terça-feira, 8 de março de 2016

Rins: filtros do corpo


Quinta-feira, 10 de Março, é o Dia Mundial do Rim, uma data para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença renal crônica

Este ano o tema da campanha mundial coordenada no país pela Sociedade Brasileira de Nefrologia é "Prevenção da doença renal começa na infância". O foco é alertar a população com relação a adoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
 
Diversas ações estão programadas para marcar a data. Uma delas é a  iluminação de pontos turísticos pelo país com as cores azul e vermelho, como ocorrerá com a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
 
A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e pessoas de todas as idades e raças. Como a perda da função renal em geral é progressiva e silenciosa, o diagnóstico é feito muitas vezes na fase final da doença, quando os sintomas tendem a aparecer. Por isso é muito importante realizar exames periodicamente, principalmente se a pessoa é hipertensa, diabética ou tem parentes renais crônicos. 

Para que servem
Além de eliminar as toxinas resultantes do funcionamento do nosso metabolismo, como a ureia e o ácido úrico, o rim ajuda a manter o equilíbrio hídrico do organismo e atua na produção de hormônios, como a vitamina D e a retina, esta última responsável pela regulação da pressão arterial. O excesso de água no corpo e também de sais é eliminado pelos rins em forma de urina. 

Hábitos saudáveis
Não basta apenas beber bastante água para garantir rins saudáveis. As recomendações das entidades médicas para reduzir o risco ou para evitar que o quadro se agrave incluem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso e a pressão arterial, praticar atividades físicas regularmente, beber água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.
 
Na hora de compor o seu prato, evite alimentos industrializados, já que estes normalmente possuem alto teor de sódio, açúcar e gordura. E fique longe de frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
 
Sintomas
Além de diabéticos e hipertensos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com sobrepeso ou que tenham histórico de doenças renais na família devem prestar atenção a qualquer sintoma que possa indicar problemas no órgão:  hipertensão arterial; inchaço das pernas, na face ou no corpo todo; anemia ou palidez anormal; falta de apetite; cansaço e fraqueza; náuseas e vômitos frequentes pela manhã; presença de sangue ou espuma na urina; presença de dor, ardor ou dificuldade para urinar. O uso indiscriminado de anti-inflamatório pode prejudicar o funcionamento renal, ainda que utilizado num curto período.
 
Alerta para o câncer - O câncer de rim geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens que nas mulheres. Sangue na urina e dor na região lombar são os principais sinais que identificam a doença e podem ser facilmente confundidos com sintomas relacionados a outras enfermidades.

A doença na infância
A doença renal crônica na infância não é frequente, mas, quando ocorre,  traz consequências devastadoras para o crescimento, desenvolvimento cerebral e expectativa de vida ao nascer. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. As anomalias congênitas e as doenças hereditárias são os diagnósticos mais frequentes. Infelizmente, no Brasil o diagnóstico em crianças, na maioria das vezes, é tardio e incompleto.
Os pais devem ficar atentos para alguns sinais de alerta como edema, alteração da cor ou odor da urina, baixa estatura, cansaço, anemia que não responde ao tratamento, além de mensuração da pressão arterial pelo pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário