quarta-feira, 17 de abril de 2013

Benefícios e Propriedades do Chá de Folha de Pitanga





A pitangueira é a uma arvore nativa encontrada na Mata Atlântica, nas florestas semidecidual (as árvore trocam apenas parte da folhagem) e em regiões de clima subtropical. Apitanga é o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), sendo também conhecida como cerejeira-brasileira, pitanga-vermelha, pitanga-do-mato, brazilian cherry ou surinam cherry (inglês). Essa árvore é famosa por sua capacidade de produzir uma das frutas mais versáteis do Brasil, sendo a pitanga conhecida por chefes de cozinha do mundo todo. Atualmente, a pitangueira faz parte do RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS), devido à suas propriedade medicinais.
A pitangueira é uma planta cultivada em muitos países, sendo adequada para a produção de sumo, polpa congelada e chá. Os óleos essenciais das folhas de pitanga contêm substâncias que são uteis em cosméticos, sobretudo em cremes anti-acne e loções e cremes para revitalização. Um simples chá de folhas de pitanga pode ajudar no combate à febre e problemas gastrointestinais, bem como dores reumáticas.
O óleo da folha da pitanga possui fortes propriedades adstringentes (teor de tanino naturalmente elevado), sendo muito útil para normalizar a produção excessiva de sebo no couro cabeludo (cabelos oleosos) e a dermatite seborreica. O óleo da folha de pitanga é rico em vitaminas que ajudam a rejuvenescer o cabelo, além de ser muito rico em ácidos alfa-hidroxi. Os ácidos alfa-hidroxi possuem benefícios no tratamento para o rejuvenescimento da pele, sendo conhecido por sua capacidade ajudar no tratamento de acne a rugas. De acordo com pesquisas, os ácidos hidroxi-alfa possuem a capacidade de penetrar a haste do cabelo e causar um impacto na estabilidade da queratina, proteína que forma a estrutura do cabelo e contribui para a sua força.
O óleo da folha de pitanga também possui propriedades repelente. As folhas da pitanga são usadas na medicina popular brasileira ao longo de centenas de anos. Os extratos e óleo da folha de pitanga são consideradas eficazes contra muitas doenças, e são utilizados na medicina alternativa em remédios contra a febre, reumatismo, doenças do estômago, diarreia, perda de peso, hipertensão arterial, febre amarela, gota, malária e também como estimulante menstrual. Devido às suas propriedades alcalinas, também é utilizada como expectorante e digestivo.
A folha de pitanga também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, ferro e iodo. Tem ação anti-diarreica. O óleo da folha de pitanga é composto de quantidades substanciais do antioxidante licopeno, beta-criptoxantina, gama-caroteno e rubixantina. Esta planta é utilizada na medicina tradicional da America do Sul como um anti-hipertensivo, porque possui propriedades vasodilatadoras, e também tem um efeito diurético. O óleo da folha ainda tem propriedade antibacteriana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário