quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sorrir faz bem à saúde

Parece piada, mas há quem afirme que dar boas gargalhadas diante de situações que causam dor, como quebrar uma perna, pode amenizar o desconforto. De certa forma, faz sentido: a cada sorriso o cérebro é induzido a produzir e liberar mais endorfina, o neurotransmissor relacionado às sensações de prazer e bem-estar, além de ser um potente analgésico natural.

Mas para os especialistas, não é apenas com um sorriso que a dor intensa vai passar. “Ainda há poucas pesquisas nesse sentido, mas já é comprovado que o sorriso causa uma ação bioquímica no organismo que resulta em reações benéficas, mas não a ponto de cessar a dor intensa”, acredita Sérgio Luís de Miranda, médico e cirurgião especialista em cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). “Dizem até que o sorriso é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação e os exercícios físicos”, completa o dr. Miranda.
Sorrir pode até não ser o melhor – ou único – remédio, mas que faz bem à saúde os especialistas concordam. Pesquisa divulgada em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), comprova que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.
O filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, de 1998, em que um médico se veste de palhaço para atender crianças internadas, trouxe o tema para as telas e a realidade americana já é vivida por grupos de atores que, vestidos de palhaços, visitam hospitais para aumentar a auto-estima e alegrar os pacientes, familiares e profissionais da saúde.
Para Ana Lúcia M. da Silva, psicóloga do Departamento de Pacientes Graves do HIAE, o riso pode ser um recurso terapêutico na medida em que altera o estado emocional da pessoa, tornando-a mais favorável a enfrentar situações psicologicamente difíceis, como uma doença grave na família.
“O senso de humor e o sorriso espontâneo estão relacionados a melhor qualidade de vida e percepção de bem-estar, além de favorecer o enfrentamento de adversidades e frustrações. Entretanto, não podemos relacionar a isso maior possibilidade de cura não relacionada a fatores comportamentais, como a adesão ao tratamento, por exemplo”, defende a psicóloga.
Benefícios extras para o corpo
Além de garantir boas doses de endorfina e proporcionar bem-estar, uma boa risada ainda traz vantagens para os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico.
O senso de humor e o sorriso espontâneo estão relacionados a melhor qualidade de vida e percepção de bem-estar
Sistema cardiovascular
É ativado com o sorriso, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de provocar a vasodilatação das artérias. Esse conjunto de reações proporciona maior fluxo de sangue para todo o organismo.
Sistema respiratório
Durante a risada os pulmões passam por uma hiperventilação, o que eleva a concentração de oxigênio na circulação sanguínea e resulta em melhor distribuição de oxigênio aos tecidos.
Sistema imunológico
Além de colaborar para a produção das células NK, as boas gargalhadas aumentam a quantidade de saliva, que também é benéfica para a imunidade. “Com o acréscimo da saliva, sobe o nível de imunoglobulina, substância capaz de combater gripes e resfriados”, explica Ana Paula Zalchenko Fonseca, cirurgiã-dentista especialista em cirurgia buco-maxilo-facial do HIAE.
Depois de tantos benefícios, o que vale mesmo é uma risada sincera e natural. Esta sim desencadeia os mecanismos do corpo para a produção de endorfina e a sensação de prazer e bem-estar. Então, sorria! Seu corpo e sua mente agradecem.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ioga: união de corpo e mente


No Ocidente, a maioria das pessoas conhece o ioga como um conjunto de posturas físicas exóticas, que traz inúmeros benefícios para a coluna e para a respiração. Mas não é só isso. Trata-se de um método educacional completo para a vida, que propõe práticas de valores éticos, virtudes mentais, posturas físicas e meditação, fornecendo elementos consistentes para que a pessoa construa sua vida com mais presença e qualidade.


A palavra Yoga, de origem sânscrita, tem um grande número de significados, entre eles: “ungir”, “atar”, “integrar”. Ela deriva da raiz sânscrita yuj que quer dizer “unir”.
Os ásanas (posturas físicas) são uma das principais ferramentas do ioga e seus benefícios vão do nível físico ao espiritual.

Ásanas são posturas corporais com total envolvimento da mente, da respiração, do corpo e da essência, pelas quais se estabelece uma comunicação entre os âmbitos interno e externo do individuo, sendo por isso considerada uma prática holística / integral.
Segundo o pensamento yogue, o corpo é o nosso “instrumento de ação”, e a mente nosso “instrumento de percepção”. Quando nossos instrumentos estão em afinados, cuidados, sadios e em harmonia, gozamos de boa vitalidade e inteligência.
Uma das propostas do ioga é aprimorar e refinar esses instrumentos, pois um corpo saudável e uma mente livre e focada potencializa nossa capacidade de realização na vida. A palavra ásana (postura / atitude) define a parte física do método. O que confere um caráter especial à técnica é o perfeito sincronismo entre ação física, ação respiratória, concentração, presença e introspecção, que contribuiu para desenvolver uma atitude mental mais presente e observadora em qualquer situação da vida cotidiana.
O corpo é considerado um caminho, mas o foco do ioga vai além do desenvolvimento físico, para quem o ser humano é um conjunto formado por aspectos físico, mental, emocional, intelectual e espiritual, vivente num ambiente social.
Tudo o que acontece com o físico, atinge os outros aspectos da nossa natureza. O método baseia-se na sabedoria dos antigos mestres yogues que acreditavam ser mais simples e viável promover o desenvolvimento por meio dos aspectos mais densos, palpáveis e visíveis da natureza humana – o corpo, do que tentar atingir os mais sutis e imateriais – a mente e o espírito. “Atuar no conhecido para atingir o desconhecido”.
Mas afinal, o que essa prática tem de tão bom?
·         Reduz o estresse
·         Regula o funcionamento dos sistemas digestório e respiratório
·         Melhora o sono
·         Promove a permanente sensação de bem-estar
·         Equilibra a produção hormonal
·         Fortalece o sistema imunológico
·         Alonga os músculos
·         Melhora a qualidade de vida
·         Aumenta a capacidade de concentração e a criatividade
Mas a prática do ioga merece cuidados. “Quem tem alguma condição especial de saúde, como problemas na coluna, hipertensão, gestação, problemas articulares, deve passar por avaliação antes de iniciar a atividade”, alertam os professores Márcia De Luca, do Ciyma, Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayuverda e Carlos Legal, da Legalas Educação e Qualidade de Vida.
A condição física do aluno também deve ser levada em conta na hora da prática. Isso porque alguns tipos de ioga podem ser mais exigentes fisicamente.
Há diversas linhas e métodos de ioga, com ênfases, abordagens e propostas para diferentes gostos, características e interesses pessoais, mas com um objetivo comum: a harmonia plena.
“A linha que foca a prática dos ásanas é conhecida como Hatha Yoga, sendo a mais popular no ocidente e que visa fortalecer e aprimorar o corpo para que nele habite uma mente harmoniosa” afirma Carlos Legal, consultor, professor de yoga e idealizador do PYT® - Programa de Yoga no Trabalho.
“Todos os métodos contemporâneos de ioga que lidam com o corpo, são originados do Hatha Yoga, diferenciando-se apenas pela forma como as posturas são desenvolvidas, pela intensidade e prioridades” afirma Legal.
Um estudo publicado em fevereiro de 2009 no periódico científico Psycho-Oncology sugere que pacientes com câncer de mama que praticaram 75 minutos de ioga restaurativa – tipo de prática com foco no relaxamento – por dez semanas tiveram redução de 50% na depressão e aumento de 12% em sentimentos de paz depois da prática.
Curiosidades
As gestantes também podem praticar somente após o terceiro mês, desde que liberadas pelo médico. Durante a aula, fazem exercícios respiratórios, de fortalecimento do assoalho pélvico, além de relaxamento, meditação e posturas de equilíbrio.
Ioga no HIAE
Com o objetivo de melhorar a concentração, o equilíbrio e a forma física de seus colaboradores, o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) promove, desde setembro de 2003, aulas de ioga para médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham na instituição.
Segundo o coordenador da atividade, Carlos Legal, da empresa Legalas Educação e Qualidade de Vida, os resultados têm sido positivos. "Atualmente, o Einstein tem 3 turmas, que fazem aula durante uma hora, duas vezes por semana. E a atividade acontece no próprio hospital, em uma sala preparada especialmente para a aula", explica.
“Os iniciantes começam com foco no desenvolvimento do prazer e da autoconsciência, com menor permanência nas posturas para se adaptarem ao tipo de prática. Com a utilização de acessórios especiais para prática de ioga, é possível que os exercícios sejam adaptados a sua condição física”, conta Legal, lembrando que as aulas no HIAE baseiam-se no Hatha Yoga.
O ioga nasceu numa rica e diversificada cultura, na Índia, onde naturalmente, diversas abordagens surgiram em função das características mentais das pessoas que buscavam a integração. Havia a possibilidade de vários caminhos para a integração pessoal e esses caminhos também eram chamados de ioga.
Apenas para efeito de curiosidade do leitor, listamos abaixo alguns tipos de ioga.
Raja Yoga (ioga real)
O ioga, essencialmente, possui um objetivo meditativo e o texto mais importante sobre o tema é conhecido como Yoga Sutras de Patanjali, que surgiu por volta de 260 a.C..
O texto explica as fontes de aflição e sofrimento humano e sugere um método de integração em oito passos (Ashtanga Yoga), para eliminar as aflições mentais que geram sofrimento. Entre esses passos, estão: condutas éticas, condutas íntimas, posturas para meditação, controle respiratório, domínio dos sentidos, concentração, meditação e harmonia plena.
Bhakti Yoga (ioga pela devoção)
Seu foco é a devoção a uma divindade, um santo ou imagens associadas à natureza (sol, lua, rio etc.).
O movimento Hare Krishna, por exemplo, ou qualquer pessoa que tenha fortes características religiosas, representa esse tipo de ioga.
Karma Yoga (ioga pela ação)
A palavra Karma, de origem sânscrita, significa ação. E a toda ação há uma consequência ou resultado. O Karma Iogue é aquele que foca sua prática no cumprimento dos deveres da vida (educar os filhos, trabalhar, amor esposa / esposo, cumprir seus deveres no cotidiano) com total devoção e compromisso, mas sem esperar nada de retorno por sua ação.
Agir sem expectativa pelos frutos da ação é uma maneira de agir com total maestria e qualquer pessoa pode cultivar essa atitude salutar em seu cotidiano. Isso é Karma Yoga.
Jñána Yoga (ioga pelo conhecimento)
A palavra Jnana, que significa conhecimento, caracteriza o tipo de integração por meio do estudo, da erudição. Há pessoas que têm mais facilidade e focam seu desenvolvimento pelo estudo profundo de um determinado tema e esse é o Jnani Iogue.
Mantra Yoga (ioga pelo som)
Mantras são vocábulos que possuem uma representação. É como se fosse uma oração. Em sânscrito, man significa mente e tra significa livrar-se. Desse modo, mantra é uma combinação de sons que livra nossa mente das agitações.
Nas tradições orientais, o mantra mais importante de todos é o Om. Diz-se que foi a vibração e o movimento que engendrou os primeiros ritmos no Cosmos (teoria do Big Bang). A palavra sânscrita AUM (Om) significa “tudo” e transmite o conceito de onisciência, onipresença e onipotência.
Hatha Yoga (ioga pelo físico)
Nessa modalidade o caminho para integração é o corpo. Há ênfase nas técnicas corporais, respiratórias e relaxamento. É correto afirmar que o Hatha Yoga se caracteriza pelo perfeito sincronismo entre “movimento, respiração e foco mental”, onde o corpo é um meio viável para a meditação e integração pessoal.
Atualmente, há diversos métodos contemporâneos baseados no Hatha Yoga. Dos mais conhecidos atualmente, encontram-se:
·         Ashtanga Vinyasa Yoga:
Este sistema, oriundo da região de Mysore, no sul da Índia e ensinado pelo mestre Sri K. Pattabhi Jois (discípulo de Sri. T. Krishnamacharya – foi mestre dos professores mais influentes da atualidade – falecido em 1989 aos 101 anos), está baseado em seis séries de ásanas progressivamente mais exigentes, nas quais cada praticante trabalha em seu próprio ritmo, através de uma técnica chamada vinyasa, que consiste em coordenar o movimento com a respiração.
É uma prática dinâmica e intensa que desenvolve simultaneamente flexibilidade, resistência, força e agilidade, gerando ótimo condicionamento físico, vitalidade e concentração.
O Ashtanga Vinyasa Yoga, de todos os métodos que se conhecem hoje em dia, é o mais exigente fisicamente. Apesar de o termo Ashtanga ser usado para nomear também este método, não deve confundir com Ashtanga Yoga de Patanjali, que trata do sistema filosófico.
·         Iyengar Yoga:
O Iyengar Yoga é um método altamente preciso criado por B.K.S. Iyengar, com base nos ensinamentos do seu mestre, Sri T. Krishnamacharya.
Uma das características mais marcantes deste método é o conceito de alinhamento (tanto físico quanto o alinhamento da ação com o pensamento).
Diferencia-se dos outros métodos pelo cuidadoso detalhamento e adaptabilidade com que os ásanas são conduzidos e executados, buscando uma perfeita adequação anatômica. Neste método, podem-se utilizar acessórios como almofadões, blocos, cintos e pranchas, entre outros, para intensificar ou adaptar os ásanas à condição física e aos objetivos do aluno.
A busca do alinhamento profundo e das ações internas precisas pode comparar-se à tarefa de lapidar um diamante. O mestre B.K.S. Iyengar possui diversos livros publicados e desfruta de reconhecimento mundial.
Consultoria: Legalas Educação e Qualidade de Vida / Carlos Legal


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Fisioterapia é saúde



 O tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgia ou traumas ósseos e musculares. Isso ocorre porque a fisioterapia ajuda a recuperar a função dos membros lesados e o movimento. Mas, além do poder de reabilitação, a fisioterapia proporciona bem-estar físico geral e vida mais saudável e ajuda a prevenir lesões.
Dessa forma, pode fazer parte do roteiro de atividade física. "A fisioterapia é mais que uma prática para aqueles que precisam recuperar movimentos ou tratar algum problema musculoesquelético. A atividade pode ser uma forma de se exercitar e manter a saúde", afirma Márcio Marega, fisioterapeuta e responsável pelo Projeto Anti-Sedentarismo do Einstein.
O ideal não é substituir a atividade pela fisioterapia, mas conciliá-las, principalmente quando o exercício físico é muito rigoroso. "Essas duas atividades se completam e, por isso, os resultados são melhores quando praticadas em conjunto", aconselha Márcio Marega. De acordo com Marega, caso seja necessário optar por uma atividade, deve-se analisar qual o resultado desejado: se a pessoa quiser desenvolver performance, a atividade física sistemática e programada é mais indicada; se a busca for por mais qualidade de vida, a fisioterapia pode ser uma ótima opção.
"A fisioterapia pode auxiliar na programação do educador físico para melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, diminuir as dores e, mais do que isso, auxiliar na condição de postura promovendo maior qualidade ao aparelho locomotor", completa o fisioterapeuta. Esse último benefício é, aliás, de grande importância para quem pratica exercícios como musculação e condicionamento físico.
Nesses casos, boa parte dos exercícios envolve trabalho com peso o que, às vezes, pode prejudicar a coluna, especialmente quando não há acompanhamento de um profissional. Quando aliada à prática dessas atividades, a fisioterapia – além de trabalhar a postura e alinhar a coluna – ajuda na prevenção de lesões que podem ser causadas por exercícios mais intensos. "Quem consegue aliar as duas práticas tem como resultado uma atividade mais segura e com maior qualidade", diz Marega.
Para todos os gostos
O tratamento fisioterápico, seja ele de cura, de prevenção ou como atividade do cotidiano, utiliza diversas técnicas para tratamento, que são escolhidas de acordo com os objetivos do paciente ou indicação médica. Conheça as práticas mais comuns:
RPG (Reeducação Postural Global)
Essa técnica tem por objetivo alongar a musculatura, trabalhando o sistema respiratório e fortalecendo os músculos para a melhora da postura.
Massoterapia
Massagem utilizada contra o estresse, para o alívio de dores musculares e articulares, além de melhorar a circulação.
Alongamento
Elimina e/ou reduz os encurtamentos do sistema muscular; evita o encurtamento musculotendíneo; elimina ou reduz nódulos musculares; diminui os riscos de lesões musculoarticulares; aumenta o relaxamento muscular e melhora a circulação sanguínea; melhora a coordenação e a postura; evita esforços adicionais no trabalho e no esporte.
Rolfing
Técnica eficiente no combate às dores resultantes da má postura e das síndromes dolorosas, como as miofasciais (encurtamento das fibras fasciais, causado por traumatismo, processos inflamatórios, má postura, entre outros); a fibromialgia (síndrome que causa dor pelo corpo todo, começando pelos membros superiores e se espalhando pelos ossos, tendões, articulações e músculos); e, por fim, a enxaqueca (doença crônica e ocasional que provoca dor latejante e unilateral e muitas vezes causa náuseas, vômitos, intolerância ao barulho, a odores fortes e à luz).
GDS (Godelieve Denys Struyf)
São manobras que associam alongamentos a posturas e massagens com o objetivo de ajustar as articulações e tratar tensões musculares.

Como em qualquer prática de atividade física, antes de se inscrever na academia ou se submeter a um acompanhamento fisioterápico, deve-se consultar um médico e fazer uma boa avaliação de saúde.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Maleta Facial 7 em 1 - Alta Frequência, Ionizador, Desincrust, Eletrolifting, Galvânica, Farádica e Micro-corrente



Por R$ 1.770,00  
                                           12x de R$ 147,50 no Cartão sem juros
                              ou pague R$ 1.646,10 à vista no boleto ou depósito (Veja Mais)


Maleta 7x1 (Equipamento 7x1 - Eletroestimulador facial)
 
Nº Ministério da Saúde: Pro.n. 001/0101/12463/2003
 
 
Multi-correntes 7 x 1 - Equipamento Conjugado 7x1
 
 
ALTA FREQUÊNCIA
 
O Alta Freqüência Fismatek produz uma corrente alternada de elevada freqüência ( superior a 100 KHz ) e de alta tensão ( 1000 a 2000 Volts ), porém de baixa intensidade. Em estética usamos a corrente de Alta Freqüência através de eletrodos de vidro, de formatos variados, conforme o local onde será aplicado. A aplicação da Alta Freqüência é mono polar, ou seja, utiliza-se apenas um eletrodo. Não existe um segundo eletrodo para fechar o circuito, que se faz através da impedância de aterramento do corpo sobre o qual se aplica. Os eletrodos contêm um gás que tem a função de induzir o fluxo de corrente. Este gás, excitado pela passagem da corrente elétrica produzirá uma luz, cuja cor depende do tipo de gás utilizado.
As moléculas de gás são ionizadas pela alta tensão e permitem a passagem de corrente elétrica, tornando o bulbo de vidro fluorescente. Esta alta tensão provoca a formação de Ozônio (O3).
 
Efeitos práticos:
 
· Térmico: a elevação branda da temperatura é capaz de aumentar o metabolismo, incrementar a oxigenação celular e auxiliar a eliminação de anidrido carbônico.
· Bactericida: capaz de destruir algumas bactérias, devido a reação com diferentes compostos provocando uma oxidação, que explica suas propriedades anti-sépticas e germicidas.
· Bacteriostática: diminui a proliferação de bactérias aeróbicas. Ex.: estafilococos.                    
· Fungicida: elimina fungos, como por exemplo, o tinea capitis.
· Oxigenante: melhora a oxigenação tissular.      
· Hemostática: estanca o sangramento e auxilia na cicatrização local.                        
· Diatérmico.
· Destrutiva.
 
Eletrodos:
 
· Pente: é especifico para o tratamento do couro cabeludo. Gerador de ação estimulante, dos vasos capilares que irrigam os bulbos e a raiz do cabelo, utilizado para tratamento de alopecias no couro cabeludo aplicado nele já lavado.
· Saturador: éo único que pode ser usado com cosméticos, aumenta a vascularização da pele.
· Standart: (cebolinha) utilizado para aplicação por Fluxação e Faiscamento direto.
· Forquilha: éutilizado no pescoço, nos braços, nos antebraços e mamas em Fluxação Direta.
· Fulgurador: éutilizado para hemostasias em acne por Faiscamento Direto.
 
Contra-indicações:
 
· Gestantes,
· Portadores de Marca-passo,
· Pressão Alta Descompensada,
· Epilipsia,
· Problemas Renais,
· Neoplasias,
· Antecedentes Cancerígenos,
· Portadores de Pinos e Placas,
· Problemas Ginecológicos, entre outros.
 
OBS: Não utilizar, em hipótese alguma, produtos de natureza alcoólica ou inflamável.  A cliente deve retirar todos os acessórios metálicos.
 
 
IONIZADOR
 
A preparação da pele é muito importante. Ela deverá estar limpa, sem o produto algum, ainda sem lesões dermatites ou dermatose. A pele deverá ser aquecida para ocorrer uma ionização uniforme. As vias de penetração não poderão ser feitas, por via transepidérmica ou via trans-anexial; na ionização será feita a nutrição e a Hidratação da pele. Após preparo da pele, utilize o eletrodo nas linhas de expressão.
 
Modo de usar:
 
Com o bastonete seguro pela cliente ponha o eletrodo em contato com o rosto da mesma; movimentar lentamente o eletrodo em contato com o rosto.
*Tempo de aplicação será de 05 a 07 minutos.
Após a aplicação com o eletrodo de ponta, ionizar com o rolinho procedendo da mesma forma, ou se for no corpo usar o rolinho maior (corporal) obs o mesmo não acompanha o aparelho
*Tempo de aplicação será de 07 a 10 minutos.
Tratamento mínimo 10 aplicações.
Peles sensíveis uma vez por semana.
 
 
DESINCRUST
 
Procedimento estético: A desincrustação é um procedimento Estético, cujo objetivo é retirar da superfície da pele, a gordura nela incrustada. O processo de desincrustação se compõe classicamente de duas fases; SAPONIFICAÇÃO E REMOÇÃO.
A saponificação consiste em transformar a gordura em sabão.
Nesta transformação a gordura amolece nos óstios e é posteriormente removida na Segunda fase.
No fim do processo, obtêm-se uma limpeza profunda da pele.
Estas duas fases são aceleradas e potencializadas com o uso adequado da corrente Galvânica, obtida por um circuito próprio de desincrustação, que não é o mesmo da ionização, como até bem pouco tempo se pensava.
O Desincrust Fismatek age através da ação do sódio por um processo chamado eletrílise, separando substâncias gordurosas da pele. Utilizam-se produtos para o desaparecimento pilo sebáceo. Os mais utilizados são:
Salicilato de sódio à 02% para peles lipídicas e seborréicas.
Lauril Sulfato de sódio à 02% para peles acnéicas.
Carbonato de sódio à 02% para peles sensíveis.
 
Modo de usar:
 
PRIMEIRA FASE: O eletrodo deverá ser envolvido com algodão e embebido com loção desincrustante.
A chave que indica a polaridade deverá estar na posição POSITIVA.
Deste modo, o íon de sódio (Na+) contido na loção desincrustante, penetrará superficialmente na pele, reagindo quimicamente com a gordura incrustada, transformando-a em sabão (saponificação).
Durante o procedimento descrito, verifica-se a formação de um ensaboamento na pele, provocado pela emulsão do sabão contido pela reação química. Ao terminar esta fase, o aparelho deverá ser desligado e o rosto do(a) paciente deve ser limpo com água.
SEGUNDA FASE: (REMOÇÃO), o aparelho deverá ser utilizado da seguinte forma: o eletrodo com algodão deverá ser umedecido só com água. A chave que indica a polaridade deverá estar na posição NEGATIVO.Deste modo, a atração elétrica sobre o sabão positivo que ainda permanece nos óstios, terá sua remoção facilitada.
O algodão umedecido deverá ser trocado quantas vezes forem necessárias, até que se perceba que a pele está sem nenhum resíduo e totalmente limpa.
Com este procedimento de desincrustação, o resultado obtido da saponificação será realmente eficaz.
O(a) cliente que receberá a solução, terá que segurar o bastão negativo. Movimenta-se lentamente em círculos o algodão já no eletrodo aumentando a intensidade de acordo com a pele da pessoa.
·        Fraca – para peles sensíveis.
·        Médio – para peles lipídicas e seborréicas.
·        Forte – para peles acnéicas ( de graus 01 e 02 ).
 
Aplicar em toda à face. Deixar sempre o eletrodo em contato com a pele e não parar os movimentos, tempo de aplicação 05 minutos.
Para retirar basta abaixar a intensidade e só após retirar o eletrodo em contato com a pele.
Pulverizar a pele com água destilada.
Umedecer outro algodão com a mesma solução inicial.
 
TABELA DE TRATAMENTO
 
IONIZAÇÃO E DESINCRUSTAÇÃO
 
Tipo de pele               Primeiras aplicações     Após
Sensíveis30 dias-
Lipídicas SeborréicasSemanalmente durante 30 dias20 em 20 dias
Acnéicas de graus 01 e 02SemanalmenteControle da acne 20 em 20 dias
 
 
 
 
 
ELETROLIFTING
 
O aparelho eletrolifting ou galvanopuntura funciona através de puntura, isto é, penetração de agulha de calibre 0,20 e 4 milímetros de comprimento.
Esta técnica é muito usada para atenuar linhas de expressões profundas ou superficiais e também para melhorar quadros de estrias, dando resultados visíveis logo na primeira aplicação.
O tratamento pela técnica do eletrolifting produz um estímulo significativo da micro circulação cutânea, com a sua subseqüente melhoria na nutrição e na oxigenação dos tecidos, o que, em última análise, gera um efeito de revitalização dos tecidos. Da mesma forma, produz-se uma estimulação dos fibroblastos (responsável pela melhoria - quer ao nível da qualidade, quer ao nível da quantidade - do colágeno por eles sintetizado), ativa substancias das proteínas albuminóides do tecido conjuntivo (elastina e reticula) e do sistema linfático, assim como das suas funções.
 
Modo de usar:
Para tratamento fazer 10 aplicações, pois a pele deve estar bem hidratada e nutrida.
Limpar a pele com produto à base de azuleno.
Tonificar com substâncias analcoólicas.
Peeling tipo gomage bem suave sem sílica.
07 minutos de aplicação Eletrolifting.
Compressas para descongestionar e acalmar por 05 minutos.
Limpar totalmente a pele.
05 minutos de Vaporização de Ozônio.
Ionizar por 10 minutos.
Para pele jovem usar produto à base de uréia e MMF.
Para pele envelhecida usar produtos à base de colágeno e elástina.
Fazer mesoterapia com movimentos suaves.
Máscaras com substâncias firmadoras ou clareadoras que tenham caolin ou magnésio e que sejam descongestionantess e calmante.
Hidratar com foto protetor.
 
 
CORRENTE GALVÂNICA
 
É uma corrente contínua de baixa amperagem, isto da ordem de miliampere e de baixa voltagem. Os elétrons se deslocam em único sentido e devido a essa particularidade, é utilizada pela sua propriedade, de desloca íons. Em medicina, fisioterapia e estética esta corrente é utilizada para introduzir na pele determinadas substâncias consideradas curativas, esta energia é um das mais conhecidas em ELETROMEDICINA e destacaremos os pontos mais importantes:
A CORRENTE GALVÂNICA possui a propriedade de determinar efeito térmico, químico e efeitos fisiológicos e de formar um campo magnético.
 
 
CORRENTE FARÁDICA
 
É um fluxo de Elétrons pulsátil que penetra nas musculaturas contráteis. O estimulador é uma ginástica progressiva que massageia o paciente na inatividade, relaxando a musculatura. O estimulador é um auxiliador mecânico que economiza e substitui a força física das esteticistas e fisioterapeutas nos tratamentos nas musculaturas e nos nervos profundos.
Ação física: Provoca uma vibração interna de dentro para fora, estimulando constantemente a circulação sanguínea central e periférica, contraindo e descontraindo a musculatura e nervos ritmicamente com intervalos compassados.
 
 
MICROCORRENTE
 
É revitalizar a pele e também melhorar a circulação local.
Aparelhos eletro terapêuticos que se constituem em poderoso recurso para completar o trabalho do profissional de saúde e estética, através de estimulação elétrica fisiológica, e não-invasiva. As Micro correntes diferenciam-se de outros tipos de eletroterapia pelas suas características básicas de intensidade e freqüência: a intensidade está compreendida entre 10 a 100 micro Amperes e a freqüência de 0,3 a 300Hertz.
Esta estimulação, com sinal elétrico compatível às trocas iônicas que ocorrem em nível celular, ativa o metabolismo e aumenta produção do trifosfato de adenosina (ATP), energia atuante na célula, em 500% restabelecendo o equilíbrio biológico celular.
Acelera a síntese de proteínas, a absorção de nutrientes, as trocas iônicas, a reabsorção de líquidos e toxinas e estimula a perfusão tissular do oxigênio e do fibroplasto, aumentando a produção de colágeno.
Promove uma revitalização tecidual.
Micro corrente renovador celular indicado para flacidez da pele do rosto. Ativa o metabolismo das células, tonifica a pele, potencializa a hidratação e a ionização dos produtos. A flacidez pode surgir ainda na juventude, pois, assim como a acne e a olheira, tem forte componente genético.
 
 
Contra-indicações:
 
Portadores de marca-passo;
Patologias circulatórias como flebites, embolias, varizes, tromboflebites;
Gestantes;
Hiper e hipotensos descompensados;
Processos infecciosos e inflamatórios;
Clientes portadores de neoplasias;
Renais crônicos;
Patologias pulmonares descompensadas como enfisema pulmonar;
Epilepsia mal maior;
Regiões com dermatites e dermatoses;
Lesões musculares;
Inflamações articulares em fase aguda;
Fraturas não consolidadas;
Espasticidade;
Miopatias que impeçam a contração muscular fisiológica;
Sobre o seio carotídeo (pode desencadear um reflexo vagal provocando bradicardia, vasodilatação periférica, hipotensão arterial, etc.).
 
Indicações:
 
Trabalhar na estase circulatória, sem comprometimento patogênico e infeccioso;
Auxiliar na reabsorção dos líquidos no espaço intersticial;
Beneficiar a eliminação dos dejetos da metabolização celular, diminuindo a fibrose tissular;
Promover analgesia em regiões com celulite dolorosa;
Auxiliar no pré e pós-cirurgico;
Aumentar e manter a força muscular;
Melhorar a estabilidade articular;
Melhorar o rendimento físico em esporte de alto nível;
Manter a qualidade e quantidade do tecido muscular.;
Aumentar a circulação sanguínea no músculo ou mantê-lo em um nível ótimo.
 
Contra indicações relativas:
 
Gestação em qualquer fase.
Próteses metálicas no local de aplicação.
Doenças cardiacas, como arritmias severas,insuficiência cardíaca congestiva.
Encurtamento funcional do músculo.
Traumas locais.
Perda da integridade da pele no local da aplicação.
 
 
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
 
- Alimentação: 110/220v