quinta-feira, 3 de julho de 2014

O que acontece no organismo durante a atividade física?

Quando a atividade física é praticada, o organismo reage de alguma forma e essas reações são praticamente iguais para todas as pessoas, o que diferencia é a intensidade. O suor, o aumento da frequência cardíaca, respiração intensa são reações provocadas por diversas alterações que ocorrem no corpo durante os exercícios.
Mas por que elas acontecem?
Em exercícios intensos como a musculação, o organismo atua de forma que ajude os músculos a trabalhar, fazendo com que todos os sistemas corporais ajam coordenados para que a atividade seja efetiva. Nesse caso, o coração aumenta as batidas para que seja bombeado mais sangue pelo organismo e aumenta a oxigenação; o estômago também participa desse processo, diminui sua atividade para poupar energia, desta forma essa energia será direcionada para os músculos.
O que acontece no organismo durante os exercícios 1
Os músculos precisam de energia para poder trabalhar de forma adequada e conseguir atingir o esforço necessário para a atividade desejada. Em uma corrida ou em uma aula de natação, os músculos trabalham para deixar o corpo mais rápido e garantir o movimento, já em uma série de musculação os músculos trabalham para mover o peso.
Uma das maiores alterações no corpo durante os exercícios físicos é a alteração na frequência cardíaca. Quando o corpo está em repouso e começa a praticar os exercícios, o cérebro manda um sinal para o coração, para que comece a bater com uma frequência maior para e bombeie sangue e oxigênio o suficiente, por isso aumenta o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.
Para os fãs de esportes radicais, muitas reações são provocadas por vários hormônios liberados no corpo. Antes de praticar o esporte, o cérebro libera adrenalina no organismo, um hormônio que prepara o corpo para duas reações naturais que são a fuga e a luta, por isso a boca fica seca, aumenta a frequência cardíaca, a pupila fica dilatada e o fluxo sanguíneo aumenta.
Além da adrenalina, mais duas substâncias são liberadas, a endorfina que age durante a atividade física e tem a capacidade de adormecer a dor provocada por lesões, por isso que muitas vezes não é notado que houve alguma lesão no corpo. A outra substância liberada é a dopamina que age no sistema nervoso, na região do prazer, causa a sensação de satisfação depois de alguma atividade radical.
Para quem é iniciante nas atividades físicas ou esta há muito tempo sem praticar, é comum sentir dor após a prática, pois o corpo precisa de um tempo para se acostumar com a nova condição. Essa dor acontece, pois no sistema muscular ocorrem microrrupturas nos músculos que são trabalhados durante o exercício e, por causa do acúmulo de ácido láctico, gerando uma inflamação. Por isso, o corpo precisa se acostumar com os exercícios para que as dores passem e não comece com cargas pesadas, aumente gradativamente.
Ao praticar exercícios, muitas reações acontecem no organismo, por isso antes de começar a praticar, visite um médico para realizar exames e saber se há algum impedimento ou se alguma atividade não é indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário