Um passo-a-passo para você aproveitar melhor o ar
Um ato simples, ao qual não damos muita importância, mas vital. Respiração é sinal de vida, garantem os defensores das técnicas corretas. Sim, elas existem. E, do jeito certo, expirar e inspirar trazem benefícios para todo o corpo.
A terapeuta Manúcia Passos de Lima, especializada em técnicas de respiração consciente, explica a diferença. "A inspiração reflete nossa disponibilidade para a vida, nossa determinação e autonomia. Por outro lado, é na expiração que exercitamos nossa confiança e entrega sem resistências. É com ela que restituimos a liberdade ao ar que inalamos e nos libertamos de padrões de escassez e controle".
Para chegar lá, Manúcia explica o passo-a-passo. E nós descrevemos abaixo, é só seguir.
- As curvas das narinas merecem atenção. Para dar mais abertura para as vias respiratórias e ganhar fôlego, use o dedo médio, massageie uma narina de cada vez, até sentir uma leve depressão na estrutura óssea da face. Não esqueça de deixar os lábios fechados.
- O timo e o esterno (região no meio do peito) devem ser massageados com a mão aberta, o que serve para abrir a respiração e estimular e fortalecer o sistema imunológico.
- Ao inspirar, eleve os ombros o máximo possível e faça pressão contra o pescoço enquanto segura o ar dentro do peito. Segure a inspiração o mais que puder e, quando soltar o ar, solte os ombros de uma só vez. O exercício ajuda a dissolver a tensão nos ombros, pescoço e costas).
- Respire pelo nariz continuamente, com a língua entre os dentes e a pontinha dela passando pela frente dos dentes. Aponte para cima e para baixo. Assim, você relaxa mordida e deixa o rosto mais expressivo, além de "desenrolar" a fala e liberar a respiração.
- Faça movimentos circulares com os ombros para abrir a caixa torácica e o peito, relaxar os ombros e melhorar a postura como um todo. Ao inspirar, traga um ombro bem para frente e depois bem para cima. Ao expirar, leve o mesmo ombro num movimento circular bem para trás e depois para baixo. Repita o exercício com o outro ombro. Alterne várias vezes seguidas. Este exercício pode ser feito em pé ou sentado numa cadeira ou no chão.
- Experimente inspirar abrindo os braços na altura dos ombros e expirar se abraçando. Enquanto repete este exercício, é provável que você tome consciência de que inspirar é se abrir e se expor, enquanto expirar é confiar e relaxar.
Fonte: mais de 50 .com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário