Wal Nunes dá dicas de como prevenir dores do corpo causadas por movimentos repetidos
Se pararmos para pensar quanto tempo permanecemos sentados trabalhando o dia todo e como isso afeta o nosso corpo e postura, ficaríamos surpresos.
Problemas nas articulações, artrite e até tendinite podem estar presentes na maioria das pessoas que fazem movimentos repetitivos no cotidiano. De profissionais corporativos e executivos que vivem dentro do escritório a donas de casa com tarefas físicas diárias, assim como pianistas e dançarinos, não importa a profissão, todos precisam do corpo como ferramenta condutora para realização do trabalho.
Movimentos repetitivos podem ocasionar inflamação ou rigidez das articulações, afinal são elas as responsáveis por tudo que fazemos.
Segundo a professora de Yoga Integral Wal Nunes, Ásanas (exercícios físicos) e os Pranayamas (exercícios de respiração) por si só não resolveriam a causa em questão, seriam apenas um alívio aos sintomas, mas não traria a cura completamente. Para prevenir essa questão, precisamos parar e observar a linguagem do corpo transmitida pelos sintomas, e assim solucionar a verdadeira causa.
Quando uma articulação enrijece é sinal de que a pessoa enrijeceu em alguma questão da vida. Os problemas que surgem nas juntas nos mostram que exageramos num pólo de forma tão extremista ou exaustiva que podemos colocar em risco sua própria função.
Workaholics que o digam, que sentem a pressão no corpo, nas articulações, na região do ombro ou nervo ciático. Se de fato você não consegue desacelerar e precisa do corpo para lidar com a agenda lotada de atividades, Wal dá dicas da Yoga Integral para manter o equilíbrio dos pólos.
Prática Dharana – O estado de observação e concentração no momento presente
Todo ser humano tem um pólo predominante, uns usam mais o lado direito, outros mais o esquerdo. A falta ou excesso de atividade em certas regiões do corpo pode causar o mesmo problema.
- Observe o corpo no momento presente e tente descobrir qual é o pólo predominante, qual é o que mais ágil e que mais resolve as coisas. Geralmente o lado que você mais sobrecarrega, é o que gera mais problemas;
- Uma vez que desperto este olhar observador e analiso o corpo na ação do momento, começo a treinar o outro pólo a desenvolver funções que antes ele não desenvolvia;
- Essa atitude a Yoga Integral chama de Dharana: a concentração e observação do momento presente, proporcionando a consciência corporal, que é treinar o corpo a mostrar seus limites e usá-lo em harmonia;
- Fique atenta (o) à postura, mesmo trabalhando na frente do computador, não esqueça de manter a coluna e pescoço alinhados, não jogando o corpo para frente. Assim não causa rigidez nas vértebras e mantém o ritmo da respiração sempre fluindo.
- Ombros devem ser jogados para trás e não fechados para frente quando sentamos.
- Quando em pé, trabalhar a conexão do calcanhar, ísquio e topo da cabeça, mantendo o corpo alinhado, evita o acúmulo de toxinas e energias negativas.
Claro que para remediar esse tipo de problema, há a necessidade de acompanhamento de um profissional especialista, e na maioria dos casos de inflamação, existem anti-inflamatórios ou necessidade de repouso para isso.
Se o médico autorizar, temos algumas dicas de exercícios que podem ajudar para quem estiver muito cansada (o):
- Inspire e traga os dois braços acima da cabeça. Respire, alongando a coluna de um lado para outro, direcionando as mãos esticadas para o lado esquerdo, e depois direito. Procure alongar todo o braço e relaxe o ombro, trabalhando o alinhamento da coluna na postura.
- Durante o dia, pare entre uma hora e outra, e alongue as mão.
- Sem levantar da cadeira, podendo ser feito onde quiser, mantenha a intenção de observação do próprio corpo. Inspire, levantando os dois ombros como se quisesse alcançar a orelha, sincronizando com a respiração. Solte-o com tudo, soltando todo ar pela boca ao expirar. Repita 3 vezes.
- O exercício anterior pode ser substituído por este outro, faça qual sentir-se melhor. Ambos ajudam a equilibrar o cansaço mental/físico e aliviar dores de cabeça: sente confortável e feche os olhos. Tape uma narina, inspirando e espirando somente por uma delas. Depois de uns 2 minutos e meio, alterne para a outra narina. 5 minutos são suficientes para acalmar.