segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Manicure em casa



Como manter a boa saúde das unhas e a boa aparência das mãos

Você pode pintá-las de vermelho, com uma cor clarinha, ou simplesmente passar uma base. Então, quando você cansa da cor, aplica um removedor e pinta as unhas novamente. Esse processo de beleza é muito comum entre as mulheres, mas, ao mesmo tempo, também pode ser muito prejudicial à saúde das unhas, que podem se tornar fracas e quebradiças. Além do uso excessivo de removedores, esmaltes e outros produtos, conheça algumas razões que também podem enfraquecer suas unhas.

Segundo o membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Dr. Octavio Moraes Júnior, os fatores podem ser: o envelhecimento natural, causas traumáticas, como procedimentos manuais na construção civil e causas químicas como os agentes de limpeza usados no lar e no trabalho. Ainda de acordo com o especialista, há também outra razão importante para o enfraquecimento das unhas.  "O motivo é a perda de aderência entre os filamentos de proteína, a queratina, que promove a estrutura laminar da unha".

Para quem não sabe, a unha é uma lâmina, com uma estrutura filamentosa, que sofre mudanças à medida que a pessoa envelhece E assim como o corpo, a unha também requer atenção. "Os filamentos de queratina ficam mais evidentes e as estriações longitudinais – pequenas ranhuras que se formam nas unhas -  passam a ser visíveis e até palpáveis. Isso indica um processo de 'colagem' entre essas fibras sendo feito de forma mais fraca." – explica o especialista.

As pessoas devem ficar de olho em alguma mudança para procurar o devido cuidado médico. O Dr. Octavio enumera algumas dessas alterações. "O descolamento, a onicólise, o abaulamento da lâmina, unha em 'vidro de relógio', frequente em casos de alterações cardiovasculares ou pulmonares, a coiloníquia ou 'unha em colher de sopa', frequente em casos de contato com óleo ou numa doença chamada de líquen plano, pontos de hemorragia, nos casos de traumas crônicos ou alterações vasculares ou doenças eczematosas como as dermatites de contato e a psoríase."

O membro da SBD conta, ainda, alguns cuidados e tratamentos para as unhas que estão fracas, mas avisa que o tratamento depende da causa do enfraquecimento, que deve ser corretamente diagnosticada. "Em sentido amplo, o uso de luvas de proteção e de cremes de barreira, ou impermeabilizantes, auxiliam na prevenção de problemas." – conta ele.

E para manter e garantir a boa aparência das mãos e, claro, das unhas, a palavra de ordem é higiene. “Manter as unhas sempre cortadas e limpas é fundamental. O corte deve ser reto com instrumento bem afiado para evitar o esgarçamento da borda distal. Também deve ser evitada a remoção da cutícula, principalmente a proximal, pois ela serve como uma aderência que evita um espaço ‘morto’ entre a pele e a unha. Se ele existir, sujeira, micro-organismos ou produtos químicos podem penetrar e provocar inflamação, o popular unheiro ou panariço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário