sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As propriedades funcionais da uva e de seus derivados

Certamente você já ouviu falar que consumir vinho diariamenteA uva e seus derivados
faz bem à saúde, mas será que isso é mesmo verdade? E qual a quantidade diária de consumo recomendada? E o suco de uva pode substituir o vinho? Para esclarecer essas dúvidas, vamos falar sobre o assunto neste artigo.

Em relação às propriedades funcionais das uvas, podemos destacar as substâncias presentes em sua composição, os chamados compostos fenólicos, que, de uma maneira geral, possuem ação antioxidante e
anti-inflamatória em nosso organismo.

O consumo regular da uva e de seus derivados diminui, principalmente,
a ocorrência de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também pode ser benéfico no retardo da evolução da Doença de Alzheimer. Isso se dá principalmente pela ação antioxidante dos compostos fenólicos, que auxiliam na redução da formação de radicais livres, substâncias produzidas pelo nosso organismo em situações de estresse e até mesmo em processos vitais como a respiração. Estudos indicam que esses compostos protegem ainda outras substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D e E.

Todas as uvas possuem compostos fenólicos, mas são as de
coloração avermelhadas e arroxeadas que possuem maior diversidade
e concentração desses compostos.

O consumo diário recomendado do suco de uva é de 250 ml, atingido com um copo da bebida. Porém, para se beneficiar de uma maior variedade de compostos fenólicos, convém escolher o suco de uva integral, feito com todas as partes da fruta, e se possível aqueles sem adição de açúcares, para evitar o aumento de calorias.

Em relação ao vinho, 120 ml ao dia do tinto são suficientes. Mas atenção: o consumo de bebidas alcoólicas, inclusive de vinho, deve ser moderado devido às ações prejudiciais do álcool. Caso contrário, poderá trazer prejuízos ao organismo, como a redução na absorção de nutrientes, além de comprometer o funcionamento normal do organismo, resultando até mesmo em doenças graves que podem levar à morte.

Para quem quer variar o consumo de uva, suco e vinho, seguem algumas dicas para ativar a criatividade:
- Prepare picolés com suco de uva;
- Substitua a gelatina com sabor por gelatina incolor e suco de uva no preparo do sagu;
- Em vez de mousse ou flan de chocolate, troque pelo sabor uva;
- Prepare uma calda com suco de uva para acompanhar sobremesas;
- Utilize vinho tinto no preparo de molho para carnes.

E lembre-se sempre: o consumo dos alimentos denominados funcionais deve ser associado a hábitos alimentares saudáveis e prática regular de atividades físicas para trazer benefícios à sua saúde.

Fonte: Daniela Freitas Martins - Nutricionista, com pós graduação em 
                                            Nutrição Clínica e em Gastronomia Funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário