quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gel de CHIA, um bálsamo contra a prisão de ventre


Quando os alimentos ficam retidos no intestino por muito tempo ocorre uma reabsorção das toxinas que deveriam ser eliminadas, há formação de gases, inchaço, dores abdominais, dor de cabeça, mal estar e alteração do humor. Se esse “lixo orgânico” ficar muito tempo em contato com a parede do intestino, pode causar diminuição da imunidade, inflamação, infecções e, em longo prazo, até câncer.
Muitos fatores podem contribuir para a constipação intestinal: falta de exercício, stress, falta de rotina, beber pouca água, uso frequente de medicamentos (analgésicos, antidepressivos, antiácidos, anti-hipertensivos, antialérgicos, laxantes, suplementos com ferro), metabolismo lento (hipotireoidismo), doenças do aparelho digestivo (colite, síndrome do intestino irritável, câncer de cólon), diabetes, e claro, uma alimentação pobre em fibras.
O termo enfezado significa “cheio de fezes”. Ninguém consegue ser feliz com uma barriga inchada, com gases e desconforto intestinal, e toxinas literalmente intoxicando o corpo. O intestino produz 95% da serotonina presente no nosso corpo. A serotonina é um neurotransmissor ligado ao bem estar e ao bom humor. Um intestino entupido de fezes ressecadas não consegue produzir serotonina com a mesma eficiência e por isso o indivíduo fica de mau humor ou enfezado.
O ideal é ter um movimento intestinal diário, de preferência sempre no mesmo horário – a rotina é importante para que o intestino funcione com regularidade. Mas esta frequência dita normal pode variar entre duas evacuações por dia a três ou quatro evacuações por semana.
A chia é um bálsamo para o intestino preguiçoso. Após alguns dias de consumo regular já dá para perceber a diferença. Muito mucilaginoso, este pequeno grão contem uma quantidade impressionante de fibra e também muito ômega-3, que ajuda a desinflamar o pobre intestino constipado.
Modo de preparar
A chia pode ser acrescentada ao natural em sucos, iogurte e saladas, mas para ter o maior efeito laxante o ideal é preparar o gel de chia: dilua 1 parte de sementes de chia em 6 partes de água (½ xícara de chia para 3 xícaras de água) em um vidro com tampa, mexa bem, aguarde ela crescer por 10 minutos (é muito rápido e interessante de olhar) e dê mais uma mexida, depois é só tampar e guardar na geladeira.
Assim o aproveitamento de todos os nutrientes e enzimas presentes na chia é muito maior. Essa capacidade de formar o gel é devida ao alto teor de mucilagem. Ela permanece perfeita durante três semanas na geladeira. Você também pode hidratar a chia com suco de uva, água de coco ou leite, mas aí ela dura menos tempo na geladeira. Na hora de usar é só acrescentar o gel de chia no suco ou vitamina, ou comer as colheradas (se for hidratada no suco).
Quantidade indicada 
Tome 2 colheres de sopa do gel de chia em suco ou vitamina, ou às colheradas como uma sobremesa (no suco de uva fica muito bom, parece um sagu). Em casos de prisão de ventre mais resistente esta quantidade pode ser repetida duas vezes por dia. Não se esqueça de tomar água, pelo menos 8 copos por dia, assim você potencializa a ação da chia.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Espinafre, um aliado da saúde – nocauteia o câncer e aumenta o poder do cérebro


Popeye foi o garoto-propaganda do espinafre nos desenhos animados. Após engolir uma porção da verdura, ele se tornava invencível e era capaz de salvar a mocinha Olivia Palito do vilão fortão Brutus. Certamente Popeye foi muito saudável também, evitando as mazelas do envelhecimento e de doenças provenientes de uma dieta pobre em bioflavonoides e muitos outros nutrientes encontrados no espinafre. Pesquisas recentes têm destacado como estes nutrientes funcionam para proteger a nossa saúde.
Nitroglicerina nutricional
O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos presentes na natureza. Poucas calorias e muitas vitaminas o transformam em um alimento denso em nutrientes. Uma xícara de espinafre levemente cozido no vapor contém meras 40 calorias, e quase todo o manganês e ácido fólico que o seu corpo precisa diariamente. O verdinho é uma excelente fonte de mais de 20 diferentes nutrientes, incluindo proteína, minerais e fibra dietética.

Dentre os minerais, é rico em ferro (importante para a oxigenação do sangue),  cálcio, magnésio e potássio (participam da formação dos ossos e dentes, saúde muscular, prevenção de câimbras). Também é fonte de vitaminas, como A (beneficia olhos e pulmões), complexo B e ácido fólico (energia e crescimento muscular), C (imunidade e resistência a infecções), E (protege o sistema cardiovascular) e K (coagulação e ossos fortes).
Uma xícara da verdura fornece toda a quantidade de vitamina A e vitamina K que uma pessoa precisa por dia, e quase 40% de sua necessidade de magnésio. O espinafre contem mais proteínas do que outras hortaliças e alto teor de fibra, o que ajuda a desintoxicar e limpar o trato intestinal. Ele estimula o movimento dos intestinos e promove seu funcionamento regular.
Energia, muita energia
Além disso, o espinafre é a mais rica fonte vegetal de coenzima Q10, um composto presente nas mitocôndrias, o centro de produção de energia das células. A CoQ10 reforça o sistema imunológico e é um antioxidante que neutraliza os radicais livres, o que contribui para a longevidade.
Quem também soma para alavancar o vigor é o ferro presente no espinafre, parte fundamental de uma enzima (NADH) necessária para a produção de energia e melhora do metabolismo.

Antioxidantes anticâncer
O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonoides que trabalham juntos como antioxidantes para nocautear as células cancerígenas. Estes flavonoides neutralizam os radicais livres no corpo e, assim, ajudam a prevenir o câncer de ovário, mama, próstata e cólon. Há cerca de 90 publicações de estudos e pesquisas sobre este assunto em revistas científicas. Os fitoquímicos presentes no espinafre afetam a sobrevivência de células de câncer e inibem a inflamação, que faz parte dos processos básicos do crescimento do câncer.

- Ovários
Um estudo feito na Harvard Medical School e publicado no International Journal of Cancer avaliou a associação entre a ingestão de flavonoides e o risco de câncer de ovário. A apigenina encontrada no espinafre mostrou um alto índice de proteção.

Em outro estudo, pesquisadores de Harvard calcularam a ingestão de flavonoides em quase 67.000 mulheres. Seu trabalho mostrou que as mulheres com dietas ricas no flavonoide kaempferol tiveram uma redução de 40% no risco de câncer de ovário, quando comparado com mulheres que comiam menor quantidade de alimentos ricos neste flavonoide. Além do espinafre, outros alimentos ricos em kaempferol incluem couve, cebola, chá verde ou preto, e mirtilo.
- Próstata
Um estudo publicado no Journal of Nutrition mostrou que um carotenoide encontrado no espinafre, a neoxantina, induz a morte de células cancerosas na próstata. Este carotenoide, depois de ser metabolizado pelo intestino, impede a multiplicação das células malignas.

- Mama
Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental (National Institute of Environmental Health Sciences) estudaram a correlação entre o risco de câncer de mama e as dietas ricas em betacaroteno e vitamina A. Eles descobriram que comer espinafre e cenouras mais de duas vezes por semana reduz o risco de ter câncer de mama em 44%.


Amigo do coração
O espinafre é um excelente promotor da saúde cardiovascular. Sua propriedade antioxidante ocorre através da vitamina C e do betacaroteno, que trabalham juntos em prol do coração e do sistema circulatório, impedindo a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado é um perigo para o sistema cardiovascular, contribuindo para o endurecimento e estreitamento das coronárias e outras artérias.

O magnésio no espinafre trabalha para manter a pressão arterial equilibrada, e basta consumir o equivalente a uma xícara de espinafre. Uma porção de espinafre também contém 65% de suas necessidades diárias de ácido fólico, que neutraliza a homocisteína, uma proteína nociva que aumenta a chance de enfartar.
Cérebro poderoso
O combustível do marinheiro Popeye melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. Todos os flavonoides que ajudam a prevenir câncer, também atuam como potentes antioxidantes que retardam os efeitos do envelhecimento no cérebro.

Os investigadores descobriram que se alimentar com espinafre ajuda a proteger o cérebro de danos dos radicais livres e do declínio da capacidade cognitiva relacionado à idade avançada. O alto teor de vitamina E da folhosa verde-escura também contribui para driblar a neurodegeneração cerebral.
Olhos de águia
Espinafre melhora e protege a visão. Outro carotenoide importante do espinafre, a luteína, é um grande aliado contra doenças oculares como a degeneração macular senil e a catarata. O espinafre é carregado com luteína, mas ele precisa ser consumido com uma fonte de gordura para aumentar a sua absorção, assim como a vitamina E.

Uma salada de espinafre temperada com azeite ou óleo de abacate faz uma combinação perfeita. Se ele for adicionado a uma omelete, aí teremos uma superdose de luteína e olhos muito bem protegidos. A gema do ovo também é excelente fonte deste carotenoide.

Modo de usar
Como foi dito acima, espinafre e azeite devem caminhar juntos, numa parceria ideal. Outra excelente opção é usar o óleo de abacate. A gordura no óleo libera os nutrientes do espinafre tornando-os mais biodisponíveis, e os dois tem um sabor fantástico quando usados juntos.

Refogue as folhas de espinafre no azeite e alho amassado, depois tempere com gotas de limão e uma pitada de sal marinho. Ou refogue em óleo de abacate e adicione sementes de girassol e pedacinhos de damasco seco.
O espinafre é extremamente versátil e pode entrar em sucos, saladas, sanduíches, sopas, omeletes, quiches, etc. Prefira a versão orgânica, pois o espinafre costuma estar muito contaminado por agrotóxicos. Consuma uma porção (uma xícara) de duas a três vezes por semana.
Nada de exageros
O espinafre contém substâncias bociogênicas, de ocorrência natural em alguns alimentos, e que podem interferir com o funcionamento da glândula tireoide. O cozimento ajuda a inativar estes compostos, mas pode haver algum risco para aqueles com problemas sérios de tireoide.

Ele contém outra substância que ocorre naturalmente, a purina. Um consumo exagerado de espinafre pode levar ao acúmulo de ácido úrico no organismo. Gota e cálculos renais de urato são dois exemplos de problemas relacionados ao consumo excessivo de purinas.
Espinafre contém também um sal de ocorrência natural, o oxalato. Quando oxalatos tornam-se excessivamente concentrados em fluídos corporais, eles podem se cristalizar e causar cálculos nos rins e vesícula.
Tudo isso significa que o espinafre deve fazer parte de uma dieta equilibrada, composta por uma grande variedade de alimentos, sempre alternando legumes e hortaliças. Nenhum exagero é benéfico. Equilíbrio e diversidade alimentar, este é o caminho para a saúde.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estalos, zumbido, dor de cabeça e na face são sinais de disfunção na ATM



Especialistas explicam problemas na articulação da mandíbula.
Disfunção pode causar também dor para abrir a boca, bocejar ou mastigar.


A articulação da mandíbula (ATM) é importante para várias ações, como mastigar, falar, engolir e bocejar, por exemplo. Porém, quando ela tem alguma disfunção, pode prejudicar muito a qualidade de vida e dar sintomas como estalos, dor nos músculos da face, dor de cabeça ao acordar, zumbido no ouvido e dor para abrir a boca, bocejar ou mastigar, como explicaram os cirurgiões bucomaxilofaciais Gabriel Pastore e Nicolas Homsi no Bem Estar desta quinta-feira (23).
Essa disfunção da ATM, chamada de DTM, pode ter relação com estresse, ansiedade e até mesmo depressão – como as possibilidades são inúmeras, o tratamento também varia e pode ser feito com relaxantes musculares, analgésicos, antiinflamatórios, fisioterapia, cirurgia ou uso de placas de mordida para proteger os dentes.
Essa placa de silicone também é usada para o tratamento do bruxismo, uma disfunção que faz o paciente ranger os dentes, geralmente à noite. Porém, no caso do comerciante Márcio Boso, foi um pouco difícil se adaptar ao uso dessa placa.
Por causa do bruxismo, ele ficou com os dentes desgastados e a orientação médica foi justamente a placa. Para convencê-lo a insistir nessa alternativa, a dentista Cibele dal Fabbro colocou uma microcâmera em sua boca para mostrar o estado dos dentes, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani.
Bem Estar - Infográfico sobre bruxismo e ATM (Foto: Arte/G1)
De acordo com os cirurgiões, o uso da placa é importante para proteger os dentes dos rangidos noturnos. Ela deve ser feita sob encomenda por um dentista que vai ajustá-la corretamente nos dentes superiores e inferiores de cada paciente, impedindo que um entre em contato com o outro. Para auxiliar no tratamento do bruxismo, eles recomendam ainda que o paciente procure uma atividade que ajude a reduzir a tensão, como exercício físico, dança ou um livro, por exemplo.
Há ainda outros problemas que podem ocorrer na região da mandíbula, que podem colocar o queixo para frente ou para trás – o prognatismo ou retrognatismo. De acordo com os cirurgiões, isso acontece quando o crescimento da maxila e mandíbula acontece desordenado em relação ao desenvolvimento natural do corpo.
Ou seja, caso essas regiões da face não se desenvolvam de forma harmônica, a pessoa pode ter problemas na fala, mastigação, deglutição, higiene oral e também na aparência.

Outros problemas como traumas ou defeitos congênitos também podem alterar o crescimento entre maxila e mandíbula, levando o paciente à necessidade de fazer uma cirurgia. Nesses casos, a operação é, de fato, a opção mais indicada e pode melhorar muito a qualidade de vida do paciente, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani, com os jovens Max e Rúbia.
O estudante de administração Max Goldvag teve que fazer a cirurgia para colocar o queixo e a mandíbula para trás, para corrigir o prognatismo.
Já no caso da Rúbia Aparecida Breda, o processo foi o contrário e ela teve que operar para colocar o queixo para frente, para corrigir o retrognatismo. Em ambos os casos, foi possível perceber o sucesso e a mudança no dia a dia dos pacientes.
Porém, como explicaram os cirurgiões, essas cirurgias só são indicadas quando o problema é de ordem esquelética e não dental, ou seja, quando o tratamento ortodôntico isolado não é capaz de resolver. Geralmente, esses problemas são mordidas abertas, mau posicionamento da maxila ou mandíbula, sorrisos com excessiva exposição de gengiva e pessoas que sofrem da síndrome do ronco e apneia do sono.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

VAMOS ABUSAR DA BANANA





VAMOS ABUSAR DA BANANA
Nunca coloque sua banana na geladeira!
Isto é interessante.
Depois de ler isto, você nunca vai olhar para uma banana da mesma maneira novamente.

A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.


Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.


Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo

bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.

Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Azia: têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjoo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.



Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de peso e no trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.

Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados.

Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.

Infarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%!

Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: "Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!"
A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.
Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.
Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.
TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.
Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo
bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.
Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.
Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.
Azia: têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.
Enjoo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vibria - Terapia Combinada de Ultra-som de Alta Potência com Correntes - HTM



Por R$ 11.900,00  

Parcele em 12x de R$ 991,67 sem juros
ou 7% à vista
 R$ 11.067,00      (Veja Mais)




O VIBRIA (Concorrente do Manthus) é um equipamento de Ultrassom de alta potência e grande superfície com tecnologia FLOATING HEAD® e emissão de correntes terapêuticas.
A Tecnologia FloathingHead apresenta um cabeçote3D com movimento individual dos cristais, individual ou em conjunto, oferecendo um acoplamento anatômico perfeito com a área tratada.
O aparelho oferece uma Terapia Combinada exclusiva, dispondo de completo arsenal de recursos e combinações terapêuticas que promovem tratamentos com alta eficácia em resultados e tempo.




Principais Características:
- Tecnologia exclusiva FLOATING HEAD®;
- Aplicador ultrassônico 3D com cristais flutuantes;
- Apresenta as mais recentes tendências mundiais em design;
- Tecnologia touch screen;
- Programação simplificada e intuitiva;
- Potência: 54 W.


Combinações terapeuticas:

- Ultrassom + Stimulus 3D: Combinação da alta potência do ultrassom com a força das correntes excitomotoras de média frequência e suas melhores características.
- Ultrassom + Ionthoporação 3D: A indispensável corrente monofásica, revitalizada em 8.000 Hz, associada à alta potencia do ultrassom na administração subcutânea de substâncias, com propósito terapêutico no tratamento da gordura localizada e celulite de todos os graus.
- Ultrassom + Lipolysis 3D : A alta potência do ultrassom combinada com a real e eficiente corrente para eletrolipólise, promovendo uma ultralipólise com resultado efetivo no tratamento das adiposidades localizadas.
- Ultrassom + MENS 3D : Associado a alta potência do ultrassom com o poder regenerativo da MENS (micro correntes), compatível com a bioeletricidade tecidual.


Tratamentos individuais:

- Ultra 3D – a potência ultrassônica de 54 W reais e não de pico;
- Stimulus – a média frequência em todas as opções existentes;
- Ionthoporação – a revitalização da permeação cutânea;
- MENS – o surpreendente poder das micro correntes;
- Lipolysys – a verdade e exclusiva eletrolipólise. Com características exclusivas, a eletrolipólise oferecida pelo Vibria, traz resultados reais e imediatos.


Principais Tratamentos:

- FEG/ Gordura Localizada;
- Flacidez muscular em todos os níveis;
- Retenção Hídrica;
- Hidrolipoclasia ultrassônica;
- Pós operatórios;
- Relaxamento muscular analgésico.


ULTRA 3D:
  • Modo de Operação: Contínuo e Pulsado
  • Frequência de Saída: 3,0MHz ±10%
  • Densidade de Potência Máxima: 3,0W/cm² ±20%
  • Potência de Saída Declarada: 54W (3 x 18W) ±20%
  • Área Efetiva de Radiação (ERA): 18 cm² (3 x 6 cm²) ±20%
  • Frequência do Modo Pulsado: 100 Hz ±10%
  • Razão de Pulso no Modo Pulsado: 10%, 20% e 50%

STIMULUS / PUMP (DRENAGEM):
  • Modo de Operação: Contínuo /Sincronizado/Recíproco/Pump
  • Tipo de Corrente: Alternada (Bifásica) Simétrica Balanceada
  • Canais de Saída: 4 canais (Amplitudes Independentes)
  • Intensidade Máxima: 120 mA ±20% com carga de 1KÙ ±10%
  • Freqüência de Emissão: 1.000 – 2.500 – 4.000 – 8.000 Hz ±10%
  • Frequência de Recorte: 1 a 200 Hz ±10%
  • Duty Cycle: 2 ms – 4 ms – 10% - 33% e 50% ±10%
  • Tempo de Rise (Subida do Estímulo): 1 a 10 s ±10%
  • Tempo de Decay (Descida do Estímulo): 1 a 10 s ±10%
  • Tempo de ON (Sustentação do Estímulo): 1 a 60 s ±10%
  • Tempo de OFF (Repouso do Estímulo):1 a 60 s ±10%
  • Velocidade da Drenagem (Pump):Lenta – Média – Rápida

LIPOLYSIS:
  • Modo de Operação: Percutânea e Transcutânea
  • Corrente: Alternada (Bif.) Assimétrica Balanceada
  • Canais de Saída: 4 canais (Amplit. Independentes)
  • Intensidade Máxima (Percutâneo):30 mA ±20%
  • Intensidade Máxima (Transcut.):120 mA ±20%
  • Impedância da Carga: 1KÙ ±10%
  • Frequência de Saída: 1 a 200 Hz ±10%
  • Largura de Pulso: 50 a 1.000 ms ±10%

IONTHOPORAÇÃO:
  • Modo de Operação: Positiva / Negativa
  • Tipo de Corrente: Polarizada
  • Canais de Saída: 4 canais (Amplit. Independentes)
  • Intensidade Máxima: 30 mA ±20%
  • Impedância da Carga: 1KÙ ±10%
  • Frequência de Emissão: 8.000 Hz ±10%
  • Frequência de Recorte: 50 a 200 Hz ±10%

MENS:
  • Modo Operação: Positiva / Negativa / Automática
  • Tipo de Corrente: Polarizada
  • Canais de Saída: 4 canais (Amplit. Independentes)
  • Intensidade Máxima: 3.000 mA ±20%
  • Impedância da Carga: 1KÙ ±10%
  • Frequência de Saída: 0,1 a 1.000 Hz ±10%

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Manta Térmica para Estética e Queima de Gordura Localizada, 29x50cm - La-sure





De R$ 139,90 ( Economia de R$ 11,19 )
Por R$ 128,71 
 
Parcele em 12x de R$ 10,73 sem juros
ou 7% à vista
 R$ 119,70      (Veja Mais)




Registro Anvisa: 80224730001
 
O Sistema Resistivo da manta térmica é composto por Fio de Níquel Cromo bobinado em Fio de Kevlar, revestido de uma camada isolante de silicone que pode suportar uma temperatura de até aproximadamente 150ºC.
O sistema possui, ainda, a proteção de um termostato, que desliga o aparelho assim que a temperatura na resistência chegue a aproximadamente 80ºC ( a este ponto a temperatura na superfície externa da manta estará em tomo de 55 a 60ºC).


Indicações de uso:

- Cãibra muscular;
- Contratura muscular;
- Dismenorréia (cólica menstrual);
- Abcessos, furúnculos, antrazes;
- Aquecimento prévio para exercício de massagem;
- Queima de gorduras localizadas;
- Contusões;
- Luxações;
- Lombalgias;
- Ciatalgia;
- Tendinite;
- Sinovites;
- Periartrites;
- Tenosinovites;
- Dores pós fratura;
- Osteoartrose;
- Poliartrite crônica
- Bursites;
- Miosites;
- Fíbrosites;
- Gota;
- Neurites;
- Nevralgias;
- Espasmo neuromuscular;
- Atrofias;


Efeitos da Aplicação:

- Vasodilatação Peritérical
- Aumento da circulação sanguínea;
- Diminuição do tônus muscular;
- Reação sedante;
- Aumento da oxigenação;
- Aumento do relaxamento muscular;
- Efeitos analgésicos;
- Aumento da mobilidade muscular.



Contra-Indicações:

- Não utilize em pessoa com febre, inflamações ou infecções;
- Não o utilize em crianças, pessoas idosas, pessoas com pele hiper-sensível ou em áreas anestesiadas sem o devido acompanhamento permanente de um responsável;
- Não se exponha à friagem logo após o uso do aparelho;
- Não utilize o aparelho com outros produtos (cremes, soluções, etc.) sem a supervisão ou indicação de um profissional da área médica.


Cuidados e Conservação: 

- Antes de ligar a Manta verifique se a tensão de alimentação é mesma que está indicada no aparelho.
- Nunca deixe a Manta ligada e dobrada, pois o revestimento plástico pode fundir-se provocando um curto.

IMPORTANTE: Temperaturas acima da média de 38° à 45°C não fornecem maiores benefícios para o usuário, ou seja, não aumenta a qualidade da terapia (termoterapia). O calor excedente, o corpo se encarrega de dissipar através da transpiração. Por isso orientamos não abafar muito a manta, senão o calor não é dissipado e a temperatura superficial da manta tende a subir, podendo causar queimadura na pessoa. Utilize a manta estendida (em posição de uso), a manta não pode ser ligada enquanto estiver dobrada. Atente-se quanto a voltagem correta da manta, caso seja ligada em voltagem errada, danificará a mesma.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A importância do Sono



A IMPORTÂNCIA DO SONO NO NOSSO DESEMPENHO FÍSICO E MENTAL

O sono e os hormonios:

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormonios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormonio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

As Fases do Sono:
- Fase 1:
Melatonina é liberada, induzindo o sono (sonolência).
- Fase 2:
Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e desce a temperatura corporal.
- Fases 3 e 4:
Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.
- Sono REM
Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.

Qual é o papel do GH? Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita a acumulação de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em consequência, a fabricação do hormonio do crescimento.
A leptina, hormonio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina.

Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.
Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta. A falta de sono inibe a produção de insulina (hormonio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormonio do stresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito.


por, Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, médica formada pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Endocrinologia e Metabologia.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como tratar a Gota




Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações.
É uma das principais causas da artrite crônica e pode estar associada ao aumento do ácido úrico no sangue.
Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.
gota é uma das doenças mais antigas registradas na história da Medicina.
Trata-se de uma doença crônica, não contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hoje que 2% da população mundial sofra de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens.
A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.
O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas asproteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia. Numa explicação mais simples, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico.
É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue em quantidades previstas, mas quando ocorre uma produção excessiva ou uma deficiência na sua eliminação pelo rim, a sua concentração no sangue pode aumentar demais atacando principalmente as articulações, provocando a gotaúrica, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais (pedras nos rins). A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta
em um ataque de gota.
Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.
O tratamento da Gota visa à normalização do nível de ácido úrico e, geralmente, é feito à base de anti-inflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou que inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente é necessário um acompanhamento médico.
Geralmente uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios. A obesidade e dietas pobres em carboidratos também são fatores que podem precipitar uma crise.
O consumo excessivo de álcool é outro fator importante, pois pode provocar acúmulo do ácido úrico nos rins e quando isso ocorre, a doença geralmente está em estágio mais grave.
gota pode levar às doenças conseqüentes da hipertensão, como infarto do miocárdio ou derrames.
Contudo, entre os fatores que desencadeiam a crise, o mais importante é a alimentação.
Uma dieta rica em substâncias denominadas purinas (que fazem parte das proteínas) resulta em um aumento da concentração de ácido úrico no sangue e, portanto, alimentos ricos nessas substâncias devem ser evitados.
Entretanto, a restrição rígida de alimentos contendo purinas geralmente é recomendada no estágio agudo da doença, sendo que durante o estágio intermediário das crises, o tratamento dietético para pacientes que se mantém medicados visa uma dieta normal adequada.
Dicas importantes
  • A dieta para pessoa com gota deve ser moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura e deve incluir alimentos com baixos teores de purina.
  • O consumo de gorduras deve ser reduzido, pois o excesso diminui a excreção de ácido úrico.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool precipita o ácido úrico, facilitando a formação de cristais.
  • Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos.
  • É preciso lembrar que, fora das crises de dor, exercícios físicos são sempre necessários, mesmo que em pouca quantidade, pois não raro, há excesso de peso e vida sedentária entre as pessoas com gota. E a redução de peso é sempre útil e ajuda a reduzir a hipertrigliceridemia que existe em 75% dos pacientes com gota.
  • Não fique longos períodos sem se alimentar. Quem fica muito tempo sem comer é candidato em potencial a ter uma taxa elevada de ácido úrico. Isso porque, em jejum, o corpo acaba degradando a proteína muscular como fonte de energia, gerando uréia como um dos seus subprodutos.
  • Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.
  • Para finalizar, é preciso ter em mente que a gota é uma doença crônica e grave, capaz de provocar muita dor e desconforto se não for tratada com seriedade pelo doente. Por isso, é necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida. Portanto, o seu médico poderá lhe orientar nos exames necessários para avaliar o quanto de ácido úrico o seu organismo está formando e excretando e se você está ou não comendo demais alimentos com altos níveis de purinas.
  • Por:
    Renato Romani
    Clínico geral, especialista em medicina do esporte - CRM-SP 99.950

    sexta-feira, 10 de maio de 2013

    QUEDA DE CABELO




    A queda de cabelo é um problema capaz de tirar o sono de muita gente. Muitos homens e grande parte das mulheres têm horror a ideia de ficar sem sua cabeleira. Existem diversas coisas que podem causar para a queda capilar, e diversas formas de tratá-la. Vamos ver agora alguns dos motivos para a queda de cabelo, como evitar e como resolver.

    Causas e Soluções para a Queda de Cabelo:


    Fatores Genéticos:

    Algumas pessoas têm uma predisposição genética à queda de cabelos. Embora este tipo de problema seja mais comum em homens, cerca de 25% das mulheres no país têm tendência a perda de cabelo. Este tipo de queda não é acentuada, mas é lenta e progressiva, especialmente na frente da cabeça e no corocuto. Em alguns casos, se torna possível até ver o couro cabeludo. Tende, também, a piorar com a idade, se tornando cada vez mais intensa após os 70 anos.

    O Que Fazer?

    Se você tem relatos de calvície na família e não quer ficar sem suas madeixas, procure um dermatologista especialista na primeira aparição dos sintomas. Eles irão definir quais formas de tratamento são mais indicadas no seu caso, entre medicamentos, carboxoterapia, tratamentos a laser e até transplante foliculares.

    Seborreia:

    A tão temida caspa pode gerar queda de cabelo acentuada em casos mais graves, pois o fungo ataca o couro cabeludo, fragilizando-o.

    O Que Fazer?

    Mais uma vez, o indicado é procurar a orientação de um dermatologista. Podem ser precisas muitas tentativas diferentes antes de se conseguir um tratamento que ajude a acabar com o problema, mas não desista. Quase sempre, a seborreia está ligada ao stress, então uma mudança de estilo de vida pode ser necessária. Em casos graves de ansiedade (que pode se manifestar em dificuldade de concentração, insônia, ou diversas outras pequenas formas), pode ser indicado também a consulta com um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação complementar.

    Anemia:

    A anemia é a falta de glóbulos vermelhos no sangue. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por carregar o oxigênio através do corpo. Portanto, quando há anemia, diversas regiões tornam-se pobres em oxigênio, o que prejudica o funcionamento das células. Isso reflete em sonolência, cansaço extremo, amarelamento das palmas das mãos e pés, assim como da pele sob os lábios e olhos, diminuição ou ausência da menstruação e também na queda de cabelo.

    O Que Fazer?

    Se o exame de sangue acusar anemia, é sinal que sua dieta precisa ser enriquecida de ferro. Verduras verde-escuras como brócolis, o agrião, o espinafre e similares são ricos em ferro. Ele também pode ser encontrado na carne vermelha, sobretudo no fígado, no feijão e na lentilha. Em casos mais graves, pode ser recomendado pelo médico a ingestão de suplementos de ferro, semelhantes aos usados por grávidas e recém-nascidos; e até mesmo injeções de ferro. Lembre-se que o excesso de cafeína atrapalha a absorção de ferro, enquanto a vitamina c auxilia o caso.

    Dieta Pobre em Proteína:

    Todas as espécies de alimentos são importantes para manter um funcionamento equilibrado do corpo. Mesmo os vegans ingerem proteínas não-animais, como a carne de soja. A falta de proteína pode causar outros graves danos ao corpo, sendo a queda de cabelo um sintoma de inicial a médio.

    O Que Fazer?

    Aumentar a ingestão de proteínas é a única saída. Carnes, ovos, queijos e preparados de soja devem fazer parte da dieta diária.

    Problemas na Tireoide:

    O mal funcionamento da tireoide pode gerar inúmeros problemas, como alterações de peso, humor e a queda de cabelo. A tireoide é responsável por regular o envio de hormônios para o corpo, e quando está desregulada, envia quantidades excessivas ou insuficientes que fazem com que o folículo capilar não esteja bem “alimentado” dos hormônios necessários para o crescimento e manutenção dos fios.

    O Que Fazer?

    É preciso um tratamento conjunto para resolver o problema. O mais importante é garantir que a tireoide esteja novamente equilibrada, então o problema ira acabar e quase sempre é revertido. O tratamento hormonal deve ser feito pelo seu ginecologista ou por um endocrinologista.

    Químicas e Tinturas:

    A ação da química e da tintura são sobre os fios e não sobre o couro cabeludo. No entanto, em casos de alergia, pode levar a queda de cabelo em grandes quantidades e rapidamente. É uma reação do corpo contra a substância usada. O uso frequente demais (o ideal é que o intervalo seja de, ao menos, 30 dias) também pode gerar problemas de queda.

    O Que Fazer?

    O ideal é que antes de aplicar qualquer química, se faça o teste na nuca ou em outra parte próxima da pele e não usar caso haja algum sinal de alergia. Se você descobrir tarde demais, suspensa imediatamente a química.

    Pentear e Prender:

    É preciso ter cuidado para não danificar o cabelo com penteados apertados demais, como tranças (estilo rastafári), dreads, coques, rabos de cavalo e penteados embutidos. Eles não causam real queda de cabelo, mas fragilizam os fios, que quebram e caem, dando a aparência de perda capilar.

    O Que Fazer?

    Tomar cuidado durante o desembaraçar do cabelo e dar espaço entre os penteados, não dormir de cabelo preso.

    Doenças:

    Algumas infecções e fungos podem gerar a queda de cabelo, assim como quase todas as doenças autoimunes, em especial a Alopacia Areata.

    O Que Fazer?

    No caso de infecções e fungos, é importante reforçar o sistema imunológico. A vitamina C ajuda neste caso. Quanto se trata de doenças autoimunes, o tratamento padrão com esteroides faz com que o cabelo volte a crescer.

    Pós-Parto:

    As mudanças do corpo durante e após a gravidez são muitas. Da mesma forma que bebês costumam nascer com cabelos e perdê-los após o quarto mês, as mães também tendem a perder grandes quantidades de cabelo entre dois e seis meses após o nascimento da criança.

    O Que Fazer?

    Geralmente, o problema é temporário e o cabelo volta ao normal ou próximo disto após algum tempo. É comum, no entanto, como com qualquer outra grande mudança hormonal, que eles mudem de volume, forma e até coloração dos fios. Se o problema for muito grave, ou persistir além do primeiro semestre, consulte sua ginecologista/obstetra.


    Fonte:http://saude.culturamix.com

    quarta-feira, 8 de maio de 2013

    Zumbido é sintoma de problemas que vão do estresse à perda de audição





    Formas mais graves de zumbido podem levar a depressão, insônia e incapacidade
    Som do apito de uma panela de pressão, barulho do chuveiro ou canto da cigarra constante. É assim que as pessoas que têm zumbido no ouvido descrevem o som que ouvem diariamente. Trata-se de um barulhinho que está sempre lá - pode até passar despercebido às vezes, mas em outras ocasiões chega a ser enlouquecedor.

    Cerca de 17% da população mundial têm zumbido, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o que corresponde a cerca de 278 milhões de pessoas. Só no Brasil o problema atinge 28 milhões. A maioria dos pacientes que sofre com o problema se refere a ele apenas como um incômodo. Porém, quem sofre com a forma grave de zumbido relata casos de muito sofrimento, que pode acarretar depressão e insônia, afetar a qualidade de vida e prejudicar a capacidade de executar atividades rotineiras como trabalhar ou estudar.

    "Alguns pacientes não se incomodam com o barulho, outros se sentem desconfortáveis a ponto de não conseguir dormir direito ou realizar suas atividades normalmente. Estimativas revelam que em 80% dos casos, o zumbido é bloqueado pelo cérebro e o indivíduo não sente incômodo. Porém, cerca de 15% dos pacientes sentem indisposições com o zumbido e 5% têm o chamado 'zumbido incapacitante', que compromete a vida profissional, social e a saúde", aponta Rita de Cássia Cassou Guimarães, especialista em otorrinolaringologia e otoneurologia e coordenadora do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GIPZ Curitiba).

    O zumbido, também conhecido como tinnitus ou tinido, é definido como um som  nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte externa. Ele não é uma doença, mas sim o sinal de que alguma coisa está errada. Na verdade, ele pode ser o sintoma de mais de 200 problemas de saúde, que vão de questões odontológicas até psicológicas, passando por questões hormonais, doenças do labirinto, alterações vasculares, problemas musculares e aumento do colesterol.

    Porém, a causa mais frequente do problema é a perda de audição. "Nove em cada dez pacientes têm perda auditiva", afirma Guimarães. "Vale lembrar que o zumbido não causa surdez, mas a surdez pode provocar zumbido", diz. Envelhecimento, exposição a ruídos, medicamentos, doenças e até traumas cranianos podem causar alguma lesão na estrutura do ouvido, o que pode acarretar perda de audição e o zumbido.

    INFORMAÇÕES E TRATAMENTO

    • Reprodução Bandenews
      Entender melhor o problema, tendo apoio social além de médico, contribui significativamente para enfrentar e até a resolver os casos de zumbido.
    • Assim que o zumbido surge, deve-se procurar um especialista em otorrinolaringologia. Quanto mais cedo isso for feito, maior é a chance de se ter sucesso no tratamento. O otorrinolaringologista realizará uma série de exames para buscar identificar a causa do zumbido.

      O maior desafio no tratamento do zumbido é justamente descobrir sua causa, já que ele está relacionado a mais de 200 motivos. Como as causas são variadas, a intervenção deve ser multidisciplinar. Odontologia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia são algumas das áreas que atuam em conjunto para cuidar dos pacientes.

      O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, cirurgias, fisioterapia, terapias etc., dependendo das causas do zumbido.

      "Não existe um tratamento específico. O que se faz é uma busca das causas e então é feito o tratamento destas causas, personalizado para cada caso", explica Mezzalira.

      A melhora no zumbido também depende do grau de informação do paciente. Saber mais sobre o problema pode ajudar muito no tratamento. Ter apoio para desmistificar o problema e conseguir lidar melhor com ele também.

      "A participação em grupos de ajuda, como o Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GIPZ), é essencial para a desmistificação do zumbido e atualização", diz Guimarães.

      Existem outros grupos que também dão suporte às pessoas que sofrem com zumbido no ouvido, como o Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido (GAPZ), que tem centros em São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São José do Rio Preto, e o Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido (GANZ), que esclarece dúvidas online.
    Razões emocionais

    Mas o zumbido também pode ter razões emocionais. Sentimentos como depressão, frustração e nervosismo podem causar o problema. Uma das razões que explicam essa relação é que situações de muito estresse ou ansiedade, por exemplo, podem resultar em apertamentos exagerados da musculatura mastigatória (como o bruxismo), que causam a compressão de áreas vascularizadas próximas aos ouvidos, e os sinais enviados ao cérebro são interpretados como zumbido.

    O mesmo acontece em casos de má oclusão dentária e excesso de força na musculatura facial. "Os aspectos odontológicos podem causar o zumbido, influenciar a sua intensidade ou agravar o quadro quando o sintoma já existe por outros motivos", destaca o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, membro do GIPZ Curitiba.

    Mas não é só isso. Os especialistas afirmam que as emoções negativas também podem agravar a percepção do zumbido. Isto é, se a pessoa não está bem emocionalmente, então o cérebro dará mais atenção ao zumbido. O paciente pode até dizer que o zumbido aumentou, mas na realidade é a sua percepção que está mais aguçada devido aos pensamentos negativos, que induzem o cérebro a identificá-lo como uma ameaça.
    "O grau de incômodo depende da importância que a pessoa dá ao seu zumbido e da associação dele com emoções negativas. Este é um dos motivos pelos quais é muito importante que o tratamento seja iniciado o mais precocemente possível evitando que estas associações negativas ocorram", alerta a professora do Departamento de Otorrinolaringologia, Área de Cirurgia em Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Raquel Mezzalira.

    Cigarro e celular
    Um estilo de vida saudável é essencial para evitar o zumbido, ou ao menos amenizar seus efeitos. Pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) apontou que os fumantes têm mais chances de desenvolver o problema.

    A pesquisa avaliou 72 fumantes e 72 não fumantes, e concluiu que quase metade dos fumantes avaliados tiveram problemas auditivos – 40% deles zumbido.  Deficit de oxigenação no sangue, obstruções vasculares e alterações na viscosidade sanguínea provocados pelo cigarro seriam as possíveis razões que levariam ao problema, de acordo com a pesquisa.

    A ingestão de bebida alcoólica também estaria relacionada ao agravamento do problema. O álcool não seria responsável pelo surgimento do zumbido, mas várias pesquisas comprovam que a ingestão frequente ou em altas doses piora, e muito, a sensação do zumbido.

    Pesquisas recentes também relacionam o uso frequente do celular com a piora da condição. Um estudo feito na Universidade de Viena, na Áustria, publicado noOccupational and Environmental Medicine, apontou que pessoas que usam o celular frequentemente e por períodos prolongados têm 70% mais chances de desenvolver zumbido no ouvido.

    A explicação é que a energia gerada pelo telefone é afunilada no canal auditivo e que os ossos do ouvido acabam absorvendo todo esse impacto, o que gera o zumbido.

    Alimentação saudável

    Pode parecer mentira, mas uma alimentação equilibrada é fundamental para manter também a saúde dos ouvidos. Maus hábitos alimentares, como abusar da ingestão de doces e alimentos gordurosos, ter uma dieta pobre em vitaminas e minerais ou ficar sem comer por períodos prolongados, são constantemente associados por especialistas com o zumbido. "Erros alimentares com abuso da ingestão de doce e cafeína e períodos prolongados de jejum são causas comuns de zumbido", diz Mezzalira.

    Por outro lado, uma dieta balanceada pode ajudar – e muito – a reduzir o problema. Evitar cafeína, doces, alimentos gordurosos e sal em excesso, assim como beber muito água, preferir alimentos frescos e integrais e uma dieta rica em frutas e verduras podem fazer a diferença. Alimentar-se bem se reflete na saúde e no bem-estar, e ajuda o paciente a lidar melhor com o problema – além de contribuir para que o tratamento seja bem sucedido.