terça-feira, 19 de agosto de 2014

OSTEOPOROSE: CUIDADOS PARA ATIVIDADE FÍSICA

osteoporose - exercicios
O estilo de vida de uma pessoa se relaciona diretamente com o depósito de Cálcio (Ca2+) nos ossos; podendo este se tornar mais resistente (forte) ou mais frágil (fraco). Dessa forma, temos a conhecida osteoporose, doença que afeta diretamente a estrutura óssea, e que tem se tornando muito frequente em uma população cada vez mais jovem.
Podemos classificar essa doença em três tipos principais:
  • Osteoporose Pós-Menopausa, ocorre em mulheres nessa fase devido a alterações na produção do estrógeno;
  • Osteoporose Senil, onde os indivíduos (homens ou mulheres) com mais de 70 anos são os mais acometidos, devido à perda natural da massa óssea;
  • Osteoporose Secundária, onde pessoas com doenças renais crônicas, portadores de doenças endócrino hematológicas e usuários de medicamentos por longos períodos, como, por exemplo, os corticoides.
Outras causas podem desencadear o início da doença, como:
  • Hereditariedade (histórico de casos na família);
  • Uso de fumo (industrializado ou não);
  • Uso de álcool (não existe quantidade segura para o consumo);
  • Dieta pobre em cálcio;
  • Sedentarismo (falta de atividade física regular).
Independente da causa que desencadeou a osteoporose, seus efeitos são sentidos na mesma proporção, respeitando apenas particularidades de cada pessoa. Nem sempre a osteoporose provoca dores, mas em alguns casos ela é sentida. Geralmente, a dor é resultado de fraturas, que podem acontecer espontaneamente, mesmo sem quedas.
Exames clínicos e de imagem vão ajudar no diagnóstico e constatar a presença de alguns sinais muito evidentes na osteoporose, como a curvatura da coluna e histórico de fraturas de difícil resolução, bem como a quantidade de cálcio presente nos ossos do quadril e fêmur, facilmente detectáveis no exame de imagem chamado densitometria óssea.
osso

Procure se alongar bem

caminhadaalongamento

O que não fazer!

alongamento2tenisgolf

O osso humano tem uma estrutura interna bastante organizada e resistente ao impacto. Isso se dá graças ao acúmulo de compostos de Cálcio (Ca2+) em sua composição.
O cálcio tem papel importante no corpo humano, participando da composição de ossos e dentes, ajudando na função de músculos e nervos, além de auxiliar na permeabilidade celular e na coagulação sanguínea.

Exercício físico e osteoporose

Devido ao risco de quedas e fraturas, os portadores de osteoporose devem ter o máximo cuidado ao fazer uma atividade física, no entanto, isso não sua prática! É fundamental a participação de um profissional qualificado para orientar, com segurança, essa atividade.
Se estivermos considerando a atividade física para prevenção de quedas, fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação motora, podemos lançar mão de um profissional de educação física, que deve ser orientado quanto as condições especiais do praticante. No entanto, se o caso for um pouco mais complexo, onde o praticante está voltando de uma fratura, tendo permanecido por um longo período acamado, o profissional indicado deve ser um fisioterapeuta.
Esses cuidados são importantes para que a prática de atividade física traga o melhor resultado para o indivíduo. Pois, se for gerar riscos, a atividade deve ser evitada.
As atividades que geram impacto devem ter atenção especial, mas é essencial que, tanto para prevenção como para recuperação, o impacto esteja presente na atividade. Que fique claro: Baixo impacto. Ele é importante para estimular o depósito de cálcio nos ossos. Então, faça uma caminhada e sessões de alongamento. Aproveite também o sol.
Exercícios que promovam flexão e rotação da coluna são contraindicados. Como a prática de golfe e tênis. Além disso, é preciso ter cuidados ao fazer atividades domésticas ou ligadas a vida diária, como lavar louça ou calçar os sapatos. Esses podem provocar fraturas importantes.
O ideal é procurar um profissional qualificado para dar a orientação correta para cada situação. Evitando a prescrição de exercícios e medicamentos por conta própria.
Respeite seus limites e seja feliz.

Alexandre B. de Oliveira – Fisioterapeuta e professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário