terça-feira, 24 de junho de 2014

Colírio: perigos do uso indiscriminado



1. Por que os olhos ficam vermelhos? 
Em muitos casos a vermelhidão dos olhos não traz nenhum sintoma para o seu portador, mas as pessoas que convivem com ela ficam preocupadas e sempre surgem perguntas do tipo: "Você andou chorando?", "Dormiu bem?", "Algum problema?", "Bateu o olho?" E o problema realmente começa a ficar mais sério quando a pessoa não consegue arrumar trabalho por causa disso, ou no ambiente de trabalho as pessoas começam a fazer comentários ou perguntas do tipo: Você usa drogas? 
Na maioria dos casos, a vermelhidão ocorre porque os vasos da superfície anterior do olho ficam mais dilatados e congestos que o normal. Isso pode ser conseqüente a uma alteração progressiva nessa superfície, por exemplo, o pterígio, em pessoas expostas cronicamente ao sol, a pinguécula: ambos são aquela "pele" avermelhada no canto interno dos olhos. O olho permanentemente avermelhado pode ser também sinal de uma conjuntivite crônica.

2. O uso indiscriminado de colírios tem consequências? O que muitas pessoas fazem, diante deste problema, é o uso indiscriminado de colírios tipo "Moura Brasil", "Visual", "Lerin" ou outros que fazem os olhos ficarem claros e bonitos quando usados, porque provocam uma contração desses vasos, eliminando, portanto, a congestão. Assim, pela estética ruim que os olhos congestos lhes proporcionam, elas passam a incluir tais colírios entre seus cosméticos, usando-os sempre que retocam a maquiagem ou os cabelos. As consequências disso são sempre a perpetuação ou agravamento do problema.
O que ocorre é que a capacidade de provocar a contração da parede dos vasos sangüíneos tem um limite, e com o tempo começa a ocorrer o efeito contrário: após a contração do vaso vem uma dilatação deste, ainda mais acentuada que a anterior. [topo]

3. Então o que devo fazer?
É sempre necessário buscar a ajuda do oftalmologista, já que é no exame oftalmológico que as causas da vermelhidão poderão ser detectadas. Por exemplo, poderá existir uma reação inflamatória crônica de fundo alérgico, poderá haver a presença de pterígio ou outra membrana no local, a vermelhidão poderá ser decorrente do aumento da pressão ocular ou o problema pode ser puramente constitucional, ou seja, os vasos sangüíneos da pessoa são mais sensíveis à dilatação por qualquer mecanismo irritativo (fumaça, poluição, vento, após natação ou banho) ou por bebida alcoólica. Nestes casos, cabe ao oftalmologista orientar o paciente, inclusive esclarecendo os inconvenientes do uso indiscriminado de colírios. [topo]

4. Há outros colírios que são perigosos de usar?
Infelizmente há vários colírios que são usados abusivamente. Por exemplo, Colírios à base de corticosteróides, associados ou não a antibióticos, são também muito usados pela população, já que aliviam sintomas diversos de vermelhidão a desconforto ocular, mas trazem vários efeitos colaterais perigosos, no uso indiscriminado sem acompanhamento médico.Esses colírios podem, por exemplo, provocar infecções oculares, causar catarata, aumentar a pressão dos olhos (glaucoma), levando até a cegueira. O uso indiscriminado doscolírios antibióticos pode causar resistência aos mesmos, por bactérias mutantes, além de provocar forte alergia. Há colírios que podem desencadear irritações oculares graves, crises de asma, palpitações, intoxicação grave e até parada cardíaca e morte. Portanto, nossa recomendação, em caso de irritações oculares muito freqüentes ou crônicas, é a de procurar a ajuda do oftalmologista e seguir sua orientação. [topo]

Não esqueça: Apesar do aspecto aparentemente inofensivo, colírio é como outro remédio qualquer: tem indicações específicas e jamais deve ser utilizado sem orientação ou acompanhamento médico.



5. Como pingar colírio corretamente
Você sabia que mais de 90% das pessoas não pinga colírios corretamente? E que o colírio, ao ser aplicado, pode ter três destinos: parte evapora, parte segue em direção ao nariz (por isso sentimos aquele gosto ruim
na boca e garganta ao colocar alguns colírios) e o restante é que age nos olhos?

O colírio aplicado nos olhos tem efeito no corpo todo. E a mais perigosa é a parte que chega ao nariz, pois sua parede interna absorve o colírio como uma esponja, levando o medicamento para a circulação sanguínea. Uma vez no sangue, vai para o corpo todo e pode provocar reações adversas, dependendo da quantidade.
Por isso, a instilação de colírios nos olhos, embora pareça simples, merece ser orientada, já que, se feita de maneira inadequada, poderá causar os seguintes problemas:

• Danos aos olhos, por excesso de força ou pressão em olhos recentemente operados
• Desperdício do medicamento, pela sua instilação em excesso, ou por instilá-lo fora do olho
• A instilação em excesso pode provocar uma maior absorção ao nível do nariz aumentando os efeitos colaterais do medicamento
• Se instilado fora do olho o colírio não terá efeito
Como fazer então para colocá-lo corretamente?
Deite-se de barriga para cima ou recoste-se em uma poltrona, incline a cabeça para trás. Feche os olhos
sem apertar e pingue uma gota no canto interno dos olhos. Pisque e mova a cabeça no sentido de favorecer
a entrada do colírio no olho. Mantenha os olhos fechados e a cabeça inclinada para trás por 3 minutos.
Sentado, incline a cabeça um pouco para trás. Olhe para cima, com o dedo indicador ou o médio puxe
a pálpebra inferior para baixo. Deposite uma gota de colírio na região interna dessa pálpebra e mantenha
os olhos fechados por três minutos. Essa técnica é mais fácil se realizada por outra pessoa. Para aumentar
o tempo que o colírio fica em contato com os olhos, aumentando seu efeito, e reduzindo os efeitos adversos
no corpo recomenda-se: após pingar o colírio manter os olhos fechados por alguns minutos e fazer leve pressão sobre o canto interno dos olhos. Isso reduz a quantidade de medicamento que vai para o nariz.
Lembre-se: no olho não cabe mais que uma gota de colírio. Só repita a aplicação, se você tiver dúvida que a gota não foi colocada dentro do olho.

http://www.aaco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário