quinta-feira, 7 de maio de 2015

Osteopatia Postural



Entre todos os animais, incluindo os mamíferos, o homem adulto é o único totalmente bípede. Essa característica, que alguns consideram um privilégio, acarreta um determinado número de particularidades.

No início do século passado, Charles Bell, já apresentava o problema que aPosturologia estuda atualmente: como um homem consegue manter a postura em pé contra o vento que sopra sobre ele? É evidente que ele possui um sistema de informações que permite analisar esses estímulos e produzir uma ação muscular (Sistema Tônico Postural) para se manter em equilíbrio.

Segundo Pierre- Marie Gagey e Bernard Weber, a posição ortostática, conquista da evolução filogenética do homem, criou-lhe um problema de estabilidade testemunhado pelos movimentos incessantes do centro de gravidade de seu corpo. Mesmo aparentemente imóvel, o homem ajusta sua postura permanentemente:        ele “oscila".

O controle- muito sutil- dessa postura ortostática é fruto de numerosos fatores (biomecânicossensoriaisneuropsicológicos) integrados em tempo real num conjunto denominado de sistema postural.

O sistema de informações denominado de entradas sensoriais foi descoberto no século XIX, cuja função permite a manutenção da posição ereta do homem contra a ação da gravidade e outras forças externas da natureza.

Osteopatia Postural é a ciência do equilíbrio que estuda o Sistema Tônico Postural através de informações dos sistemas integradores como: os pés, os olhos, ouvido interno, a propriocepção, viscerocepção (Villeneuve). Ela também ensina a prestarem atenção nos distúrbios de oclusão, às cicatrizes nociceptivas que modificam o sistema postural.

Os receptores sensoriais quando desreguladas, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como:hérnias discais artrosesdores na coluna vertebral (cervicaisdorsaislombares e sacrais), nevralgiascervicobraquialgiaciáticasdores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés); deformações na coluna (cifoseescoliose, hiperlordose); patologias esportivas (câimbrasdores muscularestendinites); além de cefaleiasvertigens, problemas de aprendizagem...

Portanto a Osteopatia Postural tem como objetivo avaliar os desequilíbrios posturais, analisar as diferentes entradas sensoriais e corrigi-las afim de reengramar um novo esquema corporal de uma forma equilibrada.

terça-feira, 5 de maio de 2015

OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA PARA A TERCEIRA IDADE



Com o passar dos anos, o corpo muda, começam a aparecer algumas marcas da idade, o pique já não é mais o mesmo e aí vem a pergunta: o que fazer para se manter ativo e com disposição? 

Bem, uma boa opção acaba se tornando a fisioterapia. Tal atividade acaba se tornando uma aliada na busca por uma melhor qualidade de vida. A Terceira Idade ou Melhor Idade como dita por muitos, é apenas mais um passo na história de cada ser humano. Todo o dia de vida são 24h a mais de experiência e sabedoria, então porque não fazer valer a pena todos os momentos? 

Normalmente as dores surgem e quanto mais o tempo vai passando fica pior a lei natural das coisas. E a fisioterapia pode entrar em cena para ser um agradável paliativo. A dor leva a uma maior imobilização deixando-o mais indisposto e fraco; enfrentando mais dificuldades para a realização de suas atividades de vida diária (AVD) como tomar banho, vestir-se, caminhar, realizar alguns trabalhos domésticos, piorando muito a sua qualidade de vida. Ela pode atuar na prevenção de doenças adquiridas nesta fase da vida, como o enfraquecimento dos ossos, a hipertensão arterial, a diabetes, problemas de coração, entre outros.

Com a fisioterapia, os pacientes são tratados de forma individual, de acordo com as suas principais dificuldades. O intuito é o de sempre, visar a socialização da pessoa, enfatizando a melhora gradual conforme os problemas do corpo. Sem falar que, no momento em que o paciente começa a se cuidar, ele melhora sua autoestima. Esta é uma qualidade primordial para desencadear o bem-estar e toda uma série de possibilidade que podem ser adquiridas através da busca pela saúde e por formas de reerguer a confiança.

Com a fisioterapia, propriamente dita, o que se encontra é uma atividade planejada, estruturada e repetitiva. Tudo para que o corpo se acostume, se adeque e evolua com o passar do tempo. Algo sumamente importante. Desta forma, a probabilidade de haver mais equilíbrio do corpo acaba tornando-se maior. Assim, tarefas do cotidiano não irão acabar se tornando um martírio, tais como lavar louça, subir e descer escadas, pentear os cabelos ou andar por muito tempo.

Outro recurso que temos na fisioterapia é a eletroterapia que também dispõe de aparelhos e é muito eficiente para tratamento do idoso nos casos de analgesia (diminuição da dor), edema (inchaço), inflamação e até mesmo para reforço muscular.

A fisioterapia domiciliar costuma ser muito importante, pois o fisioterapeuta pode observar o ambiente em que o idoso vive e interferir com mais eficácia nas atividades desenvolvidas no cotidiano do idoso, fazendo uso de orientações e até mesmo sugerindo a mudança de alguns objetos na casa, o que chamamos de Ergonomia.

Estas adaptações servem para facilitar a vida do idoso e prevenir acidentes (por exemplo: evitando o uso inadequado de tapetes que podem levar ao desequilíbrio, queda e, consequentemente, a uma fratura).

Portanto, o tratamento fisioterapêutico, quando visto de uma forma global, na maioria dos casos traz melhorias para a qualidade de vida do idoso, levando-o a uma maior independência e interação com o meio social em que vive.