quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Poder dos Sucos



O sumo de frutas e vegetais frescos permite que vitaminas, minerais e fitonutrientes sejam absorvidos rapidamente pela corrente sanguínea. Quanto mais fresca é uma fruta ou hortaliça, tanto mais rica ela será em vitaminas, carotenóides e bioflavanóides, além de enzimas vitais. Estes nutrientes perdem seu poder antioxidante com o passar do tempo, então segue um conselho valioso: preparou, tomou! Não se deve estocar o suco na geladeira para consumir mais tarde.
Todo dia
O consumo de sucos deve ser diário, mas não é necessário exagerar. Um a dois copos por dia cumpre bem a função de nutrir o organismo. Atenção: as frutas são fonte de carboidratos, possuem calorias, e o consumo exagerado de sucos pode levar ao aumento de peso, além de contribuir para aumentar a glicemia (nível de açúcar no sangue). Se você precisa perder peso, modere nos sucos. Se a glicemia é alta, a opção mais indicada é escolher frutas menos doces e com baixa carga glicêmica para preparar o suco, como acerola, goiaba, maracujá, morango, maçã. Se o intestino é preso, o ideal é consumir o suco sem coar, para aproveitar as fibras.

Prevenção de doenças
Como disse acima, os sucos são excelente fonte de nutrientes com ação antioxidante, o que promove um sistema imunológico mais ativo e competente, além de ajudar a eliminar toxinas e promover a desintoxicação de todo o corpo. Sucos de frutas e hortaliças ajudam a prevenir doenças como o câncer, gripes e resfriados, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares, trombose, doenças intestinais, envelhecimento precoce, anemias, e auxiliam numa recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde. Seu consumo se reflete no bem-estar, na disposição, e também na melhora do aspecto da pele, cabelos e unhas. Por serem recheados de substâncias antioxidantes, os sucos ajudam a combater o envelhecimento precoce. A vitamina C e o betacaroteno presentes neles ajudam a proteger a pele contra a ação danosa dos raios solares UVA e UVB.

Mistura fina
Misturar frutas e vegetais de cores variadas é importante, pois diferentes substâncias químicas, os fitonutrientes, que dão as cores aos frutos e hortaliças, têm ações diversas e complementares dentro de nosso corpo. Cada grupo traz determinados benefícios à saúde, e a combinação leva a uma sinergia com potencialização dos efeitos benéficos de cada um. Indico sempre que se acrescente folhas e especiarias aos sucos.

Sucos de ouro
- abacaxi com hortelã – um clássico, com muita vitamina C e bromelina, tem ação digestiva e antiinflamatória.
- melancia com aipo ou salsão – um manancial de potássio e licopeno, o aipo potencializa a ação diurética da melancia, excelente na TPM.
- laranja, cenoura e beterraba – perfeito para o verão, com vitamina C, flavonóides e betacaroteno, este suco protege do dano do sol e ajuda a dar um belo bronzeado na pele.
- laranja, limão, coentro, gengibre e mel – mais vitamina C, flavonóides e compostos fenólicos, um néctar com ação imunoestimulante, xô gripe.

Complementos especiais
Vale também acrescentar ingredientes como, proteínas, energéticos, condimentos e especiarias. As hortaliças e frutas são excelentes na desintoxicação, porém às vezes é interessante incrementar os sucos para aumentar o seu poder nutritivo e de limpeza orgânica.

Fibras (aveia, linhaça, germe de trigo, casca de maracujá desidratada, chia, outras sementes e farelos) são indicadas para acelerar o transito intestinal e ajudam a eliminar metais pesados, gorduras saturadas e toxinas presentes no intestino grosso.
Proteínas pré-digeridas e de fácil absorção (albumina, colágeno e whey) permitem fortalecer o sistema musculoesquelético e o sistema imunológico, além de tornar o suco uma refeição completa.
Condimentos e especiarias (canela, cacau, gengibre, cúrcuma, cardamomo) são imunoestimulantes, ajudam a reduzir os efeitos nocivos de bebidas alcoólicas, controlam a glicemia (nível de açúcar no sangue) e contribuem para uma melhora da circulação sanguínea.
Energéticos (pólen, pó de guaraná, ginseng) combatem o cansaço físico e mental, aumentam o nível de energia do corpo, auxiliam na prática de atividades físicas proporcionando aquele empurrãozinho, aquela vontade extra de sair da inércia.
Receitas
Suco diurético – melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas, reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substancia que neutraliza os radicais livres, e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno, que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama. Além disso, este suco é uma delícia.
1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)
1 talo de aipo com as folhas
Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.

Suco estimulante intestinal – regula o transito intestinal facilitando a eliminação de toxinas por ser rico em fibras como a pectina, e em clorofila (presente na couve). A água de coco é fonte de minerais, e sua polpa fornece fibras solúveis.
água de 1 coco verde e polpa
¼ papaia
½ maçã
1 folha de couve bem verde
1 colher de sobremesa de semente de gergelim
1 colher de sopa de semente de chia
Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.

Suco imunoestimulante – excelente nos estados gripais e fadiga. Frutas cítricas associadas ao gengibre dão uma energia extra e fortalecem o sistema imunológico. O coentro é rico em glutationa e ajuda a eliminar toxinas e metais pesados.
1 copo de suco de laranja
1 limão espremido e sem as sementes
1 cenoura pequena
1 a 2 ramos de coentro fresco
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de mel
Modo de preparar: bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar imediatamente.

Suco pós-ressaca – excelente para combater os efeitos adversos do excesso de bebidas alcoólicas, ajuda o fígado a se recuperar e acelera a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A cúrcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.
½ repolho verde de tamanho pequeno
1 limão espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de cúrcuma
Modo de preparar: usar centrífuga (melhor opção) ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor use água de coco.


Fonte: http://www.buscasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário