quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Saiba Porque ocorre e Como Prevenir o Engasgo


Idosos com doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), Doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, entre outras, freqüentemente evoluem com sintomas de alterações na deglutição, também conhecido na linguagem médica como disfagia. Muitas vezes, a idade avançada ocasiona o envelhecimento das estruturas que envolvem a deglutição, entretanto, idosos saudáveis não apresentam comprometimento na segurança e efetividade do ato de deglutir, assim, são capazes de trabalhar no processo de mastigação e deglutição, livres dos riscos de engasgo com saliva ou alimentos.
A deglutição se dá em três fases: a primeira delas é voluntária e ocorre quando a língua impulsiona o alimento para dentro da garganta, já as outras duas, são processos mais complexos e involuntários.
Engolir ou deglutir corretamente, evita que partículas sólidas ou líquidas (até mesmo a saliva), ultrapassem a glote e cheguem aos pulmões.
Se essas partículas conseguem atingir a traqueia, significa que seguiram o percurso errado. Neste momento ocorre a sensação de sufocação, seguido do reflexo de tosse ou dor local, como se tivesse algo “entalado” na garganta e tossir é a forma de eliminar esse conteúdo e desobstruir as vias aéreas.
Idosos com a musculatura comprometida, geralmente, são incapazes de promover uma tosse eficaz para eliminar esse corpo estranho (alimento sólido ou líquido), assim ele chega aos pulmões, que é um órgão preparado apenas para receber ar ambiente, então, os pulmões reagem a este conteúdo para se defender, muitas vezes ocasionando pneumonia aspirativa (broncoaspiração) ou até, esse simples “engasgo” pode evoluir para uma emergência que deve ser abordada de imediato devido ao alto risco de levar o indivíduo a uma parada respiratória e até mesmo ao óbito.
Nossa equipe conta com profissionais especializados em fisioterapia respiratória domiciliar e podem identificar alguns sinais e ajudar a prevenir esses processos, com orientações aos cuidadores ou familiares, além, de trabalhar com técnicas de higiene brônquica que estimulam a tosse e fortalecem a musculatura respiratória.

Algumas Dicas para Prevenção do Engasgo:

  1. Sempre alimente os idosos sentados ou com a cabeceira da cama elevada acima de 45 graus;
  2. Certifique sempre que o idoso está devidamente acordado, não alimentá-lo se estiver sonolento;
  3. Verifique se a prótese dentária está bem adaptada, próteses inadequadas podem induzir o engasgo, pois prejudicam a mastigação;
  4. Se o idoso produz saliva excessiva, estimule-o a cuspir ou engolir, para que esse excesso não facilite as broncoaspirações;
  5. Consulte um fonoaudiólogo (profissionais que atuam nos transtornos da deglutição);
  6. Mantenha os músculos respiratórios fortes e as vias aéreas limpas fazendo fisioterapia respiratória domiciliar.
Samanta Trindade – Equipe de Fisioterapia /Atendimento Domiciliar em SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário