Nessa época do ano é normal que o tempo fique um pouco mais seco e a consequência disso é o desconforto causado no nariz, olhos e até mesmo na pele. Esses desconfortos ficam ainda pior para quem tem algum tipo de alergia, por exemplo, a rinite alérgica, que causa obstrução nasal, espirros repetidos e coceira no nariz.
O ar, quando entra nas vias aéreas, precisa estar úmido para que o processo que o transporta até os pulmões seja adequado e chegue à temperatura ideal, mas quando o ar está muito seco esse processo fica prejudicado, pois a mucosa do nariz não consegue compensar essa falta de umidade, por isso surgem feridas no nariz e, em alguns casos, pode haver até sangramentos.
Além do ar seco existem outros fatores, que aliados, pioram as condições das narinas. A poluição é um desses fatores, pois ela fica mais presente no ar, pois, a chuva, que é responsável por dissipá-la está escassa. Outro fator é o ar-condicionado, porque ele consegue retirar ainda mais a umidade do ar, dificultando a respiração e aumentando as chances de nascer feridas no nariz.
Para diminuir os efeitos do tempo seco nas narinas e evitar o surgimento das feridas é preciso ter alguns cuidados, como:
- Usar umidificadores de ar;
- Colocar uma vasilha com água ou uma toalha molhada no ambiente em que estiver;
- Tomar bastante líquido para manter o corpo e as secreções hidratadas;
- Evitar permanecer por um longo período em ambientes com ar-condicionado;
- Usar soro fisiológico para hidratar as narinas quando senti-las ressecadas.
As gripes e os resfriados também aumentam por causa do tempo seco e o nariz pode ficar ainda mais ressecado e machucado, por isso mantenha-o hidratado e assoe de forma correta, para não machucar. A forma correta de assoar o nariz é sem fazer pressão e nem esfregar, primeiro tampe um lado das narinas e assoe com a outra, repita o processo do outro lado.
Se perceber que as feridas não estão melhorando, mesmo adotando esses cuidados, procure um especialista para que ele verifique o que está acontecendo e se será necessário algum tipo de tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário