terça-feira, 9 de abril de 2013

Você sabia que as bebidas vegetais substituem o leite?


Muitas pessoas tem intolerância a lactose e as bebidas vegetais são ótimas opções para esse público


Pesquisas apontam que grande parte da população adulta tem, em maior ou menor grau, intolerância a lactose. A lactose é um açúcar presente no leite que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerida, porém a produção desta enzima vai diminuindo com a idade tornando o leite um alimento de difícil digestão, causado desconfortos como distensão abdominal, flatulência e diarréia.
Segundo a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde, não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contra indicar seu consumo. “Apesar de ser considerado por muitos um excelente alimento, o leite não é bom para todo mundo” conta Flávia.
A proteína do leite é de difícil digestão. Não digerida faz com que o sistema imunológico responda e crie anticorpos contra essa proteína acarretando em alergias que podem se manifestar na forma de rinite, sinusite e outras inflamações. “Quando a proteína do leite não é digerida não conseguimos absorver o cálcio disponível nesse alimento” explica.
De acordo com a especialista, é possível substituir o leite por bebidas vegetais de digestão mais fácil, como as de arroz, quinua, aveia e amêndoas e incluir no cardápio alimentos fontes de cálcio melhores absorvidos pelo organismo, como o gergelim, o painço e as folhas verdes escuras, como o couve.
As bebidas vegetais são isentas de lactose ou proteína do leite, além de conter baixo teor de gorduras. “Podem substituir o leite de vaca em receitas de vitaminas de frutas, pães, biscoitos, bolos, panquecas, sopas cremosas, purê de batata entre outros” afirma Flávia.

Conheça os tipos de bebidas vegetais


  • Bebida vegetal de arroz – é hipoalergênico, não contém glúten (indicado para celíacos). Tem pequeno teor de gordura e poucas calorias. Normalmente é adicionado de minerais e vitaminas.
  • Bebida vegetal de aveia – sem lactose e sem proteína do leite. As fibras solúveis presentes na aveia são eficazes na redução dos níveis de colesterol e também no controle das taxas de açúcar no sangue.
  • Bebida vegetal de soja – é livre de lactose, sendo um substituto ideal do leite de vaca para as pessoas com intolerância. Traz os benefícios já reconhecidos da soja: é boa fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e também de isoflavonas que diminuem os sintomas da menopausa. Estudos mostram que o consumo regular de soja reduz os riscos de câncer de mama e próstata. Não contém glúten.
  • Bebida vegetal de quinua – a quinua é um cereal com um bom perfil de proteínas além de ser fonte de vitaminas do complexo B e fibras. Não tem glúten e pode ser consumido por pessoas de todas as idades. Não contém glúten.
  • Bebida vegetal de amêndoas – as amêndoas são oleaginosas ricas em proteínas e em ômegas 3 e 6. Não contêm colesterol e tem alto teor de vitamina E, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e previne contra o surgimento de doenças como câncer.

Receita de bebida vegetal de quinua


  • Ingredientes
  • 05 colheres (sopa) de grão de quinua
  • 1 L de água
Modo de preparo
Ferver a quinua na água, em fogo baixo, durante 15 minutos. Desligar. Bater no liquidificador Coar em peneira bem fina, para obter o leite.
Adoçar com açúcar mascavo ou mel. Pode ser guardado na geladeira por 24h.

Fonte: vidaequilibrio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário