Ansiedade: 10 alimentos que combatem o mal da modernidade
A ansiedade é uma doença moderna, que pode ser leve ou moderada e em vários casos precisa de psicoterapia e medicação.
Os sintomas vão desde atacar a geladeira até as crises que envolvem nervosismo, tremores, tensão muscular, sudorese, palpitações, tonturas, medos e insônia.
Mas além dos remédios existem alimentos simples que ajudam no processo do combate à ansiedade.
Veja 10 deles:
1. Banana
A fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade porque tem ao alto teor de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade porque colabora com a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.
2. Frutas Cítricas
A vitamina C, presente nas frutas cítricas, reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.
3. Ovos, leite e derivados magros
Eles são excelentes fontes de triptofano. A indicação é consumir de duas a três porções deste tipo de alimento por dia.
4. Carboidratos
Proveniente dos cereais e integrais, os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, ao fornecerem energia, disposição e bem-estar. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata e uvas fazem parte deste grupo alimentar.
5. Carnes e Peixes
São as melhores fontes naturais de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, importante também no processo do sono. Carnes e peixes também contêm outro aminoácido chamado taurina, que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
6. Espinafre
O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. O cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. Alimentos como o espinafre trabalham para eliminar essas substâncias em excesso.
7. Maçã
As maçãs são ricas em fibras de carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Elas combatem a ansiedade e relaxam.
8. Mel
O mel auxilia o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.
9. Jabuticaba
A fruta, que também é rica em carboidratos, fornece energia para o reânico físico, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos.
10. Chocolate
É rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, que reduz a sensação de ansiedade”. São recomendados cerca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
Com informações do Envolverde/ EcoD.
Todas as informações dicas e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento individualizado de profissionais de saúde (médicos, nutricionistas, farmacêuticos).
http://www.pharmaceutical.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário