quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Conheça os benefícios das aulas de Zumba!



Em 1 hora de aula é possível gastar até 450 calorias sem contar o bom humor e a melhora da auto estima

Muitas mulheres não suportam a rotina e o ritmo das academias e acabam deixando os exercícios de lado. Mas já pensou em conseguir emagrecer, tonificar o corpo e ainda se divertir? Pode parecer brincadeira, mas isto é possível com aulas de Zumba! 

A Zumba é uma aula de dança fitness inspirada em movimentos de músicas latinas e internacionais como salsa, merengue, cumbia, quebradita, kuduro, calipso, reggaeton, funk, axé, street dance e hip-hop. Essa mistura de ritmos faz com que a Zumba seja um exercício delicioso e muito dinâmico para o corpo e para a mente. A aula possui treino intervalado, proporciona benefícios cardiovasculares, queima de calorias e tonificação total do corpo, tudo isso com muito bom humor, porque entrar em forma não precisa ser um sofrimento. 

Quem pode praticar? 

Não é obrigatório saber dançar para praticar a modalidade. Todos podem se adaptar facilmente ao clima estimulante de todo gingado que a aula pode oferecer. É uma festa, e, ainda por cima, saudável. Mexe todo o corpo com passos superfáceis! 

Benefícios da Zumba 

- Queima calorias (em 1 hora de aula pode-se perder até 450 calorias) 
- Tonifica o corpo 
- Aumenta o condicionamento físico 
- Fortalece ossos e músculos 
- Melhora o equilíbrio 
- Reduz dores 
- Melhora a memória e a atenção 
- Retarda o envelhecimento 
- Melhora o seu humor 
- Melhora a auto estima 
- Você conhece novas pessoas 
- Trabalha várias partes do corpo: abdômen, glúteos, pernas, cintura, braços, quadril, panturrilhas... 

Como surgiu 

Um dia Alberto Perez se esqueceu da música para sua aula de aeróbica e teve que improvisar com músicas latinas que tinha em cassetes em seu carro (ainda bem). A aula foi super bem, todos amaram e então ele criou esta modalidade que virou febre no mundo todo. Beto ficou muito famoso e até a cantora Shakira contratou ele para coreografar seu álbum ''Piez Dezcalsos''. Depois disso ele nunca mais parou e em 2001 foi criado o Zumba Fitness que até hoje continua firme e forte nas cabeças das mulheres!

(Fonte: zumbabrasil.blogspot.com)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

É verdade ou mentira que beber durante a refeição pode dar barriga?



Quando bebemos muito líquido o estômago pode se dilatar. Com isso, a pessoa tende a comer um pouco mais.


Será que é mesmo verdade que comer e em seguida ingerir liquido aumenta o tamanho da medida da cintura? 

Para esclarecer essa dúvida a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, explica “Quando bebemos muito líquido o estômago pode se dilatar. Com isso, a pessoa tende a comer um pouco mais, o que conseqüentemente trará um certo ganho de peso, no entanto, não há relação direta entre o consumo de líquido e o aumento de gordura na região abdominal”.

O mais indicado e saudável é não ingerir líquidos durante a refeição, pois dessa forma os nutrientes são mais bem absorvidos. 

Ao ingerir uma refeição sólida e junto com alguma bebida, a absorção dos nutrientes é prejudicada, pois pode comprometer a acidez gástrica e a que absorve os nutrientes como: minerais e vitaminas. Por causa disso ocorre uma fermentação de carboidratos, aumentando assim a formação de gases, com isso dando a sensação de uma barriga maior.

Para prevenir o aumento das medidas abdominais, a nutróloga Liliane Oppermann preparou 5 dicas para não ganhar peso e viver livre da barriguinha.

- Para uma atividade intestinal regular, aumente o teor de fibras na alimentação, beba mais liquido e pratique exercícios físicos. Para regularizá-lo tomar no mínimo 8 copos de água por dia. Ingerir bastante fibras contidas nas frutas e legumes, cereais e grãos integrais, pois facilita a passagem do bolo fecal pelos intestinos.

- Coma: Peixes – Salmão, atum, bacalhau e sardinhas dentre outros são ricos em ômega 3, que protegem de obstruções coronárias e de acúmulo de gorduras no abdômen.

- Evite pizzas e frituras: Petiscos, bifes à milanesa, combinação arroz – feijão – carne – batata – farofa, empadão de carne e pizzas calabresas ou portuguesas são grandes produtores de gordura e de barriga.

- Faça abdominais para fortalecimento dos músculos do abdômen. Eles não queimam a gordura mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura.Isto irá melhorar a aparência de sua cintura. Exercícios aeróbicos são também muito importantes, portanto faça 30 minutos

- Coma: Saladas cruas – As fibras das hortaliças ajudam no controle do colesterol e na manutenção do peso adequado, sem acúmulo de gorduras na barriga.

Fonte: http://vidaequilibrio.com.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Respire sempre pelo nariz, que filtra e aquece o ar até chegar aos pulmões




Respirar é uma ação involuntária, que ocorre sem que o cérebro precise receber algum comando específico. Por ser automático, portanto, o ato é muitas vezes feito de forma inadequada, mais pela boca do que pelo nariz.

Puxar o ar pelo nariz é fundamental, porque ele está mais preparado para receber o oxigênio direcionado ao pulmão. Além disso, a cavidade nasal tem pelos que ajudam a limpar as impurezas do ambiente. Isso sem contar que o nariz ajuda a aquecer o ar, que chega aos pulmões mais próximo dos 37° C, a temperatura média do corpo. Já a boca não apresenta esse poder de filtro nem de aquecimento.

Segundo o pneumologista Rafael Stemach, as pessoas deixam de usar em média de 30% a 40% da capacidade pulmonar total. E faz diferença respirar pela barriga (diafragma) ou pelo peito (pulmões). Na primeira opção, que é a melhor e também usada por cantores, o músculo precisa baixar para o pulmão se expandir e o ar entrar no corpo. Por causa do movimento do diafragma, há uma alteração de pressão na caixa torácica.

A respiração diafragmática ou baixa é aquela que fazemos em um momento de grande esforço físico – numa corrida, por exemplo. Como nessa hora o corpo precisa de mais oxigênio, a ideia é usar o diafragma para preencher todo o volume do pulmão. Nesse caso, além dos músculos laterais, empregamos outro conjunto, mais baixo.

Já a respiração torácica ou alta é aquela que costumamos fazer no dia a dia, em que inspiramos e expiramos sem ocupar o volume total dos pulmões. Apenas alguns músculos próximos às costelas (nas laterais) são usados.

Muita gente confunde a dor lateral do abdômen com problemas de respiração durante o exercício. Quando o corpo entra em uma atividade muito intensa e considera que a oferta de oxigênio não é suficiente, as artérias se contraem para não diminuir a velocidade de circulação sanguínea e ocorre a vasoconstrição (fechamento dos vasos). Nesse momento, o músculo começa a produzir ácido lático para suprir suas próprias demandas, e esse processo causa dor.

Os exercícios de conscientização da respiração, passados pelo preparador físico José Rubens D'Elia e pela fisioterapeuta Maristela Cunha, ajudam na consciência corporal e diminuem o estresse e a ansiedade.

Sentado, coloque uma mão entre o abdômen e o tórax e a outra logo acima. Inspire pelo nariz, puxe o ar e solte pela boca. A barriga tem que subir, mostrando que o diafragma libera mais ar para o pulmão.

As atividades de controle respiratório em tempos aumentam também a capacidade respiratória e facilitam o deslocamento do tórax. A recomendação é fazê-las sentado, puxar o ar pelo nariz em 3 tempos, até encher o pulmão, e soltar de uma vez pela boca.

Sinais de alerta na respiração
- Chiado
- Excesso de esforço para puxar e soltar o ar
- Cansaço e perda de fôlego ao menor exercício

Fonte: facafisioterapia.net

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Evite a Diarreia e aproveite seu verão com muita saúde!



Cada época do ano tem suas doenças mais prevalentes devido a características climáticas, de hábitos alimentares e populacionais. 

Dentre as doenças do verão, a diarreia costuma aparecer, com ou sem a ocorrência de surtos, principalmente em cidades turísticas e litorâneas, que tem intenso afluxo de pessoas, e a população pode chegar a quintuplicar durante este período. 

Vários são os fatores de risco para o aparecimento da diarreia:
- falta de higiene no preparo e manipulação de alimentos, que são mantidos em refrigeração inadequada, e que são de origem desconhecida, muitas vezes sem licença da Vigilância Sanitária.
- hábito de levar alimentos para a praia sem conservação térmica adequada, e os alimentos em temperatura ambiente propiciam a multiplicação de bactérias e toxinas prejudiciais a saúde. 
- consumo de ostras, frutos do mar crus, gelo, raspadinhas, “chup chup”, água de procedência desconhecida, e alimentos que podem ter sido preparados com água contaminada de bica, poços, sem higiene necessária, ou mal conservados.
- tomar banho em rios, córregos, praias impróprias não liberadas para o lazer, ou poluídas com esgoto e restos de alimentos.

O aumento dos casos na presença destes fatores de exposição pode ser devido a inúmeros microrganismos patogênicos, destacando-se os vírus, geralmente Norovirus e as bactérias Eschericha coli, Salmonella e Shigella, além do parasita Giárdia, dentre outros.

As diarreias devido ao Norovirus fazem parte de um quadro de gastrenterites transmitidas pela água, alimentos e contagio pessoa a pessoa. Em geral é uma doença auto-limitada, raramente grave, com duração de alguns dias, e cujos sintomas são náuseas e vômitos, diarreias, dor abdominal, muscular, cansaço e febre fraca. 

O novovírus resiste à agua clorada até 10 ppm, porisso é necessária a desinfecção com calor acima de 60º C, fervendo a água de torneira, quando esta for utilizada para consumo. 

O principal tratamento é o de hidratação e reposição de eletrólitos, através de soro caseiro, e em casos mais graves hidratação endovenosa em serviços de pronto atendimentos. 

Deve-se ter cuidado especial com gestantes, crianças e idosos, pois são grupos mais predispostos à desidratação devido a vômitos e diarreia. 

Os sintomas de desidratação são causados por vômitos que não cedem, e os sinais são pele e boca secas, dificuldade em urinar e urina escura, prostração e confusão mental. 

Procure não utilizar nenhum medicamento sem orientação médica. Forneça soro oral em pequena quantidade frequentemente até que possa ser atendido em serviço médico especializado.

Para a prevenção da gastrenterite de verão, siga estas orientações básicas e cuidados de higiene pessoal: lavar as mãos frequentemente e sempre antes de manusear e consumir alimentos, cozinhar bem os alimentos, desinfetar bem verduras e frutas, não consumir alimentos de procedência desconhecida e de locais sem higiene. Se não tiver certeza da qualidade da agua, ferve-la para eliminar os microrganismos.

Caso esteja com diarreia, evite alimentos gordurosos, frituras, embutidos, laticínios, ovos, carnes gordas, enlatados, refrigerantes, doces, salgadinhos, e mantenha a alimentação, com alimentos leves, e que hidratam e diminuem o transito intestinal, caso da maçã, arroz, purê, canja, gelatina.

Ingira bastante liquido, frequentemente, pois a hidratação auxilia na recuperação. Agua, soro caseiro, chás, agua de coco podem e devem ser utilizados.

Prefira uma dieta leve, alimentos bem cozidos, torradas, carnes magras e grelhadas, queijos branco ou ricota, sucos de frutas de limão, maçã, goiaba, gelatina, e durante a recuperação alimentos ou medicamentos com probióticos que são as “bactérias do bem” que ajudam a restabelecer o balanço da flora intestinal. Quando a diarreia tiver cessado, aumente gradualmente a quantidade de alimentos e introduza aos poucos os alimentos antes evitados.

Sinais que indicam a necessidade de avaliação médica são o aparecimento de sangue nas fezes ou o agravamento da diarreia com o tempo; febre maior que 37,8º por mais de três dias, sinais de desidratação, abdome distendido, ou estufado e enrijecido. Vômitos por mais de um dia e diarreia por mais de quatro a cinco dias. Na dúvida, sempre procure atendimento médico, a demora pode agravar o quadro.

Siga estas orientações e aproveite bem o seu verão, com muita saúde.


Fonte: hotsites.atribuna.com.br/atribuna/blogsaude/

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alergia Ocular afeta milhares de pessoas



Cuidar da higiene do travesseiro é uma das formas de acabar com esse mal.



Cerca de 20% da população sofre com algum tipo de alergia, sendo que um terço apresenta o desenvolvimento de alergias oculares em maior ou menor gravidade, cujos sintomas são incômodos e podem afetar as atividades diárias de crianças e adultos.

A alergia ocular, também conhecida por conjuntivite alérgica, não pode ser confundida com a conjuntivite virótica, que é contagiosa. A alérgica ocorre quando há o contato com substâncias como ácaros, mofo, poeira, pelos e pólen, e normalmente está vinculada a alergias respiratórias como rinite e bronquite.

No geral, ela provoca coceira intensa, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e sensibilidade à luz. A sensação de um corpo estranho no olho faz com que o organismo tente expulsá-lo provocando a produção de secreção aquosa. A tentação dos alérgicos é a de coçar o olho imediatamente, mas essa atitude pode acentuar o quadro por conta dos micróbios encontrados nas mãos.

Algumas medidas simples podem evitar crises de alergia ocular, como manter o ambiente sempre livre de pó, arejados, evitar objetos que acumulem poeira como: cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia, e principalmente, manter a higiene do travesseiro.

“Com o uso, o travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborréia, lágrimas, cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos. Todo esse material orgânico se encontra em ambiente ideal de proliferação biológica”, afirma Renata Federighi, consultora do sono.

Um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com 6 meses de uso já contém cerca de 300 mil ácaros, e após 2 anos até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes. Mesmo um travesseiro com tratamento, depois de certo tempo terá sobre suas fibras internas grande acúmulo dos dejetos acima citados, o que diminui sua eficiência antimicrobiana.

“Ao contrário do que se imagina, não é indicado expor os travesseiros ao sol. No interior do travesseiro, os ácaros encontram a condição aquecida, úmida e com resíduos de pele, gordura e secreções da cabeça, ambiente favorável para a sua proliferação. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada”, afirma a consultora.

Por isso, o ideal é arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre sob luz indireta. Esta medida irá aumentar a saúde e a durabilidade do travesseiro. Se necessário, a lavagem do travesseiro deve ser feita apenas se for possível garantir a sua  SECAGEM COMPLETA, seguindo-se as instruções de lavagem. Se for lavar em lavanderias, que é o ideal, exija que essas instruções sejam totalmente observadas.

Importância da Troca 
O ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias numa casa. Ácaros, fungos e bactérias causam conjuntivite, eczema, sensação de peito fechado à noite, espirros, coceira nas mãos ou face, corrimento ou bloqueio e até mesmo asma. Camas, colchões e travesseiros mantêm áreas cujo grau de calor e umidade são favoráveis ao surgimento de ácaros. Os ácaros, que são poluentes biológicos, agridem mais as pessoas alérgicas.

O que pouca gente se dá conta é que os travesseiros têm prazo de validade. A vida útil de um travesseiro é de, em média, cinco anos de uso, mas é recomendado que faça a troca de dois em dois anos, pois a prolongação do uso pode ser uma grande fonte de contaminação por microorganismos. É importante destacar que tudo isto pode ser minimizado com o uso de travesseiros com tratamento antiácaros.
 Vida Equilíbrio

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Doenças de pele e desidratação são as ocorrências mais comuns no Verão



Uma das principais doenças que se agravam neste período é a desidratação, causada pela baixa ingestão de líquidos e perda excessiva de fluidos, seja por viroses, que causam vômito e diarreia, ou pela prática de exercícios físicos em ambiente quentes.

O verão chegou e nada melhor do que aproveitar o sol na praia, na piscina ou em parques. No entanto, devido às altas temperaturas, é preciso atenção aos riscos que as pessoas estão expostas nesta época do ano.
Uma das principais doenças que se agravam neste período é a desidratação, causada pela baixa ingestão de líquidos e perda excessiva de fluidos, seja por viroses, que causam vômito e diarreia, ou pela prática de exercícios físicos em ambiente quentes. Por isso, a clínica geral e reumatologista do Hospital Paulistano, Dra. Karen Ebina, alerta sobre os cuidados que se deve tomar para não desidratar.
“Nessa época do ano o mais importante é a prevenção. O ideal é beber muito líquido – com especial atenção às crianças e idosos -, evitar exercícios físicos e brincadeiras nos horários e ambientes mais quentes e pouco arejados e usar roupas leves”, aconselha a médica.
Os sintomas decorrentes da desidratação mudam conforme a gravidade, assim como o tratamento. Quando varia de leve a moderada é comum apresentar sede exagerada, boca seca, olhos fundos, não produção de lágrimas e diminuição ou ausência da diurese. Quando grave, além dos sinais descritos, podem surgir queda de pressão arterial, confusão mental, convulsões, falência de órgãos e até morte. Para tratar a doença em seu estágio leve basta que seja feita ingestão frequente de líquidos. Na desidratação moderada, pode ser necessário reposição de soro oral e na grave, soro intravenoso.
Além disso, problemas com a pele também são muito comuns no verão, como micose, brotoeja e queimadura solar. O clínico geral e dermatologista do Hospital Paulistano, Fernando Dantas, explica melhor as causas destas doenças e como podemos evitá-las. “No caso da micose, a umidade é um dos fatores que facilitam sua aparição, por isso é comum que ocorram nas axilas, virilhas e entre os dedos. Dessa maneira, é importante manter essas regiões higienizadas e secas, evitando permanecer muito tempo com a mesma roupa após prática de exercícios físicos”, afirma o dermatologista.
As bolinhas avermelhadas e bolinhas de água, que surgem pela retenção do suor na pele e causam coceira, também são famosas, principalmente entre crianças e adolescentes. Por isso, é preciso evitar ambientes com temperaturas altas e alto teor de umidade, atividade física com produção excessiva de suor e banhos demorados. “Recomenda-se também usar roupas leves e não abusar na quantidade de substâncias oleosas, como bronzeadores, repelentes, pomadas e cremes, que tampam os orifícios por onde o suor é excretado e podem desencadear as brotoejas”, comenta o Dr. Fernando.
Por fim, mas não menos importante: as queimaduras solares. Duas a sete horas após o banho é possível perceber vermelhidão, inchaço e dor, decorrentes da reação da pele exposta inadequadamente aos raios solares. “A prevenção deste problema é fácil. Basta evitar longos períodos de tempo em ambientes abertos e, quando o fizer, usar chapéus, guarda-sóis, roupas fotoprotetoras e filtro solar com fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30, o que garantirá boa proteção contra os raios UVB, principais causadores das queimaduras solares”, finaliza Dantas.
 Vida Equilíbrio

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Damasco




Um dos melhores alimentos para evitar câimbras e ajudar combater o envelhecimento precoce.

CÃIMBRAS COMO SURGEM.
No meio do treino – ou da prova – surgem contrações em um determinado músculo. As dores são fortes e obrigam o atleta a interromper a atividade física. A cãibra é um espasmo involuntário, onde o músculo se contrai e não consegue relaxar sozinho. Baixa de cálcio e potássio na circulação, desidratação e acúmulo de ácido lático por excesso de esforço, são algumas das causas do problema. As cãimbras são muito comuns para quem pratica exercícios e podem ocorrer devido a alguns fatores: má alimentação, desidratação, preparação física inadequada e problemas de circulação, entre outros fatores. Embora não se caracterize necessariamente como uma lesão, o problema é um incômodo grande para quem gosta de exercitar-se.

Nem sempre as dores são provocadas durante o exercício físico e, em alguns momentos, a pessoa pode ter cãimbras durante o sono. Isso pode ocorrer por conta de problemas na circulação sanguínea. No caso do exercício físico, o acúmulo de ácido lático é um das principais causas. Um cardápio adequado, entretanto, pode ser uma boa forma de evitar o problema.

UM PODEROSO ANTI OXIDANTE RICO EM POTÁSSIO.

DAMASCO.
Rico em beta-caroteno, sais minerais (cálcio, magnésio, enxofre, ferro e potássio), vitaminas (B3, B5 e C), ácido fólico. Tradicionalmente é recomendado para tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira noturna e diminuir o risco de câncer do estômago e do pulmão. O beta-caroteno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças. Por ser rico em Beta-caroteno, é muito saudável para a pele, membranas e mucosas .
O damasco também contém vitaminas A e B, A vitamina A, por exemplo, traz saúde para os cabelos, a pele e é essencial para o desenvolvimento da visão. Já as vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o organismo contra as infecções, cicatrização de feridas e ajudam na formação de anticorpos. E, por sua vez, é a vitamina C que contribui para as defesas naturais e ajuda a absorver o ferro, uma substância, por sua vez, essencial para os glóbulos vermelhos e evitar anemia, essa fruta também possui uma grande quantidade de fibras e , com toda sua riqueza em fibras, evita a constipação e problemas de intestino.

Com todo esses benefícios ainda essa fruta é rica em boro, mineral envolvido na prevenção da osteoporose, potássio), vitaminas (B3, B5 e C), ácido fólico. Tradicionalmente é recomendado para tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira noturna e diminuir o risco de câncer do estômago e do pulmão. Algumas dicas para praticar em casa e evitar câimbras promovendo bem estar.

Respire profundamente. Certifique-se de que você permaneça respirando constantemente durante o exercício. Se você estiver se exercitando e diminuir sua respiração, você vai ter uma cãibra em poucos minutos. Enquanto você fornecer oxigênio suficiente para o seu corpo, você vai evitar uma cãibra.

Beba água. Sempre forneça bastante água ao seu corpo, especialmente se você está suando. Quando você sua, você perde sal e água, o que pode arruinar o equilíbrio entre eletrólitos e sal. Isso fará com que as células inchem, e o cálcio fixe-se nelas, causando a contração permanente do músculo. Você pode evitar isso bebendo bastante água; faça pelo menos uma pausa para beber água a cada quinze minutos durante os exercícios.

Coma alimentos ricos em potássio. O potássio é essencial para manter os fluidos corporais principalmente para quem faz atividade física.

Consuma: Castanha-do-pará, nozes, farinha de linhaça e frutas desidratadas (como o damasco, por exemplo). Este tipo de alimento favorece a parte circulatória. Já o excesso de ácido lático não tem tanta relação com a alimentação, embora um dieta rica em potássio (água de coco e banana, por exemplo) pode ser indicados nesse caso. Além da banana e da água de coco, alimentos como espinafre, couve, brócolis, feijão, lentilha e soja também são indicados para evitar o excesso de ácido lático.

Se você estiver indo para um jogo que envolve muita transpiração, traga essas delícias junto. Coma-os sempre que desejar, pois eles são todos muito bons para você. Você pode comê-los a qualquer momento, não apenas durante os exercícios.

Sente-se ao sol. Câimbras também são causadas pela falta de vitamina D, que é uma vitamina que você pode obter tomando sol. Assim estenda uma toalha e relaxe em uma área ensolarada. Isso irá ajudá-lo a obter a sua dose diária de vitamina D.

Faça alongamento antes e depois de trabalhar. Câimbras são causadas por fibras musculares super enrijecidas devido à falta de alongamento. Relaxe seu corpo e faça por onde alongar todos os principais grupos musculares.

http://www.buscasaude.com.br




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como emagrecer aos 50 anos



Após chegarem à menopausa a maioria das mulheres tem tendência a ganhar volume ou na zona abdominal ou nos quadris e coxas, devido à menor produção de estrogénios. E devido às alterações hormonais, perder estes quilos extras pode tornar-se ainda mais difícil, especialmente quando o próprio organismo dificulta esta tarefa.

Como emagrecer aos 50 anos

Torna-se, pois, fundamental perceber qual o tipo de dieta alimentar mais adequada a este período tão sensível da vida de uma mulher para que esta passe a conhecer quais os alimentos essenciais e quais os dispensáveis.
Com 50 anos, a mulher não tem as mesmas ambições que tinha com 30 ou 40. Já conhece as limitações de seu corpo e também as que são impostas pela idade, mas ainda tem muita energia e disposição. Dessa forma, pode ter um corpo saudável, bonito e esbelto, desde que siga alguns cuidados especiais com a alimentação e pratique atividades físicas regularmente.
Se esses hábitos já estão incorporados à rotina, tudo fica ainda mais fácil. Porém, nunca é tarde para iniciar e, com persistência, é possível obter ótimos resultados.

Emagrecer quando se chega a menopausa

A essa altura, algumas mulheres já estão na menopausa e enfrentam sintomas como os calores. As hormonas estão em baixa e podem surgir depressões e também o diagnóstico de algumas doenças como a osteoporose, que atinge um grande número de mulheres. O quadro parece desalentador, mas apesar de todos esses entraves, é possível ter uma vida saudável e um corpo bonito. Sendo que a alimentação saudável e as atividades físicas são a chave para o sucesso, nessa e em qualquer outra idade.
De entre as atividades físicas, a musculação e a hidroginástica são as mais indicadas, pois fortalecem a musculatura, desenvolvem massa muscular magra e garantem a funcionalidade do corpo. Contudo, quem preferir os exercícios aeróbicos deve evitar os de impacto, para proteger as articulações. Pilates também é uma excelente opção de atividade física nessa época.

Alimentação quando se chega aos 50 anos

Quanto ao à alimentação, nessa idade uma pessoa já estabeleceu um padrão alimentar. Se ele é saudável e equilibrado e você está com o corpo em dia, deve seguir sua dieta. Entretanto, se estiver ostentando alguns quilos a mais, é chegada a hora de mudar os seus hábitos e incluir no seu menu porções de frutas, verduras e legumes diariamente, mas sem nunca esquecer de proteínas magras como peixe, frango sem pele, soja e seus derivados, cogumelos, iogurte e queijos magros, cereais integrais ealimentos enriquecidos com fibras. Além de evitar os alimentos industrializados e as gorduras saturadas, deverá diminuir os açúcares e eliminar refrigerantes e frituras.

Em jeito de conclusão, seguem umas dicas rápidas e curtas que ajudarão nesta missão:

  • Primeiro defina o seu objetivo. Crie metas, mas metas realistas que você possa cumprir nada de querer perder 5 kg em um dia.
  • Tenha controle. Tudo que você precisa fazer é estar ciente do que come e mostrar ter bom senso. Comece eliminando doces e álcool.
  • Não coma nas 3 horas antes de se deitar e evite beber muito liquido, assim não correrá o risco de acordar a noite e prejudicar seu sono.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Powerball Liveup - Giroscópio Digital


De R$ 75,00 ( Economia de R$ 6,75 )
Por R$ 68,25 
 

Parcele em 12x de R$ 5,69 sem juros
ou 7% à vista
 R$ 63,47      (Veja Mais)


Power Ball Liveup

A Power Ball é um aparelho com funcionamento giroscópio que trabalha os dedos, mão, punhos, braço, ombros e peitoral, sem impacto. Possui um rotor interno que, com o exercício do usuário, gira em duas rotações ao mesmo tempo, gerando uma força contrária. Quanto mais rápido o atleta gira a powerball, mais força ele provoca. Por isso Power Ball se adapta de acordo com o usuário e seu treinamento. 


Indicações:

- Astronautas que precisam se exercitar na gravidade zero.
- Atletas que procuram fortalecer os músculos para melhorar o desempenho e a resistência;
- Profissionais que trabalham ao computador ou que executam outras atividades repetitivas, que necessitam relaxar os músculos e tendões numa pequena pausa;
- Pessoas que precisam de auxílio no combate ou na prevenção de lesões, como LER, DORT, artrite, fratura, tendinite;
- Pessoas que gostam de novidade e tecnologia, como artigo life style.


Características técnicas:

- Força dinâmica: de 0,5 a 20 kg com uma rotação de até 12.000 RPM;
- Fabricado em plástico ABS;
- Balanceado digitalmente para atuar sem ruído e vibrações;
- Dimensões: 8cm de diâmentro e 6,5cm de altura;
- Peso: 260 gramas. 

http://www.sosfisio.com.br/powerball-digital-liveup_364.html



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como emagrecer adequadamente



O número de calorias que se consome todos os dias varia de pessoa para pessoa.
Emagrecer de maneira adequada e saudável é uma tarefa muito difícil, e alguns mitos sobre a dieta atrapalham um emagrecimento tão desejado. Mas temos que ficar atentos e procurar sugestões que possam nos dar uma luz no fim do túnel, pois só assim conseguiremos chegar ao denominador comum de “Emagrecer”.

Coma várias vezes ao dia

Uma das regras fundamentais para um emagrecimento correto e sadio é  alimentar-se a cada três horas. As múltiplas refeições costumam fazer com que muitas pessoas percam até três números no seu “manequim”.
Algumas pessoas comem muito e gastam menos energia, daí o efeito de emagrecer não acontece e acaba por engordar. Então as refeições devem ser feitas em espaços pequenos, comendo menos e praticando exercícios. Você deve sim fazer leves refeições a noite a fim de evitar que assalte o frigorífico durante a madrugada.
O nosso relógio biológico não pára durante a noite, trabalha de maneira lenta pelo que  devemos comer uma quantidade menor e com menos calorias.

Faça exercício físico todos os dias

A prática de exercícios diários podem ser uma grande aliada à redução de peso. Exercite-se diariamente pelo menos uma hora por dia que irão surtir grandes resultados. Faça caminhada, dança, ginástica, luta ou exercícios que podem fazer você a perder peso.

Coma gorduras saudáveis

Algumas gorduras denominadas como “as gorduras do bem” são recomendadas pelos médicos, mas sem exageros. Elas fazem bem ao coração. Se você consome castanhas, amêndoas e abacate consuma-os mas sem muitos exageros.

Não acabe com os hidratos de carbono, substitua-os

Você não precisa eliminar o macarrão assim como as massas de sua alimentação, o que você pode fazer é uma substituição mais saudável para uma opção de macarrão integral.
O macarrão em si não engorda mas sim os acompanhamentos exagerados como molhos com teor calóricos com carnes, queijos, tomates secos e muitos outros.

Cuidado com alguns alimentos diatéticos

Os alimentos dietéticos devem ser analisados com muita atenção, muitos prometem ter menos quantidades de açúcar porém há uma quantidade exagerada de gorduras transformadas.
Atente às quantidades e preparação dos seus alimentos, elimine ou pelo menos diminua o consumo de refrigerantes, frituras e doces do seu cardápio.

O chá como aliado para emagrecer

Existem alguns aliados que podem ajudar a acelerar a busca pela boa forma, o exemplo são os chás. Por isso, incluímos os chás como aliados do emagrecimento.
Além do sabor, a bebida não contém gorduras ou calorias e apresenta nutrientes benéficos para a saúde. O famoso chá verde possui um efeito antioxidante, previne o envelhecimento e ativa o sistema imunológico, ajudando no emagrecimento.
Segundo muitos nutricionistas o chá natural feito a partir da planta é mais benéfico
para a saúde do que os vendidos em saco, pois contém várias partes da planta que alteram sua eficácia. Além do chá verde, existem muitos outros que são grandes aliados do emagrecimento.
O chá branco com hibisco e carqueja (o Açor): essa mistura tem ação desintoxicante, eliminando as toxinas e gordura, além de ajudar no bom funcionamento intestinal.
Por outro lado, o chá de dente de leão com chá verde e hibisco acelera a queima de gordura e melhora o metabolismo de gordura e açúcar. Dessa forma, evita o acúmulo de gordura abdominal.
Esperamos que estas dicas o ajudem a emagrecer adequadamente, e não se esqueça que é o conjunto de todas ou quase todas as dicas que referimos é que fazem com que consiga emagrecer de forma adequada.
Fonte:http://vidadequalidade.org



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alimentação e bronzeado


Com o verão chegando, a maioria das pessoas deseja ficar com aquele bronzeado bonito e saudável. Além de permanecer horas tomando sol, existem outras soluções que podem ajudar, sobretudo se o seu tempo disponível não possibilita idas à praia toda a semana.
Uma ótima opção é recorrer a alimentos ricos em betacaroteno, que é um carotenoide antioxidante que, quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e conferir o bronzeado. São ricos nessa substância os legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, pimentão, mamão, manga, caqui, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.


Até mesmo pessoas com a pele muito branca podem recorrer a alimentos ricos embetacaroteno para se bronzear melhor. Porém, é importante lembrar que a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia também de acordo com a pessoa. Os especialistas afirmam que, para usufruir desse benefício, é fundamental incorporar na dieta no mínimo um mês antes os legumes, frutas e verduras ricas em betacaroteno, sendo recomendadas de três a cinco porções diárias de frutas e de quatro a cinco de verduras e legumes.
Entretanto, não exagere, pois o excesso de betacaroteno pode causar carotenemia, conferindo uma cor alaranjada à pele.
Alguns dermatologistas indicam suplementos na forma de betacaroteno com o objetivo de diminuir a sensibilidade da pele aos raios solares, no entanto, a melhor forma de proteção dos raios ultravioletas é o uso de protetor solar de, no mínimo, fator 30.
betacaroteno, além de ajudar a adquirir um bronzeado bonito, também aumenta o brilho dos cabelos e a defesa do organismo, fortalece as unhas, beneficia a visão noturna, dá elasticidade à pele e é antioxidante, ajudando a combater o envelhecimento celular.




Para usufruir desses benefícios, uma tradicional receita é bater no liquidificador uma cenoura inteira, meia beterraba, um copo de suco de laranja natural e um pedaço de mamão.
É importante salientar que a pele demanda grandes cuidados. Para manter a sua saudável, é imprescindível consultar um dermatologista. A Clínica Leger na Barra da Tijuca conta com profissionais qualificados e tratamentos diversos para manifestações cutâneas. Para maiores informações sobre tratamento dermatológico na Barra da Tijuca, acessehttp://clinicalegerrj.com.br


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Como o estresse pode afetar sua saúde e como lidar com ele




O estresse é um componente da vida moderna e está cada dia mais presente, muitas vezes é um aliado na superação de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.


As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde.


O que é o estresse?


O estresse é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Está presente nos animais com a finalidade de preservação da espécie, como por exemplo, para fugir de um predador. Hoje não precisamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que podem ser externas ou internas, agudas ou crônicas. A externas incluem condições físicas adversas (como dor, frio ou calor excessivos) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamentos, insegurança, etc). Entre as internas estão também as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.


O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem verdadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal. Entretanto, a vida moderna freqüentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatores estressantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.


Quais os efeitos biológicos do estresse?


O estresse tem um importante papel no desempenho de atividades como competições esportivas, reuniões importantes, ou em situações de perigo, em que o estresse pode ser um importante aliado proporcionando um aumento da capacidade física, raciocínio, memória e concentração através de alterações em todo o organismo. Entretanto, se o estresse se torna persistente todo esse aparato biológico pode ser danificado.


Algumas condições podem favorecer o aparecimento dos efeitos negativos sobre o organismo:


  • Um acúmulo de situações persistentemente estressantes, particularmente aquelas de difícil controle, como a pressão no trabalho, um relacionamento infeliz.
  • Estresse persistente seguido de uma resposta aguda a um evento traumático, como um acidente automobilístico.
  • Um relaxamento ineficiente ou insuficiente.
  • Um estresse agudo em pessoas com doenças graves.
Os efeitos danosos do estresse persistente:


Efeitos psicológicos


Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, está associada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.


Efeitos físicos


  • Aumento da pressão arterial;
  • Maior risco de derrame;
  • Maior susceptibilidade a infecções;
  • Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação;
  • Desordens alimentares, ganho ou perda excessivos de peso;
  • Desistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes;
  • Dor de cabeça do tipo tensional;
  • Insônia;
  • Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens;
  • Exacerbação da tensão pré-menstrual;
  • Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória;
  • Exacerbação de lesões de pele, como por exemplo, à acne.
Como lidar com o estresse?


Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas:


  • Primeiro, nenhum método isolado é infalível, uma combinação de vários fatores é geralmente mais efetiva.
  • Segundo, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para todo mundo.
  • Terceiro, o estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, e a falta de estresse pode levar ao tédio e depressão.
  • E finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.
Dieta saudável


Uma dieta saudável é essencial para qualquer programa de redução do estresse. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas, e evitando o abuso álcool, cafeína e cigarro.


Exercícios


O exercício físico é uma ótima maneira de se distrair dos eventos estressantes. E o estresse lesa menos a saúde geral em pessoas fisicamente ativas. Procure uma atividade que proporcione prazer, algumas sugestões são: ginásticas aeróbicas, caminhadas, natação, yoga e tai chi. Mas comece devagar e vá aumentado a intensidade e a freqüência gradualmente.


Técnicas de relaxamento


Relaxe através de técnicas específicas, como exercícios de respiração profunda, prestando atenção na respiração e respirando profunda e lentamente; relaxamento muscular, em uma posição confortável concentre-se em cada parte do corpo e sinta os músculos se relaxando totalmente; meditação; e massagem.


Técnicas cognitivas e comportamentais


Os métodos cognitivos e comportamentais são as maneiras mais efetivas para a redução do estresse. Incluem a identificação das fontes do estresse, reestruturação de prioridades, mudança na resposta ao estresse, e identificar as experiências positivas que diminuem o estresse.


Considere todas as possíveis opções:


  • Escutar música;
  • Tirar férias;
  • Se a fonte do estresse for em casa, fique um tempo à toa, mesmo se for apenas uma ou duas horas por semana;
  • Substitua o tempo desnecessário com o trabalho por atividades interessantes e agradáveis;
  • Tenha tempo para o lazer;
  • Tenha um animal de estimação.
É importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis, o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também parece ter um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.