segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vasinhos: arme-se contra eles



O problema atinge 80% das mulheres e surge por razões como a predisposição genética, gravidez, obesidade e sedentarismo. A boa notícia é que não são sinal de doença séria e podem ser facilmente tratados


O QUE SÃO?
Eles surgem quando vasos muito finos, localizados na parte mais superficial da pele, são submetidos a alguma pressão e suas paredes se dilatam. Desse processo resultam ramos avermelhados ou arroxeados. Como têm a espessura de um fio de cabelo — portanto, a parede deles é praticamente transparente de tão fina —, a cor que vemos sob a pele é a do sangue que ficou retido ali. Os vasinhos, conhecidos também como telangiectasias, costumam aparecer em diferentes locais do corpo (face, colo, seios, abdômen, costas, pernas e pés), mas não interferem na circulação sangüínea nem causam problemas mais sérios de saúde. O principal desconforto é mesmo estético.

O QUE PROVOCA SEU APARECIMENTO?
Os vasinhos, microvarizes e varizes são problemas hereditários. Estudos mostram, aliás, que, em relação às varizes, a predisposição genética é uma das principais causas, sendo responsável por 80% dos casos. Mas os vasinhos podem aparecer também por vários outros motivos. Dentre eles, os principais são: problemas hormonais, como excesso de progesterona (este hormônio feminino favorece a dilatação do sistema vascular), gravidez (o crescimento do útero eleva a pressão sobre as veias das pernas), pílula anticoncepcional (elas contêm progesterona sintética, que prejudica os vasos), obesidade (estar acima do peso exige um esforço extra dos membros inferiores, que ficam sobrecarregados), tabagismo (o cigarro deixa as paredes das veias mais frágeis) e vida sedentária (a falta de atividade física atrapalha a circulação sangüínea). E mais: o uso constante de sapatos com saltos muito altos e atividades que obriguem a pessoa a ficar longos períodos de pé ou sentada.

QUEM TEM MAIS PROPENSÃO A DESENVOLVER O PROBLEMA?
Por questões hormonais, as mulheres estão mais sujeitas a ter vasinhos — em uma proporção de cinco para cada homem afetado. Segundo estudos, a partir dos 50 anos, o problema é comum em 80% delas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS VASINHOS, AS MICROVARIZES E AS VARIZES?
Primeiro, o calibre deles. Os vasos medem entre 0,1 mm e 1 mm de diâmetro, as microvarizes, de 1,1 mm a 3 mm, enquanto as varizes têm mais de 3 mm. As microvarizes, de cor azul ou azul-esverdeada, e as varizes, azuladas, surgem especialmente nas pernas e pés e podem causar dores, trombose ou feridas de difícil cicatrização. Mais graves que os vasinhos, são causadas por problemas circulatórios. É fácil entender esse mecanismo. O sangue desce pelas artérias e retorna ao coração pelas veias, acionado pela contração dos músculos. Para driblar a força da gravidade, há dentro dos vasos pequenas válvulas que se abrem para o sangue passar e se fecham para impedir que retorne. Se acontecer algum problema nesse trajeto, as válvulas não trabalham com eficiência e o sangue se acumula no local, dilatando as veias e fazendo surgir as varizes.

QUANDO OS VASINHOS COMEÇAM A PREOCUPAR?
Na maior parte das vezes, dá para conviver pacificamente com eles. Afinal, são indolores, não causam outros problemas nem são sinal de qualquer complicação de saúde. Em casos esporádicos, podem surgir ondulações azuladas, principalmente nos tornozelos e pés — um local que favorece o atrito com calçados. Essas pequenas veias podem se romper, provocar sangramentos ou mesmo feridas que demoram para cicatrizar. Se acontecer, é bom conversar com um especialista para escolher o tratamento mais indicado. Além disso, a mulher que realmente estiver se sentindo incomodada com sua aparência, deve procurar seu médico.

O VASINHO VOLTA DEPOIS DO TRATAMENTO? Vasinhos, microvarizes e varizes são problemas crônicos que provocam a dilatação das veias. Todos os métodos usados tratam essas veias definitivamente. Porém, a hereditariedade e os outros fatores que desencadeiam o problema podem fazer com que o quadro se repita, mas sempre em outros vasos.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS MAIS EFICIENTES?
Para os localizados em áreas como face, colo, seios, abdômen e costas, o único tratamento é o raio laser. Funciona da seguinte forma: um aparelho emite flashes intensos de luz sobre a região afetada que atravessam a pele e atingem os vasos superficiais a uma temperatura suficiente para queimá-los e destruí-los. Há uma certa ardência na hora, mas não ficam manchas ou hematomas. Já os vasinhos que estão localizados em outras regiões devem ser combatidos com uma associação de laser e crioesclerose ou laser e esclerose com “espuma”. O primeiro método consiste na aplicação, por injeção, de um produto em baixa temperatura que irrita e lesiona a parede interna do vaso, secando-o. Já a esclerose com “espuma” se parece com a técnica anterior, com a diferença de que o produto injetado é misturado ao ar, formando uma espuma densa. Além de irritar a parede da veia, essa “espuma” coagula o sangue que, posteriormente, é absorvido pelo organismo.


 Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Incentivadores Respiratórios

Muitos são os incentivadores respiratórios sobretudo os inspiratórios.Esses incentivadores são exercitadores respiratórios que tem como objetivo reexpansão pulmonar, aumento da permeabilidade das vias aéreas e fortalecimento dos músculos respiratórios.

Esses exercitadores ou incentivadores respiratórios são recursos mecânicos da fisioterapia respiratória, normalmente destinados a auxiliar o desempenho muscular respiratório e a eficiência do trabalho mecânico da ventilação pulmonar, proporcionando aumento da oxigenação arterial.

Normalmente, esses incentivadores respiratórios caracterizam-se por serem equipamentos portáteis, em geral de plástico ou material semelhante, e de baixo custo.

São de fácil manuseio, e podem ser utilizados tanto em adultos como em crianças. Todos os incentivadores respiratórios fundamentam-se no oferecimento de uma resistência (carga) à respiração espontânea do paciente. Essa resistência pode ser exercida por carga pressórica alinear ou por carga pressórica linear.


Incentivadores Respiratórios de Carga Pressórica Alinear

Apresentam uma resistência desconhecida, durante o ciclo respiratório, pois não há conhecimento prévio da força a ser exercida pela musculatura do paciente, porém alguns aparelhos fornecem escalas de fluxo ou volume.


Incentivadores Respiratórios de Carga Pressórica Linear

São considerados fluxo-dependentes, pois o fluxo de ar só é gerado quando uma pressão inspiratória é realizada pelo paciente. Possuem uma mola (spring loaded) ou por sistema de peso.


RESPIRON (Inspirômetro de Incentivo a Fluxo)



Para que serve o Respiron ?
Para melhor condicionamento respiratório antes de cirurgias. Para prevenção e tratamento de atelectasias pulmonares. Para prevenção de infecções pulmonares nos idosos, acamados ou em outras situações segundo orientação médica ou fisioterápica.

Como usar o Respiron ?
. Mantenha o aparelho na embalagem quando fora de uso.. Lave o bocal antes e depois de cada sessão de exercícios.. Ajuste o bocal aos lábios e inspire (não sopre) através do mesmo de modo a elevar seqüencialmente as três esferas do aparelho, mantendo-as elevadas por alguns segundos.ATENÇÃO: a inspiração deve ser enérgica e profunda mas não repentina, isto é, o tempo de inspiração não pode ser muito curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniforme e não bruscamente.. Retire o bocal dos lábios quando concluir a inspiração e expire naturalmente.

Como graduar a dificuldade do exercício com o Respiron ?
Para graduar a dificuldade do exercício, gire o anel regulador, usando a alavanca anterior, a posterior ou ambas. A alavanca anterior move-se sob uma escala (0-1-2-3) e funciona como um ponteiro, indicando o grau de dificuldade do exercício.
Ponteiro posicionado no “0” = fácil
Ponteiro posicionado no “1” = regular
Ponteiro posicionado no “2” = difícil
Ponteiro posicionado no “3” = muito difícil
O sistema é de variação continua: todas as posições intermediárias são possíveis, proporcionando dificuldades também intermediarias. A critério do médico ou fisioterapeuta, a dificuldades do exercício pode ser aumentada sempre que a etapa anterior for vencida. Isto facilita o acompanhamento da recuperação conseguida. Após vencer a última etapa, a dificuldade do exercício ainda pode ser aumentada: basta elevar as esferas e mantê-las elevadas por alguns segundos.
 
Recursos adicionais: Como facilitar o exercício com o Repiron ?
A facilitação do exercício é especialmente útil para pacientes debilitados ou crianças, que não conseguem elevar as esferas do aparelho padrão. O insucesso pode ser desestimulante e , para  manter o incentivo, convém diminuir a dificuldade do exercício. Basta obstruir as entradas de ar (fendas retangulares situadas bem próximas da base) do cilindro 3, ou dos cilindros2 e 3, com as  etiquetas adesivas.
RESPIRON. Note que cada cilindro apresenta duas fendas, uma na frente e outra atrás do aparelho. Comece fechando as duas fendas do cilindro 3. Isto diminui bastante o esforço exigido pelo exercício e, eventualmente, o paciente conseguirá elevar até a esfera do cilindro 2. Se o exercício ainda estiver muito difícil, feche também as duas fendas do cilindro 2. O exercício ficará ainda mais fácil, mas só a esfera do cilindro 1 se elevará. A medida que o paciente apresentar melhoras, as etiquetas podem ser removidas, gradativamente, até restituir ao aparelho sua configuração original.
 
Recursos adicionais: Como simular um respirador volumétrico com o Respiron ?
Este aparelho é um EXERCITADOR respiratório mas apresenta recursos que permitem realizar o exercício com fluxo de ar homogêneo, como num respirador volumétrico de custo muito maior. Para conseguir este efeito proceda da seguinte maneira:. Feche todas as fendas dos cilindros 2 e 3. Inspire através do bocal com intensidade suficiente para elevar a esfera do cilindro 1 até a “janela” demarcada pelas duas faixas de textura diferente.. Mantenha a esfera nessa posição por tanto tempo quanto puder, ou pelo tempo determinado pelo médico ou fisioterapeuta. O exercício realizado desta maneira é mais eficaz na prevenção das atelectasias pulmonares pois o volume de ar inspirado é maior, inflando mais os pulmões. O anel regulador continua utilizável pois determina a vazão necessária para manter a esfera na “janela”, aumentando ou diminuindo a dificuldade do exercício. Este recurso permite obter, com boa aproximação, o volume de ar inspirado pelo paciente dependendo do tempo que durou a inspiração e da posição do anel regulador.
 
Quem garante a qualidade do Respiron ?
Este produto é garantido contra defeitos de fabricação. Constatada alguma irregularidade, devolva-o para o seu fornecedor ou remeta-o para a NCS com todos os seus componentes (inclusive embalagem). Informe seu nome, endereço completo e o defeito constatado. A NCS fará o concerto ou reposição do seu aparelho, gratuitamente, desde que o defeito nãotenha sido causado por queda ou uso indevido.

ATENÇÃO
O RESPIRON não é um produto descartável; entretanto destina-se a uso individual, não devendo ser utilizado por mais de um paciente. Por esta razão recomenda-se que seja recusado o aparelho cuja a embalagem interna (envelope de plástico) tenha sido violada.

LIMÃO X VINAGRE – QUAL A DIFERENÇA?


O hábito de usar vinagre no preparo de temperos ou cozimento dos alimentos substitui o uso do limão?

Embora ambos apresentem um sabor marcadamente ácido, trata-se de composições muito diferentes, apesar de potenciais semelhantes de agrado ao paladar.
Por um lado temos uma fruta, que é um alimento 100% natural, com muitos poderes terapêuticos. Associado ao seu sabor ácido, que é proveniente de 5-7% de ácido cítrico e do ácido ascórbico (Vitamina C), substâncias muito úteis ao metabolismo humano, o limão apresenta ainda uma grande gama de nutrientes e micronutrientes, o que conhecemos como alimento nutracêutico.
O uso do limão nas refeições pode acelerar o metabolismo da digestão em até 30%, reduzindo assim a demanda ácida e as desmineralizações inerentes das refeições indigestas. No caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas em geral, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de, com seu pH ácido associado a um trabalho enzimático, conseguir quebrar parcialmente as cadeias protéicas, auxiliando no trabalho digestivo, tornando tais alimentos mais leves e fáceis de digerir.
O limão, principalmente o tahiti, por sua robustez, dificilmente está contaminado com agrotóxicos, e tem oferta durante todo o ano. Embalagem natural e aroma extremamente agradável, de fácil conservação e estocagem, não deve faltar nas despensas de todas as casas que valorizam a saúde.

Tabela 1: Composição Ácida

Limão (*)Vinagres
Ácido cítrico (%)5 a 7isento
Vitamina C (mg/100g)40 a 150 (suco + casca)isento
Ácido acético (%)isento3 a 12

Do outro lado temos o vinagre, que não é um produto natural, por ser resultante de uma fermentação do açúcar de frutas (uva, maçã, etc.) ou álcool etílico, no qual predomina a presença do ácido acético (3 a 12%).
Tal fermentação, realizada em escala caseira ou industrial, sempre terá riscos de contaminações, fermentações inadequadas, erros de processamento, “batismos”, embalagens inadequadas, estocagem inadequada, validade, etc. A mão do homem!
Na indústria dos alimentos, tudo que não é comercializável, que não tem boa aparência, que é refugo, que está começando a estragar vira vinagre. Veio uma super safra? O que fazer com o que sobra? No caso das maçãs de Vermont (EUA), por exemplo, eles fizeram um super marketing, verticalizaram a margem e criaram o fantástico vinagre de maçã. Balela!
O vinagre (vinho acre) ou ácido acético é um subproduto da morte dos alimentos. Naturalmente, todo alimento de origem vegetal, que contém açúcar, na putrefação irá finalizar em vinagre. Então: você deseja se alimentar com alimentos que geram vida ou que representam a morte?
Ademais, o ácido acético tem pobre utilidade metabólica para o organismo humano, causando, acidez no meio humoral, devendo necessariamente ser o mais rapidamente excretado, porque deixa na sua passagem pelo organismo, sítios mais ácidos do que o ideal.
Na tabela a seguir, uma comparação das propriedades terapêuticas do limão versus as do vinagre, nas suas várias opções de uso e preparo.
Observar na primeira linha da tabela, quando comparamos o poder de cura do limão em seu uso interno, que ele é inegavelmente superior, dadas as propriedades:
- alcalinizantes, mineralizantes, cicatrizantes e depurativas do ácido cítrico,
- antioxidantes e revitalizantes da vitamina C,
- energética (o ácido cítrico faz parte do ciclo de Krebs = energia + respiração celular) e solvente de viscosidades e mucos,
- demais propriedades de todos os seus componentes ativos, como no sistema digestivo, cardiovascular e respiratório.
O vinagre de maçã, por conter traços de pectina e sais de potássio, ainda contém algumas propriedades de cura. Os demais vinagres não apresentam poder de cura, e ao contrário, podem até ser prejudiciais à saúde se consumidos regularmente.
Quando comparamos o poder de cura do limão em uso externo ele continua sendo superior, apesar dos vinagres também terem o seu efeito, principalmente nas formulações onde o que mais importa é somente o pH ácido.
Quando comparamos o poder nutricional, pense no fato de que o limão é um alimento vivo, fresco e natural, portanto um alimento que ativa a vida.
No tempero de saladas ou no preparo dos alimentos deve ser naturalmente o eleito.

Tabela 2: Comparando: Limão x Vinagres

Suco
Limão (*)
VINAGRE
comum
VINAGRE
balsâmico
VINAGRE
Maçã
Poder cura (uso interno)ALTOBAIXOBAIXOMÉDIO-BAIXO
Poder de limpeza do sangueALTOBAIXOBAIXOBAIXO
Poder nutricionalSIMNÃONÃONÃO
Poder cura (uso externo)ALTOBAIXOMÉDIOMÉDIO
Poder pré-digerir proteínasSIMNÃONÃONÃO

Enfim, por que comprar vinagres se sempre temos limão na embalagem natural, com a validade certa e finalmente: uma alquimia perfeita da natureza?

Super dica: Esterilizando alimentos
Tanto o vinagre como o hipoclorito matam os bichinhos, mas detonam a nossa saúde também. E o hipoclorito, por ser uma molécula que contém cloro, é 10 vezes pior que o vinagre, pois seu poder de acidificar o sangue é violento.
A melhor receita para higienizar folhas, frutas e legumes é: coloque numa bacia plástica ou de vidro 1 litro de água potável, idealmente filtrada. Acrescente o suco fresco de 1limão médio (2 colheres de sopa de suco). Pique as carcaças espremidas em 4 pedaços e jogue também nesta água. Mergulhe os alimentos pré-lavados e deixe agindo por 10-15 minutos. Pronto: alimento higienizado, crocante, saboroso, cheiroso e duplamente saudável.

FONTE: Conceição Trucom

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As propriedades funcionais da uva e de seus derivados

Certamente você já ouviu falar que consumir vinho diariamenteA uva e seus derivados
faz bem à saúde, mas será que isso é mesmo verdade? E qual a quantidade diária de consumo recomendada? E o suco de uva pode substituir o vinho? Para esclarecer essas dúvidas, vamos falar sobre o assunto neste artigo.

Em relação às propriedades funcionais das uvas, podemos destacar as substâncias presentes em sua composição, os chamados compostos fenólicos, que, de uma maneira geral, possuem ação antioxidante e
anti-inflamatória em nosso organismo.

O consumo regular da uva e de seus derivados diminui, principalmente,
a ocorrência de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também pode ser benéfico no retardo da evolução da Doença de Alzheimer. Isso se dá principalmente pela ação antioxidante dos compostos fenólicos, que auxiliam na redução da formação de radicais livres, substâncias produzidas pelo nosso organismo em situações de estresse e até mesmo em processos vitais como a respiração. Estudos indicam que esses compostos protegem ainda outras substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D e E.

Todas as uvas possuem compostos fenólicos, mas são as de
coloração avermelhadas e arroxeadas que possuem maior diversidade
e concentração desses compostos.

O consumo diário recomendado do suco de uva é de 250 ml, atingido com um copo da bebida. Porém, para se beneficiar de uma maior variedade de compostos fenólicos, convém escolher o suco de uva integral, feito com todas as partes da fruta, e se possível aqueles sem adição de açúcares, para evitar o aumento de calorias.

Em relação ao vinho, 120 ml ao dia do tinto são suficientes. Mas atenção: o consumo de bebidas alcoólicas, inclusive de vinho, deve ser moderado devido às ações prejudiciais do álcool. Caso contrário, poderá trazer prejuízos ao organismo, como a redução na absorção de nutrientes, além de comprometer o funcionamento normal do organismo, resultando até mesmo em doenças graves que podem levar à morte.

Para quem quer variar o consumo de uva, suco e vinho, seguem algumas dicas para ativar a criatividade:
- Prepare picolés com suco de uva;
- Substitua a gelatina com sabor por gelatina incolor e suco de uva no preparo do sagu;
- Em vez de mousse ou flan de chocolate, troque pelo sabor uva;
- Prepare uma calda com suco de uva para acompanhar sobremesas;
- Utilize vinho tinto no preparo de molho para carnes.

E lembre-se sempre: o consumo dos alimentos denominados funcionais deve ser associado a hábitos alimentares saudáveis e prática regular de atividades físicas para trazer benefícios à sua saúde.

Fonte: Daniela Freitas Martins - Nutricionista, com pós graduação em 
                                            Nutrição Clínica e em Gastronomia Funcional.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

POR QUE CONSUMIR ALIMENTOS ORGÂNICOS?



                                                    



Sempre que possível, baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza. 

De formal geral, a agricultura orgânica é baseada em três ideias. São elas: 

  • Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção.
  • Equilíbrio ecológico: A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo e as diferentes épocas de safra. O processo fica mais sustentável, não degradando a biodiversidade.
  • Respeito ao homem: o trabalhador tem que ser respeitado (leis trabalhistas, ganho por produtividade, treinamento profissional e qualidade de vida).



Para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras). Assim, o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, tem condições de oferecer ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta em que vivemos. 

COMO SABER SE É ORGÂNICO? 

Se você pretende consumir alimentos orgânicos fique atento para não ser enganado. Procure sempre pelo selo de qualidade emitido por certificadoras reconhecidas pelo Ministério da Agricultura. São entidades como a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), o Instituto Biodinâmico (IBD), entre outros. Essas entidades, ao todo cerca de 30 em todo Brasil, avaliam se a produção do alimento segue os critérios estabelecidos pela agricultura orgânica. Para ganhar o selo, os produtores seguem várias precauções e têm suas lavouras fiscalizadas a cada semestre. A presença do selo garante, portanto, a procedência e a qualidade dos produtos. 

10 MOTIVOS PARA CONSUMIR PRODUTOS ORGÂNICOS 

 
SÃO ALIMENTOS NUTRITIVOS E SABOROSOS

Com solos balanceados e fertilizados com adubos naturais, se obtém alimentos mais nutritivos. A comida fica mais saborosa, conservam-se suas propriedades naturais como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. Um alimento orgânico não contém substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Em solos equilibrados as plantas crescem mais saudáveis, preservam-se suas características originais como aroma, cor e sabor. Consumindo produtos orgânicos é possível apreciar o sabor natural dos alimentos.

SAÚDE GARANTIDA

Vários pesticidas utilizados hoje em dia no Brasil estão proibidos em muitos países, em razão de consequências provocadas à saúde, tais como o câncer, as alergias e a asma. Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1982, calculou em 1.400.000 o número de novos casos de câncer provocados por agrotóxicos. Além disso, os alimentos de origem animal estão contaminados pela ação dos perigosos coquetéis de antibióticos, hormônios e outros medicamentos que são aplicados na pecuária convencional, quer o animal esteja doente ou não. Consumindo orgânicos protegemos nossa saúde e a saúde de nossos familiares com a garantia adicional de não estarmos consumindo alimentos geneticamente modificados.

PROTEÇÃO ÀS FUTURAS GERAÇÕES

As crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. “Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira, de agrotóxicos que provocam câncer”, diz um relatório recente do Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental). A agricultura orgânica, além disso mais, tem a grande tarefa de legar às futuras gerações um planeta reconstruído.

AMPARO AO PEQUENO PRODUTOR

O trabalhador rural precisa ser preservado, tanto quanto a qualidade ecológica dos alimentos. Adquirindo produtos ecológicos, contribuímos com a redução da migração de famílias para as cidades, evitando o êxodo rural e ajudando a acabar com o envenenamento por agrotóxicos sofrido por cerca de 1 milhão de agricultores no mundo inteiro.

SOLOS FÉRTEIS

Uma das principais preocupações da Agricultura Orgânica é o solo. O mundo presencia a maior perda de solo fértil pela erosão em função do uso inadequado de práticas agrícolas convencionais. Com a Agricultura Orgânica é possível reverter essa situação.


ÁGUA PURA

Quando são utilizados agrotóxicos e grande quantidade de nitrogênio, ocorre a contaminação nas fontes de água potável. Cuidando desse recurso natural, garante-se o consumo de água pura para o futuro.

BIODIVERSIDADE

A perda das espécies é um dos principais problemas ambientais. A Agricultura Orgânica preserva sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. A Fauna permanece em equilíbrio e todos os seres convivem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos. A Agricultura Orgânica respeita o equilíbrio da natureza e cria ecossistemas saudáveis.

REDUÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL E ECONOMIA DE ENERGIA

O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

CUSTO SOCIAL E AMBIENTAL

O alimento orgânico não é, na realidade, mais caro que o alimento convencional se consideramos que, indiretamente, estaremos reduzindo nossas despesas com médicos e medicamentos e os custos com a recuperação ambiental.

CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Consumindo orgânicos, estamos exercitando nosso papel social, contribuindo com a conservação e preservação do meio ambiente e apoiando causas sociais relacionadas com a proteção do trabalhador e com a eliminação da mão-de-obra infantil.









segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Postura no computador



Digitação

Na digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo, procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos retas.

Conforto para os olhos

Quanto menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então, compre uma proteção antiofuscante, também conhecida por protetor de tela.

De olho na tela

A posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.

Conforto para o corpo

Quando você esta de pé, seu peso é distribuído pela coluna lombar, favorecendo o equilíbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de esforço extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar.

Atenção com a cabeça e o pescoço


As dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço, evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.

 

 

 

 

 

Capriche na cadeira

Priorize a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás), que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.

Boa Circulação

Digite com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir a boa circulação sangüínea nos membros superiores.

No Chão

Pés cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés. Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.

Parada Obrigatória

É saudável estipular períodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço.

Ambiente Agradável

Ao trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor.

Passeios Esporádicos

Por mais correta que seja sua postura, a pressão sobre os discos lombares aumenta em até 30% quando você está sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado de sentar e o de deitar. Como não existe uma fórmula exata, os especialistas aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerência, é claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume em levantar-se de vez em quando.

Teclados Ergonômicos

Não se empolgue com a bela aparência desses periféricos. Prefira os modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico do teclado - nunca abaixo.

Esforço Repetitivo

Dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos são os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crônica que atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Nunca ignore os possíveis sintomas. Deixar para lá pode ser muito pior.

Luz

A iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro - não pode haver pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela.

Pernas Livres

Uma mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabeça. Considere a utilização de um móvel que permita bom espaço para movimentação das pernas e ofereça altura suficiente para posicionar o teclado de forma correta - aproximadamente 70 centímetros do chão.

Fadiga

Distancie seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe possível durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular.

O Poder do Mouse

Quando você utiliza o mouse, movimenta os músculos mais fortes do ombro e dos braços. Por isso, tenha cautela ao manusear o periférico. Não use força para clicar ou mover o mouse; mantenha o pulso numa posição neutra; altere a postura das mãos durante o trabalho.




quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dermovac Chronos - Peeling de Cristal


O Dermovac Chronos  é um moderno equipamento de microdermoabrasão (Peeling de Cristal) que permite uma esfoliação mecânica progressiva e controlada, no qual utiliza um circuito de vácuo loop fechado para promover uma pulverização de Microcristais de Óxido de Alumínio sobre a epiderme. Tal projeção promove a eliminação das linhas cutâneas superficiais, estimulando a regeneração celular, incrementando a produção de colágeno e melhorando a qualidade da pele.
Exclusivo Ajuste do Fluxo de Cristais
Equipamento possui um ajuste de Vácuo e um exclusivo Ajuste de Fluxo de Cristais, podendo desta forma regular o fluxo sem perder o poder de prega cutânea. o vácuo também pode ser ajustado de modo a se promover uma boa prega causando um mínimo de desconforto ao paciente.
- Equipamento microcontrolado com comutação automática de voltagem (110 / 220 V).
- Opera em modo contínuo, permitindo 3 níveis de esfoliação.
- Ajuste do fluxo de cristais de óxido de alumínio de mínimo à máximo.
- Ajuste de intensidade do vácuo de - 200 mmHg a - 600 mmHg.
- 01 filtro de retenção.
- 01 filtro de segurança.
- Freqüência: 60 Hz.
- Consumo: 230 VA (máx).
- Dimensão (L x P x A) mm: 580 x 350 x 330
- PESO KG (aprox. sem acessórios): 19 Kg
- Cristais utilizados: Óxido de Alumínio 150u
- Melhoria da qualidade da pele pelo afinamento da camada epitelial
- Regeneração celular
- Incremento na produção de colágeno, elastina e reticulina
- Ativação da microcirculação
- Estímulo da renovação celular
- Fotorejuvenescimento - prevenção e tratamento
- Hiperqueratoses
- Redução de linhas finas de expressão, rugas finas e médias
- Cicatrizes inestéticas causadas pela acne, traumas ou cirurgias
- Estrias
- Desordens Pigmentares: melasmas, hipercromias e manchas
- Cicatrizes pós-traumáticas ou pós-cirúrgicas
- Poros dilatados, microcomedões e irregularidades cutâneas
- Peles seborreícas
- Rinofima
- Foliculite
- Cicatrizes superficiais e quelóides
- Pré-tratamento de laser e peelings
- Pré-cirúrgico estético
- Preparo para aplicação de princípios ativos
- Como complemento de cirurgias estéticas e tratamento de laser

- Lesões tegumentares acompanhadas de processo inflamatório
- Pacientes que apresentam distúrbios de cicatrização
- Gestantes
- Diabetes descompensada
- Distúrbios de coagulação
- Acne ativo
- Eczema
- Dermatite
- Câncer de pele
- Lesões virais, herpes ativo, etc
- Lesões vasculares
- Uso de anticoagulantes
- Tatuagens
- Psoríase
Precauções:
  • Evitar exposição solar 48 antes e após cada sessão
  • Controle no uso de cosméticos a base de ácidos
  • Uso de técnicas de peeling ou de produtos ceratolíticos concomitante ás sessões de microdermoabrasão
  • Excesso na esfoliação que possa atingir a camada basal ou germinativa da epiderme
  • Fototipo IV
TREINAMENTO GRATUITO NA FÁBRICA DA BIOSET. É NECESSÁRIO AGENDAMENTO COM 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.
 

Microdermoabrasão é ideal para
- Pessoas que não têm tempo para ficar fora do trabalho ou socialmente (como nos 7 - 10 dias após procedimentos com laser).
- Pessoas ativas que não querem interromper sua vida social nem atividades esportivas.
- Pessoas jovens com poucas e precoces mudanças na pele que desejam uma melhora na aparência