segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Verão, Calor e......Suor


Este artigo tem como objetivo de disponibilizar  informações que possam contribuir  para o nosso bem estar e autocuidado diante  das  manifestações do nosso organismo nos dias de temperaturas mais elevadas.
Transpirar é normal e faz bem - manda para bem longe do nosso corpo substâncias tóxicas, umidifica a pele  e serve como forma de excreção de diversas substâncias potencialmente tóxicas, como cloreto de sódio, potássio e bicarbonato.
Suar é prova de que o corpo está trabalhando para evitar problemas.
Hiperhidrose : significa suar excessivamente sem motivo normal;
Bromidrose:  é o termo usado para se referir aos cheiros desagradáveis do corpo humano.
Para entendermos o assunto suor e seus cheiros, de início é necessário saber que o corpo humano possui dois tipos de glândulas sudoríparas:
Écrinas : atuam desde os primeiros dias de vida, estão espalhadas na pele de todo o corpo e sua função é a de atuar na regulação da temperatura corporal. Se a temperatura do corpo for elevada, aumenta a produção de suor e quando frio, diminui. A evaporação do suor retira calor do corpo. A composição principal do suor produzido por estas glândulas é água e alguns eletrólitos, como sódio e potássio. Este suor é drenado pelos poros da pele e usualmente não tem cheiro.
Apócrinas: têm outras características, desenvolvem-se  mais em certas áreas do corpo, como as axilas, na parte cabeluda da cabeça e nas regiões pudendas. A secreção destas glândulas é drenada, não por poros da pele, mas pelos folículos dos pelos destas regiões. Este suor, além de água e eletrólitos como o das glândulas écrinas, contém ainda gorduras e proteínas e alguns outros elementos como hormônios e alcalóides derivados de certos alimentos que podem produzir odores próprios. Com a puberdade estas glândulas intensificam a sua atividade aumentando a secreção de um suor mais propenso a produzir odores.
O que pode desencadear suor excessivo
Alguns alimentos ou medicamentos contêm outros componentes que, em algumas pessoas, são eliminadas pelo suor, por exemplo, alho, cebola, certos antibióticos, vitaminas e algumas toxinas exógenas ou mesmo as produzidas pelo corpo, podem dar um cheiro característico ao suor. O álcool, e as bebidas que o contém, costumam dilatar os vasos sob a pele provocando maior produção de suor.
A produção de suor pode ser influenciada por algumas reações do corpo. É normal que em ambientes de muito calor, durante e logo após atividade física de maior intensidade a produção de suor aumente. Pode haver maior produção de suor em alterações emocionais e hormonais como acontece, por exemplo, na menopausa e em doenças da tireóide.
Durante emoções podemos suar mais, por exemplo, ao sentirmos medo ou dor podemos apresentar os chamados suores frios. Todo isso são reações normais do corpo humano. Em algumas doenças, como as febris, as infecciosas, ou quando há dor intensa ou queda da pressão arterial pode haver aumento na produção de suor.
A hiperhidrose,  que acomete algumas pessoas,  ocorre principalmente no rosto, nas mãos ou axilas e que pode causar dificuldades aos seus portadores. Existem pessoas que de tanto suar nas mãos se inibem em cumprimentar a outras pessoas, andam constantemente segurando um lenço procurando manter as mãos secas. Em momentos de tensão, como provas escolares, ou preenchimento de questionários em testes de admissão para empregos, de tanto suar não conseguem manter as folhas de papel secas. Para estes casos a medicina pode oferecer alguma ajuda que vai desde medicamentos até a cirurgia. Ambas tem limitações tanto na eficiência como por seus efeitos colaterais.
Cuidados básicos
A fim de evitar o mau cheiro,  é essencial lavar  o corpo todos os dias, e enxugando-o bem , principalmente os locais do corpo onde se localizam as glândulas apócrinas (axilas, na parte cabeluda da cabeça, virilha e pubis) . A ação de bactérias e fungos sobre estas secreções produzirá um odor que em poucos dias ultrapassará as roupas, impregnando nos  tecidos, que se não forem lavados com regularidade e, se forem assim usados, exalarão os cheiros desagradáveis mesmo tendo a pessoa se banhado assiduamente.
Nem sempre o mau cheiro do corpo é a manifestação de maus hábitos de higiene corporal, pode também ser provocada por não ter sido lavada a roupa após o seu uso.
Não tomar banho diariamente e voltar a usar roupas sem lavá-las, são dois hábitos que se complementam na produção de maus cheiros do corpo.

IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações e dicas em saúde possuem apenas caráter educativo.



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Maleta Facial 7 em 1 - Alta Frequência, Ionizador, Desincrust, Eletrolifting, Galvânica, Farádica e Micro Corrente





Maleta 7x1 (Equipamento 7x1 - Eletroestimulador facial)

Nº Ministério da Saúde: Pro.n. 001/0101/12463/2003

Multi-correntes

O Alta Freqüência Fismatek produz uma corrente alternada de elevada freqüência ( superior a 100 KHz ) e de alta tensão ( 1000 a 2000 Volts ), porém de baixa intensidade. Em estética usamos a corrente de Alta Freqüência através de eletrodos de vidro, de formatos variados, conforme o local onde será aplicado. A aplicação da Alta Freqüência é mono polar, ou seja, utiliza-se apenas um eletrodo. Não existe um segundo eletrodo para fechar o circuito, que se faz através da impedância de aterramento do corpo sobre o qual se aplica. Os eletrodos contêm um gás que tem a função de induzir o fluxo de corrente. Este gás, excitado pela passagem da corrente elétrica produzirá uma luz, cuja cor depende do tipo de gás utilizado.
As moléculas de gás são ionizadas pela alta tensão e permitem a passagem de corrente elétrica, tornando o bulbo de vidro fluorescente. Esta alta tensão provoca a formação de Ozônio (O3).

Efeitos práticos:

· Térmico: a elevação branda da temperatura é capaz de aumentar o metabolismo, incrementar a oxigenação celular e auxiliar a eliminação de anidrido carbônico.
· Bactericida: capaz de destruir algumas bactérias, devido a reação com diferentes compostos provocando uma oxidação, que explica suas propriedades anti-sépticas e germicidas.
· Bacteriostática: diminui a proliferação de bactérias aeróbicas. Ex.: estafilococos.                    
· Fungicida: elimina fungos, como por exemplo, o tinea capitis.
· Oxigenante: melhora a oxigenação tissular.      
· Hemostática: estanca o sangramento e auxilia na cicatrização local.                        
· Diatérmico.
· Destrutiva.

Eletrodos:

· Pente: é especifico para o tratamento do couro cabeludo. Gerador de ação estimulante, dos vasos capilares que irrigam os bulbos e a raiz do cabelo, utilizado para tratamento de alopecias no couro cabeludo aplicado nele já lavado.
· Saturador: éo único que pode ser usado com cosméticos, aumenta a vascularização da pele.
· Standart: (cebolinha) utilizado para aplicação por Fluxação e Faiscamento direto.
· Forquilha: éutilizado no pescoço, nos braços, nos antebraços e mamas em Fluxação Direta.
· Fulgurador: éutilizado para hemostasias em acne por Faiscamento Direto.

Contra-indicações:

· Gestantes,
· Portadores de Marca-passo,
· Pressão Alta Descompensada,
· Epilipsia,
· Problemas Renais,
· Neoplasias,
· Antecedentes Cancerígenos,
· Portadores de Pinos e Placas,
· Problemas Ginecológicos, entre outros.

OBS: Não utilizar, em hipótese alguma, produtos de natureza alcoólica ou inflamável.  A cliente deve retirar todos os acessórios metálicos.


A preparação da pele é muito importante. Ela deverá estar limpa, sem o produto algum, ainda sem lesões dermatites ou dermatose. A pele deverá ser aquecida para ocorrer uma ionização uniforme. As vias de penetração não poderão ser feitas, por via transepidérmica ou via trans-anexial; na ionização será feita a nutrição e a Hidratação da pele. Após preparo da pele, utilize o eletrodo nas linhas de expressão.

Modo de usar:
Com o bastonete seguro pela cliente ponha o eletrodo em contato com o rosto da mesma; movimentar lentamente o eletrodo em contato com o rosto.
*Tempo de aplicação será de 05 a 07 minutos.
Após a aplicação com o eletrodo de ponta, ionizar com o rolinho procedendo da mesma forma, ou se for no corpo usar o rolinho maior (corporal) obs o mesmo não acompanha o aparelho
*Tempo de aplicação será de 07 a 10 minutos.
Tratamento mínimo 10 aplicações.
Peles sensíveis uma vez por semana.


Procedimento estético: A desincrustação é um procedimento Estético, cujo objetivo é retirar da superfície da pele, a gordura nela incrustada. O processo de desincrustação se compõe classicamente de duas fases; SAPONIFICAÇÃO E REMOÇÃO.
A saponificação consiste em transformar a gordura em sabão.
Nesta transformação a gordura amolece nos óstios e é posteriormente removida na Segunda fase.
No fim do processo, obtêm-se uma limpeza profunda da pele.
Estas duas fases são aceleradas e potencializadas com o uso adequado da corrente Galvânica, obtida por um circuito próprio de desincrustação, que não é o mesmo da ionização, como até bem pouco tempo se pensava.
O Desincrust Fismatek age através da ação do sódio por um processo chamado eletrílise, separando substâncias gordurosas da pele. Utilizam-se produtos para o desaparecimento pilo sebáceo. Os mais utilizados são:
Salicilato de sódio à 02% para peles lipídicas e seborréicas.
Lauril Sulfato de sódio à 02% para peles acnéicas.
Carbonato de sódio à 02% para peles sensíveis.

Modo de usar:
PRIMEIRA FASE: O eletrodo deverá ser envolvido com algodão e embebido com loção desincrustante.
A chave que indica a polaridade deverá estar na posição POSITIVA.
Deste modo, o íon de sódio (Na+) contido na loção desincrustante, penetrará superficialmente na pele, reagindo quimicamente com a gordura incrustada, transformando-a em sabão (saponificação).
Durante o procedimento descrito, verifica-se a formação de um ensaboamento na pele, provocado pela emulsão do sabão contido pela reação química. Ao terminar esta fase, o aparelho deverá ser desligado e o rosto do(a) paciente deve ser limpo com água.
SEGUNDA FASE: (REMOÇÃO), o aparelho deverá ser utilizado da seguinte forma: o eletrodo com algodão deverá ser umedecido só com água. A chave que indica a polaridade deverá estar na posição NEGATIVO. Deste modo, a atração elétrica sobre o sabão positivo que ainda permanece nos óstios, terá sua remoção facilitada.
O algodão umedecido deverá ser trocado quantas vezes forem necessárias, até que se perceba que a pele está sem nenhum resíduo e totalmente limpa.
Com este procedimento de desincrustação, o resultado obtido da saponificação será realmente eficaz.
O(a) cliente que receberá a solução, terá que segurar o bastão negativo. Movimenta-se lentamente em círculos o algodão já no eletrodo aumentando a intensidade de acordo com a pele da pessoa.
·        Fraca – para peles sensíveis.
·        Médio – para peles lipídicas e seborréicas.
·        Forte – para peles acnéicas ( de graus 01 e 02 ).

Aplicar em toda à face. Deixar sempre o eletrodo em contato com a pele e não parar os movimentos, tempo de aplicação 05 minutos.
Para retirar basta abaixar a intensidade e só após retirar o eletrodo em contato com a pele.
Pulverizar a pele com água destilada.
Umedecer outro algodão com a mesma solução inicial.

TABELA DE TRATAMENTO

IONIZAÇÃO E DESINCRUSTAÇÃO


Tipo de pele               Primeiras aplicações     Após
Sensíveis
30 dias
-
Lipídicas Seborréicas
Semanalmente durante 30 dias
20 em 20 dias
Acnéicas de graus 01 e 02
Semanalmente
Controle da acne 20 em 20 dias



O aparelho eletrolifting ou galvanopuntura funciona através de puntura, isto é, penetração de agulha de calibre 0,20 e 4 milímetros de comprimento.
Esta técnica é muito usada para atenuar linhas de expressões profundas ou superficiais e também para melhorar quadros de estrias, dando resultados visíveis logo na primeira aplicação.
O tratamento pela técnica do eletrolifting produz um estímulo significativo da micro circulação cutânea, com a sua subseqüente melhoria na nutrição e na oxigenação dos tecidos, o que, em última análise, gera um efeito de revitalização dos tecidos. Da mesma forma, produz-se uma estimulação dos fibroblastos (responsável pela melhoria - quer ao nível da qualidade, quer ao nível da quantidade - do colágeno por eles sintetizado), ativa substancias das proteínas albuminóides do tecido conjuntivo (elastina e reticula) e do sistema linfático, assim como das suas funções.

Modo de usar:
Para tratamento fazer 10 aplicações, pois a pele deve estar bem hidratada e nutrida.
Limpar a pele com produto à base de azuleno.
Tonificar com substâncias analcoólicas.
Peeling tipo gomage bem suave sem sílica.
07 minutos de aplicação Eletrolifting.
Compressas para descongestionar e acalmar por 05 minutos.
Limpar totalmente a pele.
05 minutos de Vaporização de Ozônio.
Ionizar por 10 minutos.
Para pele jovem usar produto à base de uréia e MMF.
Para pele envelhecida usar produtos à base de colágeno e elástina.
Fazer mesoterapia com movimentos suaves.
Máscaras com substâncias firmadoras ou clareadoras que tenham caolin ou magnésio e que sejam descongestionantess e calmante.
Hidratar com foto protetor.


Definição: A corrente GALVÂNICA, é uma corrente contínua de baixa amperagem, isto da ordem de miliampere e de baixa voltagem. Os elétrons se deslocam em único sentido e devido a essa particularidade, é utilizada pela sua propriedade, de desloca íons. Em medicina, fisioterapia e estética esta corrente é utilizada para introduzir na pele determinadas substâncias consideradas curativas, esta energia é um das mais conhecidas em ELETROMEDICINA e destacaremos os pontos mais importantes:
A CORRENTE GALVÂNICA possui a propriedade de determinar efeito térmico, químico e efeitos fisiológicos e de formar um campo magnético.


Definição: A corrente Farádica é um fluxo de Elétrons pulsátil que penetra nas musculaturas contráteis. O estimulador é uma ginástica progressiva que massageia o paciente na inatividade, relaxando a musculatura. O estimulador é um auxiliador mecânico que economiza e substitui a força física das esteticistas e fisioterapeutas nos tratamentos nas musculaturas e nos nervos profundos.
Ação física: Provoca uma vibração interna de dentro para fora, estimulando constantemente a circulação sanguínea central e periférica, contraindo e descontraindo a musculatura e nervos ritmicamente com intervalos compassados.


Definição: A função da micro corrente é revitalizar a pele e também melhorar a circulação local.
Aparelhos eletro terapêuticos que se constituem em poderoso recurso para completar o trabalho do profissional de saúde e estética, através de estimulação elétrica fisiológica, e não-invasiva. As Micro correntes diferenciam-se de outros tipos de eletroterapia pelas suas características básicas de intensidade e freqüência: a intensidade está compreendida entre 10 a 100 micro Amperes e a freqüência de 0,3 a 300Hertz.
Esta estimulação, com sinal elétrico compatível às trocas iônicas que ocorrem em nível celular, ativa o metabolismo e aumenta produção do trifosfato de adenosina (ATP), energia atuante na célula, em 500% restabelecendo o equilíbrio biológico celular.
Acelera a síntese de proteínas, a absorção de nutrientes, as trocas iônicas, a reabsorção de líquidos e toxinas e estimula a perfusão tissular do oxigênio e do fibroplasto, aumentando a produção de colágeno.
Promove uma revitalização tecidual.
Micro corrente renovador celular indicado para flacidez da pele do rosto. Ativa o metabolismo das células, tonifica a pele, potencializa a hidratação e a ionização dos produtos. A flacidez pode surgir ainda na juventude, pois, assim como a acne e a olheira, tem forte componente genético.

Contra-indicações:
· Portadores de marca-passo; · Patologias circulatórias como flebites, embolias, varizes, tromboflebites; · Gestantes; · Hiper e hipotensos descompensados; · Processos infecciosos e inflamatórios; · Clientes portadores de neoplasias; · Renais crônicos; · Patologias pulmonares descompensadas como enfisema pulmonar; · Epilepsia mal maior; · Regiões com dermatites e dermatoses; · Lesões musculares; · Inflamações articulares em fase aguda; · Fraturas não consolidadas; · Espasticidade; · Miopatias que impeçam a contração muscular fisiológica; · Sobre o seio carotídeo (pode desencadear um reflexo vagal provocando bradicardia, vasodilatação periférica, hipotensão arterial, etc.).

Indicações:

· Trabalhar na estase circulatória, sem comprometimento patogênico e infeccioso; · Auxiliar na reabsorção dos líquidos no espaço intersticial; · Beneficiar a eliminação dos dejetos da metabolização celular, diminuindo a fibrose tissular; · Promover analgesia em regiões com celulite dolorosa; · Auxiliar no pré e pós-cirurgico; · Aumentar e manter a força muscular; · Melhorar a estabilidade articular; · Melhorar o rendimento físico em esporte de alto nível; · Manter a qualidade e quantidade do tecido muscular.; · Aumentar a circulação sanguínea no músculo ou mantê-lo em um nível ótimo.

Contra indicações relativas:
· Gestação em qualquer fase.· Próteses metálicas no local de aplicação.· Doenças cardiacas, como arritmias severas,insuficiência cardíaca congestiva.· Encurtamento funcional do músculo.· Traumas locais.· Perda da integridade da pele no local da aplicação.


· Cinco eletrodos de vidro, af.· Um bastão alta frequência.· Um bastão negativo.· Um rolinho ionizador.· Um gancho desincrustador.· Uma caneta para elétrolifting.· Dois cabos pararelos rca bipolares.· Quatro eletrodos condutores.· Duas canetas esferas.· Dois bastões duplo.· Manual de instruções do equipamento 7 em 1.
· Certificado de Garantia da Maleta 7 em 1.


· Alimentação: 110/220v
· Dimensões da caixa:
Largura: 400mm
Comprimento: 270mm
Altura: 155mm



TREINAMENTO GRATUITO
 NA FÁBRICA DA FISMATEK. É NECESSÁRIO AGENDAMENTO COM 1 SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.

Fonte: http://www.sosfisio.com.br/detalhes.asp?id=20&produto=228