sexta-feira, 12 de julho de 2013

UMA VISÃO DIFERENTE SOBRE O PALADAR



Com o paladar entramos mais profundamente no outro ser, isso já nota que se saiu e se foi além da superfície do ser.
É o saborear, que nos leva ao saber das coisas.
As crianças, por natureza, colocam tudo na boca, não só por possuírem na boca uma grande perceção tátil, mas, pelo próprio sabor.

Sabedoria.

Para sentirmos o gosto, é preciso que a substância esteja dissolvida no elemento fluido.
O paladar é o que nos faz reconhecer o que precisamos de verdade: se é coisas salgadas ou doces ou algo mais amargo para o nosso fígado, ou azedo ou picante para o estômago.
O paladar é o primeiro posto, no longo caminho da digestão, da química do nosso organismo.
Para voltar a sentir o gosto dos alimentos novamente, é bom fazer um tipo de dieta de desintoxicação.

O paladar volta.

O recém-nascido já tem um sentido bem desenvolvido, quando ele mama, o sentido do gosto vai por todo o corpo, até a ponta dos pés. Se usarmos muitos condimentos artificiais e temperos fortes demais, o sentido do gosto, que na criança é mais apurado, se estraga.
É dessa forma que o adulto perde a perceção dos elementos que realmente precisa para o seu organismo, e perde o seu instinto alimentar.
Nas pessoas idosas, a diminuição da gustação as deixa facilmente reclamar da comida sem gosto.

O emocional desempenha um fator importante, como por exemplo, pessoas “azedas” ou “amargas” ou “quando aquela criança é um doce”.
Isso também acontece quando se diz que aquela pessoa é um doce ou que outra pessoa tem bom gosto.
A virtude ligada ao sentido do gosto é a polidez.
As pessoas de “bom gosto” geralmente são educadas e tratam as outras pessoas de forma educada e polida.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Artrite



A artrite é um processo inflamatório que ataca as articulações, podendo deixar a pessoa incapacitada, e é uma das principais desordens que ocorrem durante a terceira idade.
Existem muitos tipos diferentes de artrite, sendo as mais comuns a osteoartrite e a artrite reumática.

Maneiras de proteger as juntas e garantir os movimentos:

1. Peso ideal. Quanto mais acima do peso você está,
mais você stressa suas juntas, especialmente quadril, joelhos, costas e pés.

2. Os exercícios protegem as juntas ao fortalecer os músculos que as envolvem.
Não fazer exercícios em excesso, porque o excesso de uso
também pode comprometer ossos, ligamentos e cartilagens.

3. Boa postura. Adotar uma boa postura ao permanecer em pé, sentado ou enquanto está trabalhando ajuda a proteger pescoço, coluna, quadril e joelhos.

4. Equilibre suas atividades. Alterne períodos de atividade com períodos de descanso. Mais uma vez, o exagero pode custar caro à saúde.
5. Se sentir dor após exercitar-se, uma dor persistente, é sinal de que acabou passando dos limites e stressando as juntas.

6. Nada de ficar parado. Não é porque dói que você deve preferir ficar estático. Mudar de posição regularmente ajuda a diminuir o desconforto de músculos e juntas.

7. Não abuse no fim de semana. Nada de se dispor a praticar atividades para as quais seu corpo não está preparado. Se vai iniciar algo novo, comece devagar até sentir que
seu corpo está seguro e não reagirá aos abusos.

8. A Terapia de Sinais Pulsados (PST),
por exemplo, estimula diretamente o metabolismo celular dos tecidos, quebrando o círculo vicioso produzido pela artrose. Emitindo ténues impulsos, como aqueles
que ocorrem em uma articulação sadia, esse novo tratamento, além de não invasivo, não têm nenhum efeito colateral ou contra-indicação.
Também é indolor e apresenta redução significativa da dor articular em mais de 80% dos casos.

9. ACUPUNTURA, FITOTERAPIA, FISIOTERAPIA, são altamente eficazes.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Frutas indicadas para quem tem diabetes



O diabetes é uma doença causada pela falta de insulina, que é um hormonio produzido pelo pâncreas. 

Sua ausência resulta em uma falha do organismo na hora e absorver a glicose (açúcares), o que acaba fazendo com que a glicose se acumule no sangue, trazendo então vários prejuízos não só para a saúde, mas também para a vida da pessoa.

Por isso, as pessoas que sofrem de diabetes precisam evitar ao máximo o consumo de alimentos que têm açúcar.


É fácil para os diabéticos saber que tipo de alimento industrializado é permitido comer, afinal, na embalagem sempre vem dizendo se é composto por açúcar ou não (geralmente os que não têm açúcar são chamados de diet).

Porém, essa seleção se complica quando nos voltamos para comidas naturais. Algumas frutas possuem uma alta concentração de frutose, que é o açúcar natural, e por isso devem ser evitadas.

Porém, existe uma lista enorme de frutas que são permitias pelos nutricionistas e endocrinologistas no cardápio dos diabéticos.

Pode comer sem medo!

Maçã – as fibras presentes nesta fruta não só controlam a glicemia como também abaixam os níveis de colesterol ruim no sangue.
Cereja – esta fruta é antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório e antiviral, por isso é mais uma super indicada para quem tem altos níveis de glicose.

Limão – um grande medo dos diabéticos é porque suas feridas são muito mais difíceis de sarar, o que pode resultar em hemorragias para cortes bobos. O limão atua justamente ai, impedindo hemorragias.

Abacate – além de não possuir açúcar o abacate ainda é rico em nutrientes que aumentam a produção do colesterol bom. Só não deve ser consumido em excesso, pois é uma fruta bastante calórica.

Coco – dentre as várias propriedades do coco está a de diminuir a nossa carga glicêmica.

Amora – rica em componentes que estimulam a produção e liberação de insulina pelo corpo, a amora é uma fruta muito indicada para o consumo.
Porém não pode exagerar, pois ela também possui um alto índice de glicogénio.

Blueberry – esta fruta tem um grande poder antioxidante, o que impede a ação dos radicais livres.


Só um pouquinho pode?


É comum o discurso de que, aquelas frutas “proibidas” podem ser consumidas, desde que em quantidades moderadas.
Isso é verdade, porém o problema é que a maioria dos diabéticos não sabe controlar essas “quantidades moderadas”.

O consumo de uma fruta com alto índice de frutose pode ser saudável quando realizado em até no máximo duas vezes por semana – porções pequenas.
Passar disso já pode tornar-se perigoso e aumentar a taxa de glicose no sangue.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Bronquite – cura para os seus sintomas de forma natural



A bronquite é uma doença comum que afeta o sistema respiratório, em especial os brônquios, obstruindo as vias aéreas, podendo ser aguda ou crónica. 

Entre as causas da doença, sabe-se que vírus, bactérias e o consumo de cigarro, agem inflamando os brônquios e produzindo secreção ou muco.

Ela uma das doenças pulmonares obstrutivas crónicas (DPOC).
Embora pareçam iguais, as bronquites aguda e crónica tem suas particularidades referentes duração dos sintomas e a ocasionalidade da doença.

A bronquite aguda é causada em maiores casos por vírus (embora as bactérias também possam atuar) que contaminam o epitélio bronquial, aumentando a produção do muco responsável pela filtragem do ar que respiramos. O muco reage ao vírus de forma que sua cor, cheiro e consistência podem mudar, o que tradicionalmente chamamos de catarro.

Entre os sintomas da bronquite aguda, podemos destacar:

Tosse
Dor de garganta
Corrimento (coriza)
Congestão nasal
Febre baixa
Pleurisia
Mal-estar

Pode ser facilmente confundida com uma gripe comum, por isso é necessário o diagnóstico. Já a bronquite crónica atua no corpo e mostra sintomas que podem durar alguns meses ou até anos, possui os mesmos sintomas da aguda, porém com a adição de chiados resultantes da tentativa de respirar e falta de ar.

Grande parte dos casos está ligada diretamente com o consumo de cigarros (principal causa de DPOC), pois a doença também apresenta sintomas resultados de agentes químicos.

Até a simples poeira de uma casa pode progredir na inflamação dos brônquios. Para que não seja confundida com asma, o diagnóstico deve ser realizado para ministrar o tratamento adequado.

O diagnóstico de ambas as doenças só será confirmado com uma radiografia, exame do muco ou sangue, e é necessária a confirmação e inicio de tratamento para que a bronquite, qualquer que seja ela, não evolua para um mal maior, como a pneumonia.

A prevenção de ambas as doenças pode começar com a total exclusão do uso de cigarros, principal fator de inflamação dos brônquios, não ocorrerá o retardamento da doença, mas também não ocorrerá a sua progressão.

Evite lugares com ar carregado de poluentes, prefira locais com ar puro e fresco para alivio dos sintomas e espasmos da doença.

Tratamento

Existem no mundo farmacêutico dezenas de remédios que desaceleram os sintomas da doença, mas uma coisa que poucos sabem é que mesmo sendo uma doença delicada, a bronquite pode ser tratada por meios naturais e económicos.

Podemos usar hortaliças, frutas e plantas em receitas como:

Descasque 50 gramas de sementes de abóbora e triture com 20 gramas de mel de abelhas, adicionado uma xícara de chá de água. Ministre doses por colher cada vez que apresentar sintomas como tosse.

Amasse o agrião até virar uma massa, após isso, ponha num pano para coar o seu suco. Para cada 300 gramas desse suco, adicione 400 de mel e metade de uma clara de ovo caipira. Leve ao forno, espere ferver e está pronto. Após esfriar, tome meia xícara 3 vezes durante o dia.

Corte rodelas de nabo e deixe descansando em mel de abelhas por 24 horas, após isso, consuma o mel que ficou em descanso,
Corte fatias de abacaxi, acresce mel e cozinhe. Espere esfriar e ministre meia xícara 4 vezes diariamente.

O consumo de maçã em qualquer modo é benéfico à bronquite.

Faça chás das folhas do guaco, adoce com mel de abelha e tome goles diários.

Chá de toda a planta do assa-peixe, tomando 2 a 3 xícaras durante o dia.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Alimente-se bem e evite os sintomas da menopausa



A menopausa é a fase que sucede os ciclos menstruais finais da mulher, ou seja, quando ela para de ovular e produzir hormônios estrogénios e progestógeneo.

Em geral é detectada em mulheres que se aproximam dos 40 anos, mas essa estimativa pode mudar de pessoa para pessoa, pois a menopausa também pode vir a mulheres abaixo dessa idade, de forma prematura (que impede a gravidez) ou que tiveram que retirar os ovários cirurgicamente.

Não pode ser considerada como uma doença, suas causas são naturais, pois é um período natural de envelhecimento da mulher, mas seus sintomas podem ser incómodos, ou acarretar no agravamento de outras doenças já presentes.

Entre os sintomas de menopausa, podemos destacar a presença de:

Ondas de calor;
Transpiração noturna;
Dificuldade em dormir;
Perda do líbido;
Stress;
Depressão;
Memória ligeiramente fraca.

Hoje em dia podemos encontrar opções de tratamentos da menopausa, como a reposição hormonal, que é utilizada para substituir os hormónios que a mulher precisa, os quais ela não produz mais, ou drogas que sintetizam o hormonio estrógeno.

Para o alívio desses sintomas de forma natural e caseira, recomendamos algumas receitas utilizando frutas e vegetais e outros alimentos:

Sucos:

Couve diluído em água (240 ml 2 vezes ao dia).

Berinjela diluído em água (250 ml 3 vezes ao dia).

Maçã (250 ml 4 vezes ao dia).

Maracujá adoçado com mel de abelhas (250 ml 5 vezes ao dia).
Chás:

Talos de alface amassados (40 g para 1 litro de água, 2 xícaras ao dia).

Cavalinha (20 g para 1 litro de água, 3 xícaras ao dia).

Mangueira adoçada com mel de abelhas (20 g para 1 litro de água, 4 xícaras ao dia).

Frutas:

- Melão 3 vezes por semana
O consumo de geleia real ajuda no combate aos sintomas, assim como evitar consumir alimentos gordurosos, industrializados e conservados.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ortorexia Nervosa



Ortorexia nervosa: quando a preocupação pelo saudável torna-se prejudicial .

Atenção aos sinais ,muito IMPORTANTE .

É um comportamento obsessivo patológico caracterizado pela fixação nos alimentos ditos saudáveis e é uma doença.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ORTOREXIA NERVOSA SÃO:

Fixação em alimentação saudável, com mais de três horas ao dia de dedicação em torno da sua dieta.

Definição bastante rígida do que é saudável, mas que varia de acordo com as crenças nutricionais individuais.

A forma de preparo e os utensílios utilizados também são parte do ritual obsessivo.

Sensação de segurança, conforto e tranquilidade vinculada à alimentação orgânica, ecológica, funcional ou com certificado de salubridade19.

A tónica dominante é o desejo de prevenir ou eliminar sintomas físicos (reais ou exagerados) ou de ser puro e natural, mesmo que à custa da perda de prazer na alimentação.

Inicia-se com o desejo de melhorar a saúde, tratar uma enfermidade ou perder peso, mas, finalmente, a dieta passa a ocupar lugar central na vida, requerendo grande autocontrole para manter hábitos alimentares radicalmente diferentes daqueles típicos da sua cultura.

Presença de traços de personalidade fóbicos e obsessivos.

Atinge indivíduos de personalidade meticulosa, ordenada, exigentes consigo mesmos e com os demais (perfeccionistas), com exagerada necessidade de autocuidado e de proteção.

Lapsos são acompanhados de sentimento de culpa.

O que comer passa a dominar o cotidiano da pessoa (desde o planejamento, aquisição, preparo e consumo dos alimentos considerados saudáveis).

O cotidiano se torna extremamente limitado devido ao padrão restritivo de alimentação.

Sensação de solidão e de insatisfação com a própria condição.

Tentativas insistentes de esclarecer outros acerca da “alimentação saudável”.