quinta-feira, 23 de março de 2017

Acantose Nigricans – Manchas Escuras na Pele

O Que é Acantose nigricans?

O problema de pele conhecido como Acantose nigricans consiste numa alteração da pigmentação da pele do paciente e é bastante comum. Um dos principais sinais de alerta do problema é o aparecimento de manchas escuras na pele que tenham uma textura grossa e aveludada.
As manchas podem aparecer na virilha, axilas, cotovelos, pescoço, juntas e áreas de dobras na pele. É possível ainda que as manchas apareçam nas palmas das mãos e nas solas dos pés. O grande problema em relação as manchas é que elas podem ser sinal de que algo mais sério está acontecendo com o paciente como, por exemplo, casos de pré-diabetes.
Para tratar de forma eficiente a Acantose nigricans é importante descobrir qual a origem do ocorrido. Uma boa notícia para os pacientes é que as manchas costumam desaparecer após a realização do tratamento do fator desencadeante.

Pessoas Acometidas por Acantose nigricans

Em geral esse problema de saúde aparece com a mesma proporção em mulheres e homens. Pessoas que estão acima do peso ideal, que tem a pele mais escura ou que tem condições de diabetes ou pré-diabetes podem ser acometidas por esse problema com mais facilidade.
A frequência das manchas em americanos nativos é de 34% da população, em americanos africanos é de 13%, em latinos de 6% e em caucasianos de apenas 1%. Entretanto todos os grupos étnicos têm o mesmo risco de desenvolver a Acantose nigricans se estiverem muito acima do peso ideal.

Causas

O aparecimento das manchas acontece quando as células da epidérmicas da pele começam a se reproduzir muito rapidamente. Na maioria dos casos esse crescimento das células da pele anormal se dá pela presença de níveis elevados de insulina no sangue. Em alguns casos raros o aumento das células pode acontecer devido ao uso de medicamentos, câncer ou outras condições médicas.

Insulina e a Acantose nigricans

A Acantose nigricans aparece com bastante frequência em quem tem muita insulina na sua corrente sanguínea. Quando uma pessoa se alimenta o corpo dela converte carboidratos em moléculas de açúcar como a glicose. Parte dessa glicose é utilizada como energia e o restante dela é armazenada.
Para que seja possível utilizar a glicose para energia é necessário que também a insulina seja utilizada. O papel da insulina é permitir que a glicose entre nas células. Pessoas que se encontram obesas acabam desenvolvendo um tipo de resistência a insulina com o passar do tempo. O pâncreas cumpre a sua função que é de produzir insulina, porém, o organismo não faz o uso correto da mesma.

A Melanina e a Insulina

Com isso se dá um acúmulo de glicose no sangue que pode acarretar em elevados níveis de glicose e insulina na corrente sanguínea. A insulina em excesso faz com que as células normais deixem de se reproduzir numa taxa rápida. Nas pessoas que tem a pele mais escura essas células têm mais melanina.
O resultado é que o aumento da quantidade de melanina cria uma espécie de remendo da pele que é mais escura em volta da área mais clara. Por isso a existência das manchas de Acantose nigricans são um forte indicativo de uma possível diabetes. Quando a causa do problema de pele é esse é bastante simples de corrigir, basta fazer o controle da dieta, exercícios físicos e cuidar da taxa de açúcar no sangue.

Medicamentos Para Tratar Acantose nigricans

Existe ainda a possibilidade de que seja o resultado do uso de alguns medicamentos como hormônios de crescimento, anticoncepcionais, remédios para a tireóide e alguns tipos de suplementação para musculação. Esses medicamentos e substâncias podem causar mudanças nos níveis de insulina.
Outros medicamentos que podem causar o problema são alguns utilizados para aliviar os efeitos colaterais de quimioterapia. É possível se livrar do problema simplesmente deixando de usar os medicamentos.

Outras Causas Possíveis de Acantose nigricans

Outras causas possíveis dessas manchas de pele são câncer no estômago, distúrbios da glândula pituitária, distúrbios da glândula adrenal como a Doença de Addison, níveis muito baixos de hormônios da tireóide assim como doses elevadas de vitamina B3.

O Diagnóstico

O diagnóstico visual pode ser feito com muita facilidade, em geral o médico pedirá exames para verificar qual a causa da Acantose nigricans. Dentre as possibilidades aventadas pelo médico estão diabetes ou resistência a insulina. Os testes pedidos pelo médico podem incluir exames de glicose de sangue ou mesmo testes de insulina em jejum.
No caso de quem está fazendo uso de medicamentos por qualquer motivo o médico pode reconsiderar o uso de algum deles. Informe ao seu médico se estiver usando qualquer tipo de suplemento dietético, suplementos de musculação ou vitaminas para que ele faça um diagnóstico mais completo. Ainda é possível que o seu médico peça outros exames mais complexos como a biópsia da pele em que a mancha apareceu ou mesmo para descartar outras causas possíveis.

O Tratamento

A Acantose nigricans por si não é uma doença e sim o sintoma de que pode existir uma doença que necessita de cuidados médicos. Sendo assim o tratamento das manchas tem um foco maior em descobrir qual é a sua causa e assim tratar esse problema. Quem está com sobrepeso será aconselhado a perder peso. É possível ainda que o seu médico faça a prescrição de medicamentos que possam ajuda a manter a glicose em seu sangue sob controle.
Nos casos em que o problema se deve ao uso de medicamentos ou de suplementos o médico irá indicar que você deixe de usá-los ou que procure por substitutos. Na maioria dos casos as manchas somem assim que a causa é tratada.

Tratamentos Cosméticos

O que mais incomoda as pessoas atingidas pela Acantose nigricans é o embaraço de ter manchas em seu corpo. Na questão estética as manchas podem ser cobertas usando cosméticos ou mesmo produtos clareadores sob a prescrição de um médico dermatologista, pois você não deve passar qualquer coisa sobre as manchas.

Prevenção da Acantose nigricans

Uma forma simples de prevenir o aparecimento de manchas da Acantose nigricans é levar uma vida saudável. Se você está acima do peso deve se esforçar para eliminar os quilinhos a mais assim como deixar de usar medicamentos que possam estar causando o problema, claro com o devido conhecimento do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário