quinta-feira, 26 de junho de 2014

Como evitar feridas no nariz devido ao tempo seco?

Nessa época do ano é normal que o tempo fique um pouco mais seco e a consequência disso é o desconforto causado no nariz, olhos e até mesmo na pele. Esses desconfortos ficam ainda pior para quem tem algum tipo de alergia, por exemplo, a rinite alérgica, que causa obstrução nasal, espirros repetidos e coceira no nariz.
O ar, quando entra nas vias aéreas, precisa estar úmido para que o processo que o transporta até os pulmões seja adequado e chegue à temperatura ideal, mas quando o ar está muito seco esse processo fica prejudicado, pois a mucosa do nariz não consegue compensar essa falta de umidade, por isso surgem feridas no nariz e, em alguns casos, pode haver até sangramentos.
Feridas no nariz 1
Além do ar seco existem outros fatores, que aliados, pioram as condições das narinas. A poluição é um desses fatores, pois ela fica mais presente no ar, pois, a chuva, que é responsável por dissipá-la está escassa. Outro fator é o ar-condicionado, porque ele consegue retirar ainda mais a umidade do ar, dificultando a respiração e aumentando as chances de nascer feridas no nariz.
Para diminuir os efeitos do tempo seco nas narinas e evitar o surgimento das feridas é preciso ter alguns cuidados, como:
  • Usar umidificadores de ar;
  • Colocar uma vasilha com água ou uma toalha molhada no ambiente em que estiver;
  • Tomar bastante líquido para manter o corpo e as secreções hidratadas;
  • Evitar permanecer por um longo período em ambientes com ar-condicionado;
  • Usar soro fisiológico para hidratar as narinas quando senti-las ressecadas.
As gripes e os resfriados também aumentam por causa do tempo seco e o nariz pode ficar ainda mais ressecado e machucado, por isso mantenha-o hidratado e assoe de forma correta, para não machucar. A forma correta de assoar o nariz é sem fazer pressão e nem esfregar, primeiro tampe um lado das narinas e assoe com a outra, repita o processo do outro lado.
Se perceber que as feridas não estão melhorando, mesmo adotando esses cuidados, procure um especialista para que ele verifique o que está acontecendo e se será necessário algum tipo de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário