Quando a atividade física é praticada, o organismo reage de alguma forma e essas reações são praticamente iguais para todas as pessoas, o que diferencia é a intensidade. O suor, o aumento da frequência cardíaca, respiração intensa são reações provocadas por diversas alterações que ocorrem no corpo durante os exercícios.
Mas por que elas acontecem?
Em exercícios intensos como a musculação, o organismo atua de forma que ajude os músculos a trabalhar, fazendo com que todos os sistemas corporais ajam coordenados para que a atividade seja efetiva. Nesse caso, o coração aumenta as batidas para que seja bombeado mais sangue pelo organismo e aumenta a oxigenação; o estômago também participa desse processo, diminui sua atividade para poupar energia, desta forma essa energia será direcionada para os músculos.
Os músculos precisam de energia para poder trabalhar de forma adequada e conseguir atingir o esforço necessário para a atividade desejada. Em uma corrida ou em uma aula de natação, os músculos trabalham para deixar o corpo mais rápido e garantir o movimento, já em uma série de musculação os músculos trabalham para mover o peso.
Uma das maiores alterações no corpo durante os exercícios físicos é a alteração na frequência cardíaca. Quando o corpo está em repouso e começa a praticar os exercícios, o cérebro manda um sinal para o coração, para que comece a bater com uma frequência maior para e bombeie sangue e oxigênio o suficiente, por isso aumenta o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.
Para os fãs de esportes radicais, muitas reações são provocadas por vários hormônios liberados no corpo. Antes de praticar o esporte, o cérebro libera adrenalina no organismo, um hormônio que prepara o corpo para duas reações naturais que são a fuga e a luta, por isso a boca fica seca, aumenta a frequência cardíaca, a pupila fica dilatada e o fluxo sanguíneo aumenta.
Além da adrenalina, mais duas substâncias são liberadas, a endorfina que age durante a atividade física e tem a capacidade de adormecer a dor provocada por lesões, por isso que muitas vezes não é notado que houve alguma lesão no corpo. A outra substância liberada é a dopamina que age no sistema nervoso, na região do prazer, causa a sensação de satisfação depois de alguma atividade radical.
Para quem é iniciante nas atividades físicas ou esta há muito tempo sem praticar, é comum sentir dor após a prática, pois o corpo precisa de um tempo para se acostumar com a nova condição. Essa dor acontece, pois no sistema muscular ocorrem microrrupturas nos músculos que são trabalhados durante o exercício e, por causa do acúmulo de ácido láctico, gerando uma inflamação. Por isso, o corpo precisa se acostumar com os exercícios para que as dores passem e não comece com cargas pesadas, aumente gradativamente.
Ao praticar exercícios, muitas reações acontecem no organismo, por isso antes de começar a praticar, visite um médico para realizar exames e saber se há algum impedimento ou se alguma atividade não é indicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário