terça-feira, 29 de março de 2011

Pilates x Tratamento estético

Hoje em dia, vivemos com as facilidades da “vida moderna”, suas tecnologias e todo o conforto que esta pode nos proporcionar.

Nos esquecemos que o corpo humano é uma máquina e, assim como um carro que fica parado por muitos meses e sofre com desuso, estamos sujeitos a sofrer o mesmo processo e o mesmo ocorre quando os utilizamos inadequadamente.

Trocamos nesses últimos anos trabalhos braçais por intelectuais e, com isso, passamos cada vez mais tempo sentados, sem qualquer atividade física, adquirindo incômodos quilinhos e apresentando com mais freqüência quadro de dores por todo o corpo e má postura.
Já se foi o tempo em que o papel das mulheres na sociedade era apenas de cuidar dos filhos, do lar, do marido e dele ficar eternamente dependente. A vida mudou e a mulher também, se tornando cada vez mais presente no mercado de trabalho assumindo até papéis antes destinadas e consideradas tipicamente masculina. Com isso, ficaram mais atarefadas duplicando e por vezes até triplicando suas jornadas de trabalho porque a responsabilidade da organização e administração do lar, na maioria, continuou sendo delas. Apesar disso, boa parte não se descuidou da aparência, dos valores estéticos e da saúde, até porque, em muitas funções laborais essa questão é importante. A mulher encontra tempo para fazer a sua atividade física e tratamentos estéticos.

A maior parte dos problemas estéticos são decorrentes de vários fatores como a idade, genética, fatores ambientais, culturais, psicossociais, entre outros, que estão diretamente relacionados ao surgimento de transtornos estéticos.

Ultimamente o método Pilates de condicionamento físico está em ascensão. Médicos costumam indicar para pacientes com dores, má postura, problemas na coluna, entre outros. A única informação que possuem, se restringe apenas em: “tenho problemas na coluna e meu médico mandou eu fazer pilates”. A grande maioria imagina que Pilates é somente uma aula de alongamento.Outros já leram alguma reportagem falando que pilates acaba com a barriga e chegam prontos para fazer os “abdominais” milagrosos.

O corre- corre diário nos leva a um estresse físico e mental muito grande o que acaba ameaçando nossa saúde e felicidade O método Pilates de condicionamento físico não é uma técnica que deixa seu corpo exausto e dolorido, mas sim um método que utiliza movimentos que alongam, enquanto simultaneamente trabalham a força, criando para o corpo um habito de esforço adequado.

Com o conceito de trabalhar todos os músculos simultânea e continuamente, o Pilates, desencadeia movimentos eficientes para construir a capacidade de resistência.

O método Pilates não desperdiça força, ele te ensina a explorá-la e usá-la para seu próprio benefício. Os movimentos do corpo se integram com a mente de maneira criativa, eficiente e muito prazerosa. Você perceberá que o instrumento mais importante utilizado no método é você mesmo. Quanto mais exigir de si, será o que receberá, como retorno, com o poder da sua mente.

Benefícios: O método Pilates desenvolve os músculos de uma maneira uniforme e harmônica, fortalece a musculatura do abdômen e a musculatura paravertebral, diminuindo a tensão e a sobrecarga da coluna, dando para o seu corpo uma boa postura, melhorando a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio corporal. Você poderá trazer qualquer beneficio para você, mas dependerá da sua dedicação para atingir seus objetivos, sempre com muita perseverança e força de vontade,pois assim tudo é possível!

Portanto, gaste o tempo necessário para entender a essência de cada exercício, desfrute da liberdade de cada movimento e, em seu tempo, obterá os resultados que procura. Comprometer-se com o próprio corpo é o segredo, Concentração é o elemento chave para conectar mente e corpo, levando-o a controlar seus movimentos corporais


Bibliografia
Siler, Brooke
O corpo Pilates : um guia para o fortalecimento, alongamento e tonificação sem o uso de máquinas / Brooke Siler ; [tradução Ângela Santod]. – São Paulo : Summus, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário