terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Quer perder a barriga rapidinho? Pratique polichinelo diariamente

Não ter dinheiro para ir à academia, morar em local que chove muito ou não ter espaço em casa para poder comprar e acomodar uma esteira não são mais motivos para deixar os exercícios aeróbicos de lado. Para quem deseja acabar com algumas gordurinhas no abdome é essencial perder calorias mexendo o esqueleto. Além do mais, qualquer tipo de exercício físico melhora o bem-estar e a disposição de quem os pratica.

A dica da vez é o polichinelo. Este exercício é simples. Na verdade, todas nós provavelmente já o praticamos na escola, quando éramos crianças, nas aulas de educação física ou antes da natação.



Como praticar o polichinelo

Para praticar o polichinelo não é preciso muito espaço. Você apenas precisará ficar em um local de superfície plana, manter a coluna reta e abrir e fechar as pernas, formando um ângulo de 90 graus, ao mesmo tempo em que faz este movimento com os braços também.

O abre e fecha das pernas é feito em saltos. Por isso, os joelhos devem ser semiflexionados (em torno de oito graus), para que o seu peso não cause problemas em suas articulações quando colocar os pés no chão.

A recomendação inicial é que se faça o exercício diariamente. Você pode optar por fazer de duas a cinco séries de um minuto com descanso de 30 segundos entre elas. Depois, com o tempo, pode aumentar o tempo de cada série.

Recomendações básicas

Todos os exercícios físicos devem ser praticados com responsabilidade e cuidado com o corpo. Nada de exageros e desleixos. O coordenador da Academia Velox Fitness, Paulo Roberto, trouxe dicas especiais para que pratiquem o exercício da melhor forma.

"É legal que a pessoa faça o polichinelo sobre um tapete ou colchão, para que o impacto causado por causa do salto seja amortecido", explica.

Também é preciso usar o calçado correto. "Além de amortecedores de trás, o tênis que a pessoa usar deve conter amortecedores na parte anterior. Quem faz polichinelo utiliza, principalmente, o terço anterior do pé. Sendo assim, os amortecedores posteriores não são suficientes", conta.

Paulo também diz que o abdome contraído e o olhar direcionado ao horizonte são importantes. Ou seja: nada de ficar tentando olhar para seus pés durante o exercício. Se você quer monitorar os movimentos, posicione-se em frente a um espelho.

Sobre a respiração, o especialista explica que não é necessário fazer um controle específico de aspiração e expiração. Segundo ele, os exercícios aeróbicos regulam a respiração por si só. "A respiração é automática, via Sistema Nervoso Central. Mas é importante lembrar que devemos respirar pelo nariz, e não pela boca", ressalta.

Agora, é só praticar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário