sexta-feira, 25 de novembro de 2011

AYURVEDA – Medicina Tradicional Indiana



Ayurveda é o nome dado á ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 5 mil anos, o que faz deste um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.
Atualmente, na Europa e nos EUA, este sistema é considerado uma das terapias complementares mais populares e de maior crescimento devido sua abordagem holística na cura e sua eficácia em remover as tensões, aumentar a energia, a resistência imunológica e proporcionar paz interior.
A Medicina Ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos formaram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. E por sua vez, as Medicinas Romana e Grega originaram a nossa Medicina Convencional atual.

Em sânscrito, “veda” significa ciência e “ayur” significa vida.


Ayurveda – a ciência da vida.
Trata-se de um sistema de cura natural que oferece um conjunto de informações eficazes para quem quer conhecer e se equilibrar com sua própria natureza.
Ela é indicada para o tratamento e prevenção de qualquer enfermidade e é historicamente a técnica mais eficaz para a longevidade e o rejuvenescimento. Esta ciência nos ensina que uma combinação de padrões de energia cria nossa constituição individual, a qual influencia todos os aspectos de nossa vida. Para manter esta constituição equilibrada devemos atender a certos “caprichos” de nossa natureza.
Atualmente nosso ritmo apressado de vida, a agitação de nossas mentes e a qualidade de nossa alimentação não tem contribuído para este equilíbrio. É assim que surgem os sintomas no corpo e na mente. São dores crônicas, depressão, excesso de peso, ansiedade, insônia, dores de cabeça, má digestão, constipação intestinal enfim, a infinidade de sintomas que todos conhecemos.
De acordo com a Ayurveda, tudo que existe na natureza é formado por cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço. Os antigos sábios da Índia compreenderam que as mesmas leis e energias que regem o universo, atuam também sobre os seres humanos. O homem é uma réplica miniaturizada do universo que o cerca. Os estudiosos da arte médica se tornaram conhecedores das propriedades destes cinco elementos e as aplicaram na observação do funcionamento de cada indivíduo.
Estes cinco elementos se combinam entre si para formar tudo o que existe: homens, animais, plantas, etc. De acordo com a predominância de cada elemento teremos os três biotipos ou constituições básicas, chamados “Doshas”. São eles: Vata, Pitta e Kapha. Cada um destes doshas apresenta características bem definidas e objetivas, são os atributos dos elementos que compõe cada dosha.

Vata – é frio, seco e tem movimentos inconstantes, ou seja, rapidez nas atividades, fome e digestão irregulares, sono leve, entusiasmo, boa imaginação; energia física e mental em explosões repentinas e inúmeros outros aspectos e sintomas.

Pitta – é quente, intenso e leve, ou seja: constituição mediana, muita fome, sede e boa digestão; gosto por desafios; inteligência aguçada, etc.

Kapha – é frio, pesado e muito úmido, ou seja, constituição forte e sólida; tendência à obesidade; energia constante, gestos vagarosos; personalidade calma, etc.

Raramente uma pessoa tem sua constituição formada por um único dosha ou pelos três doshas, a maioria de nós é bidosha.
Para identificar o biotipo de uma pessoa procura-se, através  de  inspeção  criteriosa, avaliar  as  características  individuais (proporções  do  tridosha), levando  em  consideração o tipo físico,  psicológico,  local  e  época  do  nascimento,  práticas  profissionais e hábitos  de  vida,  além do exame físico completo com ênfase na análise do pulso e da língua (prática específica das medicinas orientais).
A identificação de nossas características constitucionais aponta os pontos fortes e fracos do nosso corpo, a tendência de nossas reações emocionais no cotidiano e também indica o padrão de funcionamento da nossa mente. Para cada tipo de constituição existem doenças mais comuns e mais prováveis de acontecer nos momentos de desequilíbrio.  Por exemplo, uma pessoa de constituição predominantemente Vata tenderá a desenvolver um quadro de insônia, dores pelo corpo e constipação intestinal. As pessoas Pitta tendem a sofrer de gastrites, úlceras e doenças oculares. Já as pessoas predominantemente kapha podem sofrer diabetes, ficar obesas e ter dificuldades em perder peso. Sabendo o “dosha” pessoal podemos nos prevenir melhor das doenças que acontecem com o passar dos anos. Adquirindo a habilidade de restabelecer o equilíbrio rapidamente podemos nos sentir mais autônomos e livres para uma vida saudável e feliz.
Esta ciência também contribui muito em nossa vida social.

Quando entendemos esses conceitos torna-se mais fácil compreender as pessoas com quem convivemos e suas atitudes. Isso melhora nossas relações e somos capazes até de auxiliar no processo de evolução de nossos amigos e familiares. Por exemplo, se você convive com alguém de Kapha, não adianta apressá-la para que tome uma decisão importante. Se você pressioná-la ela se sentirá confusa e ficará magoada. O melhor a fazer é ajudá-la a identificar todas as possibilidades, assim ela se decidirá mais rapidamente.  Ou, se você mora com alguém de Pitta que está passando por alguma contrariedade, não lhe cobre nada porque já está bastante irritado. Se você o provocar, nem que seja só um pouquinho, ele explodirá. Que tal acalmá-lo com uma música apropriada, cores suaves e alimentos crus e adocicados? Isso produzirá em seu parceiro a serenidade que o auxiliará a passar pela crise de maneira mais suave.
O encantamento que esta ciência maravilhosa nos provoca se deve ao fato de ela permitir que estejamos mais conscientes a respeito de nossa condição humana que necessita de instrumentos para ser aperfeiçoada a cada dia. A Ayurveda nos oferece estes instrumentos de forma clara e divertida.
A visão Ayurveda não  é  de  tratar  a doença,  mas  sim a pessoa  como  um  todo,  cuidando  dos  seus sintomas, de sua cura  e do seu  fortalecimento. Não existem, portanto, tratamentos ou medicamentos  aplicados  em  massa, iguais  para  todos. Cada  tratamento  é  planejado  de  forma  individual, específica. Tendo  em  vista  que  as  doenças surgem de uma desordem nas proporções  dos  três doshas, o tratamento consiste  em  elevar ou diminuir  a proporção  do(s)  dosha(s),  levando-os  ao  equilíbrio  devolta às suas proporções originais.
O grande diferencial deste conhecimento milenar é que todo o tratamento é indicado a partir da determinação do princípio metabólico que liga a mente e o corpo do paciente. Esta é  uma outra forma de definir o que é “dosha”.
Definida a tipologia humana e identificados os fatores em desequilíbrio que estão gerando disfunção ou doença, através da consulta médica, é instituído um programa de tratamento que inclui orientações alimentares especiais, ervas medicinais, massagens, saunas, práticas de yoga, meditação, procedimentos de pacificação mental e programas sazonais de desintoxicação do organismo (Panchakarma).
Este é um processo integral de cuidado do ser humano, ou seja, considera os aspectos físicos, psíquicos e espirituais do indivíduo.
A Ayurveda representa uma preciosa oportunidade de auto-conhecimento e acesso à informação de qualidade, os instrumentos principais no desenvolvimento da autonomia em saúde.


Dra. Adriana Pissetti

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