quarta-feira, 6 de junho de 2012

Açúcar refinado, cristal, light, demerara, orgânico ou mascavo


Qual é o mais saudável?

 

O açúcar cumpre algum papel importante no organismo? Ou ele é totalmente dispensável?

Sim, o açúcar tem o papel de fornecer energia ao organismo e  transforma-se facilmente em glicose, a única moeda energética que o cérebro reconhece.

O açúcar é um carboidrato e está presente em muitos compostos orgânicos, apresentando-se em formas variadas, dependendo do composto natural no qual está presente. Pode ser encontrado naturalmente em todas as frutas ou vegetais. Por exemplo, o açúcar presente nas frutas é a frutose, o açúcar presente no leite é a lactose, o que está presente na cana-de-açúcar é a sacarose.

O açúcar é produzido a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba (as únicas plantas que produzem sacarose suficiente para a produção industrial). A forma mais comum de açúcar é sacarose, que é sólida e cristalina. A sacarose é a mistura de glicose + frutose (açúcar das frutas).

 

O açúcar cristal é mais saudável que o açúcar refinado por passar por menos processos quando é preparado?

Sim, é mais saudável exatamente por isso e ainda mais saudável é o açúcar mascavo, que está mais perto da sua natureza original, o melado da cana, conservando assim mais vitaminas e minerais.

 

Como as pessoas podem se beneficiar do açúcar light em dietas? A única vantagem dele é o fato de ser mais doce e, assim, as pessoas consumirem menos?

O açúcar light ou açúcar magro é uma mistura de açúcar (sacarose) com adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina). Por causa dessa mistura, o açúcar light não apresenta o gosto residual que os adoçantes contêm, mas, ao mesmo tempo, não apresenta uma redução de calorias como se utilizasse somente o adoçante. A diferença é que a mesma quantidade de açúcar light adoça entre duas e cinco vezes mais que o açúcar comum. É intermediário entre o açúcar refinado e o adoçante. O seu consumo é contraindicado para dietas com restrição de açúcar, como no caso de diabéticos.

 

A qualidade nutricional do açúcar mascavo é superior em comparação ao açúcar refinado? Por quê?

Sim, é superior. Porque, quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto está da sua energia vital, mais biodisponibilidade de nutrientes ele tem. A cor branca do açúcar é sinal de que recebeu aditivos químicos, que, apesar de ficar lindo branquinho, roubam a maioria dos nutrientes. Veja um exemplo: em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio, sendo que na mesma quantidade de açúcar refinado a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

 

O açúcar mascavo é o mais indicado para quem quer perder peso?

A diferença calórica não é tão significativa, é pouquíssimo menos calórico, porém, por não passar pelo mesmo processo, mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. E manter vitaminas e minerais é sempre válido para o emagrecimento. Pode-se dizer que, desde que computado no valor da dieta, é, sim, mais indicado.


 
O que é o açúcar orgânico? Qual a diferença dele para os outros tipos de açúcar? É o mais saudável?

Açúcar orgânico: produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico em todas as fases, da plantação à industrialização. Pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Seu processamento segue princípios internacionais da agricultura orgânica e é anualmente certificado pelos órgãos competentes. Na produção do açúcar orgânico, todos os fertilizantes químicos são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica para proteger o solo e melhorar suas características físicas e químicas.

 

O que é o açúcar demerara?

Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição, mais utilizado para exportação.

 

É verdade que, quanto mais escuro o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem?

Sim.

 

O açúcar de beterraba, comum na Europa, é mais saudável que nosso açúcar tirado da cana?

Não, porque a composição é a mesma (glicose + frutose = sacarose – nosso açúcar de mesa).

Angelita Grebin Ewald é nutricionista graduada pelo Centro Universitário Univates e criadora do "Viva Levemente", um programa de reeducação alimentar e emagrecimento em grupo. CRN 8064


Fonte: Idmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário