempo duram os seus efeitos.”
Normalmente o efeito do Botox dura de 3 a 6 meses, para o tratamento de rugas. Lembre-se que é um bom tratamento para ajudar na prevenção ou diminuição do aparecimento de novas rugas. Trata-se de um cuidado contínuo para a pele, por isso a necessidade de novas aplicações.

Que implicações tem um tratamento com Botox?

“Vou fazer o meu primeiro tratamento com Botox. Gostaria de saber que implicações tem e quanto tempo supõe submeter-se a este procedimento.”
A aplicação de toxina botulínica (botox, dysport) é minimamente invasiva e é realizada em poucos minutos. No procedimento são injetadas pequenas quantidades do produto sob a pele. Essas áreas podem apresentar um pequeno eritema (vermelhidão) e ficarem com um aspecto entumecido (ligeiramente inchado), o que ocorre só no local da aplicação e dura pouco tempo.

O Botox produz incômodos?

“Tenho medo da dor da agulha quanto se injeta a substância na pele. Que incômodos produz o tratamento com Botox?”
Não há grande incômodo com a aplicação do botox (ou outras toxinas botulínicas). Dependendo do limiar de dor de cada paciente, pode-se sentir um ligeiro incômodo. Para contornar esses efeitos é comum utilizarmos um anestésico tópico, que praticamente elimina a dor, na grande maioria dos casos. Se está interessada em realizar o procedimento, pode fazê-lo sem medo.

Quando não é recomendável um tratamento com Botox?

“Existe alguma doença ou condição que não deva ocorrer com o paciente para que o tratamento com Botox seja possível? Quais são as contra-indicações para o uso do Botox?”
O botox (toxina botulínica) age localmente, não tendo efeitos sistêmicos, assim não há contra-indicação absoluta para aqueles casos de uso estético.
Ele não pode ser aplicado em gestantes ou em pessoas que forem alérgicas aos componentes do produto.
Também deve ser evitado no caso de infecções no local a ser tratado.

Botox e antibiótico

“Posso fazer aplicação de botox na região glabelar quando uso antibióticos?”
A aplicação de toxina botulínica, concomitante ao uso de alguns antibióticos é contra-indicada, são eles: a ge
É recomendável terminar o tratamento com antibiótico, antes de realizar a aplicação de botox.ntamicina, tobramicina, clindamicina e lincomicina.

Para que tipos de rugas o Botox é apropriado?

“Tenho 35 anos de idade e começaram a se formar rugas finas ao redor dos meus olhos. As dobras nasolabiais são cada vez mais profundas, do mesmo modo que as rugas que eu tenho entra as sobrancelhas. Para que tipo de rugas é apropriado o Botox?”
A aplicação de toxina botulínica (botox®, dysport®, entre outras), é apropriada para rugas de expressão principalmente, como as que acontecem na testa, entre as sobrancelha e a ao redor dos olhos.
Algumas técnicas utilizam a aplicação para algumas rugas na área do pescoço e do colo.
Para os sulcos nasolabiais é mais comum e com melhores resultados o uso do preenchimento facial.

Com que idade se pode realizar um tratamento com Botox?

“Tenho 59 anos e estou pensando em fazer o tratamento com Botox. Gostaria de saber se sou velho demais para este método. Existe algum limite de idade?”
Neste caso é muito importante a avaliação do seu médico, pois existem casos em que ainda pode-se obter bons resultados. No entanto, se a flacidez da pele for muito intensa, é possível que seja indicado algum outro procedimento antes da aplicação do botox, ou poderá acabar não notando efeito muito significativo.

Quanto tempo é necessário para que os resultados do tratamento se tornem visíveis?

“Entro de férias uma semana depois de me submeter a um tratamento com Botox e quero ter um bom aspecto. Quanto tempo é necessário para que os resultados do tratamento se tornem visíveis?”
Esse tempo varia com cada pessoa e um pouco com a marca de produto aplicada, mas em média 1 semana. O tempo máximo para surgirem os efeitos é de 10 a 15 dias.

Que tipo de regime pós-operatório devo seguir e que limitações se devem ter em conta?

“Existe alguma limitação ou regime especial que deva ser seguido depois do tratamento com Botox? Não quero que o procedimento afete minhas tarefas habituais.”
O paciente deve evitar atividades físicas no dia da aplicação e não deve se deitar por 4 horas após o procedimento.
A aplicação de botox não requer restrições de dieta ou de atividades do dia a dia.

Com que frequência eu devo repetir o tratamento com Botox para manter seus resultados?

“Li que o efeito do Botox desaparece depois de algum tempo. Com que frequência é necessário repetir o tratamento para que os resultados sejam permanentes?”
O efeito do botox começa a diminuir a partir dos 3 meses em média. Após 6 meses da aplicação já não há mais efeito, salvo exceções. Assim, para quem quer o efeito permanente sem intervalos, aproximadamente a cada 4 meses. Entretanto, se você mantiver uma aplicação a cada 6 meses você terá ótimos resultados com custos menores.

Que complicações e efeitos secundários se produzem depois do tratamento com Botox?

“Estou querendo tratar minhas rugas com Botox, mas tenho medo das complicações que possam ocorrer. Queria saber quais complicações são comuns e quais efeitos secundários podem ocorrer depois do tratamento com a aplicação de Botox?”
A aplicação de toxina botulínica, traz poucos e raros efeitos colaterais. Se aplicado por um dermatologista capacitado as chances de efeitos colaterais ou complicações quase nunca ocorrem.
Dos efeitos mais comuns destacamos:
·         Possíveis equimoses (“mancha roxa”, popularmente: “hematoma”), que são leves e desaparecem rápido.
·         Dor de cabeça: pode ocorrer uma cefaléia leve, que pode ser tratada facilmente com analgésicos habituais.
·         Ptose palpebral (queda da pálpebra): é rara, ocorrendo em menos de 1% dos casos. Quando ocorre melhora rapidamente, em torno de duas semanas.

Que riscos podem ocorrer devido a um tratamento repetitivo com Botox?

“Existem riscos no caso de eu repetir o tratamento em várias ocasiões? Já me disseram que, depois de interromper um tratamento de longa duração, o rosto pode ficar muito mais velho.”
Isso não é verdade, as aplicações sucessivas não causam qualquer envelhecimento à pele. Se as aplicações forem muito próximas, com intervalos menores que 3 meses, pode ocorrer uma resistência e a toxina botulínica (Botox, Dysport) perderem o seu efeito.
Quando acaba o efeito do botox a musculatura volta a se contrair normalmente e aí você poderá notar o ressurgimento das rugas que tinha antes, mas a pele não fica pior do que antes do botox.

Aumento dos lábios com botox

“Eu posso aumentar os lábios através da aplicação de botox?”
O uso da toxina botulínica é específico para os músculos, causando o seu relaxamento e diminuindo as rugas de expressão. Pode também tratar rugas labiais, mas NÃO é utilizada como preenchimento e aumento de volume labial.
Para realizar o preenchimento dos lábios deve-se utilizar preenchedores específicos para essa função, como o ácido hialurônico.

Qual é o preço de um tratamento com Botox?

“Quero eliminar as minhas rugas com aplicação de Botox. Qual é o preço do tratamento com Botox?”
O CRM, através do Código de Ética Médica proíbem a indicação de preços e formas de pagamento sem avaliação prévia do paciente.
É importante consultar com o dermatologista, pois ele poderá determinar qual a indicação e a melhor forma de tratamento para você.