terça-feira, 21 de outubro de 2014

Obesidade

A Obesidade ( excesso patológico de gordura no corpo) é, atualmente, uma pandemia que assola o planeta.

Muito tem sito estudado na tentativa de se obter a tão desejada perda de peso e, muitas têm  sito as atitudes médicas com a finalidade de realizar esse objetivo.
A obesidade está relacionada a uma tendência genética, quantidade de alimentos ingeridos, qualidade dos alimentos  (teor nutricional / teor calórico), regularidade nos horários alimentares, disfunções glandulares, tipo de tecido adiposo predominante no corpo humano, atividade física (vida sedentária  / atividade física regular) para queima de calorias, stress físico / patológico conduzindo a um acúmulo de gordura, uso de substâncias tóxicas como a nicotina, etc.

Muitas pessoas não sabem o que são alimentos e ingerem bebidas e comidas achando que estão se alimentando quando, na verdade, estão apenas se intoxicando.
alt
Para o ser humano, existem três classes de alimentos:

- Carbohidratos ( açúcar, massas, frutas, etc...)

- Lipídeos ( óleos e gorduras  - origem animal ou vegetal)

- Proteínas ( carnes, leite, soja, etc..)
altVitaminas, água e sais minerais ( cálcio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B, etc..), não são alimentos como a maior parte das pessoas acredita porém, são substâncias indispensáveis à nossa sobrevivência, visto que somos 60% de água e, sem ela, todas as reações químicas em nossas células não acontecem.

A novidade que está sendo estudada, é a de que a quantidade de alimento que será absorvida pelo nosso aparelho digestório ( intestinos ), está relacionada à flora bacteriana ( bactérias ) que vivem dentro de nossos intestinos.
Determinado grupo de bactérias que temos em nosso corpo, favorece a absorção em maior quantidade dos alimentos ingeridos e, portanto, das calorias que introduzimos em nossas células. 
Estudos estão sendo realizados no sentido de se mapear que bactérias seriam essas e, de que forma individualizada poderiam promover hiper – absorção de alimentos, a fim de que a mesma possa ser mudada, reduzindo esse aporte calórico.


Portanto, aos gordinhos que brigam constantemente com a balança e já perderam as esperanças, aguardem, pois novidades estão chegando muito promissoras e que, somadas a todos os fatores citados acima, poderão dar um novo rumo ao tratamento dessa pandemia – a obesidade.
alt

Nenhum comentário:

Postar um comentário