Lazer, trabalho e atividade física. É
importante saber conciliar essas tarefas do dia-a-dia. Pessoas que colocam sua
energia apenas em um foco, por exemplo, no trabalho, podem comprometer seu
bem-estar.
Sair tarde da empresa e levar serviço para casa são atitudes a serem
repensadas. Saiba que o sucesso profissional e a saúde podem caminhar juntos e
em harmonia. “Deve existir um equilíbrio entre as funções do cotidiano. Saúde é
saber dividir bem as rotinas”, alerta a dra. Raquel O. Conceição, médica
responsável pelo Checkup da Unidade Einstein Jardins.
Em 2005, a equipe do Centro de
Medicina Preventiva do Einstein coordenou estudos sobre a saúde do executivo.
Foi constatado que funcionários de grandes empresas apresentam mais chances de
desenvolver doenças cardiovasculares do que outras pessoas da mesma idade. Ao
todo, executivos realizaram os testes e constatou-se que quanto mais alto o
cargo, maiores os riscos para a saúde. Presidentes e vice-presidentes têm 6,67%
mais chance de desenvolver problemas cardiovasculares, enquanto diretores têm
5,97%, e gerentes, 3,28%, apontou a pesquisa.
As razões: as longas jornadas de
trabalho, o estresse, o sedentarismo e a má alimentação. Outra pesquisa, realizada pela Universidade
da Califórnia (USA) e publicada em 2008 na revista da Associação Americana de
Psicologia, aponta que pessoas disciplinadas e organizadas
vivem mais que as impulsivas. O estudo mostra que esse grupo bebe e fuma menos,
controla melhor o estresse e consegue administrar melhor as atividades da vida.
“Quando se fala em saúde, temos de ir
além dos problemas físicos já existentes. Precisamos pensar em prevenção e
qualidade de vida”, afirma a dra. Raquel. Isso significa investir também em
momentos de prazer, seja lendo um bom livro, viajando com a família,
encontrando amigos ou dedicando-se a um esporte ou hobby. Essas boas sensações
refletem, e muito, no bom funcionamento do corpo.
Cientes da rotina agitada, muitas
empresas já se preocupam com a qualidade de vida dentro do ambiente de
trabalho. Há companhias que disponibilizam aos funcionários espaços de lazer,
academias para incentivar a atividade física e até salões de beleza. Segundo a
dra. Raquel, é importante equilibrar o uso dos benefícios. “É bom sair,
frequentar outros locais, para conviver com pessoas diferentes das do ambiente
de trabalho”, aconselha a especialista.
Quando se
fala em saúde, temos de ir além dos problemas físicos já existentes. Precisamos
pensar em prevenção e qualidade de vida
Dicas para equilibrar a rotina
Atitudes simples podem melhorar – e
muito – a qualidade de vida. Basta para isso ter o compromisso consigo mesmo de
mudar a rotina.
Confira as sugestões da dra. Raquel
O. Conceição.
·
Seja flexível.
·
Reserve algum momento da semana para fazer o que gosta.
·
Saiba comunicar seus sentimentos e opiniões.
·
Pense sempre em seu bem-estar.
·
Leve a vida mais tranquilamente.
·
Construa uma rede de relacionamentos.
·
Priorize seus objetivos e metas.
·
Pratique algum esporte, pelo menos por 30 minutos ao dia, que é a
recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
·
Faça seu horário de almoço com calma e coma alimentos saudáveis.
Além de investir em atitudes que
melhorem o cotidiano, vale reservar um tempo para a prevenção de doenças. A
partir dos 40 anos,
mulheres e homens devem realizar anualmente um checkup para avaliar as condições gerais do organismo.
O paciente precisa passar por uma
consulta para que o médico avalie sua rotina de vida e seu histórico familiar e
trace um plano individual de exames diagnósticos. Muitas empresas têm um
programa que incentiva seus funcionários a passar anualmente por uma avaliação
de saúde.
A unidade de Checkup do Einstein está
desenvolvendo para 2009 um símbolo
de reconhecimento para empresas que têm ações visando à qualidade de
vida no trabalho. “Vamos lançar um selo de qualidade que servirá como
mapeamento dessas iniciativas empresariais”, explica a dra. Raquel. Além disso,
o Centro de Medicina Preventiva tem o papel de ensinar, tanto a empresas quanto
a empregados, como alcançar essa qualidade de vida dentro do ambiente
profissional. Mas a primeira atitude, o passo inicial para a mudança, deve
partir de você.
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