quinta-feira, 3 de julho de 2014

O que acontece no organismo durante a atividade física?

Quando a atividade física é praticada, o organismo reage de alguma forma e essas reações são praticamente iguais para todas as pessoas, o que diferencia é a intensidade. O suor, o aumento da frequência cardíaca, respiração intensa são reações provocadas por diversas alterações que ocorrem no corpo durante os exercícios.
Mas por que elas acontecem?
Em exercícios intensos como a musculação, o organismo atua de forma que ajude os músculos a trabalhar, fazendo com que todos os sistemas corporais ajam coordenados para que a atividade seja efetiva. Nesse caso, o coração aumenta as batidas para que seja bombeado mais sangue pelo organismo e aumenta a oxigenação; o estômago também participa desse processo, diminui sua atividade para poupar energia, desta forma essa energia será direcionada para os músculos.
O que acontece no organismo durante os exercícios 1
Os músculos precisam de energia para poder trabalhar de forma adequada e conseguir atingir o esforço necessário para a atividade desejada. Em uma corrida ou em uma aula de natação, os músculos trabalham para deixar o corpo mais rápido e garantir o movimento, já em uma série de musculação os músculos trabalham para mover o peso.
Uma das maiores alterações no corpo durante os exercícios físicos é a alteração na frequência cardíaca. Quando o corpo está em repouso e começa a praticar os exercícios, o cérebro manda um sinal para o coração, para que comece a bater com uma frequência maior para e bombeie sangue e oxigênio o suficiente, por isso aumenta o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.
Para os fãs de esportes radicais, muitas reações são provocadas por vários hormônios liberados no corpo. Antes de praticar o esporte, o cérebro libera adrenalina no organismo, um hormônio que prepara o corpo para duas reações naturais que são a fuga e a luta, por isso a boca fica seca, aumenta a frequência cardíaca, a pupila fica dilatada e o fluxo sanguíneo aumenta.
Além da adrenalina, mais duas substâncias são liberadas, a endorfina que age durante a atividade física e tem a capacidade de adormecer a dor provocada por lesões, por isso que muitas vezes não é notado que houve alguma lesão no corpo. A outra substância liberada é a dopamina que age no sistema nervoso, na região do prazer, causa a sensação de satisfação depois de alguma atividade radical.
Para quem é iniciante nas atividades físicas ou esta há muito tempo sem praticar, é comum sentir dor após a prática, pois o corpo precisa de um tempo para se acostumar com a nova condição. Essa dor acontece, pois no sistema muscular ocorrem microrrupturas nos músculos que são trabalhados durante o exercício e, por causa do acúmulo de ácido láctico, gerando uma inflamação. Por isso, o corpo precisa se acostumar com os exercícios para que as dores passem e não comece com cargas pesadas, aumente gradativamente.
Ao praticar exercícios, muitas reações acontecem no organismo, por isso antes de começar a praticar, visite um médico para realizar exames e saber se há algum impedimento ou se alguma atividade não é indicada.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Quais são as doenças que mais afetam a visão dos idosos?

Ao longo da vida, o organismo passa por muitas mudanças e, com o tempo, alguns problemas são inevitáveis, como a perda gradativa de alguns dos sentidos, como a visão. Na terceira idade é comum que a visão fique mais fraca, mas existem algumas doenças que são mais incidentes nessa faixa de idade e podem levar à cegueira, por isso é preciso prevenir que isso aconteça.
Visão na terceira idade 1
A visão pode ser afetada em vários campos e as principais doenças que afetam os idosos, são catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética e os campos que essas doenças afetam são:
  • Percepção de cores;
  •  Campo visual;
  • Visão noturna;
  • Visão de perto;
  • Visão de longe.
Algumas dessas doenças são irreversíveis, ou seja, podem chegar à cegueira e não tem mais como retroceder o processo, por isso a melhor maneira de evitar é com a prevenção.
Saiba um pouco mais sobre essas doenças:
  • Glaucoma
O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e danifica o campo visual e pode levar à cegueira. Essa doença pode ter três tipos de causa, a congênita, quando a pessoa nasce com o problema, secundária, quando é desencadeada por causa de outras doenças oculares ou pelo uso inadequado de medicamentos, como colírio, ou crônico, que atinge pessoas acima de 35 anos. Os sintomas vão depender da causa do problema, mas em geral afeta a visão periférica, e o tratamento é feito através do uso de medicamentos, pode ser feita cirurgia, mas somente nos casos em que os medicamentos não estão apresentando resultados.
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
A DMRI é uma doença que acomete a mácula, responsável pela identificação de detalhes e cores. Essa doença produz uma mancha que prejudica a visão central e pode se apresentar de duas formas: seca e úmida. Quando se apresenta seca, a perda de visão é gradativa, e na úmida, a perda da visão pode ser rápida, essa é responsável por 90% das perdas visuais graves das pessoas que têm a doença.
  • Catarata
A catarata afeta o cristalino, o deixando opaco. O cristalino é uma lente transparente que fica dentro do olho, ele permite que os raios de luz alcancem a retina para que a imagem do que estamos vendo tome forma. Com a catarata, a visão fica embaçada e fica mais difícil para enxergar em locais muito claros. É possível reverter os danos da catarata, desde que seja tratada a tempo.
  • Retinopatia Diabética
A diabetes causa algumas complicações no organismo e uma delas é afetar a visão, a retinopatia diabética resulta na alteração dos vasos sanguíneos que causam a má circulação de sangue na retina. Esse problema impede a nitidez da visão e atinge 90% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos, por isso se você é diabético, caso perceba algum problema na visão informe ao médico.
Visão na terceira idade 2
Para evitar que esses problemas apareçam, cuide dos olhos ao longo da vida, evitando se expor ao sol sem óculos escuros, invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e evite o uso de medicamentos sem prescrição médica.