quinta-feira, 27 de novembro de 2014

.O PILATES NA INFÂNCIA



Por que colocar a criança em uma aula de Pilates?
Hoje em dia, a diversão da maioria das crianças encontra-se dentro de casa: videogames, computador, televisão. Estes hábitos, associados ao peso da mochila e à fase de crescimento, contribuem para que a criança adote uma postura inadequada, provocando dores e até mesmo maiores problemas futuros. Neste caso, o Pilates entra como uma poderosa ferramenta, na tentativa de minimizar as alterações posturais e os quadros de dores. Além de trabalhar grupos musculares importantes na estrutura postural, esta prática também irá trabalhar o equilíbrio e a consciência corporal.
OBS: É importante ressaltar que o Pilates não trabalha com impactos e nem provoca sobrecargas, podendo então ser perfeitamente adequado à estrutura corporal da criança.

Quais serão os benefícios para esta criança?
O Pilates será benéfico para a criança no que diz respeito à melhora da postura,à proteção do sistema locomotor, à melhora do sono, à diminuição de dores, à melhora da concentração e ao relaxamento, entre outros fatores.
Melhora da postura: devido a hábitos adotados no dia-a-dia (videogames, mochilas pesada, muito tempo na cadeira do colégio) a criança pode desenvolver uma má postura, e o Pilates irá trabalhar o alongamento de toda a musculatura afetada, bem como a consciência corporal e o equilíbrio.
Proteção do sistema locomotor: com a prática, a criança adquire uma melhor consciência corporal e um reajuste muscular.
Melhora do sono: o Pilates promove um relaxamento e uma sensação de bem-estar, ideais para diminuir o estresse infantil.
Diminuição de dores: principalmente na fase do estirão de crescimento, no inicio da adolescência, que provoca dores musculares e articulares.
Melhora da concentração: devido ao trabalho da respiração, do equilíbrio, da coordenação motora; esta melhora da concentração irá auxiliar no rendimento escolar da criança.

A aula de Pilates para crianças é diferenciada?
Sim. Diferente da aula para adultos, a aula para crianças deve ter um conteúdo bastante lúdico. Além de utilizar movimentos do universo infantil, como cambalhotas, o instrutor deve usar e abusar dos acessórios, como bolas de tamanhos variados, rolos, meia-lua, discos de rotação, discos de equilíbrio etc, já que a criança irá encarar a aula como uma brincadeira, apesar dos cuidados com a respiração, o equilíbrio e a postura. Também é comum utilizar os aparelhos tradicionais do Pilates, sempre com o cuidado de não gerar sobrecarga à criança. O mais importante é trabalhar a criatividade da criança, para que ela se prenda à aula e tenha prazer em realizá-la.

O Pilates é indicado a partir de que idade?
O ideal é trabalhar com crianças a partir dos 4 anos, pois nesta idade a criança já consegue entender o que está fazendo.

Com que frequência a criança pode praticar Pilates?
Segundo a Associação Brasileira de Pilates, o ideal é que sejam feitas duas aulas semanais, com duração de 30 minutos cada uma.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Soja preta é melhor que amarela para prevenir o envelhecimento



Com mesma qualidade nutricional a soja preta apresentar o dobro de atividade antioxidante prevenindo a degeneração das células

Quando se fala em soja, logo se pensa no grão amarelo. Poucos sabem, porém, que a soja preta tem as mesmas qualidades nutricionais, além de apresentar o dobro de atividade antioxidante, prevenindo a degeneração das células. Estas características se mantêm mesmo depois do cozimento, segundo o estudo da engenheira de alimentos Diana Figueiredo de Rezende, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

A maior quantidade de compostos fenólicos e flavonóides e a presença de antocianinas na soja preta são responsáveis pelas propriedades diferenciadas em relação à amarela. Isto porque as substâncias são responsáveis por evitar reações de oxidação de moléculas que podem acelerar o processo de morte celular, ou seja, são antioxidantes. Ao comprovar a relação entre compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas com a antioxidação, a pesquisa indicou que, em média, a soja preta apresenta o dobro desta capacidade. O cozimento de ambos os tipos gerou uma perda igual de compostos fenólicos totais, de aproximadamente 40%.

As antocianinas contém um pigmento que vai do vermelho ao azul e, portanto, são encontradas principalmente em alimentos destas tonalidades. Elas fazem parte do grupo dos flavonóides, compostos de origem vegetal não produzidos pelo corpo humano. As antocioninas são o principal fator diferencial entre as duas sojas, já que é apenas encontrada na preta. Além disto, Diana identificou os dois tipos desta substância encontrados na soja preta: cianidina-3-O-glicosídeo e a peonidina-3-O-glicosídeo.

A qualidade nutricional das duas variedades também foi analisada. Resíduos minerais, lipídeos, proteínas e carboidratos totais foram mensurados nos dois grãos. Neste quesito, o estudo constatou a equivalência da porcentagem destas substâncias, ou seja, a mesma composição centesimal. Diante disto, ela garante "poderá haver uma aplicabilidade tecnológica similar e, possivelmente, maiores benefícios à saúde".

Para garantir que características do solo não interferissem no resultado do estudo, foram analisados grãos de uma mesma região. "Tomou-se a precaução de que todas as amostras fossem provenientes da mesma safra e que tivessem as mesmas condições de cultivo", explica Diana. A pesquisa da FCF também buscou entender se havia diferença na massa de 100 grãos de cada espécie e em seus teores de compostos da gordura, os ácidos graxos. Isto porque "o óleo de soja tem grande importância econômica e comercial". Nenhum destes indicadores variou de um tipo para o outro.

A engenheira decidiu pesquisar o tema, pois segundo ela, "havia relativamente pouca pesquisa com soja preta, em comparação com os inúmeros trabalhos publicados sobre soja amarela". Provavelmente devido à raridade no mercado, a reportagem da AUN constatou que a soja preta pode chegar a custar três vezes o preço do grão comum. Diante disto, o estudo pode propiciar um novo nicho de negócio para pequenos produtores. Sua dissertação de mestrado Estudo comparativo de características físico-químicas e nutricionais da soja preta e amarela foi orientada pela professora Ursula Maria Lanfer Marquez.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Equoterapia: o poder do animal



Terapia com animal traz benefícios físicos e psicológicos para pacientes com necessidades especiais

Apostando na relação de companheirismo e amor entre humanos e animais, muitas áreas da saúde começaram a investir em tratamentos que promovem a interação entre ambos. Um dos exemplos mais eficientes é a equoterapia, que tem crescido no País. Este tipo de tratamento usa o cavalo para promover o desenvolvimento físico e psicológico de pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.
Essa terapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e tem sido indicada para diversos tipos de deficiência. Cada sessão tem duração de aproximadamente 30 minutos e, durante o tratamento, os profissionais envolvidos promovem várias atividades entre o paciente e o animal para criar um vínculo. Além de estimular os movimentos motores, o exercício também garante ganhos psicológicos e comportamentais.
Os pais de crianças que participam da atividade no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) afirmam que os dias de equoterapia são os mais esperados. Carolina Campos Lozi afirma que a filha de 3 anos, Maria Flor Campos Lozi, está há seis meses na atividade e demonstra muita alegria ao saber que vai para a sessão.
atividade
A terapeuta ocupacional Izabel de Melo Pereira Martins é formada há nove anos e há sete se dedica à equoterapia. A profissional de saúde se especializou na área por meio de um curso da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) realizado no próprio Crer. Segundo a especialista, o cavalo é um "coterapeuta" que auxilia os profissionais em várias questões, como a ajuda na aproximação do participante com o ambiente que o rodeia, e isso gera muitos estímulos motores que trazem resultados rápidos.
Izabel garante que a atividade proporciona "benefício muscular, de ajuste de tronco, postura, apoio dos pés, força e autonomia". Além destes fatores físicos, a equoterapia ajuda os participantes a desenvolverem a autoestima e a autoconfiança, que muitas vezes são deixadas de lado por conta das limitações físicas.
Os profissionais envolvidos nesta atividade analisam os animais que recebem, no caso do Crer são frutos de doações, para que determinem para que tipo de participante é mais indicado, pois até o próprio impacto da pata do cavalo ao galopar é levado em consideração, pois é o "pisar" que estimula os nervos responsáveis pela parte motora da pessoa que está passando pelo tratamento. Animais com galope mais simétrico são indicados para pacientes com desvios na coluna, que precisam desenvolver o equilíbrio e pessoas com síndrome de Down. 
A equoterapia envolve todas as áreas de tratamento para pessoas com necessidade especial. De acordo com Izabel, o trabalho conta com a participação de profissionais da terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, além dos auxiliares-guias que cuidam dos cavalos. Ou seja, tudo que o paciente trabalha dentro dos consultórios é usado nesta terapia de uma forma mais lúdica.
Aproximação
Antes do tratamento começar é necessário que o paciente sinta-se à vontade com o animal. Izabel afirma que no início os participantes, principalmente crianças, ficam com um pouco de medo do cavalo pelo fato do tamanho e da postura imponente. Porém, aos poucos, a equipe vai fazendo atividades de aproximação entre a pessoa e o "coterapeuta".
A profissional afirma que geralmente as três primeiras sessões são dedicadas para promover a adaptação do praticante ao animal. Questões estruturais do local onde é praticada a terapia também são pensadas para fazer a pessoa se sentir mais segura, como, por exemplo, uma rampa que leva o portador de necessidade especial até o animal e o deixa na mesma altura que o cavalo.
Antes de cada sessão ter início, o participante fica em contato com o animal fazendo carinho e ganhando confiança. Outra questão importante para manter este vínculo é o tempo dedicado aos cuidados dos animais. As pessoas que participam da equoterapia ajudam na limpeza dos animais e interagem também com outros espaços e bichos que vivem no ambiente onde é realizada a terapia.
Restrições
Mesmo proporcionando vários benefícios, esta terapia não é indicada para todos com necessidades especiais. Segundo Izabel, o Crer possui um protocolo de indicação e contraindicação do tratamento. O centro de referência em Goiás atende pessoas de várias idades, que vão desde crianças que nasceram com limitações físicas e mentais, até adultos que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma craniano, lesão medular e paralisia cerebral.
A profissional ressaltou que pacientes com problemas mais sérios e que têm traqueostomia necessitam de laudo de liberação médica para poder fazer a terapia. Além disso, pessoas com implante de cóclea (dispositivo auditivo interno conhecido como ouvido biônico) só podem fazer com mais de dois meses que o implante foi realizado para evitar que haja um deslocamento do aparelho.
No Crer, o tratamento começa a ser realizado com crianças a partir de três anos. A terapeuta explica que esta idade é importante, pois antes disto a pessoa não tem maturidade motora e cognitiva para participar da equoterapia. Além disso, os benefícios não são muito perceptíveis.
Participantes
Atualmente, o Crer atende aproximadamente 250 crianças e possui uma fila de espera com cerca de 300 pessoas. O participante fica na terapia por até um ano, caso esteja tendo muitos ganhos, o prazo pode se estender por até doze meses. 
A menina Antonela Rosa de Freitas, de 3 anos, já está na equoterapia há oito meses. A garota foi vítima de um afogamento que comprometeu a parte motora e neurológica. Segundo Izabel, ela teve um ganho imenso depois que começou a participar da atividade. A criança que chegou à terapia sentindo medo da interação com outras pessoas, hoje já consegue fazer carinho no cavalo e se relacionar bem como todos.
A mãe de Antonela, Keurry Freitas, afirma que os resultados da equoterapia são visíveis. De acordo com ela, a filha não tinha nenhum controle de tronco e hoje ela já consegue sentar mantendo o corpo firme e equilibrado. Além do mais, ela destaca os ganhos sociais e a perda do medo que tinha de se relacionar com outros animais.
Outra mãe que aponta os benefícios da atividade é Caroline, citada no início da matéria. De acordo com ela, a resistência muscular da menina melhorou. Além disto, depois que começou a participar da atividade, ela aponta que a filha se mostra sempre alegre perto de animais.
Izabel ressalta que nenhuma atividade deve acabar na clínica. É necessário que a família dê continuidade a todos os ensinamentos e exercícios trabalhados nas terapias. Segundo ela, o participante vai no local "uma vez por semana, faz uma terapia de 35 minutos. O benefício é grande, mas todas as orientações que a gente passa têm que ir além daqui".

http://www.dm.com.br

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Trombose: Entenda mais sobre essa doença

É fácil descobrir quando há alguma coisa errada em nosso organismo, basta que nos atentemos aos sintomas e ao que está fugindo da normalidade, como dores de cabeça, inchaços ou sangramentos inesperados, porém o que fazer quando há algo errado, mas sem sintomas?
Muitas doenças são silenciosas, como a hipertensão, por exemplo, e não apresentam sintomas, geralmente são descobertas quando já estão em um estágio avançado e o diagnóstico apresenta um quadro que requer maior seriedade, são as chamadas doenças assintomáticas. Dentro da categoria das doenças assintomáticas está a Trombose, embora ela possa apresentar sintomas em alguns casos.
trombose
Quando nos machucamos ou temos algum ferimento, as plaquetas presentes no sangue trabalham formando trombos, que são coágulos que bloqueiam o sangramento. Em algumas pessoas formam-se trombos onde não há sangramento, bloqueando o fluxo normal do sangue. Geralmente acontece nos membros inferiores e pode apresentar:
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Aumento na temperatura das pernas;
  • Coloração diferente;
  • Endurecimento da pele.
Há o risco de um fragmento do trombo se desprender e seguir o trajeto natural da circulação sanguínea chegando aos pulmões e, dependendo do seu tamanho, ele pode causar o entupimento, consequentemente, a embolia pulmonar, que pode levar a pessoa à morte. Além de predisposição genética e idade avançada, há outros fatores que podem desencadear a trombose, como:
  • Colesterol elevado;
  • Obesidade;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Falta de movimentação;
  • Cirurgias;
  • Imobilidade causada por longos períodos em internações hospitalares;
  • Dificuldade de movimentação em longas viagens;
  • Varizes;
  • Cigarro.
O tratamento para trombose é feito através de medicamentos anticoagulantes e demais medicamentos prescritos por um especialista e a trombose só deve ser avaliada por um especialista, por isso é importante procurar o seu médico a qualquer sinal de algo errado com o organismo. Há algumas recomendações que devem ser seguidas, como  – para os fumantes – parar de fumar, praticar exercícios físicos e ter maior atenção à dieta.
É importante que o acompanhamento seja feito, pois essa é uma doença que causa diversos riscos à saúde e à vida.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Por que meu pé incha no calor?

Pés inchados se tornaram rotina de muitas pessoas, principalmente mulheres. O inchaço característico nessa região do corpo pode indicar vários tipos de problemas, desde problemas hormonais até hábitos ruins, como permanecer muito tempo sentado.

Pés 1
Os principais motivos para o inchaço dos pés são:
  • Lesões ou traumas na região;
  • Má alimentação – excesso no consumo de sódio, que causa a retenção de líquido;
  • Uso de medicamentos;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Cirrose;
  • Doenças renais;
  • Alterações hormonais;
  • Retenção de líquido;
  • Calor.
Nas altas temperaturas, é comum que os pés inchem e isso acontece porque o calor favorece a retenção de líquido, pois a ingestão de água é maior, mas nem sempre a eliminação acontece no mesmo ritmo da ingestão. Outro motivo é a indisposição que o calor causa, ela favorece o inchaço, pois quanto mais os pés permanecerem na mesma posição, mais intenso será o inchaço.
pés 2
Para evitar desconfortos, incômodos e inchaços nos pés, há algumas medidas que devem ser tomadas:
  • Pratique exercícios que aumentem a circulação nas pernas, como caminhada, por exemplo;
  • Use meias de compressão;
  • Mude seus hábitos, não permaneça sentado por muito tempo;
  • Atente-se à sua alimentação, não consuma muito sódio.
Se mesmo após adotar alguns hábitos e aplicar mudanças em sua rotina o inchaço nos pés persistir, procure um especialista para um diagnóstico.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO VIBRATÓRIO



Uma nova tendência de malhação esta tomando conta de academias espalhadas pelo Brasil, principalmente, nas grandes cidades. O treinamento vibratório produz de 30 a 60 contrações musculares por segundo e, ainda, otimiza a recuperação pós-exercícios e fadiga muscular. De acordo com o professor Gustavo Evangelista, da Wellness Sport Club, em Ribeirão Preto, São Paulo, o treinamento vibratório está sendo cada vez mais utilizado em práticas esportivas em todos os níveis devido aos seus mais variados benefícios.
1 - Quais os benefícios do treinamento em plataformas vibratórias?
As plataformas apresentam os seguintes benefícios: melhora da circulação sanguínea e linfática (melhora de resultados estéticos); aumenta a densidade óssea (combate à osteoporose); aumento da flexibilidade e da força muscular; desenvolvimento da potência através de exercícios específicos; permite conseguir uma maior Amplitude de Movimento e estabilidade articular; previne e reabilita lesões músculo-articulares; auxilia a pessoas com limitações físicas a praticar exercícios físicos; otimiza a recuperação pós-exercícios e fadiga muscular (alongamento e relaxamento); melhora o equilíbrio e elimina dores.
2 - Para que o treinamento faça efeito no corpo é preciso aliar esta prática a outros exercícios?
Embora a plataforma vibratória ofereça uma variedade muito grande de exercícios físicos e possa ser a única ferramenta durante uma sessão de treinamento, recomenda-se que seja utilizada com outros métodos e exercícios para potencializar ainda mais os seus benefícios. O objetivo principal é oferecer o máximo de estímulos possíveis ao praticante, tornando o treinamento variado e eficiente.
3 - Durante uma sessão de treinamento vibratório quantas calorias podem ser eliminadas?
De acordo com o objetivo da Sessão de Treinamento na Plataforma Vibratória, o gasto calórico fica condicionado pela magnitude de força e intensidade que serão utilizadas na prática. O praticante pode realizar desde exercícios de alongamento | relaxamento (baixo gasto calórico) até exercícios com peso, que normalmente são utilizados por atletas e visam a um elevado gasto calórico. As sessões duram aproximadamente de 20 a 30 minutos.
4 - A plataforma trabalha o corpo de que forma?
As plataformas vibratórias geram vibrações mecânicas que são transferidas ao corpo nas posições em pé, deitado, ajoelhado ou sentado. A partir daí, se inicia uma série de reações em diferentes níveis fisiológicos, especialmente nos músculos, que passam a se contrair de maneira involuntária. A instabilidade condicionada da Plataforma Vibratória é um dos seus principais mecanismos responsáveis por gerar essa contração através do reflexo tônico
vibratório.
5 - Em quanto tempo é possível ver mudanças positivas no corpo?
Como a Plataforma Vibratória potencializa a sensação do praticante durante o exercício físico, é possível ver resultados positivos antes do prazo normal. O tempo exato é relativo, pois cada ser humano tem sua individualidade biológica. Além disso, sabemos que as mudanças positivas no corpo também estão condicionadas a outros fatores inerentes à prática de exercícios físicos, como a alimentação, horas de descanso e nível de estresse. A utilização da Plataforma Vibratória como ferramenta de treinamento otimiza e antecipa os resultados positivos no corpo, especialmente se estiver combinada com exercícios cardiovasculares.
6 - Há alguma contraindicação?
Existem diversas contraindicações para a utilização das Plataformas Vibratórias, e nem todas as pessoas estão aptas a utilizá-las. As contraindicações são para pessoas que sofrem com problemas visuais com acometimentos na retina; mulheres grávidas; marca-passos; trombose aguda; feridas não cicatrizadas após intervenção cirúrgica; fase avançada de osteoporose; doenças cardiovasculares em geral; hérnias discais; epilepsia; prótese no joelho ou quadril  e intolerância psicológica ao estímulo vibratório.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

É normal suar enquanto dormimos?

É normal suar enquanto dormimos?
Suar é um mecanismo de resfriamento natural do corpo e, geralmente é ativado em ambientes com altas temperaturas ou quando praticamos algum tipo de exercício físico. No entanto, esse fator ocorre em determinadas situações, como, por exemplo, em uma academia que o esperado é suar com os exercícios, porém, suar durante o sono pode ser desconfortável e alarmante. Embora possa haver muitas razões para a transpiração durante a noite, aprender a reconhecer os sintomas que o provoca te ajudará a entender esta condição.

Por que suamos enquanto dormimos?

Ninguém gosta de acordar em uma poça de suor no meio da noite, e para encontrar a possível causa dos suores noturnos é importante considerar todas as variáveis ​​possíveis. O primeiro e mais óbvio que temos de levar em conta é a temperatura e o conforto geral do ambiente de sono, ou seja, o nosso quarto. O calor não é o único fator ambiental que pode causar suores noturnos; a umidade também pode desempenhar um papel significativo. Outros possíveis contribuintes para os suores noturnos podem ser: pijama, cobertores pesados, um colchão velho que pode causar desconforto ou até um ambiente com ruídos.
Outro fator importante e que pode estar associado aos suores frequentes é a saúde em geral. Você mudou a dieta? Sente-se cansado(a)? Os sintomas de gripe, por exemplo, incluem febre, que é uma resposta normal à infecção.Suores noturnos pode ser uma febre associada a sintomas de gripe ou resfriado durante uma ou duas noites, mas, para além disso, poderá ser algo mais sério.
Gripe
Uma das causas mais comuns de suores noturnos nas mulheres está associada à menopausa, decorrentes das alterações hormonais no corpo. A queda súbita na produção de estrogênio pode causar confusão no hipotálamo, fazendo com que a temperatura da pele de uma mulher aumenta em até 6 graus quase que instantaneamente. [Fonte: Breastcancer.org].
Inclusive nem todos os homens estão livres desses sintomas. Alguns homens que sofrem de deficiência de testosterona ou que estão tomando medicamentos que bloqueiam a testosterona podem ter efeitos semelhantes. A maioria dos homens não admitirá que estejam enfrentando ondas de calor, mas a privação de andrógeno pode causar suores noturnos. [Fonte: Harvard Medical School].

Quais outros sintomas nos faria suar?

suor excessivo
Muitos medicamentos podem aumentar a frequência cardíaca e provocar o dilatamento dos vasos sanguíneos na pele, o que poderia também causar a transpiração excessiva. Antipiréticos ou medicamentos febre redução são os mais comuns. Ao perceber os sintomas da gripe, muitas pessoas tomam aspirina, etc., mas mesmo que estes medicamentos sejam eficazes na redução da febre, também podem causar suores noturnos. Outros medicamentos que podem causar suores noturnos são os antidepressivos [Fonte: Academia Americana de Médicos da Família].
Doenças infecciosas, como a tuberculose e a AIDS, também são conhecidas por provocar suores noturnos. A febre persistente, que é muitas vezes acompanhada de suores noturnos, e normalmente comuns entre as pessoas com HIV. Doença de Hodgkin, um tipo de linfoma, é outra doença infecciosa que muitas vezes provoca febre e suor noturno em pacientes.
O consumo de álcool durante a noite também é um fator pelo qual algumas pessoas suam enquanto dormem. Ingerir um copo de vinho antes de dormir pode ajudar a adormecer, porém, estudos têm demostrado que o sono induzido pelo álcool é menos repousante e pode provocar dores de cabeça e suores noturnos. [Fonte: Academia Americana de Médicos da Família].
Outro possível fator que pode causar o suor noturno é a ingestão de comida picante. Embora não cause um desconforto imediato ao comer, durante a digestão desses alimentos picantes, o que pode ocorrer é o aumento da temperatura da sua pele. Os médicos também descobriram que a cafeína pode acentuar a transpiração em pessoas que suam excessivamente. [Fonte: Medcenter].
Algumas pessoas também têm uma doença chamada hiperidrose, que causa transpiração excessiva durante o dia e a noite. Se você já descartou todas as outras possíveis causas de suores noturnos, nesse caso, então você pode estar sofrendo de hiperidrose e deve agendar uma consulta com o seu médico. [Fonte: Mayo Clinic].

Soluções naturais para o suor noturno

Dormir

A primeira e mais óbvia é estar atento (a) ao termostato. Enquanto a maioria dos médicos recomenda uma temperatura para dormir entre 18-22 graus, o melhor mesmo é encontrar a temperatura adequada e que nos agrade no ambiente de sono. Se seu companheiro (a) tem preferências de temperaturas diferentes da sua, procure adaptar-se e tente usar roupas de cama que te mantenha em uma temperatura agradável. [Fonte: WebMD].
Evitar momentos de estresse e ansiedade também é uma boa ideia porque podem provocar suor excessivo. Nervosismo e ansiedade são causas comuns de suor excessivo, tanto de dia como de noite. Então, se você vai se casar ou tiver uma entrevista de emprego, é comum que ocorra a sudorese um pouco mais do que o habitual. Mas se os suores noturnos continuarem por semanas após o “grande” dia, você deve procurar seu médico.
Homens que sofrem de suores noturnos que são associados a andropausa (menopausa masculina), podem tomar chá de cohosh preto ou algum tipo de suplemento de cohosh preto. O cohosh preto é uma planta nativa encontrada em muitas partes da América do Norte, uma planta medicinal que tem sido usado para curar várias doenças. O trevo vermelho é outra erva medicinal utilizada para diminuir as severas ondas de calor e suor noturno, embora os resultados das pesquisas não sejam tão precisos quanto aos resultados do uso do cohosh preto. [Fonte: Pray].
Tanto os homens quanto as mulheres tomaram remédios de ervas, como chá de sálvia e agripalma para tratar os suores noturnos. O chá de sálvia é usado para relaxar e é recomendado principalmente para ajudar a aliviar o estresse. Já a agripalma é uma erva da família das mentas que atua no sistema nervoso e circulatório;ambos causadores dos suores noturnos.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dores nas articulações não escolhem idade para aparecer

articulacoes



















Saiba mais sobre esse incômodo e como se prevenir

Engana-se quem pensa que as dores nas articulações causadas pelas doenças reumáticas chegam apenas na velhice. Crianças, jovens e adultos também são vítimas desses sintomas, popularmente conhecidos como “dores nas juntas”.
“Existem mais de 200 tipos de doenças reumáticas. Algumas são mais frequentes em idosos, pois com a idade certas partes do corpo ficam mais desgastadas resultando, por exemplo, na degeneração da cartilagem das articulações. Já outras, são mais comuns em crianças e adultos”, diz explica Lucas Leite, ortopedista do Hospital São Luiz Morumbi.
Entre as doenças reumáticas mais comuns destacam-se a artrose, fibromialgia e artrite reumatoide.  Essas patologias podem ser causadas por inflamações, infecções ou traumas nas articulações resultando em dores intensas nas regiões afetadas. “A percepção desses sintomas é mais intensa nesta época do ano devido às baixas temperaturas. Com o frio, a musculatura é contraída e a sensibilidade aumentada. Entretanto, isso não quer dizer que houve um aumento na inflamação das articulações”, explica o ortopedista. Para minimizar o incômodo durante o inverno a dica é se agasalhar corretamente e praticar atividade física.
O tratamento das doenças reumáticas é determinado pelo tipo de patologia e grau de intensidade. A prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis são essenciais na prevenção das doenças reumáticas. Exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação e musculação, ajudam a fortalecer a musculatura, aliviando o trabalho das articulações.

Saiba mais sobre algumas doenças reumáticas 
Osteoartrite ou artrose: é a doença reumática mais comum entre homens e mulheres a partir dos 40 anos. Causada pelo desgaste das articulações devido às condições de trabalho, hábitos de vida, a doença afeta principalmente os dedos das mãos, joelhos e quadris. Outro fator prejudicial é a obesidade. O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as articulações.
Fibromialgia: comum entre jovens e adultos, a doença é caracterizada por dores em todo o corpo por longos períodos e sensibilidade nas articulações, músculos e tendões. Além disso, a fibromialgia também está associada a sintomas como fadiga, sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
Artrite reumatoide: atinge homens e mulheres de qualquer idade. Trata-se de uma doença autoimune que afeta múltiplas articulações – mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, etc – com dores intensas, além de órgãos internos, como pulmões e coração. O tratamento da artrite reumatoide é feito com medicamentos e fisioterapia.