quinta-feira, 27 de novembro de 2014

.O PILATES NA INFÂNCIA



Por que colocar a criança em uma aula de Pilates?
Hoje em dia, a diversão da maioria das crianças encontra-se dentro de casa: videogames, computador, televisão. Estes hábitos, associados ao peso da mochila e à fase de crescimento, contribuem para que a criança adote uma postura inadequada, provocando dores e até mesmo maiores problemas futuros. Neste caso, o Pilates entra como uma poderosa ferramenta, na tentativa de minimizar as alterações posturais e os quadros de dores. Além de trabalhar grupos musculares importantes na estrutura postural, esta prática também irá trabalhar o equilíbrio e a consciência corporal.
OBS: É importante ressaltar que o Pilates não trabalha com impactos e nem provoca sobrecargas, podendo então ser perfeitamente adequado à estrutura corporal da criança.

Quais serão os benefícios para esta criança?
O Pilates será benéfico para a criança no que diz respeito à melhora da postura,à proteção do sistema locomotor, à melhora do sono, à diminuição de dores, à melhora da concentração e ao relaxamento, entre outros fatores.
Melhora da postura: devido a hábitos adotados no dia-a-dia (videogames, mochilas pesada, muito tempo na cadeira do colégio) a criança pode desenvolver uma má postura, e o Pilates irá trabalhar o alongamento de toda a musculatura afetada, bem como a consciência corporal e o equilíbrio.
Proteção do sistema locomotor: com a prática, a criança adquire uma melhor consciência corporal e um reajuste muscular.
Melhora do sono: o Pilates promove um relaxamento e uma sensação de bem-estar, ideais para diminuir o estresse infantil.
Diminuição de dores: principalmente na fase do estirão de crescimento, no inicio da adolescência, que provoca dores musculares e articulares.
Melhora da concentração: devido ao trabalho da respiração, do equilíbrio, da coordenação motora; esta melhora da concentração irá auxiliar no rendimento escolar da criança.

A aula de Pilates para crianças é diferenciada?
Sim. Diferente da aula para adultos, a aula para crianças deve ter um conteúdo bastante lúdico. Além de utilizar movimentos do universo infantil, como cambalhotas, o instrutor deve usar e abusar dos acessórios, como bolas de tamanhos variados, rolos, meia-lua, discos de rotação, discos de equilíbrio etc, já que a criança irá encarar a aula como uma brincadeira, apesar dos cuidados com a respiração, o equilíbrio e a postura. Também é comum utilizar os aparelhos tradicionais do Pilates, sempre com o cuidado de não gerar sobrecarga à criança. O mais importante é trabalhar a criatividade da criança, para que ela se prenda à aula e tenha prazer em realizá-la.

O Pilates é indicado a partir de que idade?
O ideal é trabalhar com crianças a partir dos 4 anos, pois nesta idade a criança já consegue entender o que está fazendo.

Com que frequência a criança pode praticar Pilates?
Segundo a Associação Brasileira de Pilates, o ideal é que sejam feitas duas aulas semanais, com duração de 30 minutos cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário