Ao longo da vida, o organismo passa por muitas mudanças e, com o tempo, alguns problemas são inevitáveis, como a perda gradativa de alguns dos sentidos, como a visão. Na terceira idade é comum que a visão fique mais fraca, mas existem algumas doenças que são mais incidentes nessa faixa de idade e podem levar à cegueira, por isso é preciso prevenir que isso aconteça.
A visão pode ser afetada em vários campos e as principais doenças que afetam os idosos, são catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética e os campos que essas doenças afetam são:
- Percepção de cores;
- Campo visual;
- Visão noturna;
- Visão de perto;
- Visão de longe.
Algumas dessas doenças são irreversíveis, ou seja, podem chegar à cegueira e não tem mais como retroceder o processo, por isso a melhor maneira de evitar é com a prevenção.
Saiba um pouco mais sobre essas doenças:
- Glaucoma
O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e danifica o campo visual e pode levar à cegueira. Essa doença pode ter três tipos de causa, a congênita, quando a pessoa nasce com o problema, secundária, quando é desencadeada por causa de outras doenças oculares ou pelo uso inadequado de medicamentos, como colírio, ou crônico, que atinge pessoas acima de 35 anos. Os sintomas vão depender da causa do problema, mas em geral afeta a visão periférica, e o tratamento é feito através do uso de medicamentos, pode ser feita cirurgia, mas somente nos casos em que os medicamentos não estão apresentando resultados.
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
A DMRI é uma doença que acomete a mácula, responsável pela identificação de detalhes e cores. Essa doença produz uma mancha que prejudica a visão central e pode se apresentar de duas formas: seca e úmida. Quando se apresenta seca, a perda de visão é gradativa, e na úmida, a perda da visão pode ser rápida, essa é responsável por 90% das perdas visuais graves das pessoas que têm a doença.
- Catarata
A catarata afeta o cristalino, o deixando opaco. O cristalino é uma lente transparente que fica dentro do olho, ele permite que os raios de luz alcancem a retina para que a imagem do que estamos vendo tome forma. Com a catarata, a visão fica embaçada e fica mais difícil para enxergar em locais muito claros. É possível reverter os danos da catarata, desde que seja tratada a tempo.
- Retinopatia Diabética
A diabetes causa algumas complicações no organismo e uma delas é afetar a visão, a retinopatia diabética resulta na alteração dos vasos sanguíneos que causam a má circulação de sangue na retina. Esse problema impede a nitidez da visão e atinge 90% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos, por isso se você é diabético, caso perceba algum problema na visão informe ao médico.
Para evitar que esses problemas apareçam, cuide dos olhos ao longo da vida, evitando se expor ao sol sem óculos escuros, invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e evite o uso de medicamentos sem prescrição médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário