terça-feira, 17 de junho de 2014

Suor excessivo nos pés: Porque isso acontece?

O suor excessivo, em todas as situações causa constrangimento, por causa do mau cheiro. Quando o suor entra em contato com as bactérias presentes na pele ocorre uma química causando o odor. Principalmente onde a pele fica abafada, como axila e os pés, o cheiro fica mais intenso.
O nome dado para o suor excessivo nos pés é “Hiperidrose Plantar”, esse fenômeno acontece quando o organismo libera o suor para regular a temperatura do corpo, mas nessa região o suor acontece exageradamente. Para perceber que o suor nos pés está em excesso deve-se observar que a parte inferior ficará molhada, branca e enrugada.
Como combater o chulé 1
Esse suor excessivo nos pés em contato com as bactérias presentes na pele, podem causar o chulé. Esse incômodo muitas vezes acarreta situações constrangedoras, como tirar o sapato na frente de outras pessoas, evitando convívio social.
A Hiperidrose Plantar tem vários tipos de tratamento, é preciso que o médico avalie cada condição para indicar o melhor tratamento e evitar que esse problema continue.
Para o chulé aparecer não é necessário que a pessoa tenha Hiperidrose Plantar, basta que os pés suem um pouco para que isso ocorra, por isso é possível evitar com algumas atitudes, como:
  • Enxugue bem os pés, ao sair do banho seque bem entre os dedos e na base dos pés, pois as bactérias podem se proliferar em locais úmidos;
  • Se o dia estiver quente, dê preferência aos sapatos abertos, assim a pele dos pés poderá respirar;
  • Procure trocar os sapatos todos os dias e o que utilizar no dia anterior deixe em local fresco e arejado;
  • Evite usar os sapatos de plástico, borracha ou materiais sintéticos, pois eles são completamente vedáveis, o que aumenta a proliferação de bactérias;
  • Para quem tem Hiperidrose Plantar, é preciso ter cuidado com os talcos para os pés, pois ao entrar em contato poderá virar uma pasta, prefira outras versões, como aerossol;
  • Dê preferência para as meias de algodão, esse tipo de tecido tem propriedades que conseguem absorver o suor e deixar que ele evapore.
Os cuidados com os pés podem evitar também o surgimento de frieiras, entre outras dermatites, caso perceba que algo está errado procure o auxílio de um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário