terça-feira, 1 de março de 2016

Pilates para idosos previne e trata doenças. Saiba mais!

Estamos sempre em busca de métodos que proporcionem o nosso bem-estar e melhorem a nossa qualidade de vida e, por isso, vários deles são criados para que isso seja possível. Com o avançar da idade, um dos mais procurados pelo seu baixo impacto e por seus inúmeros benefícios é opilates para idosos.

Pilates para idosos amplia equilíbrio

Inicialmente destinado a reabilitar bailarinos e atletas lesionados, o pilates evoluiu como uma prática adequada para pessoas de todas as idades e condições físicas. Mas até na terceira idade? A resposta é sim. Executados corretamente, os exercícios de pilates para idosos podem aumentar o seu equilíbrio, sua força e sua flexibilidade.

Pilates alivia dores, fortalece músculos, melhora o equilíbrio e a coordenação. Foto: Shutterstock
Pilates alivia dores, fortalece músculos, melhora o equilíbrio e a coordenação. Foto: Shutterstock

Benefícios do pilates para idosos

O pilates, ou o método pilates, é uma série de cerca de 500 exercícios inspirados em ginástica, yoga e ballet que melhoram e fortalecem a musculatura, além de trazer muitos outros benefícios.
Para a fisioterapeuta Ariana Machado, de Florianópolis/SC, no caso do pilates para idosos, os benefícios são, além do alívio da dor, uma maior percepção dos movimentos, o fortalecimento muscular, a melhora do equilíbrio (importante nessa fase para prevenir as quedas), o aumento da flexibilidade e o alívio do estresse.
Além disso, Ariana indica que há uma melhora na autoestima do indivíduo em decorrência da prática de pilates para idosos. “Percebo que tem sido uma das maiores vantagens que este método proporciona”, avalia.
Outro benefício da técnica está em atacar um dos grandes problemas adquiridos no avanço da idade: “Não posso deixar de citar o papel importantíssimo que ele tem na prevenção da incontinência urinária, pois fortalece a musculatura do assoalho pélvico”, ressalta Ariana.

Pilates para idosos exerce baixo impacto

O método de pilates para idosos se torna eficaz pelo seu baixo impacto sobre o corpo, além de não ser severo sobre as articulações, como muitas outras atividades físicas.
Uma pesquisa publicada na revista médica Spine estudou os efeitos do pilates para idosos no alinhamento postural em pessoas 60 anos de idade. O resultado? Em um grupo de 34 pessoas que participaram do programa, o estudo revelou que a melhora na postura do grupo analisado aumentou substancialmente.
É por isso que médicos e pesquisadores ao redor do mundo tratam o pilates para idosos como umimportante aliado no combate e na prevenção de uma série de problemas de saúde.

Pilates para idosos começa por avaliação

Antes de começar a praticar o pilates para idosos, é necessário fazer uma avaliação postural para detectar desvios musculares ou dores e desconfortos relatados pelo idoso.
A partir daí, o programa de treinamento específico para cada idoso é montado, atendendo as suas necessidades, como o combate à osteoporose e à fibromialgia, comuns nesta faixa etária.

Pilates para idosos: quando parar

A fisioterapeuta Ariana Machado revela que o pilates para idosos não tem contraindicação, mas é preciso respeitar as individualidades e limitações.
Também é necessário levar sempre em consideração as condições clínicas e físicas de cada pessoa. “Por isso, costumo dizer que não existe idade para parar, mas sim respeitar seus próprios limites”, afirma Ariana.
Dessa forma, o pilates para idosos é um ótimo aliado para quem deseja envelhecer com saúde e de forma ativa. E parece que a fórmula do pilates para idosos funciona, já que Joseph Pilates praticou seu método até os seus oitenta anos.



 doutissima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário