A queda de cabelo, condição conhecida por alopecia, pode ocorrer por vários motivos, entre eles:
Uso de medicamentos
Alguns medicamentos podem causar a queda de cabelo temporária, como medicamentos quimioterápicos, pílulas anticoncepcionais, diluidores de sangue, bloqueadores para controlar a pressão arterial, entre outros.
Estresse
Qualquer tipo de estresse, seja ele físico ou emocional, pode ocasionar a perda de cabelo por um período. Após tudo se tranquilizar, os fios tendem a crescer novamente.
Produtos químicos
Utilizar muitos produtos químicos no cabelo também pode fazer com que ele caia. Lavar com frequência, fazer escovas progressivas ou tingir demais acaba enfraquecendo o fio, tornando-o fácil de quebrar.
Doenças e condições subjacentes
A queda de cabelo pode ser influenciada por outras doenças que estão se manifestando, sendo na verdade um sintoma um sintoma de outro problema. Exemplos de doenças que influenciam na queda de cabelo são: anemia, tireoidite, lúpus, entre outras.
Reação hormonal pós-parto
A gravidez é um processo que mexe muito com o corpo da mulher, sendo também um tipo de estresse físico às várias reações hormonais causadas no organismo.
Após o nascimento da criança, o corpo feminino passa por um processo de renovamento e é comum que os fios caiam em decorrência disso. Mas após o período, os fios voltam a crescer normalmente.
Má alimentação
Não manter uma dieta equilibrada em proteínas, vitaminas, ferro e zinco os fios pode fazer os fios cair devido a falta destes componentes, essenciais ao funcionamento do organismo. Após a reposição, os fios tendem a voltar a crescer sem nenhum problema.
Herança genética
Quando os pais possuem queda de cabelo desde jovens, é provável que os filhos também venham a sofrer do mesmo. Os genes influenciam na predisposição da pessoa, ocasionando uma possível perda de cabelo tanto em homens quanto mulheres.
Menopausa
Quando a menopausa tem início ocorrem muitas alterações hormonais que podem afetar o desenvolvimento dos fios de cabelo, ocasionando posteriormente a queda.
É uma perda de cabelo que costuma ser temporária. Com uso de produtos indicados e alimentação, é possível que os fios voltem a crescer.
Tricotilomania
A tricotilomania faz com que as pessoas sintam uma vontade de puxar constantemente seus cabelos. Algumas pessoas não se dão conta do problema e puxam seus fios inconscientemente, durante alguma atividade.
Em alguns casos não são só os fios de cabelo que são arrancados, mas também cílios, sobrancelhas e até mesmo pelos do nariz . A tricotilomania é vista como um transtorno mental, que possui tratamento.
Excesso de vitamina A
Tudo em excesso acaba fazendo mal para nossa saúde. Exagerar em medicamentos ou suplementos para treinamento físico que contêm vitamina A, pode causar a queda de cabelo.
É necessário observar a reação dos cabelos, e caso seja constatado que a perda dos fios é pelo excesso da vitamina A, será necessário diminuir o consumo.
Micose no couro cabeludo
A micose é uma infecção causada por fungos, que surgem no cabelo dando muita coceira e ocasionando a queda dos fios.
Esse tipo de doença pode ser transmitido de pessoa para pessoa, por meio do compartilhamento de pentes, toalhas, chapéus entre outros objetos que tenham contato com os cabelos.
Este caso pode ser tratado e os cabelos voltam a crescer sem problema
Daniele (Minuto Saudável)
Nenhum comentário:
Postar um comentário