quarta-feira, 13 de abril de 2011


A Vacuoterapia tem um campo de aplicação bem definido dentro da Fisioterapia e da Estética. No Oriente a ventosa é usada desde a antigüidade tendo como base a troca gasosa, ou seja; visa produzir um efeito paralelo ao dos pulmões pois tem, em princípio, a mesma fisiologia da respiração.
Na limpeza do sangue pela respiração, o sangue venoso com PH entre 7,2 a 7,3, passa para sangue arterial com PH entre 7,3 e 7,5. Esta diferença aparentemente pequena é parte da base de sustentação da vida, sendo, portanto, fundamental.
O volume de gás que é trocado na respiração situa-se em 20,9% de O2 na inspiração e 16% na expiração. Portanto, aproximadamente 4% de O2 retirado do ar é absorvido pelo organismo.
Por outro lado, a quantidade de CO2 na inspiração é de 0,03% e na expiração 4%. Este fato mostra que através da respiração o CO2 é retirado do sangue e o O2 distribuído pelo mesmo aumentando o seu PH. Como já dissemos, o mecanismo da respiração é fundamental e é a primeira condição para se manter um ser vivo.
Seguindo este princípio, desde os tempos antigos usa-se a ventosa baseando-se no fato de se ocorrer a troca gasosa ao nível da pele, eliminando-se os gases corpóreos e promovendo a limpeza do sangue.
Novas técnicas, instrumentos e aparelhos foram introduzidos no decorrer do tempo, que propiciaram a aplicação do efeito ventosa de modo mais seletivo e seguro, onde podemos destacar:
Depuração do sangue

A superfície da pele em pessoas normais tem em média 1,6 m² e a sua constituição é muito complexa dividida em Epiderme, Hipoderme e Derme. Podemos dizer que a pele é o maior "aparelho" do corpo humano se considerarmos que ela tem também como função promover a respiração corporal, não absorvendo grandes quantidades de O2 como os pulmões, mas eliminando constantemente células envelhecidas, suor e gases tóxicos. Estas excreções são promovidas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas. As glândulas sudoríparas são constituídas de células exócrinas e apócrinas das glândulas maiores. Existem no organismo humano cerca de 200.000 glândulas sudoríparas pequenas que conseguem eliminar as toxinas gasosas, com PH em torno de 4,5 a 6,5, como se fosse a eliminação de CO2 dos pulmões.
O corpo humano está constantemente submetido a uma pressão isométrica de 1 ATM ou 735,5mmHg. Aplicando-se um vácuo numa determinada região da pele, a pressão externa é diminuída ao passo que a pressão interior desta mesma região é aumentada, fazendo com que as toxinas e gases celulares que ficam na camada inferior da pele sejam mecanicamente expelidos com rapidez. Quanto maior for a pressão negativa (vácuo), maior será o diferencial de pressão entre a Derme e a Epiderme e, conseqüentemente, maior e mais rápida será a eliminação destas toxinas.
Podemos concluir que com a Ventosa pode-se induzir uma rápida hiperoxigenação dos tecidos, bem como uma intensa eliminação de toxinas, em função de uma maior vascularização dos mesmos e uma melhor restauração do intecâmbio metabólico celular.
A aplicação da Ventosa em pontos denominados "gatilhos" determinados por áreas caracterizadas como locais doloridos e duros na musculatura afetada do paciente, costumam situar-se no centro do músculo ou em outras regiões do corpo, provocando a chamada dor reflexa em uma zona alvo distante da mesma. Suas localizações e suas referidas zonas alvo de dor foram popularizadas por Sanet Travell (1983) e seus colaboradores graças ao exame de 1.000 pacientes. Esses locais e os pontos doloridos são considerados como resultantes de traumatismos agudos ou de ferimentos mínimos, micro-traumatismos repetidos da vida cotidiana ou tensão crônica da vida sedentária. A palpação local pode provocar esta contração muscular e resposta eletromiográfica. Os pontos gatilhos podem provocar dor nos músculos, nas estruturas faciais, nas pontes de inserção de ligamentos e alguns pontos com gordura subcutânea. Podem também surgir em distúrbios inflamatórios sistêmicos ou ainda em infecções. Edemas visíveis são raros nestes casos.
A aplicação desta técnica é simples, não havendo portanto contra-indicações aparentes. O objetivo é o de simplesmente ativar e aumentar o fluxo sangüíneo no local tratado. Em alguns casos podem surgir hematomas nos locais tratados, o que não chega a representar uma contra-indicação para o método (Xi Wembu 1993). No entanto, os modernos equipamentos desenvolvidos para a aplicação da Ventosa dispõem de regulagens precisas e confiáveis da pressão negativa do vácuo, as quais propiciam um trabalho confortável, seguro e livre deste tipo de problema.
Drenagem Linfática
No corpo humano, além do sistema circulatório sangüíneo, temos o sistema linfático formado por um conjunto de canais que formam uma densa rede capilar por todo o organismo tendo seu ponto "início-fim" nos coletores pré e pós-linfáticos (gânglios linfáticos).
O sistema linfático não possui um elemento de bombeamento tal como o sistema circulatório sangüíneo. A circulação linfática é promovida por meio de contrações do sistema muscular ou de pulsações de artérias próximas aos vasos linfáticos. Em função de uma baixa aitividade física, muscular portanto; pode-se provocar uma circulação linfática pouco intensa e um conseqüente aumento da viscosidade do fluido linfático, criando-se um aumento das áreas inflamadas que podem, com o passar do tempo e sem os cuidados necessários, colaborar intensamente para o aumento da lipodistrofia localizada (celulites).
Aplicando-se a Ventosa com movimento (não estática) e com a pressão negativa do vácuo regulável entre 0 e 500 mBAR, criamos um efeito de drenagem linfática constante e muito eficiente que promove uma melhor eliminação dos dejetos metabólicos. Este processo gera uma "prega móvel" na pele com tamanho e intensidade variável de acordo com a regulagem da pressão negativa do vácuo, determinada pela necessidade do tratamento, e cria um efeito de massagem e bombeamento do sistema linfático saturado por toxinas, revolvendo-o em movimentos helicoidais, drenando as toxinas para os gânglios linfáticos e produzindo verdadeiros períodos de purificação para o organismo.
A massagem a vácuo deve ser efetuada de maneira muito suave e superficial, proporcionando excelentes resultados em casos de celulites associados com um edema ou uma deficiência circulatória. Ela regenera os tecidos, cria uma revitalização celular natural e o organismo então, passa a contribuir com as funções metabólicas de imunidade.
Uma vantagem do tratamento por drenagem linfática com ventosa é que ela se apresenta como uma verdadeira terapêutica dos edemas.
A técnica ainda pode ser aprimorada, potencializada e melhorada por meio do uso associado da Terapia Ultra-sônica com Ultra-Som de 1MHz e 3MHz.
Com este tipo de drenagem linfática e seqüêncial, somam-se os efeitos tonificadores que facilitam o transporte de substâncias nutritivas que melhoram o tônus muscular e o aspecto da pele, aumentando ainda consideravelmente o efeito da diurese nas pacientes que sofrem da retenção hídrica, e eliminando ainda os excessos de líquido intersticial.

CONCLUSÃO

Podemos concluir resumindo os efeitos da Vacuoterapia em:
• Redução dos edemas.
• Melhoria dos mecanismos de defesa imunológica.
• Melhoria da elasticidade da pele.
• Diminuição da retenção hídrica e das infiltrações celulíticas.
• Redução do estado fibrótico dos tecidos.
A técnica de Ventosa com nova configuração (ventosa móvel), por meio de aparelhos modernos com regulagens precisas; associada à Terapia Ultra-Sônica, poderá culminar em uma nova técnica para tratamentos fisioterápicos e estéticos expandindo as possibilidades de sucesso nas terapias nestas áreas.
Fonte: Industra

Nenhum comentário:

Postar um comentário