segunda-feira, 6 de maio de 2013

Saiba mais sobre os benefícios da beterraba para a saúde




Alimento possui antioxidantes que combatem o envelhecimento, além de melhorar o sistema imunológico
A beterraba é um alimento muito nutritivo, sendo rico em ferro, além de sódio, magnésio, cálcio, fósforo, fibras e vitaminas A e C. Tudo isso já faz valer a pena o seu consumo para o bem de sua saúde. No entanto, os seus benefícios são extensos.
Este alimento contém ainda ácido fólico, um composto essencial para as gestantes, pois ajuda na boa formação do tubo neural do feto. Recentemente, uma pesquisa feita pela Associação Americana de Hipertensão comprovou que a ingestão de um copo de suco de beterraba por dia foi capaz de baixar a pressão arterial de homens e mulheres com hipertensão.
Segundo a nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a substância betalaína contida na beterraba (e que confere a sua cor vermelha escura) é uma das mais importantes do alimento: “Esta substância é um ótimo antioxidante natural, agindo contra o envelhecimento celular e reduzindo o risco de alguns tipos de câncer”, diz a profissional.
Além disso, a vitamina A da beterraba auxilia no bom funcionamento da visão, enquanto as vitaminas do complexo B melhoram o sistema imunológico, assim como a vitamina C que também possui ação antioxidante.
A beterraba é uma boa fonte de açúcar, mas, de acordo com a nutricionista, mesmo quem é diabético pode consumi-la moderadamente: “Por seu teor de glicose, deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico” explica a nutricionista.
O consumo deste alimento ainda está ligado a um melhor aproveitamento dos músculos por ser uma fonte de energia, além de aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, o que está ligado à melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio.
Na hora da compra desse alimento, verifique se ele não tem rachaduras e manchas. A beterraba deve ter a intensa e num tamanho pequeno ou médio, esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez.
“Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador, uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário